ForumDefesa.com

Outras Temáticas de Defesa => Área Livre-Outras Temáticas de Defesa => Tópico iniciado por: Paisano em Janeiro 15, 2006, 01:32:02 pm

Título: 100 Anos de Campeonato Carioca de Futebol (1906 - 2006)
Enviado por: Paisano em Janeiro 15, 2006, 01:32:02 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fjbonline.terra.com.br%2Ffotos%2Fcarioca2006.gif&hash=99f4d57ffa28a9f7e7fa89f102d1ebac) (http://http)
Título:
Enviado por: Paisano em Janeiro 15, 2006, 01:35:29 pm
Cem anos de sensação*

Fonte: www.jsports.com.br/ (http://www.jsports.com.br/)

Citar
Oscar Cox foi praticamente o introdutor do futebol no Rio de Janeiro. Filho de ingleses, lutou para fundar um clube e pouco depois batalhou para criar uma entidade que tornasse possível realizar um campeonato. Do Fluminense (1902) ele foi um dos fundadores, e da Liga Metropolitana de Foot-Ball tornou-se um dos principais mentores, unindo, já em 1906, cerca de seis clubes na Primeira Divisão.

No ensolarado domingo de 3 de maio do ano da graça de 1906, rompeu para a história do futebol brasileiro o mais ressonante campeonato do país, embora em São Paulo e na Bahia, desde 1902, os certames daqueles estados já existissem.

O Rio de Janeiro era então a Capital Federal e também a maior cidade brasileira. O que acontecia no Rio tinha muito mais repercussão do que os fatos ocorridos em qualquer outro ponto do Brasil.

Isso foi um dos motivos pelos quais os clubes do Rio, no primeiro meio século do futebol em nosso território, alcançaram maior projeção nacional, criando torcidas próprias em todos os estados. Hoje, apesar dos campeonatos estaduais terem diminuído a sua força popular em conseqüência do advento do Campeonato Brasileiro, ainda o nosso Campeonato Carioca é o mais charmoso dentre todos os estaduais que são disputados no país.

Em 1963, estabeleceu-se o recorde mundial de público num jogo entre clubes – 170.020 pagantes – na final do Campeonato Carioca entre Flamengo e Fluminense, retratando nesse imbatível número de torcedores, toda a expressão alcançada pelo Campeonato Carioca. Esse recorde mundial jamais será batido, não há condições para o que seja, porque não existem mais estádios que possam comportar um público tão grande, nem mesmo o nosso Maracanã, cuja lotação foi diminuída.

Os clubes que há cem anos iniciaram as emoções da competição que recebeu o nome de Campeonato Carioca, foram o Fluminense, maior detentor de títulos da competição (30 vezes), o Botafogo (17 vezes vencedor), o Bangu (duas vezes), o Paysandu – deixou o futebol de lado, mais que foi campeão em 1912 –, o Rio-Cricket de Niterói, agremiação das mais antigas do Brasil que se afastou também da prática do futebol, e um clube de nome totalmente inglês, Football & Atlhletic – que nem existe mais.

A plataforma lançadora do cenário que este ano se completa no Carioca de 2006 foi aquele campeonatinho de 1906. São cem anos de sensação, envolvendo dezenas de gerações de adeptos do mais popular esporte do planeta.

*Luiz Mendes
Título:
Enviado por: Paisano em Janeiro 15, 2006, 01:40:51 pm
Não há Campeonato Carioca sem emoção*

Fonte: www.jb.com.br (http://www.jb.com.br)

Citar
Ninguém é filho de chocadeira, dizia João Saldanha. Não há como falar em Campeonato Carioca sem envolver a emoção de torcedor. A minha praia é escrever sobre Seleção Brasileira. Admito que sou isento de paixões quando trato do nosso escrete. Sou tão desapaixonado que se jogarem Seleção versus Flamengo torço desavergonhadamente pelo rubro-negro. Como já fizera em 1958, quando ganhamos por 1 a 0, gol do juvenil Manuelzinho. Em 1976 vencemos a canarinho por 2 a 0, com o Maracanã apinhado.

Falo isso a propósito do centenário do Campeonato Carioca. Para me reavivar a memória (o gol de Petkovic que nos deu o título foi em 2000 ou 2001?) pus aqui ao meu lado uma revista futebolística que resenha os certames do Rio de Janeiro. Incrível, não há destaque para os 100 anos daquilo que eles chamam de Cariocão. O sotaque, como dá para perceber, é alienígena. O editor fala sobre os 100 anos en passant.

Não é o Brasileirão (cruz credo!) que nos mobiliza. Nele temos que dar de cara com Figueirense, Criciúma, Corinthians, Vitória e demais clubes que nada têm a ver conosco. O bom é o puro Flamengo contra Vasco, de hoje em dia, e Flamengo x Botafogo, de outrora.

Esse negócio de quererem acabar com os campeonatos regionais é coisa do neoliberalismo. Já estamos cansados dele. O primeiro que deu cabo desses moderneiros foi Getúlio. O neoliberalismo da Primeira República se chamava política dos governadores, política do café-com-leite e outras políticas que privilegiavam os barões do café. Getúlio acabou com a farra. E o Fluminense comprou o selecionado paulista, fazendo a primeira máquina, bem antes do Francisco Horta de Nélson Mota.

Como sou filho de militar – e eu mesmo ex-militar – passei muito tempo longe do Rio. Nos tempos de garoto morava em Porto Alegre e torcia pelo Internacional. Lembremos: ninguém é filho de chocadeira. Por isso, a gurizada tinha que torcer por algum time. O meu era o colorado de Tesourinha e Adãozinho. Passei minha infância gozando os gremistas, mas nunca deixei de acompanhar o Flamengo pela Rádio Nacional, nas vozes de Jorge Cury e de Antônio Cordeiro, aprendendo que a cerveja Brahma era o requinte em malte e lúpulo. Enquanto vencia em Porto Alegre, penava com as notícias do Rio, porque lá tinha um time que juntava Ademir, Barbosa, Danilo, Maneca, Ipojucan e Chico. Ninguém ganhava deles. Senti o abalo da saída de Zizinho para o Bangu. Vibrei com o mesmo Bangu, que encurralou o Fluminense no Campeonato Carioca de 1951. Se Didi não tivesse quebrado a perna de Mendonça, sei não... Naquele campeonato de 1951, os jornais chamaram atenção para um fato esportivo-místico-religioso impressionante: na rodada que coincidia com a data dedicada a São Cosme e Damião, os jogos terminaram empatados em 1 a 1!

Estava de volta ao Rio no tricampeonato de 1953-54-55. Solich era o meu deus e Dida o seu apóstolo. Para as pessoas que candidamente têm o América como seu segundo time, o mais simpático, alerto: o América era insuportável. Os americanos, se quiserem recuperar o seu fascínio d’antanho, devem tornar a ser antipáticos. A pior qualidade do homem é ser bonzinho.

Homem feito, retornei a Porto Alegre. Era oficial do Exército. Retomei o gosto pelo Internacional, sem o mesmo vigor de antes. Foi uma época dura para nós, colorados. O Grêmio levantava todos os campeonatos. O Internacional economizava para construir o Beira-Rio. Eles tinham Aírton, Ortunho, Alcindo, Joãozinho e outros cobras. Assim mesmo, mantinha meus ouvidos ligados no Rio, vibrando com o título de 1963. O empate nos servia contra o Fluminense. Marcial pegou tudo. Escurinho perdeu um gol que até a minha genitora faria e ficamos com mais esse Campeonato Carioca.

Houve a fusão da Guanabara com o Estado do Rio, o que me põe em dúvida se esse campeonato atual pode realmente ser chamado de carioca. E os títulos do Americano pelo Campeonato Campista?

Reconheço que no reinado de Zico ficamos nojentos. O sorriso atarraxado identificava o flamenguista nas ruas. “E aquela tabelinha de cabeça entre Tita e Zico dentro da área? O Leão zonzinho, não sabia se ia num ou noutro? Rê, rê, rê!”. “E aquele córner, no último minuto, que Zico bateu e Rondinelli, o deus da raça, veio lá de trás e testou pra dentro? Rá, rá, rá!”.

Entretanto, a minha maior alegria, o momento mais sublime de minha vida, foi a falta cobrada por Petkovic contra o Vasco, no finzinho da partida que decidia o Campeonato Carioca de 2001. O resultado favorecia ao Vasco, com seus Juninhos Paulista e Pernambucano. Para levar o campeonato, o Flamengo precisava fazer um gol. Faltavam dois, três minutos para acabar o jogo. Parecia que não tinha jeito, o Vasco já era campeão. Sinceramente, eu estava até conformado com isso. O gringo colocou a bola para bater a falta com a cara de quem ia aprontar. A bola saiu pelo lado de fora da barreira e descreveu uma curva para dentro. Hélton se esticou todo. A bola fez a volta por trás do dedo mais comprido do goleiro, entortou mais um pouquinho para a esquerda e entrou. Não agüentei ver os minutos finais pela televisão. Fui para cozinha lavar pratos, com as mãos tremendo e o coração acelerado.

*Ivan Soter - autor da Enciclopédia da Seleção (Ed. Folha Seca)
Título:
Enviado por: Paisano em Janeiro 16, 2006, 01:08:43 pm
Citar
14/01/2006
Grupo A - 16:00 - Americano  3 x  2 Cabofriense (Godofredo Cruz)
Grupo A - 18:10 - Flamengo  0 x  1 Nova Iguaçu (Raulino de Oliveira)
Grupo B - 16:00 - América-RJ  1 x  2 Volta Redonda (Edson Passos)

15/01/2006
Grupo A - 16:00 - Fluminense  4 x  0 Portuguesa-RJ (Edson Passos)
Grupo B - 16:00 - Vasco  3 x  1 Madureira (São Januário)
Grupo B - 18:10 - Botafogo  3 x  0 Friburguense (Luso Brasileiro)


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg33.imageshack.us%2Fimg33%2F5342%2F16alvino3nb.jpg&hash=367fdcb86cb63886728a6f91730ccf38)
Título:
Enviado por: Leonidas em Janeiro 20, 2006, 10:38:27 am
Saudações guerreiras.

Paisano, só para ter uma ideia dos números.

 :?:

 :?: (se não acertar peço desculpa, foi sem ofensa)

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Paisano em Janeiro 20, 2006, 01:16:20 pm
Salve Leonidas,

Quanto a sua primeira questão, vou dar a minha opinião que é bem mais rigorosa do que a média, pois para mim no Brasil existem 12 clubes de futebol de primeira linha, que são:

Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Cruzeiro, Atletico Mineiro, Internacional e Grêmio.

Eu os considero de primeira linha porque cada um deles, no início de cada temporada, tem condições de ser campeão brasileiro, ou seja, esses 12 clubes todos os anos se apresentam como candidatos ao título e não como meros participantes do Brasileirão.

Já no que se refere a sua segunda questão, o meu avatar é a estilização do "Manequinho", mascote do Botafogo:

Citar
O Manequinho é original da Bélgica. Uma cópia da estátua foi construída no Rio, bem em frente a sede social do Botafogo. No campeonato de 1957, um torcedor "vestiu" a estátua com a camisa do Botafogo. A partir daí, torcedores consideram-na como mascote e toda vez que o Botafogo é campeão a estátua é vestida novamente. Por ser uma fonte, alguns bebem da água para comemorar.


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg.photobucket.com%2Falbums%2Fv241%2Ffeitoamao%2Fblog2%2Fmanequinho.jpg&hash=775c001912807ddc1cccc47fcd1eb29d)(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fboleiros.blig.ig.com.br%2Fimagens%2Fmanequinho.jpg&hash=5426441de2dab36065658378a36cf1a1)(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.infobola.com.br%2Fclubes%2Fbot%2Fimg%2Fmascote.gif&hash=81222dbb07916d14303ea6cf293e9e6b)

Sendo, ainda, que a cor do equipamento (como vocês chamam aí em Portugal) do Botafogo é o preto e o branco:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi.s8.com.br%2Fimages%2Fsport%2Fcover%2Fimg6%2F296206.jpg&hash=7d950016358ec9913585b3340f598189)

Quanto ao Volta Redonda, que é o time de futebol da minha cidade, a cor do equipamento é o preto e o amarelo:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.sofutebolbrasil.com%2Fimagens%2Fcamisas%2F310%2FVolta_Redonda_n.jpg&hash=f9af819454261ad32cb63f05439e04b8)

Um abraço.
Título:
Enviado por: Paisano em Janeiro 20, 2006, 01:24:37 pm
Citar
18/01/2006
Grupo A - 16:00 - Portuguesa-RJ  0 x  2 Americano (Luso Brasileiro)
Grupo A - 19:30 - Nova Iguaçu  0 x  6 Fluminense (Edson Passos)
Grupo B - 16:00 - Madureira  1 x  2 Botafogo (Conselheiro Galvão)
Grupo B - 20:30 - Friburguense  3 x  2 América-RJ (Eduardo Guinle)
Grupo B - 21:45 - Vasco  2 x  1 Volta Redonda (São Januário)

19/01/2006
Grupo - A 20:30 - Cabofriense  2 x  1 Flamengo (Alair Correa)
Título:
Enviado por: Paisano em Janeiro 23, 2006, 10:47:20 am
Citar
21/01/2006
Grupo A - 18:10 - Americano  2 x  2 Fluminense (Godofredo Cruz)
Grupo B - 16:00 - Madureira  0 x  3 América-RJ (Conselheiro Galvão)

22/01/2006
Grupo A - 16:00 - Portuguesa-RJ  2 x  2 Flamengo (Luso Brasileiro)
Grupo A - 18:00 - Cabofriense  1 x  2 Nova Iguaçu (Alair Correa)
Grupo B - 16:00 - Volta Redonda  1 x  2 Friburguense (Raulino de Oliveira)
Grupo B - 18:10 - Botafogo  5 x  3 Vasco (Maracanã)


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg61.imageshack.us%2Fimg61%2F6595%2F22alvino9du.jpg&hash=bd8ee1b8e36d46f4326c2a0c3398c90f)
Título:
Enviado por: dremanu em Janeiro 24, 2006, 11:51:54 pm
Eis o melhor clube do campeonato Carioca

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fsoccerpatch.com%2FMISC%2FFOREIGN%2FP_VascoBR.gif&hash=377b35efb884b2bb2b66a9180833270f)
Título:
Enviado por: Paisano em Janeiro 25, 2006, 01:08:45 am
Citação de: "dremanu"
Eis o melhor clube do campeonato Carioca

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fsoccerpatch.com%2FMISC%2FFOREIGN%2FP_VascoBR.gif&hash=377b35efb884b2bb2b66a9180833270f)

Citar
22/01/2006
Grupo B - 18:10 - Botafogo  5 x  3 Vasco (Maracanã)


 :wink:
Título:
Enviado por: papatango em Janeiro 25, 2006, 01:41:19 am
Aquilo ali não é o simbolo do Vasco da Gama?  :Bajular:  :Bajular:
Título:
Enviado por: Paisano em Janeiro 25, 2006, 02:58:29 am
Citar
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fjbonline.terra.com.br%2Fdestaques%2F2006%2Fcarioca%2Fescudos%2Fescudo_r3_c5.jpg&hash=673ddd77118ea01dd4e24b810d70876b)

Clube de Regatas Vasco da Gama

Fundação - 21/08/1898
Site - www.crvascodagama.com (http://www.crvascodagama.com)
Estádio - São Januário
Endereço - Rua General Américo de Moura, 131 - São Cristóvão
Capacidade - 35.000 pessoas
Mascote - Português
Título:
Enviado por: Paisano em Fevereiro 02, 2006, 08:48:41 pm
Citar
29/01/2006
Grupo A - 18:10 - Fluminense  2 x  2 Flamengo (Maracanã)
Grupo B - 16:00 - Volta Redonda  3 x  2 Botafogo (Raulino de Oliveira)

01/02/2006
Grupo A - 21:45 - Nova Iguaçu  3 x  2 Portuguesa-RJ (Edson Passos)
Grupo A - 21:45 - Fluminense  0 x  1 Cabofriense (Maracanã)
Grupo B - 19:30 - Friburguense  1 x  1 Vasco (Eduardo Guinle)
Grupo B - 19:30 - Botafogo  0 x  2 América-RJ (Maracanã)
Grupo B - 20:30 - Volta Redonda  3 x  1 Madureira (Raulino de Oliveira)
Título:
Enviado por: Paisano em Fevereiro 02, 2006, 09:02:08 pm
Semi-Final da Taça Guanabara:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fjbonline.terra.com.br%2Fdestaques%2F2006%2Fcarioca%2Fescudos%2Fescudo_r1_c1.jpg&hash=cb02427bc4fd788cd1b5bb1167dcff74)
América Futebol Clube

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fjbonline.terra.com.br%2Fdestaques%2F2006%2Fcarioca%2Fescudos%2Fescudo_r1_c2.jpg&hash=1c3d4c7cadf4ed35f61029452f705750)
Americano Futebol Clube

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fjbonline.terra.com.br%2Fdestaques%2F2006%2Fcarioca%2Fescudos%2Fescudo_r1_c3.jpg&hash=fee051f52495a2294c338351ab3fe1ae)
Botafogo de Futebol e Regatas

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fjbonline.terra.com.br%2Fdestaques%2F2006%2Fcarioca%2Fescudos%2Fescudo_r1_c4.jpg&hash=6829e98e8207668558010fa94b9f7c0f)
Associação Desportiva Cabofriense
Título:
Enviado por: Paisano em Fevereiro 03, 2006, 06:46:55 pm
Citar
02/02/2006

Grupo A - 20:30 - Flamengo  4 x 2 Americano (Maracanã)


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg96.imageshack.us%2Fimg96%2F4199%2F03alvino2lh.jpg&hash=9583244448906af2d0fbcf8cd29bc730)
Título:
Enviado por: Paisano em Fevereiro 06, 2006, 09:50:39 am
Citar
05/02/2006

Semi-Final - 16:00 - Americano  1 x 2 Botafogo (Maracanã)


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.diarioon.com.br%2Fnew%2Ffotos%2F2984.gif&hash=56090ae376de6b0a7e6428cc35190486)
Título:
Enviado por: Paisano em Fevereiro 07, 2006, 03:01:24 pm
Citar
06/02/2006

Semi-Final - 20:30 - América-RJ 1 x 1 Cabofriense (Maracanã)


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg262.imageshack.us%2Fimg262%2F1032%2F06alvino8eo.jpg&hash=b4e66d030d79e2827b2595b5c16a4163)
Título:
Enviado por: Paisano em Fevereiro 13, 2006, 12:07:21 am
BOTAFOGO CAMPEÃO DA TAÇA GUANABARA

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Foglobo.globo.com%2Ffoto_galeria%2F060212_guanabara%2Fgua04.jpg&hash=9cac81b2dd2bc68c82235667fecad9f2)(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Foglobo.globo.com%2Ffoto_galeria%2F060212_guanabara%2Fgua03.jpg&hash=9a8a6ddca5f92ee45eba08c127b39516)

FOGÃO!!! FOGÃO!!! FOGÃO!!! FOGÃO!!! FOGÃO!!!


Ouça os gols do Botafogo contra o América (José Carlos Araújo narra os gols de Scheidt, Dodô e Zé Roberto) (http://http)

Fonte: www.oglobo.com.br (http://www.oglobo.com.br)
Título:
Enviado por: Paisano em Fevereiro 20, 2006, 01:19:10 pm
Citar
18/02/2006

16:00 - Madureira 2 x 1 Fluminense (Conselheiro Galvão)

19/02/2006

16:00 - América-RJ 2 x 1 Americano (Edson Passos)
16:00 - Vasco 2 x 2 Portuguesa-RJ (São Januário)
16:00 - Volta Redonda 3 x 1 Cabofriense (Raulino de Oliveira)
18:10 - Friburguense 3 x 3 Flamengo (Eduardo Guinle)
18:10 - Botafogo 1 x 1 Nova Iguaçu (Maracanã)
Título:
Enviado por: Paisano em Fevereiro 27, 2006, 11:43:32 pm
Citar
22/02/2006

18:00 - Americano 2 x 1 Madureira (Godofredo Cruz)

25/02/2006

15:00 - Portuguesa-RJ  0 x 3 América-RJ (Luso Brasileiro)
16:00 - Fluminense 1 x 4 Friburguense (Edson Passos)
16:00 - Flamengo 3 x 2 Botafogo (Maracanã)
16:00 - Volta Redonda 2 x 1 Nova Iguaçu (Raulino de Oliveira)
Título:
Enviado por: Paisano em Março 03, 2006, 11:02:00 pm
Citar
01/03/2006

19:30 - Nova Iguaçu 2 x 4 Vasco (Edson Passos)
19:30 - Fluminense 2 x 0 América-RJ (Maracanã)
20:30 - Americano 2 x 1 Volta Redonda (Godofredo Cruz)
20:30 - Friburguense 3 x 1 Portuguesa-RJ (Eduardo Guinle)
21:45 - Botafogo 1 x 1 Cabofriense (Maracanã)

02/03/2006

20:30 - Flamengo 2 x 3 Madureira (Maracanã) :twisted:
Título:
Enviado por: Paisano em Março 20, 2006, 07:57:04 pm
Citar
04/03/2006

15:00 - Portuguesa-RJ 2 x 1 Volta Redonda (Luso Brasileiro)

05/03/2006

15:00 - Madureira 3 x 1 - Nova Iguaçu (Conselheiro Galvão)
16:00 - América-RJ 2 x 2 Flamengo (Edson Passos)
18:00 - Cabofriense 5 x 2 Friburguense (Alair Correa)
18:10 - Americano 2 x 2 Botafogo (Godofredo Cruz)
18:10 - Fluminense 2 x 2 Vasco (Maracanã)

11/03/2006

15:00 - Nova Iguaçu 5 x 1 Friburguense (Edson Passos)
18:10 - Flamengo 0 x 0 Volta Redonda (Maracanã)

12/03/2006

15:00 - Madureira 0 x 0 Portuguesa-RJ (Conselheiro Galvão)
16:00 - Vasco 2 x 2 Americano (São Januário)
16:00 - América-RJ 1 x 1 Cabofriense (Edson Passos)
18:10 - Fluminense 2 x 2 Botafogo (Maracanã)

15/03/2006

20:30 - Cabofriense 2 x 0 Vasco (Alair Correa)

18/03/2006

15:15 - Portuguesa-RJ 0 x 2 Botafogo (Luso Brasileiro)

19/03/2006

16:00 - Nova Iguaçu 0 x 2 América-RJ (São Januário)
16:00 - Cabofriense 0 x 0 Madureira (Alair Correa)
16:00 - Volta Redonda 1 x 2 Fluminense (Raulino de Oliveira)
16:00 - Friburguense 1 x 0 Americano (Eduardo Guinle)
16:00 - Flamengo 1 x 2 Vasco (Maracanã)
Título:
Enviado por: Paisano em Março 27, 2006, 09:25:12 pm
Citar
26/03/2006

Semi-Final - 16:00 - América-RJ 1 x 3 Americano (Maracanã)
Semi-Final - 18:10 - Cabofriense 1 x 1 Madureira (Maracanã)
Título:
Enviado por: Paisano em Abril 02, 2006, 11:01:31 pm
Citar
29/03/2006

Final da Taça Rio - 21:45 - Americano 0 x 1 Madureira (Maracanã)
Título:
Enviado por: Paisano em Abril 04, 2006, 03:19:47 am
Citar
02/04/2006

1ª Partida da Final - 16:00 - Botafogo 2 x 0 Madureira (Maracanã)


(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg151.imageshack.us%2Fimg151%2F696%2F03alvino2vt.jpg&hash=0fb5f1c811db28fb62fff3c0bfd2268e)
Título:
Enviado por: Paisano em Abril 09, 2006, 10:24:00 pm
:G-beer2:  :G-beer2:  :G-beer2:  :G-beer2:  :G-beer2:  :G-beer2:  :G-beer2:
Título:
Enviado por: Paisano em Abril 09, 2006, 10:30:58 pm
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg349.imageshack.us%2Fimg349%2F8797%2F09alvino8ob.jpg&hash=aab9d44c53522867421a538ac0408813)
Título:
Enviado por: Paisano em Abril 09, 2006, 10:48:43 pm
Após nove anos, Botafogo volta a conquistar o Campeonato Carioca

Fonte: http://placar.abril.com.br/ (http://placar.abril.com.br/)

Citar
Alvinegro derrota novamente o Madureira, desta vez, por 3 x 1, e fatura o seu 18° título estadual

RIO DE JANEIRO - Foram nove anos de sofrimento. Mas finalmente o Botafogo conquistou o tão esperado Campeonato Estadual, o 18° de sua história. Isso foi possível graças à vitória, neste domingo, no Maracanã, sobre o Madureira, por 3 x 1. Dodô, artilheiro da competição, com nove gols, fez dois e Reinaldo um. Fábio Júnior descontou para o Tricolor suburbano.

A campanha do Botafogo foi brilhante. Em 15 partidas, foram oito vitórias, quatro empates e apenas três derrotas. O Glorioso da Estrela Solitária marcou 32 gols e levou 21.

Precisando de um milagre, já que perdeu o primeiro jogo por 2 x 0, o Madureira começou partindo para cima do Botafogo. Tanto que teve a primeira oportunidade com dez minutos. André Lima tentou, mas Lopes saiu nos pés do atacante e fez a defesa.

O Botafogo, muito tranqüilo, só foi dar o ar de sua graça aos 14. Zé Roberto arrematou e o goleiro Renan defendeu. A partir daí, a equipe alvinegra passou a ter o domínio das ações. Tanto que quatro minutos depois, saiu o gol. Aliás, um golaço de Dodô. O atacante recebeu e chutou. A bola desviou, de leve, no jogador do Madureira e morreu no ângulo esquerdo: 1 x 0.

Com a vantagem, o Botafogo diminuiu o ritmo. Já o técnico do Madureira Alfredo Sampaio ainda acreditava. Tanto que aos 35 minutos, tirou João Rodrigo e colocou Fábio Júnior.

E mesmo “lento”, o Alvinegro quase foi para o intervalo com o placar mais dilatado. Aos 48 minutos, Dodô cobrou falta e a bola bateu na trave esquerda de Renan.

Veio o segundo tempo e o Botafogo resolveu acabar com qualquer esperança do Madureira. Logo com três minutos, o Alvinegro fez o segundo gol. Reinaldo pegou a bola e rolou para Zé Roberto. O meia tocou na saída de Renan e entraria. Porém, antes dela entrar, Dodô tocou para o fundo da rede.

Perdidos por um ou por mil, o Madureira foi todo para frente. Aos 11, um alento. Fábio Júnior fez boa jogada individual e chutou na saída de Lopes, diminuindo o placar: 2 x 1.

Essa situação animou um pouco o Madureira, que teve a chance de empatar, aos 21 minutos. Após receber excelente passe, Fábio Júnior entrou na frente de Lopes, mas o goleiro do Botafogo evitou o gol.

Mas o Glorioso da Estrela Solitária precisava fechar com chave de ouro. Aos 35, o terceiro gol. Reinaldo recebeu a bola, caminhou com ela e chutou no canto direito de Renan. Botafogo 3 x 1 e título para General Severiano.

MADUREIRA 1 x 3 BOTAFOGO

Madureira: Renan, Marcus Vinícius, Paulo César, Odvan e Paulo Roberto; Roberto Lopes, Djair, Maicon (Marquinhos) e Josafá (Rafael); André Lima e João Rodrigo (Fábio Júnior). Técnico: Alfredo Sampaio

Botafogo: Lopes, Ruy, Rafael Marques, Scheidt e Bill (Júnior César); Thiago Xavier (Ataliba), Diguinho, Joilson (Glauber) e Zé Roberto; Reinaldo e Dodô. Técnico: Carlos Roberto

Data: 9/4/2006 (domingo)

Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Renda: R$ 615.500,00

Público: 44.550

Árbitro: Wagner Tardelli. Assistentes: Manoel do Couto Pires e Marcelo Fonseca Duarte

Cartões amarelos: Odvan, Roberto Lopes, André Lima, Josafá e Paulo Roberto (Madureira). Dodô, Scheidt e Reinaldo (Botafogo).

Gols: Dodô, aos 18 minutos do primeiro tempo. Dodô, aos 3 minutos; Fábio Júnior, aos 11 minutos; e Reinaldo, aos 35 minutos do segundo tempo.
Título:
Enviado por: Luso em Abril 09, 2006, 11:04:58 pm
Cê tá lôco, minino! :wink:
Título:
Enviado por: papatango em Abril 09, 2006, 11:17:19 pm
O Nacional da Madeira, conquistou qualquer coisita ?  :twisted:
Título:
Enviado por: Paisano em Abril 09, 2006, 11:17:30 pm
FOGÃO!!! :Amigos: FOGÃO!!! :Amigos:FOGÃO!!! :Amigos:
FOGÃO!!! :Amigos: FOGÃO!!! :Amigos:
Título:
Enviado por: Luso em Abril 09, 2006, 11:21:20 pm
:shock:
Título:
Enviado por: Paisano em Abril 09, 2006, 11:21:22 pm
Citação de: "papatango"
O Nacional da Madeira, conquistou qualquer coisita ?  :shock:  :shock:  :shock:

Nacional da Madeira é o :crit:
Título:
Enviado por: Luso em Abril 09, 2006, 11:23:59 pm
Calma, estamos apenas "empeçando" com você! :wink:
Título:
Enviado por: Paisano em Abril 09, 2006, 11:24:09 pm
Citação de: "Luso"
:shock: Tem Dodô no Brasiu???!!! :shock:


Luso, o Dodô é o da esquerda:

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Foglobo.globo.com%2Ffoto_galeria%2F060212_guanabara%2Fgua03.jpg&hash=9a8a6ddca5f92ee45eba08c127b39516)
Título:
Enviado por: papatango em Abril 09, 2006, 11:26:25 pm
Parabéns Paisano ....






Ganhou o fogão
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.pontolar.com.br%2Fadm%2Fuploads%2Fproduto_67.jpg&hash=bce1cfd233f8b67ebe882dc6c7fe6aeb)

Sorry...

Não resisti a esta última.  :mrgreen:  :mrgreen:  :mrgreen:
Título:
Enviado por: papatango em Abril 09, 2006, 11:32:37 pm
Aqui, a TV Record, só mostra o campeonato paulista, e a taça do tamanho de uma banheira.
  :shock:
Título:
Enviado por: Paisano em Abril 09, 2006, 11:33:31 pm
Citação de: "papatango"
Parabéns Paisano ....






Ganhou o fogão
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.pontolar.com.br%2Fadm%2Fuploads%2Fproduto_67.jpg&hash=bce1cfd233f8b67ebe882dc6c7fe6aeb)

Sorry...

Não resisti a esta última.  :mrgreen:  :mrgreen:  :roll:  :twisted:
Título:
Enviado por: Luso em Abril 09, 2006, 11:33:32 pm
- És cruel, Papaptango!!!  :toto:
Título:
Enviado por: Paisano em Abril 09, 2006, 11:35:57 pm
Citação de: "papatango"
Aqui, a TV Record, só mostra o campeonato paulista, e a taça do tamanho de uma banheira.
  :?
Título:
Enviado por: Paisano em Abril 10, 2006, 03:12:31 am
Botafogo campeão*

Fonte: www.jb.com.br (http://www.jb.com.br)

Citar
Apesar de ter figurado com maior ou menor intensidade na obra de autores consagrados como Paulo Mendes Campos, Nelson Rodrigues, João Cabral de Mello Neto, Eduardo Galeano e até Albert Camus - que foi goleiro -, o futebol ainda é um assunto tabu quando se discute literatura. Há quem diga que é impossível abordar um tema tão popular com textos de alto nível, da mesma maneira que não é incomum encontrar críticas aos cronistas esportivos que injetam doses de erudição em suas análises cotidianas do velho esporte bretão. Quem discorda de tudo isso ficaria em êxtase diante de Botafogo - Entre o Céu e o Inferno, livro de Sérgio Augusto. Com análises precisas como um lançamento do Gérson, conhecimentos enciclopédicos dignos de um Nilton Santos, a picardia dos dribles de Garrincha e a sofisticação de um Didi conduzindo a bola pela meia-cancha, Sérgio Augusto concebeu uma obra capaz de agradar até mesmo quem não torce pelo Botafogo - inclusive aqueles três ou quatro brasileiros que não gostam de futebol.

Em brilhante prefácio da obra, o amigo e fanático botafoguense João Moreira Salles chamou a atenção dos leitores para uma frase do autor, que resume perfeitamente a filosofia alvinegra: ''Torcer por time de massa é como ler apenas best-seller''. Meu padrinho literário Sérgio Augusto leu muita coisa - e felizmente pouquíssimos best-sellers. Graças a isso, seu estilo é elegante e apaixonado, sem deixar de lado a informação bem pesquisada e acima de tudo o bom-humor. Ele tem razão: ser Botafogo não é para qualquer um. O botafoguense é aquele sujeito que não precisa do apoio moral da maioria como o flamenguista, que não pretende ser o arquiinimigo e o contraponto do clube mais popular como o vascaíno e, ainda que sem flertar com o populismo, não se considera de elite a ponto de ser Fluminense. O torcedor alvinegro é, portanto, essencialmente diferente dos demais.

Um torcedor diferente porque, ao longo da história, construiu uma relação muito especial com o sofrimento. Quando ouve um rubro-negro queixa-se da dor de não conquistar um título nacional desde os tempos de Júnior, um tricolor desfilar seu rosário de rebaixamentos consecutivos até a terceira divisão e um vascaíno comentar o suplício de torcer por um clube governado por um déspota, o botafoguense deixa escapar um sorriso de superioridade e fala baixinho, como que para si mesmo: ''vinte e um anos...''. Pois é. Sofrimento é uma coisa, mas vinte e um anos sem títulos é algo que desafia os limites da fé. Quem é capaz de torcer por um time que passou duas décadas sem uma volta olímpica está pronto para tudo. E assim é o torcedor do Botafogo: foi ao inferno, viu o diabo de perto, retornou - e agora vive com a paz dos sábios, sem esperar de seu time mais do que ele pode oferecer.

Além do jejum mais longo da história do futebol carioca, das superstições intermináveis, dos ídolos trágicos como Garrincha e Heleno, o torcedor alvinegro teve que se acostumar com uma outra vicissitude: aquela do ''há coisas que só acontecem com o Botafogo''. Juntem todos esses ingredientes num mesmo caldeirão, adicione-se uma final com o Madureira, clube que jamais foi campeão carioca e era a grande zebra da decisão, e o leitor poderá ter uma idéia do estado de espírito dos botafoguenses nos últimos dois finais de semana. E se para alguns a vitória na primeira partida representou alívio, para outros, pessimistas profissionais, a vantagem de 2 a 0 era apenas uma prova cabal e irrefutável da derrota trágica na finalíssima.

Apesar do histórico de tragédia, de pessimismo, de má sorte e de amargura, ontem os botafoguenses de todos os matizes comemoraram feito loucos. Não comemoraram apenas porque o título carioca era muito ansiado em General Severiano. Mas comemoraram, sobretudo, porque ele chegou de forma maiúscula e incontestável. O Botafogo não tomou conhecimento do Madureira. O primeiro grande título da gestão de reconstrução que Bebeto de Freitas faz no clube foi obtido em meio a cinco gols e muita festa nas arquibancadas, nas duas partidas. O Alvinegro colocou a força de sua tradição em campo, como já havia feito na segunda etapa da decisão da Taça Guanabara, contra o América. O Botafogo ganhou com hierarquia. E quando um clube com a grandeza do Botafogo faz valer sua hierarquia, o desfecho é inevitável. Para alegria dos torcedores mais arrumados de cabeça - e para desconcerto dos pessimistas retintos. Parabéns Botafogo. Quando jogas como ontem, não podes perder. Perder pra ninguém.

*Marcos Caetano