ForumDefesa.com
Forças Armadas e Sistemas de Armas => Forças Aéreas/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: Johnnie em Dezembro 21, 2005, 09:08:11 pm
-
Alguem me pode informar se Portugal assinou algum tratado de desarmamento nos fins dos anos 80, principios anos 90, com o fim da URSS e que de alguma forma limitou o numero de aeronaves que a FAP pode operar?
-
Sim assinamos.
Creio que o numero maximo de caças que podemos ter é de 180.
Nem 30 temos..
-
Penso que todos os países da NATO e do Ex-Pacto de Varsóvia devem ter assinado os acordos de redução das CFE (Convencional Forces in Europe - Forças Convencionais na Europa).
Cumprimentos
B. Pereira Marques
-
180...então é praticamente como se não tivessemos assinado
-
Uma vez li um artigo na "Mais Alto", referente precisamente aos acordos CFE, que terminava ironicamente dizendo "como vamos desarmar, quem nunca esteve armado"... :oops:
Cumprimentos
B. Pereira Marques
-
A FAP no final da guerra colonial operava nada mais nada menos que cerca de 800 aparelhos.
Tinha um Ministério proprio e tudo.
-
Recebemos:
T-33 = 30
T-37 = 30
T-6 = 261
Chipmunk = 76
F-86 = 65
G-91R4 =40
FTB =32
Aviocar = 24
AlouetteIII=142
Puma = 13
Noratlas = 30
Do-27 =115
DC-6 =10
Total = 868, embora devido a acidentes e perdas em combate etc... nunca tenham estado disponiveis todos ao mesmo tempo, mas ja ficas com uma ideia da dimensão da FAP na fase final da Guerra colonial.
-
Penso que foi do Major Brandão Ferreira.
-
Penso que foi do Major Brandão Ferreira.
O mesmo que esteve detido alguns dias numa prisão militar devido a um trabalho publicado na Mais Alto, se não me engano.
Cumptos
-
isso é que eu não sabia :shock:
O que dizia o artigo?
Era sobre as relações entre Portugal e Espanha?
-
Penso que foi do Major Brandão Ferreira.
O mesmo que esteve detido alguns dias numa prisão militar devido a um trabalho publicado na Mais Alto, se não me engano.
Cumptos
O agora TCor PILAV na Reserva (ou talvez mesmo já na Reforma) Brandão Ferreira esteve preso (no seu quarto) numa unidade da Força Aérea, por ter escrito sem autorização e sob pseudónimo (quando estava no Activo), para um jornal civil, não para a revista da Força Aérea ou outras militares com as quais colaborava e continua a colaborar (Jornal do Exército, Revista Militar, etc.).
Sobre acordos de desarmamento sugiro que consultem o site do EMGFA. No motor de busca coloquem UNAVE e vejam os resultados.
MMachado
-
Seria muito bom que ele estivesse aqui no Fórum Defesa.
-
Obrigado pela correcção, caro Miguel.
Abraço
-
Esse tratado ja' foi discutido aqui ha' cerca de 1 ano e meio. Ha' um link para o tratado, com os limites por pais e tudo
http://www.forumdefesa.com/forum/viewto ... c&start=30 (http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=496&postdays=0&postorder=asc&start=30)