ForumDefesa.com

Geopolítica-Geoestratégia-Política de Defesa => Mundo => Tópico iniciado por: Nuno Bento em Novembro 29, 2005, 08:42:41 am

Título: Polémica dos Fuzileiros britânicos filmados a lutar nus
Enviado por: Nuno Bento em Novembro 29, 2005, 08:42:41 am
"Fuzileiros britânicos filmados a lutar nus - O Ministério da Defesa britânico
abriu, ontem, um inquérito após a difusão de um vídeo que mostra recrutas dos Fuzileiros britânicos filmados a lutar nus ".
Eu nunca fui militar mas pelo que já falei com um familiar meu militar de carreira as praxes são normais na iniciação á vida militar. Se em Portugal são menos ou mais duras não sei mas elas existem com a função de fomentar o espirito de corpo.
Quem aqui do forum já foi militar acha que não passa de uma tempestade num copo de água pois não foi nada por ai alem  ou pelo contrário este tipo de praxe é mesmo dura mt pior que em Portugal?
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Novembro 29, 2005, 01:37:49 pm
Este "escândalo" é mais um exemplo da sociedade "enfeminizada" ou "amaricada" em que vivemos, em que tudo faz mal, é perigoso, é bárbaro, blá, blá...

Tenham juizo pá! Os homens são fuzileiros...não são escuteiros...Se até cá no Colégio Militar há uns "miminhos", imagino como deve ser nas "Tropas Especiais"...

Ainda por cima não vi nada de especial, se fosse o caso dos paraquedistas russos que deu à uns anos na televisão, em que os homens levavam verdadeiros "enxertos de porrada" já é outra coisa...

A tropa não é suposto ser um campo de férias e esses fuzileiros britânicos ao entrarem em acção, no Afeganistão, no Iraque ou noutro sítio qualquer, veem e sofrem coisas bem piores...

Cumprimentos
B. Pereira Marques
Título:
Enviado por: Normando em Novembro 29, 2005, 08:21:09 pm
Não sou contra estas práticas e rituais de iniciação que, como se disse, fortalecem a ideia de corpo ou unidade militar. Mas decerto haverá limites para tudo. Aquele rapaz no video dos Royal Marines que leva uma joelhadapontapé e fica KO decerto que concorda comigo.
Título:
Enviado por: Luso em Novembro 29, 2005, 08:50:12 pm
Não concordo. Provavelmente os treinos terão sido meigos demais para estarem agora com aquilo.
Um grupo de marmanjos à pancada uns aos outros e ainda por cima nús e um vestido de mulher não é própriamente um sinal de "progresso".
Fazê-los sangrar e suar as estopinhas durante os treinos já deve ser suficiente para criar espírito de corpo.
Nos livros que li sobre os SEALS, SAS e DELTA não li nada que descrevesse tal coisa. O que une esses militares é o treino extremamente duro.
Provavelmente esses não o tiveram e ainda estão cheios de força.

Ritos?
Iniciação?
Isso não é para garotos?
Título:
Enviado por: NBSVieiraPT em Novembro 29, 2005, 09:24:15 pm
É só impressão minha ou esse ritual é um bocado gay?  :shock:

E não concordo com essas práticas, visão essa partilhada por um Royal Marine meu conhecido.
Título:
Enviado por: fgomes em Novembro 29, 2005, 10:15:21 pm
Que raio de unidade de elite é esta em que se vêm instrutores com roupa feminina?
Se o treino não é suficiente duro para forjar o espírito de corpo não são estas praxes ridículas que o vão fazer!
Título:
Enviado por: p_shadow em Novembro 29, 2005, 10:16:57 pm
Citação de: "PereiraMarques"
Ainda por cima não vi nada de especial, se fosse o caso dos paraquedistas russos que deu à uns anos na televisão, em que os homens levavam verdadeiros "enxertos de porrada" já é outra coisa...


Não concordo com isto. Não é com atitudes desumanas deste género que se vão fazer bons (e bravos) militares. Isto parece um treino de arruaceiros. Pior... de futuros arruaceiros.

Mas mesmo que eu aceitasse  tais actos... Como é possivel aquele superior cometer uma agressão daquelas a um subordinado? Não sabe que não é preciso tanto para alguém bater as botas ou ficar a vegetar para o resto da vida? Já pa não falar na dor da uma mãe, será que o Exército Britânico tem assim tanto dinheiro para gastar na formação de um soldado cuja vida afinal parece nao ter assim tanta importância?!
E a moral para futuros recrutamentos?
Lembram-se das imagens que passaram na RTP da instrução nos Comandos pouco tempo antes da extinção de 93?


Cumptos
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Novembro 29, 2005, 10:52:06 pm
Que fale quem esteve em unidades similares, vulgarmente designadas em Portugal por "Tropas Especiais"...Noutro post é que andaram a dizer que havia a história das "três tendas" nas Operações Especiais "Rangers"...

Cumprimentos
B. Pereira Marques
Título:
Enviado por: Luso em Novembro 29, 2005, 11:03:00 pm
Homens têm que se dar ao respeito. Há ali muita infantilidade...
Muita. Ou problemas psicológicos reprimidos. Canalhada.
Espero bem que não exista disto na nossa tropa, Se existir é prque não estão a trabalhar o suficiente.
Imaginem um tipo que vai para os... "Comáandos". - Eh pá! Aquilo é que vai ser sofrer!"
Depois constata que afinal aquilo é uma colónia de férias com desportos radicais.

"Atão? É só isto? Não se sofre? Sou como os outros? Quero ser diferente! Ainda bem que tenho que gramar uma praxe!"

Não será antes isto?
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Novembro 29, 2005, 11:16:38 pm
Citar
No tempo da guerra colonial para chegarem a Fuzileiros Especiais (9 meses de curso) no teste final eram largados no Algarve e com a GNR, PSP e o Exército à perna, tinham 2 dias para chegar a Vale de Zebro,
perto do Barreiro para quem não sabe.
Não interessava como chegavam, não podiam era ser apanhados.
Quem fosse apanhado chumbava no curso.
Antes de serem largados até o buraco do cú lhe viam para ver se não levavam dinheiro escondido.
Fonte: http://www.forumdefesa.com/forum/viewto ... 6&start=60 (http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=2366&start=60)

Citar
Muitos cursos de comando foram dados no cioe. Já agora isso das tendas é mais ou menos assim ha 3 tendas onde basicamente se treina os interrogatorios numa os interrogadores sao muito amigos dao chocolates falam bem com o pessoal e depois "entao diz la o que andas aqui a fazer. assina este documento onde diz que bla bla bla", se um gaju não assinar, nem mandam pra outra tenda e logo ali bikeiro e soco. Se assinar, sai da tenda ta la o sargento "entao assinaste? o meu filhu da *** traidor de merda..." pimba porrada na mesma...lol depois ha outra tenda onde o interrogatorio é a base da chapada e pontape, e na 3ª tenda já e mais puxada, ate choques electricos há.

Fonte: http://www.forumdefesa.com/forum/viewto ... c&start=45 (http://www.forumdefesa.com/forum/viewtopic.php?t=2366&postdays=0&postorder=asc&start=45)

Cumprimentos
B. Pereira Marques
Título:
Enviado por: Luso em Novembro 29, 2005, 11:28:57 pm
O que é que meia dúzia de manfios nús a serem maltratados por um tipo vestido de mulher  :mrgreen:

O írónico é que isto tudo deve ser o resultado de "falta de vime" mas na idade adequada...
Título:
Enviado por: superbuzzmetal em Novembro 29, 2005, 11:31:41 pm
Se o que eles pretendem é criar soldados com problemas mentais, acho muito bem que façam isso, até fizeram muito bem em escolher oficiais sádicos e pane******
Se este tipo de tratamento transforma crianças em homens então os jovens que sofrem abusos dariam uns belos soldados  :roll:
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Novembro 29, 2005, 11:32:39 pm
Ah!!! Agora é que percebi que a sua critica era referente à parte da "palhaçada" e não à questão da violência em si...Até já estava a estranhar, logo o Luso que é um dos nossos "Bravos do Pelotão"... :wink:

Cumprimentos
B. Pereira Marques
Título:
Enviado por: p_shadow em Novembro 29, 2005, 11:39:00 pm
Não vislumbro qualquer ligação entre a história das tendas no CIOE e a rodinha da pancadaria dos Royal Marines... Pra mim não há ligação sequer.

Se violência gratuita e sado-masoquismo são sinónimos de bom soldado então de certeza que os gajos do MTV Jackass, pela destreza que demonstram nas suas missões e pelo sacrificio que impõem ao seu próprio corpo e mente, fazem parte da melhor unidade de operações especiais ao cimo da terra!! :lol:


Cumptos
Título:
Enviado por: Luso em Novembro 30, 2005, 12:02:11 am
Citação de: "PereiraMarques"
Ah!!! Agora é que percebi que a sua critica era referente à parte da "palhaçada" e não à questão da violência em si...Até já estava a estranhar, logo o Luso que é um dos nossos "Bravos do Pelotão"... :twisted:

Se há coisa que me irrita profundamente é a violência banalizada: linguagem obscena utilizada a torno e a direito, gestos grosseiros também, começar an andar ao estalo por causa do futebol: Isso irrita-me profundamente e dá-me vontade de dar a conhecer aos contendores o que pode ser a violência em todo o seu explendor, acompanhado com adequado sermão pedagógico.
Em primeiro civilidade porque é para isso que se luta, não é verdade?

Agora quanto ao Luso: não fiz a tropa (não me quiseram - os desgraçados!). Mas eu também não quis mais nada com amadores :mrgreen:

Falo-vos apenas na qualidade de homem adulto. Os militares que falem por eles e quem dêem as suas razões - se existirem - para tais barbaridades.
Título:
Enviado por: p_shadow em Novembro 30, 2005, 12:17:25 am
Citar
O absurdo é muito violento. A falta de nexo e de sentido também doi.
A violência física sem sentido é para mim mais obscena que qualquer filme da Cicciolina com cavalos e anões.

Dar a experimentar o que pode ser o tratamento dado pelos inimigos em caso de captura pode ser saudável. Mas aí há uma justificação. Não se banaliza a violência. Porque num militar tem que ser poupada


Exacto.
É certo que não se lapida um diamante com festinhas. Mas também assim... não faz sentido nenhum.


Cumptos
Título: Pancadaria?!
Enviado por: Cabeça de Martelo em Novembro 30, 2005, 03:14:31 pm
Olhem qd eu passei por Tancos j+a as praxes tinham sido proibidas. É que houve ppl que tinham se excedido e por isso cortou-se o mal pela raiz. As praxes que eu fui sbmetido (pelos graduados e por outros Páras eram em geral no sentido de nos inserir no espirito da coisa e não esta coisa ridicula que se viu no RMC. Vestidos de mulheres? Só mesmo os ingleses  :lol:  :lol:

PS: ultimamente não tenho tido nenhum tempo para o forum e por vezes qd tento abrir tenho problemas.
Título:
Enviado por: TOMKAT em Novembro 30, 2005, 04:10:07 pm
Estive numa unidade de Fuzileiros Portugueses e nunca conheci praxes  durante o tempo que lá estive, nem precisei delas para me sentir melhor militar.
Muito respeitinho pelas hierarquias, muita camaradagem entre camaradas de armas, qualidade e aplicação no trabalho físico e mental, e, em especial dedicação,...dedicação por uma causa:....ser fuzileiro.

Os "bifes" provavelmente têm outra filosofia do que é ser militar.
Talvez precisem dela.
Aquelas imagens de corpos a tender para o obeso, reflexo de uma geração "hamburger" e "coca-cola" talvez precisem dessas praxes iniciáticas para enfrentarem a realidade que é ser militar.
Título:
Enviado por: Miguel em Dezembro 02, 2005, 08:39:52 pm
isto e um sujeito "tabu" mas todos sabemos que em quase todas as unidades existe uns testes...... :anjo:


eu passei por algumas..... :roll: