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«Força Aérea exercita-se na Serra da Estrela
10-10-2005
A Força Aérea vai exercitar a capacidade de lançar operações com helicópteros, a partir de uma Base Táctica improvisada na Covilhã.
Tendo como cenário uma Missão Humanitária, com mandato das Nações Unidas, a Esquadra 552 (da Base Aérea de Beja) vai destacar 9 helicópteros Alouette III e 130 militares, no aeródromo da Covilhã, entre os dia 10 e 13 de Outubro.
Este destacamento aéreo, conhecido por “Base Táctica” vai operar em condições de exigência comuns à maioria dos cenários da actualidade.
O exercício, denominado HELPOR 05, tem como objectivos:
- planear, movimentar, executar, instalar e operar os meios atribuídos à Esquadra 552 a partir de uma Base Táctica;
- treinar e avaliar os meios atribuídos à Base Táctica, designadamente, tripulações, controladores tácticos e mecânicos.
Durante o exercício HELPOR 05, os Alouette III (AL III) executarão missões de:
- largada de forças aerotransportadas;
- salvamento de pessoas em dificuldades numa barragem, com utilização de guincho;
- guiamento de aeronaves de combate;
- evacuação de feridos;
- transporte em carga suspensa de alimentos e medicamentos, para populações necessitadas;
- etc..
Para além dos meios acima descritos, estarão também envolvidos neste exercício uma força aerotransportada do Exército, bem como aviões de combate F-16 e ALFA-JET, que executarão missões de ataque ao solo e apoio aéreo próximo.»
Fonte: http://www.emfa.pt/www/noticias/noticia ... 10102005X1 (http://www.emfa.pt/www/noticias/noticiasdetalhe.php?lang=pt&key=10102005X1)
Cumprimentos
B. Pereira Marques
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Estão os Alouettes para as curvas.. os M60.. as G3..
Acho que não se devia comprar mais nada..
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Este Exercicio mostra que afinal o GALE deve ser extinto!!
e os Helicopteros pertencer a FAP
ma nada
apenas os Lynx devem pertencer a Armada porque são armamento das fragatas!
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LOL
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Minha ideia era substituir os Alouettes por EC635 ou equivalente
adicionar a missões de transporte tactico aos EH101
poupava-se $$$ na extinção do GALE e dos NH90
ficava-se com apenas 3 modelos de Hélis:
os EC635 para observação,ligação,asalto,treino etc...
os EH101 para SAR,transporte tactico etc..
os Lynx para a Armada
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LOl
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LOl
isto nao é um salão de LOL's
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Pelas tuas opiniões é obrigatório ser..
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Pelas tuas opiniões é obrigatório ser.. :roll:
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eu conheci a guerra sem ser num jogo video?
:lol: :lol: :lol:
Por favor...
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espero teres a sorte de nunca veres isso...
pode rir, podes
eu o que me faz rir, e essas crianças a jogar em rede nos computadores aos soldados
porque no combate nao te divertes
eu pelo menos tenho respeito pelos verdadeiros soldados
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Ai Miguel Miguel... :(
Agora temos que reconhecer que por vezes usas uns argumentos (ex:"apenas os Lynx devem pertencer a Armada porque são armamento das fragatas!") que só podem ter é mesmo graça!
Cumptos
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Estão os Alouettes para as curvas.. os M60.. as G3..
Acho que não se devia comprar mais nada..
Apenas limitei-me a postar a notícia dum exercício da FAP e a comentar que, apesar da sua idade, os Alouettes ainda "mexem", é óbvio que têm de ser substituidos...
Cumprimentos
B. Pereira Marques
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Estão os Alouettes para as curvas.. os M60.. as G3..
Acho que não se devia comprar mais nada..
Apenas limitei-me a postar a notícia dum exercício da FAP e a comentar que, apesar da sua idade, os Alouettes ainda "mexem", é óbvio que têm de ser substituidos... :wink:
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Os condutores das Chaimites depois de uma patrulha precisavam que os seus camaradas tirassem-nos porque eles estavam literalmente gelados!
À equipamentos que já deviam ter sido substituidos à muito tempo. Num dos meus saltos em tancos (civil), nós tivemos que esperar dentro do cessna porque um elicoptero da Gale ia fazer uma aterrisagem de emergência. Quando passou a pouco mais de 5 metros por cima do avião, o ppl quase que se borrou pelas pernas abaixo! :lol:
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Os condutores das Chaimites depois de uma patrulha precisavam que os seus camaradas tirassem-nos porque eles estavam literalmente gelados!
À equipamentos que já deviam ter sido substituidos à muito tempo.
Exacto amigo pereira, alias isto é aquilo que eu tenho sempre referido
O pessoal gosta de JetSets Gale e Galinhos, quando se esta detraz de uma playstation e facil muito facil....
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Os allouete apesar dos 40 anos de vida na realidade têm entre 5 e 10 devido a serem constantemente renovados pelo menos foi a informaçao que me foi fornecida.
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E aquele Alouette que caiu em Timor tinha quantos anos de vida?
em pelo menos dois acidentes mortais que envolveu NT ultimamente, era por causa da material desactualizado!
o caso de uma chaimite que se despenhou na Bosnia
o caso do Alouette em Timor
e nem falo de todos os acidentes nas carreiras de tiro, com G3 que encravam etc...
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Os allouete apesar dos 40 anos de vida na realidade têm entre 5 e 10 devido a serem constantemente renovados pelo menos foi a informaçao que me foi fornecida.
A não ser que renovem mesmo tudo não me parece que isso seja bem assim. Um helicóptero não me parece que seja bem como a vassoura do varredor, que era a mesma há 20 anos (só lhe tinha metido 13 cabeças e 8 cabos novos). Haverá sempre partes da estrutura que não se podem substituir facilmente e que vão sofrendo fadiga de materiais, até que um dia qualquer há uma falha catastrófica.
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pelo que me informoram nenhum alloutee tem peças com mais de 10 anos, toda a estrutura e periodicamente revista e substituida, o acidente em timor deveu-se pelo que sei ao forte nevoeiro, alias para um aparelho com 40 anos de vida na força aerea e comparativamente com outros aparelhos os allouete têm-se provado bastante fiaveis.
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A razão da retirada dos Alouette III não tem nada a ver com o estado em que se encontram os aparelhos.
Sem entrar em pormenores, bastava a qualquer um dos que critica só por criticar lembrar-se que EXISTE na FAP uma patrulha acrobática com os ditos helicópteros "velhinhos".
Uma coisa que a FAP não descura é a segurança de vôo.
Os nossos pilotos podem não voar tanto como gostariam(os), mas de certeza que quando voam fazem-no na maior da segurança.
Cumptos
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A razão da retirada dos Alouette III não tem nada a ver com o estado em que se encontram os aparelhos.
Sem entrar em pormenores, bastava a qualquer um dos que critica só por criticar lembrar-se que EXISTE na FAP uma patrulha acrobática com os ditos helicópteros "velhinhos".
Uma coisa que a FAP não descura é a segurança de vôo.
Os nossos pilotos podem não voar tanto como gostariam(os), mas de certeza que quando voam fazem-no na maior da segurança.
Cumptos
Já alguém voou num Alouette?
Eu já nos meus tempos de Fuzo (ai que saudades... :)
Já tive o prazer de voar durante bastante tempo num Bell(qualquer coisa)
a baixa altitude, literalmente a fazer rapadas aos chaparros alentejanos,
de câmara de filmar ao ombro, pernas de fora do héli, a seguir (filmar)
uma prova de TT (Baja 1000), e a diferença para um leigo em héli's como eu entre um Alouette e o Bell era como a de um velho Fiat e um Mercedes a sair do stand.
Sem pôr em causa as qualidades humanas e técnicas dos pilotos e pessaol de manutenção da Força Aérea (excepcionais a meu ver)
os Alouettes estão mesmo velhos e precisar de substituição.
Se ainda têm condições para voar mais 10 anos, mais se justifica a troca
pois ainda têm algum valor comercial numa possível venda.
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DATA: 2009-04-02
HORA DE DISPONIBILIZAÇÃO: 14:30
ACTO: Anúncio de concurso urgente n.º 139/2009
D.R. n.º 65 Série II
EMISSOR: Ministério da Defesa Nacional Força Aérea Portuguesa Comando Logístico-Administrativo
Ver página(s) em formato PDF
TEXTO:
MODELO DE ANÚNCIO DO CONCURSO PÚBLICO URGENTE
1 - IDENTIFICAÇÃO E CONTACTOS DA ENTIDADE ADJUDICANTE
Designação da entidade adjudicante: Ministério da Defesa Nacional
Força Aérea Portuguesa
Direcção de Manutenção de Sistema de Armas
Endereço: Av.ª Leite de Vasconcelos nº4
Edifício A, Piso 3
Alfragide
Código postal: 2614 506
Localidade: Amadora
Telefone: 00351 214723636
Fax: 00351 214715282
Endereço Electrónico: jbtemporao@emfa.pt (http://mailto:jbtemporao@emfa.pt)
8.2 - Meio electrónico de apresentação das propostas
Plataforma electrónica utilizada pela entidade adjudicante: www.emfa.pt (http://www.emfa.pt)
9 - PRAZO PARA APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS
Até às 16 : 00 do 5 º dia a contar da data de envio do presente anúncio
10 - IDENTIFICAÇÃO E CONTACTOS DO ÓRGÃO DE RECURSO ADMINISTRATIVO
Designação: Ministério da Defesa Nacional
Força Aérea Portuguesa
Comando Logístico da Força Aérea
Endereço: Av.ª Leite de Vasconcelos nº4
Edifício A, Piso 3
Alfragide
Código postal: 2614 506
Localidade: Amadora
Endereço Electrónico: http://www.emfa.pt/www/ccp/ (http://www.emfa.pt/www/ccp/)
13 - CADERNO DE ENCARGOS
O caderno de encargos encontra-se disponível para consulta livre e gratuita no endereço: http://www.emfa.pt/www/ccp/ (http://www.emfa.pt/www/ccp/)
15 - IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR DO ANÚNCIO
Nome: Nuno Alberto Costa, CAP/JUR
Cargo: Chefe da Auditoria e Contencioso do CLAFA, em exercício
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No "Operacional" chegou a vez dos ALIII serem vistos em detalhe:
http://www.operacional.pt/o-alouette-ii ... anoramica/ (http://www.operacional.pt/o-alouette-iii-dos-rotores-de-portugal-em-panoramica/)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.operacional.pt%2Fwp-content%2Fuploads%2F2009%2F05%2Fheli34.jpg&hash=ebe62ee8d563c4a763225e6046246041)
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http://www.emfa.pt/www/detalhe.php?cod=035.261&lang=pt (http://www.emfa.pt/www/detalhe.php?cod=035.261&lang=pt)
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(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg269.imageshack.us%2Fimg269%2F6819%2Fal001.jpg&hash=276fc3019f9651b7d01b8ba9c49d0777)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg196.imageshack.us%2Fimg196%2F4364%2Fal002.jpg&hash=e05d488277fefd0169fbd900fd54484a)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg39.imageshack.us%2Fimg39%2F4135%2Fal003.jpg&hash=70fc0c999e1f14ef195c04bca992b83d)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg188.imageshack.us%2Fimg188%2F4014%2Fal004.jpg&hash=d4139c8f4584195b1ce094bd4596d401)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg196.imageshack.us%2Fimg196%2F1673%2Fal005c.jpg&hash=c1df274872ab5ce5083609859548d70c)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg196.imageshack.us%2Fimg196%2F3092%2Fal006.jpg&hash=56b681ba8c50fe1f879a326381887f3b)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg196.imageshack.us%2Fimg196%2F1742%2Fal007.jpg&hash=dc24bc20e0bcfde423c215d6ebdfda1e)
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(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fsistemasdearmas.com.br%2Fnot%2Fnotchetakuav.jpg&hash=0065492a9ca67282b2c92714cec21e8b)
A Índia está desenvolvendo junto com a IAI Malat uma versão não tripulada do helicóptero Alouette III para missões navais. O sistema será chamado de NRUAV para ser instalado em um helicóptero. O pouso e a decolagem podem ser totalmente autônomos.
http://sistemasdearmas.com.br/not/notnov10.html
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Minha ideia era substituir os Alouettes por EC635 ou equivalente
Nao percebo porque e que se fala tanta desse Heli, quando ele e maioritariamente usado pelos civis.
Quer dizer, e que ate dentro da Eurocopter ha versoes mais capazes como por exemplo o AS 565 Panther que ja chegou a estar na agenda Portuguesa e depois desapareceu misteriosamente.
Sera que a Eurocopter esta desesperada por vender o 565 e nos somos os lixados outra vez...
E se ja temos Lynx na Marinha porque nao comprar Lynx para o Exercito a quando da substituicao do AL3 ??? Toda a gente concorda que sao optimos Helicopteros e se calhar era mais facil e so ficavamos com 2 helis!!!
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.flightglobal.com%2Fblogs%2Faircraft-pictures%2FSecond%2520Lynx%2520Wildcat%2520flies.jpg&hash=637d30611f32c0914674ea852e51b120)
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Caro ACADO, os F-16 também são optimos aviões e não os usaria para fazer instrução básica...
Da mesma forma o Lynx não é a melhor aeronave para instrução, ele tem um controlo muito reactivo quando comparado com o Al-III. Para substituir o Al-III nas funções de instrução e apoio é perferivel uma aeronave com caracteristicas semelhantes.
Cumprimentos.
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Nao percebo porque e que se fala tanta desse Heli, quando ele e maioritariamente usado pelos civis.
Quer dizer, e que ate dentro da Eurocopter ha versoes mais capazes como por exemplo o AS 565 Panther que ja chegou a estar na agenda Portuguesa e depois desapareceu misteriosamente.
Sera que a Eurocopter esta desesperada por vender o 565 e nos somos os lixados outra vez...
Eu pessoalmente prefiro os helicopteros da AgustaWestand, mas técnicamente os helicopteros da Eurocopter também devem ser bem capazes de efectuar as suas missões, até recentemente o US Army e US National Guard sustituiram, UH-1 e OH-58 por um helicoptero da Eurocopter do tipo do EC-635, só que chamado UH-72 Lakota.
http://en.wikipedia.org/wiki/UH-72_Lakota (http://en.wikipedia.org/wiki/UH-72_Lakota)
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ACADO, nunca ouvi falar do Phanter para a FAP, quando foi isso ?
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Um video durante o exercicio "Felino 2008", em São Jacinto
http://www.youtube.com/watch?v=xLJjB8tJqUE (http://www.youtube.com/watch?v=xLJjB8tJqUE)
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Nao percebo porque e que se fala tanta desse Heli, quando ele e maioritariamente usado pelos civis.
Quer dizer, e que ate dentro da Eurocopter ha versoes mais capazes como por exemplo o AS 565 Panther que ja chegou a estar na agenda Portuguesa e depois desapareceu misteriosamente.
Sera que a Eurocopter esta desesperada por vender o 565 e nos somos os lixados outra vez...
Eu pessoalmente prefiro os helicopteros da AgustaWestand, mas técnicamente os helicopteros da Eurocopter também devem ser bem capazes de efectuar as suas missões, até recentemente o US Army e US National Guard sustituiram, UH-1 e OH-58 por um helicoptero da Eurocopter do tipo do EC-635, só que chamado UH-72 Lakota.
http://en.wikipedia.org/wiki/UH-72_Lakota (http://en.wikipedia.org/wiki/UH-72_Lakota)
Sim, mas uma coisa é ter 3 ou 4 pra instrucção.Outra coisa é ter não sei quantos preparados para a Guerra. Eles têm esses Helis para missões de ambulacia ou socorro, não pra combate.
Não me parece que nos possamos dar ao luxo de ter não sei quantos modelos diferentes. Mais vale modelos mais polivalentes.
Só acho estranho falar-se muito num modelo que apenas parece que foi adaptado para combate, e não contruido de raiz para isso. No entanto as vezes isso até dá muitos bons resultados.
Mas continuo a achar esquesito.
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Porque não se compra uns MD500 para instrução? Quer o ec635 quer LYNX são bimotores por isso mais caros de voar; como tal do meu ponto de vista faz sentido ter um aparelho com um custo de hora de voo mais baixo para instrução.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.belgian-wings.be%2FWebpages%2FNavigator%2FPhotos%2FAirshows%2Fhelidays_2003%2Fnh500e.jpg&hash=17bf5e4b6e86cca4dc1566964cd9e717)
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Sim, mas uma coisa é ter 3 ou 4 pra instrucção.Outra coisa é ter não sei quantos preparados para a Guerra. Eles têm esses Helis para missões de ambulacia ou socorro, não pra combate.
Os nossos também não são para combate :wink: .
Só acho estranho falar-se muito num modelo que apenas parece que foi adaptado para combate, e não contruido de raiz para isso. No entanto as vezes isso até dá muitos bons resultados.
Mas continuo a achar esquesito.
É verdade que nenhum desses helicopteros que estão na lista é um helicotero de combate, mas se quisermos um "puro sangue" já vamos ter que comprar dois tipos de helicopteros diferentes, pois a Força Aérea quer um helicoptero ligeiro para instrução e não um de combate.
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Sim, mas uma coisa é ter 3 ou 4 pra instrucção.Outra coisa é ter não sei quantos preparados para a Guerra. Eles têm esses Helis para missões de ambulacia ou socorro, não pra combate.
Os nossos também não são para combate
, são para fazer (pelo menos a nivel da Força Aérea) o que os Allouette tem feito, são os chamados helicopteros utilitários, fazem transporte ligeiro, instrução de pilotos, apoiam a instrução de tropas especiais, busca e salvamento na costa, etc.
É verdade que nenhum desses helicopteros que estão na lista é um helicotero de combate, mas se quisermos um "puro sangue" já vamos ter que comprar dois tipos de helicopteros diferentes, pois a Força Aérea quer um helicoptero ligeiro para instrução e não um de combate.
Mas os AH-6(ou Md500) ou os Lynx ou NH90 ou Phanter que referi são animais de Guerra, não são ? Aliás, tanto os AH6 como os Lynx têm larga utilização em combate.
Faz-me um bocado confusão pois como já referi, uma coisa é ter 2 ou 3 ou 4 pra instrução, agora comprar uma esquadrilha, ou lá como se chama, acho que é a mesma coisa que estar a dizer: "mas nós não fazemos intenção de estar em Guerra!!!"
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ACADO, nunca ouvi falar do Phanter para a FAP, quando foi isso ?
Não era para a FAP, era para o Exército. Vinha no site deles à uns anos. Mas realmente nunca consegui confirmar isso e nunca apareceream em mais lado nenhum.
Tenho isso imprimido nalgum lado. Vou ver se encontro.
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Mas os AH-6(ou Md500) ou os Lynx ou NH90 ou Phanter que referi são animais de Guerra, não são ? Aliás, tanto os AH6 como os Lynx têm larga utilização em combate.
Eles não são aeronaves com funções principais de guerra, mas se for preciso vão claro, olhe os Alouette nas nossas mãos também foram animais de guerra
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Faz-me um bocado confusão pois como já referi, uma coisa é ter 2 ou 3 ou 4 pra instrução, agora comprar uma esquadrilha, ou lá como se chama, acho que é a mesma coisa que estar a dizer: "mas nós não fazemos intenção de estar em Guerra!!!"
Cada aparelho tem as suas funções, e mesmo não tendo funções principais de combate não quer dizer que não sejam precisos numeros relativamente altos, na Força Aérea podemos ver isso nos Epsilon TB-30 e nos Alpha Jet, devemos ter à volta de uns 15 de cada tipo e a função principal deles é instrução. A Marinha noutro caso só tem 5 helicopteros Lynx e esses já são usados em operações reais, isto é, ser de combate ou não ser de combate não é sinónimo de ser preciso mais ou menos aparelhos, há mais factores, no caso dos Lynx um dos factores é a quantidade de fragatas a partir das quais pode operar.
Em relação ao numero de aeronaves, a Força Aérea precisa de mais do que 2 ou 3 ou 4, esse numero é insuficiente pois os helicopteros ligeiros da FAP não fazem só instrução (e mesmo que fizessem só instrução não sei se esse numero seria suficiente), o numero que a FAP precisa deve ser entre os 8 a 12, aparelhos, por ai.
A designação esquadra (na Força Aerea esquadrilha já não é um termo tão usado, explico no fim) é simplesmente o nome dado a uma força relativamente autonoma, que agrupa um certo numero de aeronaves, pilotos, mecânicos, logistica, etc.
O numero de aeronaves pode variar conforme o tipo de aeronave (por exemplo a nivel de caças não é comum haver esquadras com mais de 20 aparelhos e o minimo costumam ser esquadras de 12 caças, isso é um padrão muito comum nos paises ocidentais mas pode haver exemplos de esquadras com valores intermédios, entre 12 e 20, essa é a razão de termos 2 esquadras de F-16 e de no passado termos tido 2 esquadras de Alpha Jet e não uma unica esquadra com 40 ou 50 caças).
Nos outros tipos de aeronaves, aviões de carga, helicopteros, etc já não é comum haver tantas aeronaves agrupadas numa esquadra como nos caças, já são valores menores em que no máximo tem 10 ou 12 aparelhos mas no minimo pode ser só 2 ou 3 aeronaves, conforme as necessidades do pais, a esquadra do C-130 só tem 6 aviões, a esquadra do P-3 só tem 5 aviões, a esquadra do Falcon só tem 3 aviões, a esquadra dos Pumas nos Açores sõ tem 4 helicopteros, etc.
Em relação ao termo esquadrilha, na Força Aérea, não sei a designação oficial, mas na pratica tem sido usado para grupos de aeronaves que a Força Aérea não considere (pode ser por razões diversas) que haja necessidade de formarem uma esquadra propriamente dita, esquadrilha é um patamar abaixo de esquadra, sei de 2 exemplos, a Esquadra 711 nos Açores que era constituida pela Esquadrilha Puma e pela Esquadrilha Aviocar ( a esquadra 711 foi o resultado da fusão de duas esquadras separaradas que existiam nos Açores, a 503 e a 752) e o outro caso que conheço foi em Sintra onde operava uma esquadra de FTB, a 701 se não me engano, quando se começou a reduzir o numero de aviões deste tipo foi decidido acabar com a esquadra e os poucos aviões restantes que ainda voavam passaram a contituir uma equadrilha dentro da Esquadra 502 do Aviocar, até ao fim completo do FTB, altura em que também a esquadrilha foi desactivada.
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assim em vez de dois tipos de helicopteros já só vem um.
E se no futuro com a vinda dos NH-90 para o Exército, substituirmos os Lynx da Marinha por NH-90 navais, também será menos um tipo de helicoptero diferente
.
Isso já não é factor.
O Exército já nao vai receber os NH-90. Melhor, vai apenas receber um (1), e muito possivelmente apenas em 2014.
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assim em vez de dois tipos de helicopteros já só vem um.
E se no futuro com a vinda dos NH-90 para o Exército, substituirmos os Lynx da Marinha por NH-90 navais, também será menos um tipo de helicoptero diferente
.
Isso já não é factor.
O Exército já nao vai receber os NH-90. Melhor, vai apenas receber um (1), e muito possivelmente apenas em 2014.
Apenas um . Não vejo lógica nessa aquisição. Então não íamos receber 10 NH-90 TTH ? As OGMA não estão ligadas ao projecto ?
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Apenas um. Uma estupidez pegada.
É boato meu e nao vou adiantar para já mais nada. Mas vão ver que tenho razão.
O PEC é lixado meu amigo. Os nossos militares (Altas patentes) do Exército andam a brincar aos helicópteros.
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Apenas um. Uma estupidez pegada.
É boato meu e nao vou adiantar para já mais nada. Mas vão ver que tenho razão.
Então não se ponha a mandar boatos para o ar se faz favor que pode levar pessoas menos dentro do assunto em erro, é que não vir nenhum ainda pode ser,é sinal que esse contracto foi cancelado, agora vir um? Só uma pessoa que não percebe mesmo nada do assunto é que diz uma coisa dessas, é algo sem sentido de qualquer ponto de vista, operacional, logistico, de formação ,etc, é como se o Exército só comprasse um Leopard 2 ou só um Pandur, ou a Força Aérea só um helicoptero EH101 ou só um avião C-295.
Se sabe de alguma coisa em concreto e que não tenha problemas em divulgar, é de bom agrado que recebemos essas informações (boas ou más), mas não invente se faz favor, a não ser que indique no respectivo texto que que se trata de uma brincadeira, ironia, etc.
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Fala um ex-piloto do Exército, Sr Moderador.
E dar-me-á razão.
Simplesmente nao tenho assim tanta informação concreta que possa alongar-me.
E tem razão. "É algo sem sentido de qualquer ponto de vista"
Bem haja!
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De qualquer modo a 1ª parte da formação dos mecânicos está prevista para ser iniciada no próximo ano.
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Fala um ex-piloto do Exército, Sr Moderador.
E dar-me-á razão.
Simplesmente nao tenho assim tanta informação concreta que possa alongar-me.
E tem razão. "É algo sem sentido de qualquer ponto de vista"
Bem haja!
Caso o Exército venha a ter só um helicoptero, então digo, que se venda.
Eu aceito todas as criticas, pois podem ser verdade, há derrapagens orçamentais, há mau planeamento, etc, todos temos direito à ter opinião, e neste caso em concreto dos helicopteros do Exército opiniões há muitas, uns dizem que deviam vir tal como está planeado, outros dizem que deviam vir mas para a Força Aérea, outros dizem que não deviam vir nenhum pois são muito caros e o pais está mal financeiramente, outros dizem que deviam vir estes e ainda deviam ´vir mais, são opiniões, mas criticas só para dizer mal por qualquer que seja a razão é que não concordo.
Espero que as suas criticas façam parte do primeiro lote.
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De qualquer modo a 1ª parte da formação dos mecânicos está prevista para ser iniciada no próximo ano.
Formaçao na AgustaWestland?
É que o Exército já tem (ou tinham à relativamente pouco tempo) alguns mecânicos formados na Força Aérea a trabalhar na Base Aérea de Beja no Alouette.
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De qualquer modo a 1ª parte da formação dos mecânicos está prevista para ser iniciada no próximo ano.
Formaçao na AgustaWestland?
É que o Exército já tem (ou tinham à relativamente pouco tempo) alguns mecânicos formados na Força Aérea a trabalhar na Base Aérea de Beja no Alouette.
Não, na AgustaWestland deve ser depois numa 2ª parte.
De qualquer modo acho que toda a formação em material aeronáutico devia ser ministrada pela FA em vez de andarmos a duplicar meios...
A mesma coisa deveria feita nas áreas que são comuns aos 3 ramos, tipo Transmissões, Electrónica, parte da mecânica (ou toda).
Estou a falar de formação para Sargentos.
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Caso o Exército venha a ter só um helicoptero, então digo, que se venda.
Se vier mesmo apenas um helicóptero então provavelmente será esse o objectivo. Recebemos os helicópteros mas vendemos-los logo de seguida para evitar pagar uma indemnização ou perder a nossa work share no programa.
Pode também ser uma maneira de adiar a entrega e a entrada em serviço. Fica apenas um por agora para instrução inicial e para o inglês ver.
Com tanto atraso (p.e. cancelar a compra dos helicópteros ligeiros) e tanta "crise" o pessoal (altas patentes) só agora notou que meteram a carroça à frente dos bois e andam a inventar para terem mais tempo para corrigir a situação.
Cumprimentos,
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Caso o Exército venha a ter só um helicoptero, então digo, que se venda.
Se vier mesmo apenas um helicóptero então provavelmente será esse o objectivo. Recebemos os helicópteros mas vendemos-los logo de seguida para evitar pagar uma indemnização ou perder a nossa work share no programa.
Pode também ser uma maneira de adiar a entrega e a entrada em serviço. Fica apenas um por agora para instrução inicial e para o inglês ver.
Com tanto atraso (p.e. cancelar a compra dos helicópteros ligeiros) e tanta "crise" o pessoal (altas patentes) só agora notou que meteram a carroça à frente dos bois e andam a inventar para terem mais tempo para corrigir a situação.
Cumprimentos,
Caro Lightning, posso dizer que saí do exército muito frustrado pois foram-me criadas muitas expectativas ao nível pessoal e profissional que se goraram.
Fartei-me dos balões do O2 que eram ministrados regularmente para motivação. Bem como da terapia ocupacional, que já chegava ao nível do ridículo.
Uns acreditaram outros não. Na actual conjuntura previ, e bem, que nada mais há a fazer sobre os helicópteros do exercito. Tenho muita pena, pois o tipo de voo de que gosto é o voo militar, táctico, com NVG, o Tiro etc... tudo isso que já fiz mas apenas em instrução. Tenho muitissima pena que nao venham os helicopteros e apesar de ter saído, à semelhança de outros camaradas que o já tinham feito antes, gostava de o ver voar nas nossas FA e nos nossos céus. Por isso esteja descansado que esta critica é de lamento e não de desprezo.
Apenas um pq? para poder manter o contrato e nao sofrer mais penalizações. Quando acabarem as garantias e spare parts que contrato contempla adeus ó viola. É vender. até porque tenho conhecimento que um contrato de manutenção apenas para um Helicóptero é caríssimo. Muito, mas muito caro mesmo.
E as unidades do Exercito chegam actualmente ao fim do ano quase sem orçamento para água e luz como se sabe.
Mais. O que vos leva a crer caros users que o exército terá helicópteros se a própria Força aérea, (que é a Força Aérea) já "encaixotou" recentemente 3 EH101???
Por falta de verba pois Claro. Até vos digo onde estão. Estão na base de Beja num Hangar desmontados. Diz-se que para serem canibalizados controladamente.
E que dizer das relações entre FA e Exército?
3 pilotos que sairam pq sim, e os mecanicos ainda lá estão pq senão a linha da frente parava. E o misterioso desaparecimento de meteorologista e Controlador aéreo mais ou menos nessa altura?
As quesílias entre os 2 ramos nada ajudam, e o Exército esquece-se que precisa da FA para muita coisa. Seja para formação, certificação de infraestruturas, pistas, qualificações, e até pelo saber aeronáutico. Já nao falando que se fosse constituida uma "força conjunta de Helicópteros", a cooperação (quase dependencia) estaria já comprometida e ferida de morte.
Nao venho aqui para agoirar nada mas estive por dentro dessa realidade e vejo que algumas pessoas estão aqui um pouco iludidas.
Cumps
Cumulonimbo
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O problema em Portugal, além da falta de dinheiro, é o tão fadado problema das "quintas", o exército quer helis para se poder integrar na força europeia, argumentando que numa operação real seria fundamental para o apoio de manutenção aos helis num teatro distante... já que todos os países vão possuir NH-90TTH, além disso quer A-109M ou equivalente para poder dar instrução e apoio aéreo próximo/recon, mas a instrução não foi sempre dada pela FAP?
Lembro-me que em 2001 foi proposto ao Exército adquirir 4 EH-101M para serem usados como helis de tranporte de tropas, mas o CEME recusou tal proposta, por A ou B ter, nós também temos de ter... O Exército devia focar-se na aquisição de UAV´s de reconhecimento, substituir a G-3, viatura 4*4 e um sistema SAM...Deixem os "Pássaros" para a FA.
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Não concordo
Quase todos os Exércitos do mundo têm aviação. Mesmo os menos evoluídos, como a Índia, Paquistão Etc...
Apenas os âmbito da Operação é uma coisa muito própria. As missões de aviação no exército prendem-se com quase toda a operação a baixa altitude como seja o Ataque ao solo (parte dele), reconhecimento, acções ACar, infiltração de tropas, operações aeromóveis (grande parte da componente), CAS entre outras.
Por isso sim, o exército deve possuir helicópteros e aviação. Inclusivamente nos EUA e noutros países têm mesmo aviões (A10 por ex...)
O que se passa cá, é que como não há, é a FA a ssumir essa vertente e muito bem.
Em Espanha por exemplo os Helicópteros são apenas usados na FA para 3 ou 4 coisas. Instrução, SAR/CSAR, Logística e transporte de apoio.
Toda a restante operação com helis está atribuída organicamente ao exército. O ataque (BHELA1), as operações com projecção de meios e apoio (Os Chamados BEHLMA, batalhões de helic. de manobra, que julgo ainda serem 3 no continente mais 2 nas Ilhas com Bell 212 ) parte do CSAR (apenas como complemento á FA e para treino das Un terrestres envolvidas no CSAR) Transporte (BHELTRA com os Chinook), Comando controle e transmissões como apoio a uma Operação em EM (BTRANS) e instrução própria (postreriormente validada claro pela FA) (CEFAMET e Centro de simulação das FAMET em Colmenar, com simuladores de Cougar, Chinook e os antigos simuladores IFR para 205)
Todas esta missões são típicas de um exército e este deve ter meios para os executar.
Nós quisemos dar um passo maior que a perna e alguns senhores coroneis e generais estavam convencidos de que nao necessitavamos da FA para nada após ter helicopteros
O resultado está aí.
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O Exército devia focar-se na aquisição de UAV´s de reconhecimento, substituir a G-3, viatura 4*4 e um sistema SAM...Deixem os "Pássaros" para a FA.
Concordo, vamos estar apenas a duplicar infraestruturas, equipamentos e formação.
Aliás, até a a formação dos técnicos de veria ser conjunta entre os vários ramos.
Tipo Centro de formação "Profissional" das Forças Armadas.
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cumulonimbo escreveu :
"Por isso sim, o exército deve possuir helicópteros e aviação. Inclusivamente nos EUA e noutros países têm mesmo aviões (A10 por ex...) "
Posso estar errado, mas julgo que os únicos operadores do A-10 Thunderbolt são a Força Aérea dos Estados Unidos e a Guarda Aérea Nacional.
Um Abraço.
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Quase todos os Exércitos do mundo têm aviação. Mesmo os menos evoluídos, como a Índia, Paquistão Etc...
Um dos mais evoluídos, Israel não possui helis no exército, o apoio aéreo próximo (AH-64D), transporte de tropas, etc (UH-60M, e CH-53), estas aeronaves pertecem a Chel A avir. (FA).
Do ponto de vista teórico é um bom conceito em países aonde há dinheiro e exércitos maiores, cá, infelizmente não é assim, logo a componente aérea das operações, (excluindo a naval, por razões óbvias) deverá ser executada pela FA.
O que nos leva a outro ponto, se porventura os NH-90 viessem, e tivessem de ser aborvidos pela FA ( por hipótese)... não sei se a FAP teria pilotos comandantes e PIL/RC suficientes para assegurar as operações...
Quanto ao A-10, é usado pela USAF,ANG e unidades de reserva.
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cumulonimbo escreveu :
"Por isso sim, o exército deve possuir helicópteros e aviação. Inclusivamente nos EUA e noutros países têm mesmo aviões (A10 por ex...) "
Posso estar errado, mas julgo que os únicos operadores do A-10 Thunderbolt são a Força Aérea dos Estados Unidos e a Guarda Aérea Nacional.
Um Abraço.
Quanto ao A-10, é usado pela USAF,ANG e unidades de reserva.
O exército norte-americano pelos vistos (alguns oficias chegaram a comentar isto) bem queria os A-10, mas nos EUA existe um acordo (http://http) entre o exército e a força aérea no qual o exército não opera aeronaves de asa fixa. Parece que as coisas vão mudar agora um bocadinho com os C-27J, mas estes estão sob o controlo da USAF mesmo pertencendo ao exército.
Um dos mais evoluídos, Israel não possui helis no exército, o apoio aéreo próximo (AH-64D), transporte de tropas, etc (UH-60M, e CH-53), estas aeronaves pertecem a Chel A avir. (FA).
Na Europa temos também o exemplo da Holanda, no qual os Apache deles pertencem à força aérea holandesa. Na Bélgica, digamos mais "recentemente" (2004), os helicópteros do exército passaram para a nova "Air Component"/Força Aérea; mas neste caso foi quando os belgas reestruturam por completo as forças armadas e decidiram seguir o mesmo caminho que os canadianos.
O problema em Portugal, além da falta de dinheiro, é o tão fadado problema das "quintas", o exército quer helis para se poder integrar na força europeia, argumentando que numa operação real seria fundamental para o apoio de manutenção aos helis num teatro distante... já que todos os países vão possuir NH-90TTH, além disso quer A-109M ou equivalente para poder dar instrução e apoio aéreo próximo/recon, [...]
Num país como o nosso faz sentido que sempre que possível (já estou a colocar de parte os helis embarcados nas fragatas) a FAP mantenha e opere os meios aéreos (e até devia ser o caso dos helis da EMA, SA.). Isto principalmente pelo motivo económico, agora operacionalmente já não sei se concordo; mas isto também se resolvia com um comando conjunto de helicópteros. No mínimo podia-se manter pilotos e mecânicos do exército formados pela FAP e que em território nacional trabalhassem lado-a-lado com a força aérea (SAR, MEDEVAC) e para além da formação e destas missões no resto do tempo treinassem com as forças do exército (transporte, CSAR, etc.) e quando fosse necessário um destacamento lá ia o pessoal do exército apoiado (meteorologistas, controladores aéreos, etc.) seja por especialistas da FAP ou de outros países.
[...] mas a instrução não foi sempre dada pela FAP?
A instrução até já chegou a ser dada pelos espanhóis. Ainda se devem lembrar disso.
Lembro-me que em 2001 foi proposto ao Exército adquirir 4 EH-101M para serem usados como helis de tranporte de tropas, mas o CEME recusou tal proposta, por A ou B ter, nós também temos de ter...
Se as horas de voo do NH-90 supostamente são bem caras então com as do EH-101 o UALE só voava umas cinco horas por ano. Mesmo num cenário em que temos o UALE a voar NH-90 sem problemas ainda estaria para ver se alguma vez seriam destacados para o estrangeiro.
O problema aqui, pondo de parte a história das «quintas» acho que foi também a escolha pelo NH-90. Foi sem duvida uma excelente oportunidade para entrarmos no programa mas não sei se está a valer a pena. Começou-se a construir a casa pelo telhado. Não houve nada fundamental relativamente à formação do pessoal. Nem houve helicópteros ligeiros para ninguém. Depois também fomos por um helicóptero bem caro de operar.
typhonman, quanto aos UAVs, só se forem mesmo UAVs ligeiros, senão que se deixe é ser a FAP a tratar desses "pássaros". Queria ver se ainda se ia realmente para a frente com algum projecto nacional, seja da AFA ou de alguma spin-off dessa mesma instituição.
Cumprimentos,
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Não concordo
Quase todos os Exércitos do mundo têm aviação. Mesmo os menos evoluídos, como a Índia, Paquistão Etc...
Nunca vi que a India ou Paquistão tivessem Exercitos pouco evoluidos. Têm mesmo equipamento topo de gama.
Também acho que somos pequenos demais para andar a distribuir tudo. Tem é de haver cooperação entre forças. E aí quem manda nas 3 é que é o culpado.
Não tem jeito nenhum os Fuzileiros precisarem de Helis e a Força Aerea dizer que não podem usar, ou a Força Aerea querer treinar a aterrar em Navios e a Marinha dizer que não pode.
Isso parece a Historia de existirem 4 unidades de elite/especiais em Portugal ou nas forças de segurança haver um um COE e um GOE ou mais recentemente a PSP querer blindados e não usar os da GNR!!! Num País pequeno como o nosso é ridiculo...
Se o Exercito ou os Fuzileiros precisam de Helicopteros, usam os da Força Aerea à vontade consuante os orçamentos.
Não me parece dificil, mas se calhar sou eu que simplifico demais...
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Não concordo
Quase todos os Exércitos do mundo têm aviação. Mesmo os menos evoluídos, como a Índia, Paquistão Etc...
Nunca vi que a India ou Paquistão tivessem Exercitos pouco evoluidos. Têm mesmo equipamento topo de gama.
Também acho que somos pequenos demais para andar a distribuir tudo. Tem é de haver cooperação entre forças. E aí quem manda nas 3 é que é o culpado.
Não tem jeito nenhum os Fuzileiros precisarem de Helis e a Força Aerea dizer que não podem usar, ou a Força Aerea querer treinar a aterrar em Navios e a Marinha dizer que não pode.
Isso parece a Historia de existirem 4 unidades de elite/especiais em Portugal ou nas forças de segurança haver um um COE e um GOE ou mais recentemente a PSP querer blindados e não usar os da GNR!!! Num País pequeno como o nosso é ridiculo...
Se o Exercito ou os Fuzileiros precisam de Helicopteros, usam os da Força Aerea à vontade consuante os orçamentos.
Não me parece dificil, mas se calhar sou eu que simplifico demais...
100% de acordo, aliás a Suécia que é a Suécia tem um comando conjunto de helicópteros. Marinha, Exercito e FA partilham os mesmos meios.
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Se o Exercito ou os Fuzileiros precisam de Helicopteros, usam os da Força Aerea à vontade consuante os orçamentos.
Não me parece dificil, mas se calhar sou eu que simplifico demais...
Eu também concordo, apesar de existirem exemplos dos dois tipos, mas nós devemos ver é exemplos do nosso tamanho, não vamos ver a India, penso que isso seja absurdo, a maior parte dos paises com forças armadas do tamanho das nossas tem a aviação concentrada na Força Aérea tendo possivelmente como exepção a aviação embarcada, Holanda, Bélgica, Dinamarca, etc, a Grécia já tem a aviação separada mas tem muitas mais forças que nós.
Penso que existem duas fortes razões para que em Portugal se venha a formar uma unidade de helicopteros no Exército, uma é a nivel orçamental, parece que é muito caro o aluguer à Força Aérea dos aparelhos e outra razão é que a Força Aérea já veio dizer que nem tem efectivo para por as suas esquadras de voo à máxima força, quanto mais ter que operar uma nova esquadra de helicopteros.
Pessoalmente acho que deviamos ter a aviação toda que opera a partir de bases em terra na Força Aérea e a aviação que opera a partir de navios na Marinha, mas nem sempre é simples.
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Realmente a maioria dos Exércitos do mundo tem aviação própria.
Mas destaco aqui dois que não têm. Canadá e Israel.
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Se o Exercito ou os Fuzileiros precisam de Helicopteros, usam os da Força Aerea à vontade consuante os orçamentos.
Não me parece dificil, mas se calhar sou eu que simplifico demais...
Eu também concordo, apesar de existirem exemplos dos dois tipos, mas nós devemos ver é exemplos do nosso tamanho, não vamos ver a India, penso que isso seja absurdo, a maior parte dos paises com forças armadas do tamanho das nossas tem a aviação concentrada na Força Aérea tendo possivelmente como exepção a aviação embarcada, Holanda, Bélgica, Dinamarca, etc, a Grécia já tem a aviação separada mas tem muitas mais forças que nós.
Penso que existem duas fortes razões para que em Portugal se venha a formar uma unidade de helicopteros no Exército, uma é a nivel orçamental, parece que é muito caro o aluguer à Força Aérea dos aparelhos e outra razão é que a Força Aérea já veio dizer que nem tem efectivo para por as suas esquadras de voo à máxima força, quanto mais ter que operar uma nova esquadra de helicopteros.
Pessoalmente acho que deviamos ter a aviação toda que opera a partir de bases em terra na Força Aérea e a aviação que opera a partir de navios na Marinha, mas nem sempre é simples.
O exército tem a sorte de poder ir a arma de armas buscar os seus pilotos de helis, como possui uma base de recrutamento maior, tem mais recurso aonde se apoiar. A FAP tem de rever a sua política de recrutamento de pilotos, bem como os RC/PIL...Talvez os contratos de 18 anos resolvam alguma coisa...
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Atenção, eu não sou contra que o exercito tenha helicopteros...
...mas pensemos só nisto, a guerra colonial, que foi a guerra colonial, fez-se com os helicopteros todos (e não eram tão poucos assim) na força aérea. Havia cooperação da força aérea com o exercito, e se calhar até com a marinha, para o transporte de tropas em africa quer de helicoptero quer de aerovanes de asa fixa. Acho que nunca se deixou de fazer uma missão porque os soldados eram do exercito e os helicopteros da força aérea.
Porque é que agora assim derrepente deixou de dar para as estes dois ramos das mesmas forças armadas cooperarem?
Acho eu que para as forças armadas de um país funcionarem bem têm de trabalhar em conjunto, as guerras têm de ser ganhas pelos 3 ramos, não só por um...
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Quanto aos pilotos RC, nos anos 80 havia pilotos RC nos A-7P, mas essa prática deixou de se usar nos F-16...
Praticamente ao fim de 12 a 15 anos de actividade (se tanto )numa esquadra de combate, o piloto vai para atrás da secretária, se dessem a formação a pilotos RC com as qualidades necessárias, e cumprindo um contrato de 12 anos, o efeito seria o mesmo, e teriam mais pilotos.
Além do mais,os helis ligeiros da FAP, podem fazer as missões de observação e apoio de fogo que sempre fizeram os A III, ou seja, no fundo a FAP vai ter uma esquadra só com Helis para fazer instrução e algum deles a fazer SAR em Ovar, e o Exército terá a sua própria frota para fazer transporte de tropas, apoio de fogo, recon, etc, sendo que os mesmos helis na FAP poderiam fazer o mesmo serviço,uns 12 chegavam perfeitamente.
Em 2002 o Paulo Portas queria comprar BlackHawk para o Exército, se o tivesse feito, a estas horas o Exército tinha UALE, mas o CEME queria NH-90, agora pelos vistos vai ser ZERO.
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A FAP tem de rever a sua política de recrutamento de pilotos, bem como os RC/PIL...Talvez os contratos de 18 anos resolvam alguma coisa...
Sim , é ridiculo pilotos civis de Helis não poderem concorrer.
E mais ridiculo ainda é não deixarem miudos de 17 anos acabadinhos do liceu concorrerem à academia para pilotos de helicopteros só porque têm mais de um 1,87m !!! Isso não é para os aviões que é importante??
Porra, eu uma vez andei com um piloto de helis do Enterprise e ele tinha mais de 2m...
Há certas coisas que eu não percebo cá em Portugal ...
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Bem, o problema da academia é que querem nívelar toda a gente, isto é todos tem de ter uma altura "média" para que nas paradas uns não fiquem mais altos que outros etc...(Foi o que me disseram).
Até 2006 a altura máxima para PILAV era 1,85m, o que sem dúvida deixou muita gente de fora,ou seja, para o pessoal de RC/PIL era 1,90m mas para os da AFA era 1,85...Desde 2006, passou a ser 1,90m para todos...
Mas mais lhe digo, a questão das alturas etc... era mais uma forma de cortar ao numero de candidatos que aparecia, se aparecessem 1000 candidatos para 20 vagas PILAV, mesmo que desses so ficassem aptos 50, ainda tinha de cortar 30, e a altura era um dos métodos.
Também não entendo que um PIL que esteja na FAP 6 anos, (pelo que sei) não pode continuar, mesmo que queira, sendo que nas outras especialidades, para entrar para o QP tem de concorrer as poucas vagas que abrem, concorrem para tirar um curso superior na ESTMA, quer dizer... durante 6 anos um TMAEQ ou NAV soube fazer as missões para os quais foi instruído,mas para entrar para os QP tem de ser bacharel....(ou licenciado como se chama agora)...
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A solução para a falta de pilots na FAP é simples. Cria-se uma classe de pilotos de reserva. Deixem-nos sair para a TAP, etc..após um mínimo de 8 anos, pagam indemnizacão, mas continuam como oficiais na reserva, mantêem um mínimo de horas de voo por ano, e ganham mais uns trocos
Em caso de conflito ou necessidade são mobilizados.
Nos EUA existe a Air National Guard, porque não completar as esquadras com pilotos na reserva?
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A solução para a falta de pilots na FAP é simples. Cria-se uma classe de pilotos de reserva. Deixem-nos sair para a TAP, etc..após um mínimo de 8 anos, pagam indemnizacão, mas continuam como oficiais na reserva, mantêem um mínimo de horas de voo por ano, e ganham mais uns trocos
Em caso de conflito ou necessidade são mobilizados.
Nos EUA existe a Air National Guard, porque não completar as esquadras com pilotos na reserva?
Caro Duarte,
A Lei n.º 59/2008, de 11 de Setembro, preve que qualquer quadro público não pode acumular funções em duas entidades públicas, quer isto dizer que um funcionário público não pode ter 2 contratos de trabalho por tempo indeterminado com duas entidades publicas... Aqui o que acontece embora sejam comsideradas carreiras especiais a dos militares, a TAP continua a ser uma Empresa com capitais maioritáriamente públicos, desta forma não pode ser. Contudo para outras companhias aéreas isto já pode ser possível desde que com autorização máxima do serviço em questão.
Isto tudo quer dizer: Um funcionário público não pode acumular dois contratos com duas entidades públicas, mas ja pode com a devida autorização e desde que o horário de trabalho nã se sobreponha ao outro, pode acumular funções com uma entidade privada.
Mas realmente era interessante, estabelecer com estes PILAV´s que pedem para sair da FAP, um contrato pré estabelecido e sem pagamento de indemenizações, desde que se comprometa a ficar nos quadros de reserva da FAP, com manutenção de horas de voo nos diversos sistemas de armas, sendo remunerado consoante o tempo parcial de serviço.
Assim, a FAP não exigiria indemização em troca de um prévio contrato laboral onde se estipula passagem á reserva, manutenção de horas de voo e em caso de conflito apresentarem-se de imediato nas unidades.
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Bem, o problema da academia é que querem nívelar toda a gente, isto é todos tem de ter uma altura "média" para que nas paradas uns não fiquem mais altos que outros etc...(Foi o que me disseram).
Dessa justificação não sabia, mas nas paradas pode-se apanhar um homem de 1.90m e uma mulher de 1.60m, por isso é que quando se formam os pelotões para marchar, eles tem que ser alinhados por alturas, os mais pequenos à frente, os maiores atrás, para ficar mais ou menos organizado, logo não me parece uma justificação muito válida, acredito que para os pilotos seja um factor importante devido ao espaço dentro dos aviões, para as outras especialidades só se for por causa do fardamento, que vai do X ou Y, quem estiver abaixo do X ou acima do Y é uma carga de trabalhos, já vi pessoal na recruta, dias e dias à espera de botas só porque calçavam numeros enormes que não existiam nos armazens.
Até 2006 a altura máxima para PILAV era 1,85m, o que sem dúvida deixou muita gente de fora,ou seja, para o pessoal de RC/PIL era 1,90m mas para os da AFA era 1,85...Desde 2006, passou a ser 1,90m para todos...
Para todos... os PILAV
, porque os PIL já não se formam.
Mas mais lhe digo, a questão das alturas etc... era mais uma forma de cortar ao numero de candidatos que aparecia, se aparecessem 1000 candidatos para 20 vagas PILAV, mesmo que desses so ficassem aptos 50, ainda tinha de cortar 30, e a altura era um dos métodos.
Isso não é necessário, se só há 20 vagas, só os 20 melhores dos 50 aptos é que entram, é simples.
Também não entendo que um PIL que esteja na FAP 6 anos, (pelo que sei) não pode continuar, mesmo que queira, sendo que nas outras especialidades, para entrar para o QP tem de concorrer as poucas vagas que abrem, concorrem para tirar um curso superior na ESTMA, quer dizer... durante 6 anos um TMAEQ ou NAV soube fazer as missões para os quais foi instruído,mas para entrar para os QP tem de ser bacharel....(ou licenciado como se chama agora)...
Os PIL não podem continuar na FAP porque não existe curso PIL/QP, mas também nunca ouvi falar de PILs que quisessem ficar na FAP, sei é de casos ao contrário, PILAVs que desistiram já a meio do curso na AFA para irem para PIL/RC, um PIL pode sempre concorrer para oficial QP de outra especialidade, apesar de pessoalmente achar isso um passo sem lógica.
Os oficiais RC antigamente podiam entrar com o 12º ano, tal como os cadetes para a AFA, mas actualmente os oficiais RC tem que possuir licenciatura. Então pergunto-lhe uma coisa, caso não existisse o Bacharel como é que fazia para um oficial RC passar a ser QP? Não podir ir toda a gente, tinha que haver sempre um tipo qualquer de selecção.
Eu concordo que os oficiais RC tivessem que ir ao bacharel, então um dia podiam estar a falar 2 Majores por exemplo, um como esteve na AFA teve que andar 5 anos a estudar e a "levar", o outro como veio de RC não precisou de nada disso, era injusto.
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Sim , é ridiculo pilotos civis de Helis não poderem concorrer.
E mais ridiculo ainda é não deixarem miudos de 17 anos acabadinhos do liceu concorrerem à academia para pilotos de helicopteros só porque têm mais de um 1,87m !!! Isso não é para os aviões que é importante??
O Príncipe Filipe de Espanha teve que fazer o curso básico de helicópteros no S76 porque não cabia no Schweizer.
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Bem, o problema da academia é que querem nívelar toda a gente, isto é todos tem de ter uma altura "média" para que nas paradas uns não fiquem mais altos que outros etc...(Foi o que me disseram).
Não faz muito sentido, deve ser mais um mito que qualquer coisa, em 2000 quando concorri à Força Aérea (para praças) a altura mínima era de 1.60 (eu tenho 1.62)...
Se o argumento fosse mesmo esse, de nivelar as alturas para as paradas então a altura mínima seria bem maior
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Mas reconheço, que para a AFA já exigiam 1.65 na altura.
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A Lei n.º 59/2008, de 11 de Setembro, preve que qualquer quadro público não pode acumular funções em duas entidades públicas, quer isto dizer que um funcionário público não pode ter 2 contratos de trabalho por tempo indeterminado com duas entidades publicas... Aqui o que acontece embora sejam comsideradas carreiras especiais a dos militares, a TAP continua a ser uma Empresa com capitais maioritáriamente públicos, desta forma não pode ser. Contudo para outras companhias aéreas isto já pode ser possível desde que com autorização máxima do serviço em questão.
Nada disso, uma empresa é sempre de direito privado, dá-se é o "acaso" de o proprietário ser o Estado. TAP, CTT, CARRIS, etc., os funcionários são funcionários das empresas, não são funcionários públicos.
Surge na lista das demais empresas:
http://publicacoes.mj.pt/pt/Pesquisa.as ... celhoDesc= (http://publicacoes.mj.pt/pt/Pesquisa.asp?iNIPC=&sFirma=TAP+&dfDistrito=&dfConcelho=&dInicial=&dFinal=&iTipo=0&sCAPTCHA=&pesquisar=Pesquisar&dfConcelhoDesc=)
http://publicacoes.mj.pt/pt/PesquisaDet ... iID=277866 (http://publicacoes.mj.pt/pt/PesquisaDetalhe.asp?iID=277866)
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Estão mesmo para as curvas os nossos Alouette - e terão de estar - já que, com o PEC a adiar aquisições de material militar para 2013, o vetusto zangão chegará aos 50 anos de operação ao serviço de Portugal.
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Estão mesmo para as curvas os nossos Alouette - e terão de estar - já que, com o PEC a adiar aquisições de material militar para 2013, o vetusto zangão chegará aos 50 anos de operação ao serviço de Portugal.
Quase que aposto que só se reformará aos 65, como os cidadãos trabalhadores. :roll:
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O pessoal do Walkarounds elaborou (mais) um excelente artigo, desta feita acerca do Alouette III, onde se demonstra que mesmo velhinho o zangão ainda está aí para as curvas. :arrow: http://walkarounds-ccadf.blogspot.com/2 ... gos-e.html (http://walkarounds-ccadf.blogspot.com/2011/01/esquadra-552-zangoes-em-perigos-e.html)
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Estão mesmo para as curvas os nossos Alouette - e terão de estar - já que, com o PEC a adiar aquisições de material militar para 2013, o vetusto zangão chegará aos 50 anos de operação ao serviço de Portugal.
Quase que aposto que só se reformará aos 65, como os cidadãos trabalhadores. :roll:
O ALIII deve ser a segunda aeronave mais antiga, pois pelo que li, ainda ha o avião de instrução Chipmunk MK 20 que é ainda mais antigo!
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[O ALIII deve ser a segunda aeronave mais antiga, pois pelo que li, ainda ha o avião de instrução Chipmunk MK 20 que é ainda mais antigo!
É verdade, Nélson. Se tivermos em conta que os primeiros Chipmunk foram entregues em 1951 (os comprados a Inglaterra, não os posteriormente construídos nas OGMA), este ano completarão 60 anos ao serviço de Portugal, muito embora já não sejam propriamente as mesmas aeronaves originalmente entregues dadas as modificações introduzidas na década de 1990.
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[O ALIII deve ser a segunda aeronave mais antiga, pois pelo que li, ainda ha o avião de instrução Chipmunk MK 20 que é ainda mais antigo!
É verdade, Nélson. Se tivermos em conta que os primeiros Chipmunk foram entregues em 1951 (os comprados a Inglaterra, não os posteriormente construídos nas OGMA), este ano completarão 60 anos ao serviço de Portugal, muito embora já não sejam propriamente as mesmas aeronaves originalmente entregues dadas as modificações introduzidas na década de 1990. 
Em complemento da observação feita pelo Carlos; o chip foi abatido ao serviço em 1989, tendo sido reintegrado ao mesmo depois de 1996.
Fiquei desolado ao saber que não são mais as OGMA a "tratar" dos ALIII`s.
Ainda para mais sabendo que eles assegurariam o sua permanência no activo até o poder politico resolver o contrario...
Um Abraço.
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Veteranos......
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E entrámos no cinquentenário do Alouette III na FAP... c34x
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Concurso Fotográfico 50 Anos Alouette III
Data limite para participação: 10 de março de 2013 até às 23h59
Condições de Participação:
Só serão aceites 3 (três) fotografias por concorrente;
Só serão aceites fotografias com 10MB de tamanho máximo;
O tamanho mínimo das fotografias será de 30cm por 20cm a 300dpi (pontos por polegadas);
As fotografias deverão estar em formato JPEG/JPG ou TIFF.
http://www.emfa.pt/www/pagina-031 (http://www.emfa.pt/www/pagina-031)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.pracadarepublicaembeja.net%2Fwp-content%2Fuploads%2F2013%2F02%2F50-anos-alouette.jpg&hash=a2b824e9f456559a786c1ff0619c8356)
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E a 2ª parte.
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(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.emfa.pt%2Fwww%2Fconteudos%2Fgaleria%2Fnoticias%2F2013%2Fabril%2F50-anos-de-hist-ria-alouette-iii%2Fdsc0421_418.jpg&hash=a5aee536d6c491722d245833999523c7)
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50 anos de Al.III na FAP - Beja 2013 (já me encontrei na molhada...
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50 anos de Al.III na FAP - Beja 2013 (já me encontrei na molhada... :mrgreen:
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Arrancaram ontem oficialmente as comemorações do 50º Aniversário do Alouette III na FAP. :arrow: http://www.emfa.pt/www/noticia-338-50-a ... iii-na-fap (http://www.emfa.pt/www/noticia-338-50-aniversario-de-operacao-do-alouette-iii-na-fap)[/quote]
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Nos somos bons é nisto.. a comemorar aniversários de material que já devia ter sido passado a sucata a muito...
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Nos somos bons é nisto.. a comemorar aniversários de material que já devia ter sido passado a sucata a muito...
Não chames sucata a um aparelho que tão bom serviço tem prestado às Forças Armadas portuguesas ao longo deste meio século. Afinal não somos os únicos que ainda o operam, nem tão pouco esta já mítica aeronave tem culpa de não estar a desfrutar do merecido descanso do guerreiro.
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Nos somos bons é nisto.. a comemorar aniversários de material que já devia ter sido passado a sucata a muito...
Não chames sucata a um aparelho que tão bom serviço tem prestado às Forças Armadas portuguesas ao longo deste meio século. Afinal não somos os únicos que ainda o operam, nem tão pouco esta já mítica aeronave tem culpa de não estar a desfrutar do merecido descanso do guerreiro. 
O ultimo defender que usei também nos prestou um grande serviço e não deixa de ser uma sucata de 1989!!
Vou sempre lembrar-me dele com saudade mas não deixa de ser uma sucata!!
As mauser e g3 também prestaram grande serviço e hoje são sucata!!
Não estamos a ofender ninguém se todos estes itens tiverem os seus lugares nos museus militares Portugueses...
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Um dos problemas cá no burgo fui nunca ter artilhado o equipamento que tinhamos/temos. O AlIII não é excepção à regra.
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1.ytimg.com%2Fvi%2FLoUuwpdkX1k%2Fmqdefault.jpg&hash=9aa89c2c029019f0affe24626e9e4679)
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(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.helis.com%2Fh%2Faea3_kr.jpg&hash=2f15de8291189a34b1e3c968080b65b6)
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(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.escadrilles.org%2Fwp-content%2Fuploads%2F2011%2F11%2FAlouette3_1979_34F-891.jpg&hash=f9b5742994aa5865f0ec3850e4c155b3)
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Boa tarde ao fórum :|
(Retirado da Air Forces Monthly August 2013)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg822.imageshack.us%2Fimg822%2F9015%2F8cng.jpg&hash=4744796cf54b2c92361c75c4e72ba6f2)
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Boa tarde ao fórum :|
(Retirado da Air Forces Monthly August 2013)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg822.imageshack.us%2Fimg822%2F9015%2F8cng.jpg&hash=4744796cf54b2c92361c75c4e72ba6f2)
Disse me um passarinho que alguns dos F16 iam ser vendidos por 600 milhões de euros. Logo se quiserem comprar os novos helis bastava retirar 60 milhões desta quantia.
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Na edição de Agosto da conceituada revista "Air Forces Monthly" vem uma excelente reportagem acerca dos nossos EH-101 Merlin e dos 35 anos da Esq. 751 "Pumas". É pena para já não a conseguir aqui reproduzir, no entanto quero realçar uma pequena caixa que é possível encontrar quase no final do mesmo artigo. Muito interessante, veremos se tal teria, ou terá, pernas para andar como os próprios autores afirmam.
Charlie Jaguar, podia já agora dizer em que página está essa caixa? Agradecia bastante, pois depois dava-me jeito saber.
Relativamente à notícia, e se for realmente uma avaliação, estou espantado de não ter saído cá para fora mais nenhuma notícia nem nenhum documento oficial sobre isso.
Sinceramente estou para ver depois de tantos anos... Esses 600 milhões de euros também mal entrarem na tesouraria serão imediatamente gastos para cobrir dívidas. Mas isto também já sou eu a ser muito pessimista nestas coisas; porque até também é verdade que estamos a falar de helicópteros e não de submarinos ou caças.
Abraço,
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Disse me um passarinho que alguns dos F16 iam ser vendidos por 600 milhões de euros. Logo se quiserem comprar os novos helis bastava retirar 60 milhões desta quantia.
Sempre o optimista. :wink: O artigo dedicado aos Merlin, e muito em particular ao 35º aniversário da Esq. 751, vai da página 68 à 71 da AFM, sendo que é nesta última que se encontra a caixa que destaquei. Quanto à razão para os rapazes dos helis estarem a "espreitar" uma velha paixão nossa desde o início dos anos 80 como é o agora chamado AW109, antigo A109 Hirundo, talvez se fique a dever a uma acção comercial do fabricante Agusta Westland junto da FAP, é comum ocorrer. Afinal possuimos duas frotas deste constructor - os EH-101 e os Super Lynx - e eles (Agusta Westland) têm pleno conhecimento de que o Alouette III está mais do que ultrapassado e que é urgente a sua substituição em Portugal. Como é dito no próprio artigo, coligido por colegas holandeses que até conheço relativamente bem por ter trabalhado noutras ocasiões com eles, passar do vetusto Al-III para o state-of-the-art Merlin requer reaprender quase tudo de novo, fora o básico naturalmente. :roll:
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Obrigado pelas informações. Impressionante como às tantas só vamos ter helicópteros novos por causa dos "esforços" de um fabricante...
Será que mesmo que fossemos comprar o A109 amanhã também seriam comprados para o UALE? Com futuros cortes na defesa o mais provável é que desapareça.
Cumprimentos,
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Amigos...O "delírio" já vai longe...então o Exército vai fundir as suas Escolas Práticas das Armas, não consegue substituir a Espingarda-Automática (G3) e agora ainda estão a pensar em gastar dinheiro num projecto morto e enterrado??????????
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Amigos...O "delírio" já vai longe...então o Exército vai fundir as suas Escolas Práticas das Armas, não consegue substituir a Espingarda-Automática (G3) e agora ainda estão a pensar em gastar dinheiro num projecto morto e enterrado?????????? :oops:
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Aliás, e além disto tudo, convém recordar as palavras de Aguiar-Branco em Junho do ano passado aquando do cancelamento dos NH90, mas estou convencido que daquele mato não sai coelho. :?
P.S. 2: de acordo com dados deste ano do fabricante, o AW109 LUH (Light Utility Helicopter), na minha opinião a versão mais indicada para o nosso caso, tem um custo por unidade a rondar os 7,5/8 milhões de euros.
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Mas a Eurocopter e a AgustaWestland são grupos rivais...Acreditas que a Eurocopter, que é maioritária (62,5%) na empresa NHIndustries, vai deixar de bom grado que o parceiro minoritário, a AgustaWestland (32%), fique com o "negócio alternativo"/"prémio de consolação" face ao cancelamento dos NH90?
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Estou também estou para ver como é que será possível legalmente converter 50 milhões de euros de indemnização de um contracto para outro contracto de equipamento. A ideia parece no mínimo ridícula. Mas algo desse género depende antes de mais de a quem são devidos esses 50 milhões de euros: será mesmo à Eurocopter ou será a uma empresa de holding?
Não sei o que se passa dentro da Eurocopter nem o que vai dentro da cabeça dos directores da empresa, mas eles não tiveram uma presença tão forte quanto isso em Portugal (desde os tempos da Aérospatiale) como noutros países ou como outras empresas. A atitude deles perante o nosso governo desde o fim dos contratos do EC635 e do NH90 parece ser do tipo: «se querem querem, senão que que se vão f*d*r, que já estamos fartos de aturar estes idiotas». O mercado Espanhol, Brasileiro e africano é mais importante para eles do que uns míseros vinte helicópteros (se tanto, a contar com ligeiros, médios e helicópteros também para a EMA).
Cá para mim o Aguiar-Branco disse aquilo foi mais para save face do que outra coisa qualquer. É o mesmo motivo pelo qual a UALE ainda não foi oficialmente extinta: para evitar críticas ao desperdício que foi feito e ao facto de termos formado técnicos e pilotos que não foram realmente aproveitados.
Cumprimentos,
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Mas a Eurocopter e a AgustaWestland são grupos rivais...Acreditas que a Eurocopter, que é maioritária (62,5%) na empresa NHIndustries, vai deixar de bom grado que o parceiro minoritário, a AgustaWestland (32%), fique com o "negócio alternativo"/"prémio de consolação" face ao cancelamento dos NH90?
Claro que não, PM. Aliás, e complementando aquilo que escreveu também o Get_It, aquilo foi poeira e o "politiquês" do costume. É ridículo, e ofensivo até por não ser verdade, aquilo que o Aguiar-Branco disse o ano passado. Daí se ter falado durante algum tempo na opção EC120 Colibri - esse sim da Eurocopter e para o qual hipoteticamente a verba poderia ser utilizada -, mas parece que a FAP, depois de ter observado aparelhos espanhóis e ter até tecido alguns elogios ao seu desempenho, rejeitou liminarmente o modelo por não corresponder àquilo que procura.
A verdade é que nestes tempos de águas estagnadas pouco ou nada de concreto se sabe, a não ser a ordem para cortar, parar e calar, e daí que a caixa na AFM deste mês tenha todo o interesse. Desde o final dos anos 70, princípio dos anos 80, que o A109 já foi por várias vezes apontado à FAP e mesmo ao Exército, contudo nunca tal se efectivou (nem os AH-1G, UH-1H, UH-60A e, claro, EC635) portanto aguardemos com atenção pelos próximos desenvolvimentos. Também andávamos a namorar o PC-21, segundo dizem as más-línguas, e agora, ao que tudo indica, vamos andar à boleia dos T-50 sul-coreanos, o que, não sendo mau de todo, é na minha opinião também globalização a mais. Qualquer concessionamos também a defesa do espaço aéreo?
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Por acaso ontem à noite, e a respeito do que vem na AFM acerca do AW109, pensei até que a nossa malta dos helis podia ter estado a inspecionar um dos 3 AW109E Power que o INEM possui (várias vezes o do Algarve me passa aqui por cima de casa a caminho do Hospital de Santa Maria), mas esta manhã cheguei à fala com um dos autores do artigo, Dirk Jan de Ridder, que confirmou de facto que se tratou de uma demonstração efectuada pela Agusta Westland.
Yes, it was a commercial demonstration offered by Agusta Westland. They contacted FAP to see if they were interested so they brought a test pilot (I guess) and some representatives to Montijo AB.
Portanto há-que seguir os próximos desenvolvimentos com interesse.
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Mas Charlie, eu pensava que os Sul-Coreanos já fossem águas passadas. :roll:
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Isto de voltar a ler aquele discurso do Aguiar-Branco deu-me a volta à cabeça. Sim, o Charlie Jaguar escreveu muito bem, aquilo foi «poeira e o "politiquês" do costume», mas ainda estou a pensar sobre o assunto... O que teria a Eurocopter a oferecer a partir de uma renegociação das indemnizações que desse para substituir o Alouette III sem ser o EC635? EC145? Talvez até UH-72 Lakota para felicidade dos norte-americanos? Aquele gajo é mesmo um tretas... A não ser que alguém (alguém da UE) se tenha chegado à frente para pagar a indemnização em troca de nós comprarmos material a eles mesmo em tempo de crise não estou a ver como seria possível. Bah, isto é mesmo uma treta. Desculpem lá estar a perder o vosso tempo a escrever sobre isto.
Portanto há-que seguir os próximos desenvolvimentos com interesse. 
Infelizmente esses desenvolvimentos não devem aparecer agora tão cedo. O que é frustrante para quem vê o estado em que isto vai. Mas quem sabe se com esta crise da Força Aérea Sul Africana (http://http) não seja uma boa oportunidade para comprar alguns A109LUH deles (http://http), embora seja mais provável que sendo forçados eles vendam é primeiro alguns Gripens antes dos helicópteros.
Entretanto, noutro assunto relacionado com um tópico aqui "ao lado" (http://http), temos agora também a Espanha a querer vender 13 dos seus A400M. São mais 13 a adicionar aos outros 13 que a Alemanha também quer vender. Aí se tivéssemos dinheiro e vontade política...
Cabeça de Martelo, realmente essa dos Sul Coreanos parece que já passou (http://http), e aliás, em Maio era a vez de uma empresa privada Canadiana querer instalar uma escola de aviação militar em Beja. A não ser que o Charlie Jaguar tenha alguma informação nova acho que ele estava era mais a dar um outro exemplo de rumores e notícias que andaram para aí de um lado para o outro e acabaram por não dar em nada.
Quanto à concessão da defesa aérea acho que só veremos isso lá para 2027. Vai depender muito do estado em que isto vai estar nessa altura. Estaremos muito mais endividados? Haverá oposição suficiente na FAP para que não aconteça? Será que algum ministro vai arranjar um emprego numa empresa de advogados ou de leasing para tratar do negócio da concessão? Estaremos para ver. Mas se isso acontecer o mais provável é que nunca sejam os espanhóis a fazer a defesa aérea mas talvez paguemos à Grã-Bretanha ou Itália (que já tem experiência na coisa) para esse efeito.
Cumprimentos,
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Mas Charlie, eu pensava que os Sul-Coreanos já fossem águas passadas. :roll:
Eu também, visto que ao que parece, os coreanos foram substituídos por canadianos.
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Mas Charlie, eu pensava que os Sul-Coreanos já fossem águas passadas. :roll:
Eu também, visto que ao que parece, os coreanos foram substituídos por canadianos.
Ups, my bad. Essa, por acaso, tinha-me escapado. :roll:
Apesar disso tudo, esta presença de uma equipa de demonstração da Agusta Westland na BA6 não deixa de ser aparentemente um bom sinal, pelo menos já é uma novidade. Penso que não estará ligado ao dossier das contrapartidas da aquisição do EH-101, como ainda ontem ouvi também, mas antes mesmo com uma acção comercial do fabricante que conhece a situação da FAP e as intenções do CEMFA que ficaram bem patentes no discurso das comemorações do último Dia da Força Aérea e que deixaram o Aguiar-Branco tão escamado.
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Estava ali ao lado no tópico do GALE/UALE quando li algo que me fez lembrar novamente naquela treta que o José disse: quem estava a construir os nossos NH-90 era a AgustaWestland em Itália... Não quero com isto dizer que já não penso que o que o José disse não fosse mais que um save face, «poeira e o "politiquês" do costume», mas já dá para perceber o que ele andou a beber.
Quem sabe, com base na informação que o Charlie Jaguar partilhou, se a AgustaWestland ainda não vai é ter pena de nós e pagar/anular parte da indemnização do cancelamento do contrato em troca da compra dos A109.
Cumprimentos,
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Este filme retrata os 50 anos de operação do helicóptero ALOUETTE III ao serviço da Força Aérea Portuguesa.
É uma singela homenagem aos heróis que pereceram em combate voando os ALIII.
É também o reconhecimento a todos aqueles que durante 50 anos revelaram uma dedicação, abnegação, coragem e capacidades de sacrifício notáveis dignificando de forma exemplar a Força Aérea e a Pátria Portuguesa.
Destaque para a sua participação na Guerra do Ultramar, as Esquadras a que pertenceu e as suas principais missões.
Conta também com os testemunhos de quem operou e opera este helicóptero e de quem foi salvo.
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(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2F3.bp.blogspot.com%2F-GSR8ixdRC-0%2FVBc6G3eDZhI%2FAAAAAAAAba0%2FhMxwgwLjR-c%2Fs1600%2Fz.jpg&hash=8ad999ee060374cbcb092af02606f1c5)
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https://www.facebook.com/video.php?v=49 ... =2&theater (https://www.facebook.com/video.php?v=498242713648891&set=vb.188128631326969&type=2&theater)
Alouette no RI1 em Tavira.
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https://www.facebook.com/video.php?v=498242713648891&set=vb.188128631326969&type=2&theater
Alouette no RI1 em Tavira. :mrgreen: .
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(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ffbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net%2Fhphotos-ak-xfp1%2Fv%2Ft1.0-9%2F1959773_500745686731927_4252171917998857817_n.jpg%3Foh%3D6fda62b2c72b60e75d672113c2ace31b%26amp%3Boe%3D54FFDC11%26amp%3B__gda__%3D1427558026_966eb1f5593f39f35c02b1445aa60c54&hash=8d00251da8b8f367268c914d785adf5f)
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http://www.thinglink.com/scene/621301130504175617 (http://www.thinglink.com/scene/621301130504175617)
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[Rumor] Ao que isto já chegou. Já andou-se a estudar a opção de comprar alguns helicópteros pequenos na classe dos Sikorsky S-333/Robinson R66 para a FAP, aliado ao uso de simuladores, para a missão de "treinamento". Deixaria-se assim ficar as outras missões de transporte aéreo táctico/geral e de apoio de combate para a UALE; visto até que o Exército não parece planear abrir mão da sua própria unidade de aviação. Também deixaria-se assim para mais tarde a compra de um helicóptero ligeiro, como um verdadeiro substituto do Alouette III, para o UALE de forma a não ter um impacto tão grande na LPM e não atrasar outros programas de aquisição.
Cumprimentos,
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[Rumor] Ao que isto já chegou. Já andou-se a estudar a opção de comprar alguns helicópteros pequenos na classe dos Sikorsky S-333/Robinson R66 para a FAP, aliado ao uso de simuladores, para a missão de "treinamento". Deixaria-se assim ficar as outras missões de transporte aéreo táctico/geral e de apoio de combate para a UALE; visto até que o Exército não parece planear abrir mão da sua própria unidade de aviação. Também deixaria-se assim para mais tarde a compra de um helicóptero ligeiro, como um verdadeiro substituto do Alouette III, para o UALE de forma a não ter um impacto tão grande na LPM e não atrasar outros programas de aquisição.
Cumprimentos,
Os rumores são como os chapéus.... "há muitos"!
Mas...
... alguns até acabam por ter algum (muito?) fundamento. Como este.
Já há algum tempo também houve um similar, apenas o aparelho em questão diferia (na altura falava-se do EC.120 Colibri). Duas razões para crer que este rumor tem fundamento: 1º, pela repetição do assunto ao longo do tempo (principalmente dentro dos ramos); 2º, por isto
Deixaria-se assim ficar as outras missões de transporte aéreo táctico/geral e de apoio de combate para a UALE; visto até que o Exército não parece planear abrir mão da sua própria unidade de aviação
Falta o pormenor, mas que UALE? Que unidade de aviação? O Exército é que decide que capacidades as FAs têm e quem as opera?
Já o tenho vindo a dizer há muito tempo, e parece que isso causa algum celeuma a quem não tem muita capacidade para pensar "com a cabeça", mas na minha opinião (e os exemplos há-os a rodos) o Exército é um grande entrave à modernização das FAs...
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http://www.aircraftcompare.com/manufacture-aircraft/Sikorsky/39
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.aircraftcompare.com%2Faircraft_images%2F376.jpg&hash=d0b6095e37a6b854a73637d24c4e6760)
Então mais se isto for para a frente e pelo preço em questão não valia mais comprar o Bell 206 Jet Ranger (0,69USD para os 0,90USD do segundo)? Longe de ser o ideal mas pelo menos ficava-se com uma maquina a fazer as mesmas missões do Aloutte III, é que descer de cavalo para burro à espera que "chova"... :roll: http://www.exercito.pt/sites/UALE/Historial/Paginas/default.aspx
Saudações
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Não tenho qq dúvida quanto a isso, os Rodesianos e os Sul Africanos, bem o podem confirmar.
O meu primeiro voo foi em 1970, num heli do destacamento do AM de Vila Cabral.
Na última foto um heli-canhão, com a MG151, a 20mm alemã que equipava o FW200 Condor, com uma gazela, pendurada, depois de a terem caçado !!
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1357.photobucket.com%2Falbums%2Fq745%2Fjolumeme%2F482335_231082270364938_1137282264_n_zps2pykz0qz.jpg&hash=f5a13c5d92067e47c670f51a54c83b0d) (http://s1357.photobucket.com/user/jolumeme/media/482335_231082270364938_1137282264_n_zps2pykz0qz.jpg.html)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi1357.photobucket.com%2Falbums%2Fq745%2Fjolumeme%2F775268_593528917340867_723727427_o_zps2123ea6m.jpg&hash=70abb522860bc1c6d8be1b74eb3bc90f) (http://s1357.photobucket.com/user/jolumeme/media/775268_593528917340867_723727427_o_zps2123ea6m.jpg.html)
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Abraços
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Helicóptero da Força Aérea sofre acidente durante manobra de treino
(29 de Janeiro de 2018)
Um acidente que envolveu um helicóptero Alouette III, e que a Força Aérea descreve como uma «aterragem forte», aconteceu na tarde desta segunda-feira em Selmes, a cerca de 20 quilómetros de Beja, enquanto os tripulantes faziam uma «manobra de treino». A Força Aérea, que confirmou a ocorrência num comunicado enviado às redacções, acrescenta que o helicóptero sediado na Base Aérea de Beja ficou danificado mas que não há registo de ferimentos entre a tripulação.
As causas do acidente, que aconteceu às 15h20, «estão sob investigação». O gabinete de relações públicas da Força Aérea sublinha ainda que «este tipo de treinos é efectuado em locais isolados», pelo que não houve perigo para a população civil.
(...)
Fonte: https://www.publico.pt/2018/01/29/sociedade/noticia/acidente-com-helicoptero-durante-manobra-de-treino-em-selmes-1801211 (https://www.publico.pt/2018/01/29/sociedade/noticia/acidente-com-helicoptero-durante-manobra-de-treino-em-selmes-1801211)
Cumprimentos,
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Para quem desconheça, os Rotores de Portugal inicialmente eram uma patrulha constituída por quatro Alouette III. Foi em Abril de 1976 que a patrulhas nasceu na BA3 como parte integrante da Esquadra 33, destinada a demonstrações aéreas. Denominada “Rotores de Portugal”, actuaram pela primeira vez a 4 de Julho desse ano no festival aéreo comemorativo do 24º Aniversário da Força Aérea Portuguesa, que se realizou na BA1, em Sintra, numa exibição com quatro helicópteros. A última exibição com quatro helicópteros teve lugar em Outubro de 1980.
(https://2.bp.blogspot.com/-z2FIoP9CBFQ/U8K1D6KzFRI/AAAAAAAAdDs/ae_zyt6F0Ok/s1600/2_Mais_Alto_AlouetteIII_Rotores.jpg)
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Para quem desconheça, os Rotores de Portugal inicialmente eram uma patrulha constituída por quatro Alouette III. Foi em Abril de 1976 que a patrulhas nasceu na BA3 como parte integrante da Esquadra 33, destinada a demonstrações aéreas. Denominada “Rotores de Portugal”, actuaram pela primeira vez a 4 de Julho desse ano no festival aéreo comemorativo do 24º Aniversário da Força Aérea Portuguesa, que se realizou na BA1, em Sintra, numa exibição com quatro helicópteros. A última exibição com quatro helicópteros teve lugar em Outubro de 1980.
(https://2.bp.blogspot.com/-z2FIoP9CBFQ/U8K1D6KzFRI/AAAAAAAAdDs/ae_zyt6F0Ok/s1600/2_Mais_Alto_AlouetteIII_Rotores.jpg)
Por aí bem se pode ver o cuidado que os responsáveis tiveram em manter um numero de aeronaves suficientes para efectuar as missões, hoje gostava de ver os rotores a evoluírem com quatro helis...... onde estão eles, os quatro ALIII ???? ::)
Abraços
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Para quem desconheça, os Rotores de Portugal inicialmente eram uma patrulha constituída por quatro Alouette III. Foi em Abril de 1976 que a patrulhas nasceu na BA3 como parte integrante da Esquadra 33, destinada a demonstrações aéreas. Denominada “Rotores de Portugal”, actuaram pela primeira vez a 4 de Julho desse ano no festival aéreo comemorativo do 24º Aniversário da Força Aérea Portuguesa, que se realizou na BA1, em Sintra, numa exibição com quatro helicópteros. A última exibição com quatro helicópteros teve lugar em Outubro de 1980.
(https://2.bp.blogspot.com/-z2FIoP9CBFQ/U8K1D6KzFRI/AAAAAAAAdDs/ae_zyt6F0Ok/s1600/2_Mais_Alto_AlouetteIII_Rotores.jpg)
Por aí bem se pode ver o cuidado que os responsáveis tiveram em manter um numero de aeronaves suficientes para efectuar as missões, hoje gostava de ver os rotores a evoluírem com quatro helis...... onde estão eles, os quatro ALIII ???? ::)
Abraços
Não tens...os rotores mais recentemente já foram parelha a 2 tipo os mais recentes e finitos asas de portugal.
Atualmente ALIII tens 3...que foi a conta que "Deus" fez!
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Anúncio de concurso urgente para o fornecimento de sobressalentes para os Alouette III, publicado no DR de hoje.
https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/121721984/details/normal?sort=whenSearchable&sortOrder=DESC&q=For%C3%A7a+A%C3%A9rea
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Anúncio de concurso urgente para o fornecimento de sobressalentes para os Alouette III, publicado no DR de hoje.
https://dre.pt/web/guest/pesquisa/-/search/121721984/details/normal?sort=whenSearchable&sortOrder=DESC&q=For%C3%A7a+A%C3%A9rea
Vai uma aposta que ainda um ou dois ALIII vão participar nos combates/transportes de pessoal durante a época dos FF ??
Abraços
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Vai uma aposta que ainda um ou dois ALIII vão participar nos combates/transportes de pessoal durante a época dos FF ??
Pelo menos até estarem cá os 5 Koalas, e enquanto não for declarada a sua operacionalidade plena (FOC) lá para o segundo trimestre do ano que vem, os "cabeçudos" vão ter mesmo que andar por aí. E, a título pessoal, ainda bem pois depois do Fiat, do A-7 e do Puma, é do Alouette III que mais falta irei sentir. :'(
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Vai uma aposta que ainda um ou dois ALIII vão participar nos combates/transportes de pessoal durante a época dos FF ??
Pelo menos até estarem cá os 5 Koalas, e enquanto não for declarada a sua operacionalidade plena (FOC) lá para o segundo trimestre do ano que vem, os "cabeçudos" vão ter mesmo que andar por aí. E, a título pessoal, ainda bem pois depois do Fiat, do A-7 e do Puma, é do Alouette III que mais falta irei sentir. :'(
Mas o que é que o Alouette faz que não possa ser feito pelo AR5??
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Vai uma aposta que ainda um ou dois ALIII vão participar nos combates/transportes de pessoal durante a época dos FF ??
Pelo menos até estarem cá os 5 Koalas, e enquanto não for declarada a sua operacionalidade plena (FOC) lá para o segundo trimestre do ano que vem, os "cabeçudos" vão ter mesmo que andar por aí. E, a título pessoal, ainda bem pois depois do Fiat, do A-7 e do Puma, é do Alouette III que mais falta irei sentir. :'(
Mas o que é que o Alouette faz que não possa ser feito pelo AR5??
Instrução? Transporte geral? SAR? ....
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Vai uma aposta que ainda um ou dois ALIII vão participar nos combates/transportes de pessoal durante a época dos FF ??
Pelo menos até estarem cá os 5 Koalas, e enquanto não for declarada a sua operacionalidade plena (FOC) lá para o segundo trimestre do ano que vem, os "cabeçudos" vão ter mesmo que andar por aí. E, a título pessoal, ainda bem pois depois do Fiat, do A-7 e do Puma, é do Alouette III que mais falta irei sentir. :'(
Mas o que é que o Alouette faz que não possa ser feito pelo AR5??
Instrução? Transporte geral? SAR? ....
No combate aos incêndios.
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Operar um bambi?
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Operar um bambi?
O mais interessante é que a premissa que usavam para a compra de novos helis caiu, ou seja, até agora não havia peças sobresselentes e de um momento para o outro já há. Os militares têm que ter cuidado cada vez mais na justificação da compra de um equipamento.
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Operar um bambi?
O mais interessante é que a premissa que usavam para a compra de novos helis caiu, ou seja, até agora não havia peças sobresselentes e de um momento para o outro já há. Os militares têm que ter cuidado cada vez mais na justificação da compra de um equipamento.
peças para manter 3 ALIII a voar até termos os Koalas todos FOC...garantindo o alerta SAR em Ovar, missões de vigilância florestal e o que se lembrarem mais...bambi bucket não me parece exequível.
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Hace pocos días, en un noticiero de la tv española pusieron imágenes de la búsqueda en el Minho de una persona desaparecida y se veía a un Alouette III volando bajo sobre el río.
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buenos dias bien venido
certamente iremos ainda por alguns anos ter nas nossas fileiras o belissimo allouette mas seu ciclo esta terminando e agora com os Koala aquele abraxo
saludos
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(https://scontent.flis5-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/81224419_2475471549437658_2739904326976667648_n.jpg?_nc_cat=104&_nc_oc=AQnomUjyBr63EoLc_wDON0SdzUJdwDxWeu-LX6G0IURLieSgSuaUS4ncnkonmxTcedDVJCU81eF7cDKs-k_fgIeu&_nc_ht=scontent.flis5-1.fna&oh=55bf1509d9bad3c977765908675065d5&oe=5EA40755)
(https://scontent.flis5-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/80617557_2475472439437569_3474974188547080192_n.jpg?_nc_cat=100&_nc_oc=AQnjHbyaRHxafar7lVNup0SbvXcdN5LOZxVTWgC7pCCFYSsFA2ARzQVseZKm1M0q08owQjL-NOw7IzBLeOxWNuJr&_nc_ht=scontent.flis5-1.fna&oh=7e8685ea1185eb7ef98506190aab2815&oe=5EB438C7)
Portuguese Allouette lll ship landing 1973 Luanda/Angola
Fonte: Modern African Bushwars
Cumprimentos
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(https://scontent.flis5-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/81224419_2475471549437658_2739904326976667648_n.jpg?_nc_cat=104&_nc_oc=AQnomUjyBr63EoLc_wDON0SdzUJdwDxWeu-LX6G0IURLieSgSuaUS4ncnkonmxTcedDVJCU81eF7cDKs-k_fgIeu&_nc_ht=scontent.flis5-1.fna&oh=55bf1509d9bad3c977765908675065d5&oe=5EA40755)
(https://scontent.flis5-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/80617557_2475472439437569_3474974188547080192_n.jpg?_nc_cat=100&_nc_oc=AQnjHbyaRHxafar7lVNup0SbvXcdN5LOZxVTWgC7pCCFYSsFA2ARzQVseZKm1M0q08owQjL-NOw7IzBLeOxWNuJr&_nc_ht=scontent.flis5-1.fna&oh=7e8685ea1185eb7ef98506190aab2815&oe=5EB438C7)
Portuguese Allouette lll ship landing 1973 Luanda/Angola
Fonte: Modern African Bushwars
Cumprimentos
O Zingarelho no seu melhor, se a guerra colonial acontecesse agora queria ver a prestação dos Kualitas Civis nas missões que o ALIII desempenhou !!
Abraços
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Um Zingarelho "Pantufas" num exercício na Costa de Caparica em 1978. De notar como o Recuperador-Salvador tinha de ser descido e içado entre a fuselagem e o enorme flutuador. :)
(https://scontent.flis8-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/82549324_3266471223380563_7923047125800189952_o.jpg?_nc_cat=111&_nc_ohc=r53Pa2lxKGsAX-Ral3Q&_nc_ht=scontent.flis8-1.fna&oh=74691aa219b2a504c9acce39b6eedfb6&oe=5F0207D3)
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Eles ainda andam por aí!...
(https://scontent.fopo1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-0/p640x640/87893470_10219205732728649_860366152222638080_o.jpg?_nc_cat=104&_nc_sid=e007fa&_nc_ohc=FzdA_6T3NZ8AX_s5dtC&_nc_ht=scontent.fopo1-1.fna&_nc_tp=6&oh=c9b8c624f1dc4c57472bf01698e1e50c&oe=5EEBCC9C)
Fonte: Serrano Rosa, tirado em 17/02/2020
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Eles ainda andam por aí!...
(https://scontent.fopo1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-0/p640x640/87893470_10219205732728649_860366152222638080_o.jpg?_nc_cat=104&_nc_sid=e007fa&_nc_ohc=FzdA_6T3NZ8AX_s5dtC&_nc_ht=scontent.fopo1-1.fna&_nc_tp=6&oh=c9b8c624f1dc4c57472bf01698e1e50c&oe=5EEBCC9C)
Fonte: Serrano Rosa, tirado em 17/02/2020
Apesar da sua idade o ALIII continua a mostrar o que vale depois de tão bem ter desempenhado as missões de combate, e não só, em três TO Africanos !!
Abraços
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Como eram tantos, ainda há-de haver um ou outro com algumas horas de voo para dar. 8)
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Como eram tantos, ainda há-de haver um ou outro com algumas horas de voo para dar. 8)
Até têm, e muito por causa das OGMA que na altura que ainda eram da FAP reduziram praticamente a zero as horas de voo de muitas células depois de virem de África. O problema é que as peças são cada vez mais escassas (sobretudo para o motor), o facto da OGMA já não as fabricar também, os operadores do Zingarelho serem cada vez menos, e claro a crescente obsolescência deste sistema de armas no panorama actual.
Para mim é mais compreensível o abate do Alouette III do que do Puma quando ainda há muitos exemplares deste último ao serviço em várias nações, mas o desgaste e corrosão (e pouco investimento real ao longo da sua carreira) ditaram esse desfecho para a frota Puma.
Pena é que um helicóptero militar versátil como o Alouette esteja a ser substituído por um aparelho com características eminentemente civis, mas infelizmente é o que temos.
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Aproxima-se o crepúsculo para o eterno Alouette III. :'(
Ministro da Defesa Nacional em Beja para voo que assinala final de serviço de aeronave
15 de Junho, 2020
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, vai estar amanhã, pelas 10 horas, na Base Aérea de Beja para realizar um voo a bordo do helicóptero Alouette III (ALIII). A ação decorre para assinalar o final de serviço daquela aeronave, após 57 anos de operação na Força Aérea Portuguesa.
https://www.radiopax.com/ministro-da-defesa-nacional-em-beja-para-assinalar-final-de-servico-de-aeronave/
(https://i.postimg.cc/K8XXkqbP/97605571-1211394302530076-1859926512266903552-o.jpg)
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Alouette III cumpre 57 anos ao serviço da Força Aérea
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Espectáculo, excelente aeronave, voei nele pela primeira vez em Moçambique em 1971.
Já durante o meu serviço militar fiz operacoes com os zingarelhos, saltei deles, por várias vezes, para as nossas incursoes e assaltos, ate me emocionei um pouco.
Esta sim, uma muito util E EXCELENTE MÁQUINA DE GUERRA, bem testada e melhor operada, pela NOSSA FAP.
Abraços
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Que vídeo fantástico.
É conjuntamente com o Fiat G-91, a aeronave mais icónica da Força Aérea Portuguesa. Mais nenhumas terão o protagonismo e a importância que estas estiveram.
Jamais esquecerei aquele som característico e inconfundível e ao mesmo tempo agradável daquelas turbinas Astazou a trabalharem. É uma era que acabou agora no ponto de vista formal (já tinha acabado antes). Os Alouette também acabaram da forma menos digna com aquelas pinturas horríveis e de mau gosto, tipo bandeira de pais africano com a sobreposição do verde alface/vermelho/amarelo e que tiravam a dignidade e a estética que a aeronave merecia ter.
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Para quem for assinante do Público (infelizmente só quem for) este diário traz hoje um artigo em duas páginas sobre o adeus ao Alouette III.
https://www.publico.pt/2020/06/21/politica/noticia/terminou-voo-cotovia-1921348
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(https://i.ibb.co/qYbtcB4/01.jpg)
(https://i.ibb.co/J7v5zYB/02.jpg)
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Thanks PM. ;)