ForumDefesa.com

Outras Temáticas de Defesa => Área Livre-Outras Temáticas de Defesa => Tópico iniciado por: TOMKAT em Outubro 09, 2005, 07:28:54 pm

Título: Mário Soares viola lei eleitoral
Enviado por: TOMKAT em Outubro 09, 2005, 07:28:54 pm
Mário Soares viola lei eleitoral (outra vez !!!!!)

Notícia SIC online.

Citar
Mário Soares viola lei eleitoral

Fez apelo ao voto em JoãoSoares

"Toda a gente sabe que há um empate técnico e espero que se decida a favor do candidato socialista, ou seja, o João Soares", disse o ex-Presidente da República.

O candidato presidencial socialista, Mário Soares, violou a Lei Eleitoral ao apelar ao voto no candidato do PS à Câmara de Sintra no próprio dia da eleição, disse à Lusa fonte da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Em declarações aos jornalistas após exercer o direito de voto, Mário Soares defendeu a vitória do candiadto do Partido Socialista (PS) á Câmara de Sintra, João Soares.

"Toda a gente sabe que há um empate técnico e espero que se decuda a favor do candidato socialista, ou seja, o João Soares", disse o ex-Presidente da República.

Segundo o porta-voz da CNE, Nuno Godinho de Matos, tais declarações
"violam claramente o nº2 do artigo 177 da Lei Eleitoral para as autarquias locais, que proíbe que no dia da eleição seja feito um apelo ao voto"

De acordo com o porta-voz da CNE, esta violação da lei eleitoral é punida com uma pena de prisão até seis meses ou uma multa até 60 dias.

Nuno Godinho acrescentou que "como se trata de um ilícito eleitoral de natureza criminal, é um crime da responsabilidade do Ministério Público, por isso a CNE vai dar conhecimento do caso (ao MP)".

Esta foi a segunda vez que Mário Soares violou a Lei Eleitoral.
A primeira aconteceu nas últimas eleições legislativas, a 20 de Fevereiro
deste ano, Mário Soares apelou à "maioria absoluta no PS"


 :?
Título:
Enviado por: komet em Outubro 09, 2005, 07:37:18 pm
Prisão para ele!!!  :lol:

Claro que isso nunca iria acontecer, isto é Portugal.

No fundo até acho que é melhor assim, senão ainda se tornaria um mártir, e ainda saía disto tudo como herói.
Título:
Enviado por: fgomes em Outubro 09, 2005, 07:43:16 pm
Isto é tudo táctica política! Se tiver problemas com a justiça, vai ter mais valia eleitoral! Se seguisse as tácticas de Fátima Felgueiras e fugisse para o Brasil, a vitória nas presidencias estava garantida!
Título:
Enviado por: Pantera em Outubro 09, 2005, 07:53:11 pm
Já é a segunda fez...este gajo podia era ser preso,mas por este tipo de crimes ninguém é preso.Este Soares tem de se contentar com a derrota do filho e nas presidenciais vai ser a sua derrota.
Título:
Enviado por: P44 em Outubro 10, 2005, 10:20:38 am
...é a senilidade a falar, tem de ser dar o desconto :lol:
Título:
Enviado por: emarques em Outubro 10, 2005, 03:09:06 pm
Por favor... "Espero que X ganhe" é um apelo ao voto?! Às vezes fico parvo com a capacidade de perder tempo com questiúnculas que existe neste país.
Título:
Enviado por: p_shadow em Outubro 10, 2005, 09:25:24 pm
Citar
Por favor... "Espero que X ganhe" é um apelo ao voto?! Às vezes fico parvo com a capacidade de perder tempo com questiúnculas que existe neste país.


Talvez, se não tivesse vindo de um candidato a Presidente de TODOS os Portugueses... :roll:


Cumptos
Título:
Enviado por: Benny em Outubro 11, 2005, 06:58:58 pm
É claro que ele se poderia abster de fazer comentários em frente à imprensa. Mas é inegável que ele havia sempre de apoiar o seu filho, ou será que alguém pensava coisa diferente?

Seja como for, é uma regra um bocado absurda, paternalista e desajustada hoje em dia, de difícil aplicação.

Quero lá saber quem é que apoia quem e não será certametne à boca da urna, só porque este ou aquele disseram que iam votar em não-sei-quem que vou mudar o meu voto.

Benny
Título:
Enviado por: komet em Outubro 11, 2005, 07:25:19 pm
Benny, há quem mude, é a influência dos chamados "fazedores de opinião", por essas e por outras só os do costume é que têm razão e eles é que sabem (aka, os media no geral e os partidos).
Título:
Enviado por: papatango em Outubro 11, 2005, 08:55:32 pm
O problema, do meu ponto de vista, prende-se com o respeito da Lei.

Já basta uma parte da população achar que a Lei não serve para nada, e ainda por cima vem o Mário Soares a confirmar isso.

A nossa Lei Eleitoral é muito clara:

Quando chega Sábado às 00:00 acaba a campanha eleitoral e começa o chamado período de reflexão.

Das duas uma: Ou cumprimos a Lei e não fazemos declarações politicas, como "espero que ganhe X ou deve ganhar Y" ou então alteramos a lei e fazemos como nos Estados Unidos, e fazemos campanha até ao dia da eleição.

Mario Soares, ajudou a criar a imagem de decadência da justiça, da Lei e da Ordem.

Não sei se o faz por uma questão de senilidade, ou se por alguma outra razão, está interessado em provocar a erosão das instituições, que já estão demasiado erodidas, para no futuro (ganhe ou não as eleições) nos explicar que devemos entrar em outras uniões (da mesma forma que entrámos na União Europeia) para defender os interesses de Portugal, utilizando como argumento, o completo desleixo dos sistemas judicial, de saúde ou de ensino.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Portugues em Outubro 12, 2005, 12:57:40 pm
Nada de novo ou de surpreendente, vindo de um senhor que há muito devia ter abandonado as lides politicas ( se é que alguma vez lá devia ter entrado! ) e que já mostrou o respeito que tem pelo país, nomeadamente quando cuspiu e pisou a Bandeira Nacional.

Prisão com ele!
Título:
Enviado por: papatango em Outubro 12, 2005, 03:42:20 pm
A alegação de que Mário soares cuspiu e pisou a bandeira nacional, foi levada a tribunal há uns anos.

A verdade, é que ninguém conseguiu provar que tal tenha ocorrido. Não foi apresentada uma única testemunha que tivesse visto tal. Apenas houve quem disse que disse porque ouviu de alguém que ouviu que alguém disse.

Devemos criticar as pessoas pelo que sabemos que elas fizeram, pelo que sabemos que elas disseram. Podemos criticar com argumentos, mesmo que sejam baseados nas nossas opiniões.

Mas não podemos atacar baseados em boatos e ainda por cima em boatos infundados.

Vivemos num país onde o boato é uma arma porca, porque os portugueses não entendem que ao propagar um boato estão a colaborar com um crime.

No entanto, se o senhor "português" tem algum dado que ajude a provar que afinal Mario Soares cuspiu e pisou a bandeira, sugiro que contacte o Ministério Público. Talvês ainda se possa reabrir o processo.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: NotePad em Outubro 12, 2005, 03:46:30 pm
é como os diamantes em angola ninguem viu mas todos sabemos que é verdade.
Título:
Enviado por: dremanu em Outubro 12, 2005, 04:26:24 pm
No meu ponto de vista pessoal, o problema não está no comentário do Mario Soares, mas sim na existência de uma lei imbecil e sem lógica.

Que importa se os candidatos fazem campanha até ao fim ou não. A maioria das pessoas quando vão votar já sabem em quem vão votar, e não é por causa de uns apelos de ultimo minuto que o vão deixar de fazer.

Em suma, uma lei ridícula e que não devia existir. E quantas outras, em todo o tipo de áreas não deve existir no livro das leis Portuguesas.
Título:
Enviado por: komet em Outubro 12, 2005, 05:16:58 pm
Lembrei-me agora dum episódio que Mário Soares ia com a comitiva toda e mais não sei quem num autocarro, quando a polícia  por uma razão qualquer manda encostá-lo. Márinho vai logo á janela do condutor bem rabugento e desata a gritar com o agente "Não queremos cá polícias vá-se embora homem" e mais não sei o quê... como se de um maldito fascista se tratasse o pobre polícia...
Título:
Enviado por: emarques em Outubro 12, 2005, 11:55:48 pm
Se bem me lembro, a polícia não o "mandou encostar". Por alguma razão a ideia era que o carro do presidente ia viajar incógnito, e de repente aparece uma escolta policial. Foi nessa altura que o Soares mandou os polícias embora. Ou pelo menos, é esta a ideia que eu tenho do incidente.
Título:
Enviado por: PereiraMarques em Outubro 13, 2005, 12:02:00 am
Também tenho uma impressão parecida à do emarques, penso que até terá sido durante uma das famosas "Presidências Abertas".

Cumprimentos
B. Pereira Marques
Título:
Enviado por: komet em Outubro 13, 2005, 12:08:11 am
Então foi a minha maldita interpretação do que vi na tv, porque não vou com a cara do homem por nada. Peço desculpa  :P
Título:
Enviado por: NotePad em Outubro 13, 2005, 01:33:27 am
P homem conseguiu ser o pior primeiro-ministro de sempre e depois conseguiu tambem ser o pior presidente da republica... e agr parece que quer ser ainda pior.
Título:
Enviado por: p_shadow em Outubro 13, 2005, 02:39:40 am
Citar
Se bem me lembro, a polícia não o "mandou encostar". Por alguma razão a ideia era que o carro do presidente ia viajar incógnito, e de repente aparece uma escolta policial. Foi nessa altura que o Soares mandou os polícias embora. Ou pelo menos, é esta a ideia que eu tenho do incidente.


A "cena" passou-se num autocarro da presidencia aberta e o sr.doutor disse literalmente para o polícia desaparecer da frente.


Cumptos
Título:
Enviado por: Portugues em Outubro 13, 2005, 10:21:59 am
Citação de: "NotePad"
é como os diamantes em angola ninguem viu mas todos sabemos que é verdade.


Nem mais  :lol:
Título:
Enviado por: Leonidas em Outubro 13, 2005, 02:55:53 pm
Saudações guerreiras.

Aqui vai uma notícia que já tem alguns dias. Vamos ver se isto dá em alguma coisa.


Fonte: Diário Digital      11-10-2005 11:37:13

Eleições: MP recebe na próxima semana queixa contra Soares
O apelo de Mário Soares ao voto em João Soares será enviado ao Ministério Público (MP) dentro de uma semana. A notícia é avançada esta terça-feira pela rádio Renascença.

Mário Soares violou no domingo a Lei Eleitoral ao apelar ao voto no seu filho, candidato PS à Câmara de Sintra, no próprio dia da eleição.
As palavras de Soares foram entendidas pela Comissão Nacional de Eleições como uma violação e assim o candidato presidencial incorre numa pena de seis meses de prisão ou fica sujeito ao pagamento de 25 euros.
A análise ao caso está agendada para a reunião da CNE, marcada para 18 de Outubro.
«No dia das eleições, o Dr. Mário Soares proferiu declarações que, no entender da CNE, violam o artigo 177º da Lei Eleitoral», diz Nuno Godinho de Matos, explicando que, «como a CNE só pode formalizar a sua opinião por deliberação, só o pode fazer no momento em que estiverem reunidos todos os seus elementos, o que acontecerá na próxima semana».


[/list][/list][/quote]
Título:
Enviado por: Moi em Outubro 15, 2005, 02:29:59 pm
Para início de conversa gostaria de dizer que não gosto de Mário Soares, por vários motivos, passados e presentes.

Todavia, ainda me consigo surpreender com a vergonha, a escandaleira e a ignomía que certos utilizadores deste fórum sentem, demasiadas vezes, digo eu.

Não sei se são leitores do Correio da Manhã se não, se fossem era natural tanto sufoco, já que o fim do mundo é já ali ao virar da esquina, segundo a linha editorial do jornal mais lido do país.

Mas isto é uma situação assim tão grave, ou será apenas mais uma oportunidade para cascar no «senil»?

É apenas a segunda.

Da primeira vez que aconteceu pagou uma multa irrisória, da segunda vez vai passar-se o mesmo, ponto final, fim da história, a vida contina amanhã.

Saudações.
Título:
Enviado por: TOMKAT em Outubro 15, 2005, 02:39:33 pm
Citação de: "Moi"
É apenas a segunda.

Da primeira vez que aconteceu pagou uma multa irrisória, da segunda vez vai passar-se o mesmo, ponto final, fim da história, a vida contina amanhã.

Saudações.


Parece que da primeira vez não aconteceu NADA, nem multado foi.
O "dito cujo" não deve ter meios para pagar a multa "astronómica" de
25 euros. :roll:
Título:
Enviado por: NVF em Outubro 15, 2005, 03:14:14 pm
Citação de: "NotePad"
P homem conseguiu ser o pior primeiro-ministro de sempre e depois conseguiu tambem ser o pior presidente da republica... e agr parece que quer ser ainda pior.


Pois se recuares 25 anos, o Guterres da altura chamava-se AD e pos o pais na lonas — a "boa" gestao da AD foi potenciada por uma grave crise internacional. Devois de o pais estar de rastos, apareceu aquele homem balofo — que muitos aqui parecem odiar — que se coligou com um PSD diminuido e fez o pais passar por um regime de austeridade que ajudou Cavaco, uns anos mais tarde, a conduzir Portugal durante um dos periodos de maior crescimento economico da sua historia.

Este homem — que tinha sido um PM nada por ai alem nos anos 70 — fez em 2 anos o que Durao, Santana e Socrates nao conseguiram fazer em 4: arrumar as financas publicas.

Como diz o PT, "e' preciso conhecer a historia". Eu acrescento que e' necessario ter algum decoro e evitar que as opinioes pessoais toldem o raciocinio, levando alguns de nos a dizer inverdades — ou na versao menos PC, mentiras disparatadas.

Nota: pessoalmente nao gosto do homem, acho que esta' senil (ha' alguns anos) e ja' se devia ter retirado da vida politica ha' muito tempo.
Título:
Enviado por: JoseMFernandes em Outubro 15, 2005, 06:23:05 pm
Nao sou tao radical como o NOTEPAD, embora concorde que talvez tenha sido o pior PR (e algumas historias ainda estao no armario...) mas creio que o 'galardao' de pior PM seria muito mais discutivel...
Nao concordo também integralmente com NVF na sua apreciaçao da politica portuguesa do principio da década de 80' (governo AD de Balsemao-Freitas, suponho que era a esse que se referia), pois para la da delicada situaçao internacional (o choque petrolifero foi mais profundo e penoso ainda que o dos nossos dias) arrostavamos a consequencia das medidas 'revolucionarias' do pos-25Abril (e posterior tutela do Conselho da Revoluçao), que nos levaria muito longe se as debatessemos, mas penso ser consensual que, para o mal e bem, determinaram a vida politica e economica portuguesa até aos dias de hoje.Nao se entenda que defendo o governo AD, mas quem sentiu e viveu esse tempo deve ter de  uma opiniao mais 'nuancée' (desculpem o francesismo).De resto dizer que Soares 'arrumou as finanças publicas' ...bem...O FMI e os fundos e medidas decorrentes da pré-adesao à entao CEE, certamente tiveram algum peso...
NOTA:Pessoalmente até aprecio Soares (conhecemo-nos durante varios anos no seu dia-a-dia de MPE, e se nao  respondi ao convite para o seu 'jantar de candidatura' hà dias atras aqui em Bruxelas, foi porque era uma iniciativa unicamente de propaganda politica).Nao creio que esteja 'senil', mas concordo com NVF sobre a sua retirada da vida politica...ja devia ter partido ha alguns anos atras... e obviamente perante o dramatico desafio que Portugal e os portugueses estao e irao enfrentar no imediato e médio prazo, penso que ele estara muito longe de ser a pessoa ideal para a suprema magistratura.
Que aconteceu a Ernani Lopes ?... era uma pessoa que eu (e penso que NVF, pois estaria subentendido na sua apreciaçao do governo Soares) gostava que aparecesse agora na linha da frente...
Título:
Enviado por: Miguel em Outubro 15, 2005, 09:35:11 pm
Soares Primeiro quer instaurar a monarquia Soarista, para seu filho poder aceder ao trono Soares II

 :down:
Título:
Enviado por: Moi em Outubro 17, 2005, 11:28:49 pm
Citação de: "zezoca"
Nao sou tao radical como o NOTEPAD, embora concorde que talvez tenha sido o pior PR (e algumas historias ainda estao no armario...) mas creio que o 'galardao' de pior PM seria muito mais discutivel...
Nao concordo também integralmente com NVF na sua apreciaçao da politica portuguesa do principio da década de 80' (governo AD de Balsemao-Freitas, suponho que era a esse que se referia), pois para la da delicada situaçao internacional (o choque petrolifero foi mais profundo e penoso ainda que o dos nossos dias) arrostavamos a consequencia das medidas 'revolucionarias' do pos-25Abril (e posterior tutela do Conselho da Revoluçao), que nos levaria muito longe se as debatessemos, mas penso ser consensual que, para o mal e bem, determinaram a vida politica e economica portuguesa até aos dias de hoje.Nao se entenda que defendo o governo AD, mas quem sentiu e viveu esse tempo deve ter de  uma opiniao mais 'nuancée' (desculpem o francesismo).De resto dizer que Soares 'arrumou as finanças publicas' ...bem...O FMI e os fundos e medidas decorrentes da pré-adesao à entao CEE, certamente tiveram algum peso...
NOTA:Pessoalmente até aprecio Soares (conhecemo-nos durante varios anos no seu dia-a-dia de MPE, e se nao  respondi ao convite para o seu 'jantar de candidatura' hà dias atras aqui em Bruxelas, foi porque era uma iniciativa unicamente de propaganda politica).Nao creio que esteja 'senil', mas concordo com NVF sobre a sua retirada da vida politica...ja devia ter partido ha alguns anos atras... e obviamente perante o dramatico desafio que Portugal e os portugueses estao e irao enfrentar no imediato e médio prazo, penso que ele estara muito longe de ser a pessoa ideal para a suprema magistratura.
Que aconteceu a Ernani Lopes ?... era uma pessoa que eu (e penso que NVF, pois estaria subentendido na sua apreciaçao do governo Soares) gostava que aparecesse agora na linha da frente...



Ora aí está um post interessante, sob vários pontos, pois levanta algumas questões....

Antes demais duas pequenas histórias que ouvi/li nos últimos dias.


Aquando do governo do Bloco Central, contava um senhor qualquer na rádio, o ministro das finanças e o seu secretário de estado decidiram impor várias medidas de contenção orçamental, e entre uma delas surgiu a ideia de cortar o 12º mês à função pública. Foram ter com Soares, que era PM, pois precisavam da sua assinatura.
Soares estava a jantar, uma feijoada por sinal e obrigou-os a sentar e a jantarem também. No final, Soares disse, não há problema nenhum, eu assino, no entanto se houver problemas de maior os culpados são vocês.

A outra história passou-se em 1976, durante a campanha eleitoral para a Assembleia de República, em que Soares em pleno Alentejo teve a coragem de afirmar que com o PS a reforma agrária tinha sido até mais profunda. Sabemos bem quem enterrou a Reforma Agrária.

Estas duas histórias atestam bem da personalidade do animal político de que estamos a falar.

Ainda assim não acho que tenha sido o pior PM de sempre. Esse para mim foi Durão Barroso (ou o Mentirolas, como o Paulo POrtas o chamava nos tempos d'O Independente). Foi para lá a apontar o dedo a quem tinha fugido, acabou por fazer o mesmo e acabou por esquecer a promessa de aproximar Portugal da Europa em 10 anos. Enfim, palavras que foram com o vento.

Foi o PR mais viajado, isso foi, mas mau não acho que tenha sido.

Agora deve-se sobretudo a ele a presença de Portugal na União Europeia.
É reconhecida a sua posição europeísta (e federalista), sendo mesmo ele um (o) responsável pela mudança estratégica de Portugal em relação ao Atlântico (e às entretanto ex-Colónias). Foi ele que virou o país de costas para o mar e de cara para a Europa. Logo, terá de se reconhecer que ele não fez mais do que justificar a sua opção. Ele lançou as bases para o Portugal da CEE. Foi graças a ele e ao seu prestigio (junto dos americanos, que sabemos mandam no FMI e Banco Mundial) que surgiram os emprestimos decisivos do FMI....

E não tinha o IVA, IRC, IRS (mais tarde introduzidos no país- 1985 se não estou em erro), Feoga, Feder, FSE, etc... que chegaram mais tarde.

Dinheiro que quanto a mim foi mal aplicado e mal «vigiado», daí não votar em Cavaco Silva nestas eleições....

Estão a falar de que choque petrolífero o de 1985? aquele que foi precisamente ao contrário e fez baixar o barril do petróleo (na altura 191 litros) para perto dos 10 dólares (chegaram a sair petroleiros do Golfo com barris negociados a 6 dólares) ?

é que a seguir a economia ocidental cresceu... mais produção, mais emprego, etc.... e os tais dinheiros de bruxelas...


De lembrar ainda que Cavaco não vai para lá fazer as leis e mudar ou salvar o rumo do país, como parece que muita gente anda a pensar.

Isso cabe ao Primeiro Ministro e ao seu Executivo (não estou a dizer que acredito que o façam).

Por outro lado, Cavaco não é uma pessoa que seja capaz de conciliar, o que pode acabar por ser mau para o ambiente económico... Onde há tricas governamentais não há investimento que resista.

Mas, como foi há 10 anos que Cavaco se afastou da política, será sempre um incógnita como será o seu comportamento. Ninguém sabe, nem as pessoas que vão votar nele.


PS - Um dia seria interessante discutir o que fizeram as Nacionalizações ao nosso país e a Reforma Agrária. Seria interessante desfazer alguns mitos criados pela direita.
Título:
Enviado por: JoseMFernandes em Outubro 18, 2005, 01:31:16 pm
Citar

Estão a falar de que choque petrolífero o de 1985? aquele que foi precisamente ao contrário e fez baixar o barril do petróleo (na altura 191 litros) para perto dos 10 dólares (chegaram a sair petroleiros do Golfo com barris negociados a 6 dólares



Estava a referir-me a 1979, o crise do petroleo resultante (in)directamente da crise iraniana, teve um impacto muito significativo em Portugal, especialmente quando se tentava que a economia saisse do marasmo(para nao dizer pior) dos anos antecedentes.Era entao ministro do governo Sa Carneiro um certo ...Cavaco Silva.A  historia desse periodo(que incluiu uma famosa revalorizaçao do escudo) é certamente interessante, mas noutro forum ( bem como os  que citou em nota sobre as" nacionalizaçoes, reforma agraria(?) e outros 'mitos" da direita" ???)

No resto...compreendo que nao aprecie Cavaco, eu proprio nao sou seu admirador incondicional(aceito a sua definiçao de ele nao ser aparentemente um conciliador nato, se considera ser isso um valor imprescindivel para o cargo de PR), mas perante as figuras que estao aparentemente em liça, confesso que a titulo pessoal me parece a menos desadequada.Nao tenho por habito, sempre que posso, nao votar ou votar em branco, pois por vezes tal como na nossa vida do dia-a-dia, temos de fazer concessoes... e nem que seja pela negativa, nao deixar que outros assumam o nosso voto.
Cumprimentos
Título:
Enviado por: NotePad em Outubro 18, 2005, 01:59:12 pm
Ouvi dizer que as meninas ali na rua do tecnico tb andam numa campanha aberta... :twisted:
Título:
Enviado por: Leonidas em Outubro 19, 2005, 02:42:04 am
Saudações guerreiras, Moi

Citação de: "Moi"
Da primeira vez que aconteceu pagou uma multa irrisória, da segunda vez vai passar-se o mesmo, ponto final, fim da história, a vida contina amanhã.


É deste tipo de atitude que não é mais digna de um Portugal que se pertende afirmar no 1º mundo. Mas tal como a ética, tem muito a ver de que lado sopra o vento em cada um, ou seja é tudo muito relativo. Em alguma coisa temos de, ou havemos de acreditar, mas... Quando uma sociedade não cultiva determinados valores como o patriotismo etc, etc. E quando a aprendizagem do viver em sociedade é coisa do passado (pelo que parece já nem sequer é do tempo do "senil"), mas... É da pressão do dia-a-dia, sem dúvida, se não mata amolenta e as resistências enfraquecem. As pessoas assim tornam-se muito mais permiáveis a coisas totalmente contrárias ás suas necessidades futuras.
Ele velha raposa já conhece muito bem os cantos á casa. Para nosso bem esperemos todos que seja só uma questão geracional. Para isso acontecer há que fazer muitos trabalhinhos de casa. Outras ideais se impõem. Outras ideias quer dizer: Outros homens. De preferência alg~em que não esteja compremetido. Isto está mesmo a precisar. Já agora, será que com uma rezas a S.bento isto vai lá?

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Moi em Outubro 19, 2005, 05:10:27 pm
Citação de: "zezoca"
Citar

Estão a falar de que choque petrolífero o de 1985? aquele que foi precisamente ao contrário e fez baixar o barril do petróleo (na altura 191 litros) para perto dos 10 dólares (chegaram a sair petroleiros do Golfo com barris negociados a 6 dólares


Estava a referir-me a 1979, o crise do petroleo resultante (in)directamente da crise iraniana, teve um impacto muito significativo em Portugal, especialmente quando se tentava que a economia saisse do marasmo(para nao dizer pior) dos anos antecedentes.Era entao ministro do governo Sa Carneiro um certo ...Cavaco Silva.A  historia desse periodo(que incluiu uma famosa revalorizaçao do escudo) é certamente interessante, mas noutro forum ( bem como os  que citou em nota sobre as" nacionalizaçoes, reforma agraria(?) e outros 'mitos" da direita" ???)

No resto...compreendo que nao aprecie Cavaco, eu proprio nao sou seu admirador incondicional(aceito a sua definiçao de ele nao ser aparentemente um conciliador nato, se considera ser isso um valor imprescindivel para o cargo de PR), mas perante as figuras que estao aparentemente em liça, confesso que a titulo pessoal me parece a menos desadequada.Nao tenho por habito, sempre que posso, nao votar ou votar em branco, pois por vezes tal como na nossa vida do dia-a-dia, temos de fazer concessoes... e nem que seja pela negativa, nao deixar que outros assumam o nosso voto.
Cumprimentos


Sem querer ser teimoso, em 1979 o primeiro-ministro, ou melhor A primeiro-ministro era Maria de Lurdes Pintassilgo, Sá Carneiro só chegou lá em 1980. Acho.

Por outro lado, não sei de que marasmo fala. Acredito nas dificuldades normais de um país que fez uma Revolução, daí atravessar dificuldades  inerentes a um Corte e não a uma Continuação, é que um marasmo é um período de abrandamento numa continuidade.

Curiosamente, e ao contrário dos mitos criados, a Reforma Agrária e as Nacionalizações foram benéficas no imediato para o país, com elas, o Corte foi mais fácil de aguentar, mas essa discusão fica para outro lado...


Não sou eu que acho que o PR deve ser conciliador, são os agentes económicos, os comentadores, os muito em voga politólogos (atenção não estou a falar do Vulgarologo Nuno Rogeiro), que não adivinham em Cavaco um pessoa de caracter apaziguador e que seja capaz de ouvir os vários lados da questão. Talvez os 10 anos de celibato o tenham mudado. Mas também quem tem a certeza???

É com base nesse voto útil que fala que o Centrão se passa a vida a queixar. Mas são opiniões.

Cumprimentos.

Leonidas, a Democracia e a República têm as suas fraquezas, não há sistemas perfeitos, ímpios e indeléveis. A candidatura de Mário Soares e de Cavaco Silva são disso o pior exemplo.
Título:
Enviado por: JoseMFernandes em Outubro 19, 2005, 07:57:54 pm
Caro Moi
Efectivamente a AD venceu as eleiçoes em 1979, e Sa Carneiro tomou posse em 3 de Janeiro de 1980.Mas na verdade eu referia-me principalmente  a particular situaçao internacional tanto economica economica como  politica ou social desse periodo.De qualquer modo obrigado pela precisao.

No resto.. pois... nao discordo de  si  quando diz que... "sao opinioes". Cada um ve, sente e interpreta as coisas a sua maneira, até porque  também se baseia nas ideias e na  experiencia que a vida lhe foi dando.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Leonidas em Outubro 19, 2005, 09:25:11 pm
Saudações,Moi

Citação de: "Moi"
Leonidas, a Democracia e a República têm as suas fraquezas, não há sistemas perfeitos, ímpios e indeléveis. A candidatura de Mário Soares e de Cavaco Silva são disso o pior exemplo.

Estou perfeitamente ciente disso, Moi.
Vamos aguardar o desfeixo desta situação, se isso vier a acontecer (preferencialmente antes das eleições). A confirmar-se a violação, só existe um caminho possível, apesar do outro não ser assim tão inverosímil quanto isso.
Note-se que não tenho nada de pessoal contra Soares. Nem contra ele nem contra ninguém apenas é do meu desejo que se faça justiça, nada mais.

Citar
Moi escreveu:

Da primeira vez que aconteceu pagou uma multa irrisória, da segunda vez vai passar-se o mesmo, ponto final, fim da história, a vida contina amanhã.


É deste tipo de atitude que não é mais digna de um Portugal que se pertende afirmar no 1º mundo. Mas tal como a ética, tem muito a ver de que lado sopra o vento em cada um, ou seja é tudo muito relativo. Em alguma coisa temos de, ou havemos de acreditar, mas... Quando uma sociedade não cultiva determinados valores como o patriotismo etc, etc. E quando a aprendizagem do viver em sociedade é coisa do passado (pelo que parece já nem sequer é do tempo do "senil"), mas... É da pressão do dia-a-dia, sem dúvida, se não mata amolenta e as resistências enfraquecem. As pessoas assim tornam-se muito mais permiáveis a coisas totalmente contrárias ás suas necessidades futuras.
Ele velha raposa já conhece muito bem os cantos á casa. Para nosso bem esperemos todos que seja só uma questão geracional. Para isso acontecer há que fazer muitos trabalhinhos de casa. Outras ideais se impõem. Outras ideias quer dizer: Outros homens. De preferência alg~em que não esteja compremetido. Isto está mesmo a precisar. Já agora, será que com uma rezas a S.bento isto vai lá?


Faço votos que as minhas palavras, em resposta á sua citação, não tenham sido consideradas ofensivas. Não me estava a referir a si em concreto, mas apenas responder diretamente á consequência da 1ª acusação contra ele que relatou.(Espero não estar a exagerar)

Muito obrigado

Cumprimentos
Título:
Enviado por: Moi em Outubro 20, 2005, 10:42:14 am
Zezoca

Não podia estar mais de acordo com aquilo que escreve no seu último parágrafo.

Leonidas

Não me senti ofendido, de maneira alguma. Concordo consigo quando diz que deve ser punido. Agora, para mim, é uma questão acessória.

Depois mando PM, a recomendar-lhe três livros sob a temática sobre a qual mostrou interesse.

Cumprimentos a ambos
Título:
Enviado por: Leonidas em Outubro 21, 2005, 12:09:08 am
Saudações guerreiras, Moi.
Citação de: "Moi"
Depois mando PM, a recomendar-lhe três livros sob a temática sobre a qual mostrou interesse.

Muito agradecido.
Cumprimentos