ForumDefesa.com
Forças Armadas e Sistemas de Armas => Armadas/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: TOMKAT em Setembro 29, 2005, 07:35:25 pm
-
UAV's - Uma nova oportunidade
UAV's - Uma nova oportunidade
A Marinha realizou no Centro de Instrução de Táctica Naval (CITAN), entre os dias 20 e 22 de Setembro, um Simpósio sobre o Uso de Veículos Não Tripulados (UV's), veículos de dimensões reduzidas, com uma ampla capacidade operacional, de baixo custo e risco de operação até porque não necessitam de tripulante.
O Know-how já existente no país, bem canalizado e apoiado poderá criar um cluster industrial num nicho de mercado em grande expansão internacional e de elevada utilidade nacional. Estes aparelhos permitirão um aumento da eficácia operacional e efeciência económica em áreas que vão desde a Prevenção de Incêndios, Vigilância Policial em áreas urbanas, recolha de informação digital sobre Portugal com aplicação à agricultura, industria e protecção civil, assim como vigilância dos enormes espaços marítimos nacionais, o que permitirá uma utilização mais racional dos recursos disponíveis.
Além da possibilidade de aumentar a capacidade operacional das Forças Armadas recorrendo a equipamento sofisticado e de custo reduzido, este simpósio teve como objectivo aproximar investigadores, empresas e utilizadores no sentido de contribuir para o desenvolvimento nacional na área da robótica.
Entre os participantes estiveram investigadores do Instituto Técnico de Lisboa, da Faculdade de Ciências de Lisboa e do Porto e da Universidade do Algarve, representantes da Marinha da Noruega e do seu Instituto de Investigação e Defesa (FFI), da Marinha Americana, membros da Nato Undersea Research Center (NURC). Algumas empresas nacionais e estrangeiras apresentaram os desenvolvimentos já alcançados em termos de pesquisa e que sistemas autónomos estão a ser comercializados no mercado.
......
A Marinha pretende futuramente aplicar estes equipamentosna protecção das entradas e aproximações aos portos nacionais bem como na vigilância e controlo das vastas áreas oceânicas sob jurisdição nacional assim como nas zonas de elevado tráfego marítimo.
Estes veículos permitem ampliar a capacidade de um navio pouco sofisticado, tornando-o altamente eficaz na pesquisa de informação e vigilância de áreas extensas, permitindo dessa forma uma actuação mais intiligente e dirigida desses meios, com os consequentes benefícios operacionais e económicos.
Os países mais desenvolvidos nesta área são os Estados Unidos e algun países europeus como a Noruega e a França.
Comunicado retirado do site da Marinha de 22-09-2005
http://www.marinha.pt/marinha/pt/menu/noticiasagenda/noticias/uav.htm
Finalmente algumas iniciativas de organismos ligados à Defesa em relação aos UAV's.
Seria interessante a aplicação destes meios nos NPO's por exemplo.
-
Falam falam falam, mas quanto ao que interessa que são encomendas para estimular a produção ::: NADA!
-
Falam falam falam, mas quanto ao que interessa que são encomendas para estimular a produção ::: NADA!
Também é um facto, mas já estou como o outro "talvez seja desta"
"...p'ra melhor está bem, está bem,
...p'ra pior já basta assim!"
...dizia uma canção em voga umas dezenas de anos atrás.
Fartamo-nos de evoluir :o
-
Se nem a m**** de uns NPOS conseguimos por a flutuar nos prazos definidos e com algumas valências técnicas...Andamos a pensar em UAVS?
Não sonhem alto..
-
Ouvi falar na intenção de comprar helis UAV para a Marinha.
Alguem sabe de mais?
-
De intenções está o MDN cheio...