ForumDefesa.com

Conflitos => Conflitos do Passado e História Militar => Tópico iniciado por: Normando em Março 23, 2004, 12:03:37 am

Título: Panzer VI Tiger
Enviado por: Normando em Março 23, 2004, 12:03:37 am
Cumprimentos a todos e parabéns pelo forum.
Há cerca de um ano comecei a interessar-me por aquilo que considero o acontecimento mais marcante do séc. XX: a 2ª Guerra Mundial. Já cheguei à conclusão que o assunto tem muito que se lhe diga e que leva muitos anos uma pessoa estudar as suas várias vertentes: motivações, contexto, intervenientes, personagens, teatros de operações, campanhas,
batalhas, equipamento, consequências, etc. Tenho muitos anos de leitura pela frente.

Onde é que voçês compram os livros? Mandam vir tudo pela net? Arranjam edições em português? No Porto há alguma livraria onde possa arranjar material interessante?
Obrigado por esta oportunidade.
Um abraço.
Título:
Enviado por: komet em Março 23, 2004, 12:13:19 am
Há uma colecção sobre armamento muito boa da Grange books, penso que não exista edição em português. A Internet tambem é uma fonte fantástica de informação, videos, fotos, etc. Benvindo ao fórum. :)

PS: Já há alguns anos que sou fanático por basicamente tudo que esteja relacionado com a segunda guerra mundial, e acredite que se está sempre a descobrir coisas novas!
Título: Desculpem, agora é que é mesmo sobre o Tiger
Enviado por: Normando em Março 23, 2004, 12:13:41 am
Peço imensa desculpa, mas troquei os títulos das minhas intervenções.

Na verdade gostaria que alguém me pudesse esclarecer àcerca de uma informação:

Vi, já não sei onde, um documentário sobre a frente leste até à ofensiva alemã nas imediações de Kursk, e a certa altura o narrador diz que as tropas russas não encontraram um único tanque Tiger com a blindagem frontal perfurada (embora tivessem encontrado vários com marca de impacto). Será isto verdade ou é mais um exagero em torno da reputação mítica do Panzerkampfwagen VI Tiger?

Obrigado
Título:
Enviado por: komet em Março 23, 2004, 02:47:45 pm
É possível que isso tenha acontecido, se quizer uns numeros para ter uma ideia: o canhão de 88mm do Tiger consegue perfurar a armadura frontal de um T-34 a cerca de 1,4 km, e este ultimo perfura a armadura frontal de um Tiger a menos de 500 metros apenas, contudo, e dado o tipo de batalhas que houve nessa campanha, custa-me a crer que um único projectil não tenha atingido fatalmente um Tiger, mesmo sendo de frente, para mais havendo tanques russos poderosos como o KV-1.

Tanques russos T-34 avançando com infantaria
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fdspace.dial.pipex.com%2Ftown%2Favenue%2Fvy75%2Fpictures%2Fkursk.jpg&hash=de074de097943fe2dbe0b70fc3add897)

Um Tiger sob-fogo
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fdspace.dial.pipex.com%2Ftown%2Favenue%2Fvy75%2Fpictures%2FTIGER9.JPG&hash=e0ec157fae2f7965f6cf3329ca3997f5)

Tal como tudo na história há várias versões das coisas :)
Michael Wittman por exemplo, provavelmente o maior ás de tanque da história, quando foi morto em  França no dia 8 de agosto de '44 no seu Tiger  foi reclamado como tendo sido destruído por polacos, britânicos e canadianos mas tudo indicou que teria sido destruído por rockets lançados  de um Typhoon.
Título:
Enviado por: Spectral em Março 23, 2004, 09:31:29 pm
Citar
Tal como tudo na história há várias versões das coisas


exactamente!

Quanto às acções do Michael Wittman, os ingleses afirmam que o Tiger dele destruíu o 1º e o último veículo numa coluna de 15, numa estrada apertada. Nem todos os veículos ingleses eram tanques e parece que a maior parte das tripulações inglesas saltaram e fugiram dos veículos!!

Tiger/Kursk:
Houve alturas em que os tanques adversários chegaram a chocar uns contra os outros!
Título:
Enviado por: komet em Maio 18, 2004, 12:57:26 am
Um gráfico bastante curioso  :wink:
Título:
Enviado por: papatango em Maio 18, 2004, 01:23:49 am
É aqui muito importante referir que há dois Panzer VI ou carro VI como muitos alemães se lhe referiam.

O PzKpfw VI (Acho que quer dizer Panzerkampwagen) existiu em dois tipos:

SdKfz 181 (TIGER)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fklub.chip.pl%2Fkrzemek%2Ftiger%2Ftiger10.jpg&hash=2629703a69c780c60b12a52d5a3c9821)

SdKfz 182 (KOENIGTIGER)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fklub.chip.pl%2Fkrzemek%2Ftiger2%2Ftiger2_23d.jpg&hash=84f50abb1a7032b552c9993daafc2adb)

Acho que os dados referidos são sobre o primeiro Tiger e não sobre o segundo ou KoenigTiger (Tigre-Rei).

Tripulação
Tiger-5
KoenigTiger-5

Armamento
Tiger-36 L/56 de 88mm
KoenigTiger-43 L/71 de 88mm

Blindagem máxima:
Tiger-110 mm
KoenigTiger-185 mm

Peso:
Tiger-55.000 Kg
KoenigTiger-69.400 Kg

Vel. Máxima:
Tiger-38 Km/h
KoenigTiger-38 Km/h

Embora tenham nomes idênticos, são carros muito diferentes. O Tigre-Rei ainda hoje, pelo seu peso e blindagem, poderia enfrentar muito M-60 ou T-72 que por aí anda.

Claro que as implicações tácticas decorrentes dos seus 38Km/h de velocidade máxima já seriam outra coisa.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: komet em Maio 18, 2004, 01:27:49 am
Sim o gráfico é referente ao 1º Tiger que ilustrou  :)
Título:
Enviado por: Guilherme em Maio 18, 2004, 02:12:28 am
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.inf.ufsc.br%2F%7Ecordeiro%2Ftiger1.gif&hash=664457c694f3d0b3758afddaeb95b07d)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.inf.ufsc.br%2F%7Ecordeiro%2Ftiger2.gif&hash=1042b5db5da54be1878553241413c613)
Título:
Enviado por: Spectral em Maio 19, 2004, 07:25:24 pm
Gráfico interessante.

Mostra aliás a imbecilidade americana em não adoptar o 17pdr inglês, que se  revela até mais poderosa que a arma do Tiger I (a blindagem do Sherman Firefly era a de um Sherman normal, logo bastante inferior).

E apesar do KoenigTiger ser mesmo o rei dos problemas mecânicos (  :wink: piada fácil), o Tiger I também não era nenhuma maravilha mecânica.

Cumptos
Título:
Enviado por: papatango em Maio 20, 2004, 01:00:10 am
E não esquecer os problemas da transmissão e da facilidade de imobilizar um Tiger com um tiro nas rodas, razão pela qual lhe foram adicionadas saias laterais.

Nos manuais de guerra dos aliados era referida esta vulnerabilidade do Tiger, relativamente fácil de abater quando se dispara por trás. Como o Tiger era menos ágil que os seus opositores, tornava-se mais fácil para os outros carros contornar o Tiger.

Houve um recontro na Tunisia em Fevereiro de 1943 entre dois canhões de 6 libras e um grupo constituido por nove carros PzKpfw III e PzKpfw IV mais dois Tiger PzKpfw VI e ambos os Tiger foram destruidos.

Além do mais, depois de construido os alemães chegaram á conclusão de que não podia atravessar as pontes alemãs e que tinham que lhe remover as lagartas sempre que o tinham que transportar por via férrea. Apenas 1300 foram construidos, o que para um veículo que ficou na história, foi muito pouco, se compararmos com o s 5.000 PzKpfw V Panther ou os 8.000 PzKpfw IV. Isto para não falar nos 60.000 Sherman ou dos numeros elevados de T-34 e T-34/85 (embora estes tenham sido produzidos mesmo depois da guerra terminar)

Cumprimentos
Título:
Enviado por: emarques em Maio 20, 2004, 01:41:32 am
Li não sei onde que alguns comandantes dos M4A4 em França descobriram uma vulnerabilidade na blindagem do Pz. V que permitia furá-la mesmo com a arma que tinham. Supostamente tinha que ver com a falta de volfrâmio para fabricar as ligas de aço da blindagem, ou qualquer coisa assim. As placas tinham bastantes micro-fissuras e ficavam mais frágeis. Um disparo do Sherman no sítio certo e era uma vez um Panther.
Título:
Enviado por: Spectral em Maio 20, 2004, 07:47:56 pm
Tem toda a lógica, porque devido aos bombardeamentos aliados e à escassez de matérias primas, a qualidade dos produtos alemães desceu bastante durante a guerra.

Mesmo assim, para mim o Panther continua a ser o melhor tanque da 2ª Guerra Mundial  :wink: .


Cumptos
Título:
Enviado por: JNSA em Maio 20, 2004, 08:21:03 pm
Já que estão a falar do Tiger, aproveito para lançar aqui um pedido de ajuda...  :?

Segundo algumas fontes, os blidados foram enviados para África pintados de amarelo. Outras dizem que foi usada uma tonalidade mais escura de amarelo, quase avermelhada. Outras ainda, dizem que no início de 1943 os carros foram repintados de verde, com tinta roubada aos aliados (uns dizem que seria um verde relativamente escuro, outros falam de um verde claro - suspeito que neste caso se deveria ao desgaste provocado pelo sol), ao mesmo tempo que a numeração foi mudada... E para juntar à confusão, há ainda quem fale no uso do esquema amarelo com camuflagem em verde e castanho, ou ainda só em amarelo e verde  :!:  :shock:

As fotografias da época não ajudam - normalmente são a preto e branco, e ainda por cima as referências das cores foram perdidas depois da guerra, de maneira a que ninguém sabe muito bem quais as tonalidades exactas... Mais ainda - o exército alemão tinha o hábito de ser muito imaginativo com as pinturas dos blindados... De modo que tenho o modelo quase todo montado há uns dois anos, mas ainda não o pintei  :evil:

Será que alguém me pode ajudar?
Título:
Enviado por: komet em Maio 20, 2004, 08:32:15 pm
Realmente tratam-se de casos complicados, é quase como perguntar o que tomou Hitler ao pequeno almoço no dia X. As pinturas, devido ao facto de usarem esquemas camuflados, podia tomar bastantes formas, sem sequer seguir algum padrão particular, quanto À côr, devido às condiçoes que já referiu, desgaste físico, fuligem, sol podiam alterar os tons originais. O melhor conselho que lhe posso dar é fazer isso mesmo, escolher uma tonalidade que lhe pareça a mais provável e depois acrescentar os pequenos efeitos como pó, etc...



Citar
exército alemão tinha o hábito de ser muito imaginativo com as pinturas dos blindados...


Seja-o também  :wink:
Título:
Enviado por: Spectral em Maio 20, 2004, 09:19:04 pm
8)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg67.photobucket.com%2Falbums%2Fv204%2FThe_Spectre%2Ftiger1.jpg&hash=99f9193df13b32cd20866daa97bb2b62)

(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fimg67.photobucket.com%2Falbums%2Fv204%2FThe_Spectre%2Ftiger2.jpg&hash=0209b29f7aa625e374a87316f122f785)

Fotos ( acabadas de tirar  :P
Título:
Enviado por: emarques em Maio 21, 2004, 12:09:27 am
Segundo sei, as cores e padrões de camuflagem dos alemães dependiam muito da tinta que lhes caía nas mãos. :)

Já agora, dêem uma olhada a isto:

http://www.armortek.co.uk/tigervideo.html (http://www.armortek.co.uk/tigervideo.html)
Título:
Enviado por: komet em Maio 21, 2004, 06:29:02 pm
Já tinha visto um parecido, a andar no meio do mato, partia ramos e tudo, andava lá no meio da lama  :o  mas podia-se adaptar uma paintball gun ou assim eheh.
Título:
Enviado por: JNSA em Maio 25, 2004, 04:22:42 pm
Citar
Realmente tratam-se de casos complicados, é quase como perguntar o que tomou Hitler ao pequeno almoço no dia X. As pinturas, devido ao facto de usarem esquemas camuflados, podia tomar bastantes formas, sem sequer seguir algum padrão particular, quanto À côr, devido às condiçoes que já referiu, desgaste físico, fuligem, sol podiam alterar os tons originais. O melhor conselho que lhe posso dar é fazer isso mesmo, escolher uma tonalidade que lhe pareça a mais provável e depois acrescentar os pequenos efeitos como pó, etc...

Citar
exército alemão tinha o hábito de ser muito imaginativo com as pinturas dos blindados...

Seja-o também

Pois komet, mas só para ter uma ideia do imaginativo que é preciso ser, veja alguns destas opiniões, recolhidas em diferentes sites:

Citar
While painting the Tiger, I primed all pieces with Floquil's light gray primer. The interior of the Tiger was painted Model Master's Panzer Interior Buff while the base color for the exterior of the Tiger was Model Master's Afrika Braun, 1942. I painted the interior of the Tiger as I constructed it. Though not visible in any photos taken, I painted the breech of the 88 mm Pak a metallic color and Interior Buff, as seen in a photo of the interior of the turret on page 24 of Schiffer Military History's 1991 book, Kampfpanzer IV Tiger I by Horst Scheibert. I painted the commander's cupola periscope vision ports a dark metallic color and then a coat of clear green to try to represent glass. I then spread a layer of Microscale's Micro Krystal Klear over each vision port to achieve a more glass like look. I used the same method for the glass in the periscopes of the hatches for the driver and radio operator.
After completing most of the construction of the model, I air brushed the Tiger with primer and then with a couple of coats of a mixture of the Afrika Braun and 20% light gray. The purpose of adding the light gray as opposed to adding just white was not only to give the paint the proper scale effect, but also to give it a more faded and dull look from the exposure to the North African sun.

Citar
RAL 7027
Color de camuflaje para el Afrika Korps, introducido por la ordenanza HM 315.
Lo ideal es utilizar el X-tracolor X-809 sand gray.
El Humbrol 187 sand es algo más claro.
RAL 7028
Controvertido color base introducido en 1943 por la ordenanza HM 181, citado por varias fuentes como amarillo oscuro, por su numeración corresponde a la gama de los grises.
El tamiya XF-60 dark yellow es muy claro y el Humbrol 84 matt mid stone muy marrón.
Lo ideal es utilizar el X-tracolor X-805 o el Humbrol 83 matt ochre.
He visto fotos en color de cañones pintados en ese color y parece girar al mostaza, en base a esto hay que considerar que el Molak LT-1 dark yellow gira al mostaza, pero equivale al RAL 1020 oliv gelb (amarillo oliva).
Otra pintura que pude comparar y que de paso es la que yo utilizo, es el 978 amarillo camuflaje de Acrilicos Vallejo.
La publicación Monogram en su libro "Missiles of the Third Reich"
menciona al color como gris terroso. Por su parte el Museo de tanques de Bovington, en Gran Bretaña me informa que es un color tostado que gira al color arena.
RAL 8020
Color de camuflaje del Afrika Korps, introducido en 1942 por la ordenanza HM 315.
Utilizar el X-tracolor X-808 o el Humbrol 94 matt brown yellow.
El Humbrol 63 matt sand dado en algunas publicaciones es muy claro.

Citar
Mid-war years (1940-1943)
After June 1940, Dunkelgrau was the only colour to be used on the vehicle. Because of the almost black colour of Dunkelgrau, this meant that the vehicles didn't blend in nearly as good as they did with the Dunkelbrau camouflage.
It should be noted that vehicles captured during the campaigns in this period were left in their original paint scheme for the majority of the vehciles. Sometimes they were re-painted, but this was the exception rather than the rule. The Pz.Kpfw. 35(t) and Pz.Kpfw. 38(t) were painted in the standart German colours, though. Equipment produced in occupied countries were painted in standart German colours.
In North Africa, Dunkelgrau was of course not the best colour to apply, as was found out in the initial fighting. Therefore, in March 1941, it was decided to use RAL 8000 'Gelb-braun' (yellow-brown) or RAL 8020 'Braun' (Brown) as base colour. Over this was to be applied patches of RAL 7008 'Grau-grün' (grey-green) or RAL 7027 'Grau' (grey) by the crews as camouflage.
Late-war years (1943-1945)
On February 18th 1943, OKH ordered that all vehicles in Europe should painted with a base colour of RAL 7028 'Dunkelgelb' (dark yellow) at the factory. Over this, a coat of Olivgrün or RAL 8017 'Rotbraun' (red brown) was to be applied in the field by the crews. The scheme in which the paint was to be applied would be set up by the comamnder of the platoon, to reflect local conditions and colours. These colours were supplied in 2kg and 20kg (4 and 40lbs) packs in a paste-like substance. Thinning the paste with water or gasoline (other liquids were probably also used, depending on availability. Water itself was not a good thinner, as it whased off in rain), the paint should then be applied to the vehicle.
The application schemes were many - too many to be listed here. In most cases, however, the paint was applied in wither broad bands of paint (sometimes with smaller dots of paints on them), or in thin criss-cross strokes. Small patches with irregular shapes were also used.
 

Citar
In February 1943, a general order was issued to change the base coat from Dunklegrau to Dunklegelb nach Muster (later numbered RAL 7028) - a tan color.  Field units were issued tins of Rotbraun RAL 8017 (red brown) and Olivgruen RAL 6003 (dark olive green) paste concentrate to create camouflage patterns suitable for local conditions.  This practice continued after Panzers were covered with anti-magnetic Zimmerit starting in August 1943.

Citar
Modelo marca Italeri , representa un Tigre I , versión inicial , en la campaña de África , unidad que prestó sus servicios en el SPZ.ABT. 501 en Tunisia en 1.943. Pintado con el color RAL 8000, correspondiente a la nueva serie de Model Master II. Este color fue uno de los primeros
utilizados por las unidades panzer y tal vez el mas común entre los que se usaron en el norte de África.

Citar
La guerra en el norte de África (1941-1943)

         Los primeros contingentes del famoso Deutsches Afrika Korps de Rommel llegaron a Libia en febrero de 1941. Entre ellos se encontraban vehículos pintados en el color gris panzer estándar. El empolvado de los vehículos en África es rápido, de modo que los tanques pronto eran cubiertos por una capa de polvo que disminuía el contraste del color gris oscuro sobre el terreno. Además, a falta de otra cosa se empleó barro como camuflaje provisional con resultados sumamente efectivos.

          La orden HM 1941, número 281, del 17 de marzo de 1941 especificó que todos los vehículos destinados a África debían ser pintados en una capa base de color amarillo ocre (RAL 8000 Grünbraun), usándose gris verde (RAL 7008 Khakibraun) para aplicar manchas de bordes difusos a modo de camuflaje. En la práctica esta orden fue escasamente cumplida. Una cosa eran las ordenes dictadas por los burócratas militares de Berlín y otra lo que las unidades podían hacer en el frente. Esta situación era especialmente aplicable al caso del Afrika Korps y su campaña norteafricana. La crónica escasez de suministros procedentes de Europa produjo que las transgresiones de la norma fueran lo común. La observación de las fotografías de época parece indicar que la inmensa mayoría de los vehículos eran pintados de color amarillo ocre. Si existía algún camuflaje, éste podía ser bien del color gris verde o, más frecuentemente, de color gris panzer, bien aplicado sobre el color base amarillo marrón, o bien al contrario, es decir, aplicando el color marrón sobre el vehículo gris panzer y dejando al descubierto zonas de éste.

          El durísimo clima del desierto norteafricano era implacable con hombres y máquinas. El sol constante blanqueaba los colores, tanto de los vehículos como de los uniformes. El polvo y las tormentas de arena tenían un efecto abrasivo sobre las pinturas, de modo que es frecuente ver en las fotografías vehículos pintados en color amarillo ocre muy desgastado, revelándose el color gris panzer original. Con el avance de la guerra, los alemanes hicieron uso de abundante equipo y material capturado a los británicos y posteriormente a los norteamericanos, incluida pintura que fue usada en sus propios vehículos. Este hecho unido a que en las fases finales de la campaña, gran parte del equipo motorizado utilizado por los alemanes era de origen británico o norteamericano (hasta el 85% en algunas unidades), hace que cualquier generalización resulte imposible.

          La orden HM 1942, número 315, de fecha 25 de marzo de 1942 viene a añadir aún más confusión. En ella se especificaba que el amarillo marrón debía ser sustituido como color base por otro marrón más oscuro (RAL 8020 Gelbbraun) sobre el cual se debía aplicar gris arena (RAL 7027 Sandgrau) como camuflaje. En la práctica no se aplicó camuflaje sobre el marrón base en la mayor parte de los casos.

          Algunos de los colores "tropicales" fueron usados también en los vehículos destinados a las unidades que combatían en 1942 en el sur de Rusia, donde las condiciones climáticas en verano pueden ser similares a las del norte de África. Además, y debido a las enormes pérdidas de material en el frente oriental, algunos de los vehículos preparados para el frente africano acababan en manos de las unidades alemanas en Rusia, conservando sus colores tropicales.

          Un caso destacable, y sin duda de interés para los modelistas, es el de algunos de los Tiger I y Panzer III N del 501 batallón de carros pesados que fue enviado a África del Norte a finales de 1942. Todos los Tiger I fueron pintados en la fábrica en el color marrón arena oficial. Sin embargo, el paisaje tunecino, especialmente después de un otoño-invierno lluvioso, presenta bastante vegetación (similar al paisaje mediterráneo de España). Por esta razón algunos de los Tiger I, junto con algunos de los Panzer III N que completaban la dotación del batallón, fueron repintados en Túnez a principio de 1943 con pintura de color verde oliva, al parecer capturada en depósitos de las fuerzas armadas estadounidenses. Esta es posíblemente la única oportunidad de ver un Tiger I pintado completamente de verde.

Citar
Painting: There is still some controversy over the colors used on Tunisian Tigers. Were they gray? Tan? Green? I chose to follow the thoughts of Tom Jentz, and I painted mine with a base color of Panzer Grey. I then added a lightened "pea green" overcoat, to represent a field application which didn't completely cover the gray. And finally, I added considerable amounts of dust, which gives it a very tan appearance.

Citar
Painting and Markings
The tracks and roadwheels are left off until last. The entire vehicle was then airbrushed a dark brown mixture of Polly Scale paint. Next Tamiya Dark Yellow was lightly applied over the dark brown in patches to simulate an uneven appearance.

Citar
Painting And Marking
The Tiger I was painted using a mix of Tamiya and Floquil acrylic paints to get the correct reddish beige color used on German tanks in North Africa late in 1942.

Citar
Finally, the Tiger was ready for paint. I agonized over when to install all of the tools and cables-before or after painting. They went on before painting, and I am happy with that decision. (Besides, it looks better in the “before paint” pictures.) My best research determined that these vehicles MAY have been painted in “pea green” at the factory especially for service in Tunisia. They arrived with large white outline style numbers on the turrets. PzAbt 501 decided to repaint the vehicles in a more appropriate color once they were using them in Tunisia. The identity of this color remains a mystery, with speculation ranging from captured U.S. Olive Drab, desert brown, and gray-green. I opted for the gray-green as speculated in the Tiger I On The Western Front book. The author further speculates that the interior of the numbers was left in the original lighter “pea green” color. I chose Tamiya XF 59 Khaki as a base color. A little white was added to the base color and sprayed inside the major panels. Some darkened color was added for the larger shadow areas. The interior of the numbers was sprayed using the kit decals as guides for masking templates made from Tamiya tape. The kit decals were used for the white portions of the numbers. They worked fantastic with Gunze’s Mr. Mark Softer solvent. Oil washes and drybrushing with Poly Scale acrylics finished the basic paint job. Tiger 121 features prominent stains on the bow and some of the fenders. I replicated these stains using thinned oil paints. To finish things up, a little “dust” was airbrushed here and there with some very light tan.


E nem sequer vou incluir aqui as diferentes fotografias que encontrei...  :lol:
Título:
Enviado por: rjales em Junho 03, 2004, 05:42:17 pm
JNSA,

Aqui uma representação (entre outras) dum Tiger do batalhão 501, num esquema verde claro :

http://campaigns-france.org/modules.php ... c&start=20 (http://campaigns-france.org/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=30&postdays=0&postorder=asc&start=20)

Espero que ajude.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: JNSA em Junho 03, 2004, 06:09:58 pm
Obrigado, rjales  :? E se virmos os blindados do batalhão 504 em vez do 501, as diferenças voltam a surgir...  :lol:  :lol: