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Economia => Portugal => Tópico iniciado por: Tiger22 em Agosto 07, 2005, 09:05:02 pm
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O PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS, UMA VERGONHA !
>
>
>
> LEIA TOTALMENTE ESTA MENSAGEM
>
>
>
> NÃO SE PERDE NADA EM TENTAR
>
>
>
> Mesmo que não tenha viatura, pode distribuir a mensagem
> seguinte aos seus
> amigos, por uma guerra inteligente contra os preços das
> empresas
> petrolíferas ...
>
> Está previsto que o preço da gasolina irá ultrapassar
> brevemente os 1,40
> Euros/litro e do gasóleo os 1,20 Euros/litro !!!
>
> Você quer que os preços baixem? É preciso agir conjunta e
> solidariamente.
>
> Alguém sugeriu uma ideia genial, muito mais sensata que
> aquela em que nos
> pedem para não comprar gasolina no dia tal e no dia tal.
> As empresas
> petrolíferas rir-se-iam desta campanha porque sabiam que
> nós não poderíamos
> ser continuamente prejudicados recusando sistematicamente
> comprar gasóleo e
> gasolina: seria muito mais uma estupidez da nossa parte do
>
> que um problema
> para elas (empresas).
>
>
>
> Mas a proposta seguinte poderá ter resultados bastante
> eficazes , se para
> tal for levada a rigor. Leia completamente esta mensagem e
>
> junte-se a nós.
>
>
> As empresas petrolíferas e a OPEP querem fazer-nos crer
> que o preço que elas
> nos impõem é um bom negócio para ambas as partes. Mas,
> muito provavelmente,
> os 0,60 Euros/litro para o gasóleo e os 0,80 Euros/litro
> para a gasolina já
> seriam preços mais do que justos.
>
>
> Parece existir uma cartelização no sector dos
> combustíveis.
> No entanto, o
> facto de ser um sector oligopolístico, e em que há
> paralelismo na fixação de
> preços, não significa, só por si, que há um cartel.
> Estamos perante um
> produto homogéneo em que o grande peso no preço final é o
>
> preço
> internacional do petróleo, o que implica um paralelismo na
>
> evolução dos
> preços. De facto, a Galp tem o monopólio da refinação e
> existe pouca
> importação directa pelas outras petrolíferas. Além disso,
> a Galp controla,
> também, uma série de infra-estruturas de armazenagem.
> Assim, a falta de
> concorrência estrutural no mercado português é um factor
> importante.
>
>
> Temos de actuar decididamente para lhes mostrar que, num
> mercado livre e
> concorrencial, são ambos os compradores e os vendedores
> que controlam os
> preços de mercado e não apenas um deles. Face aos
> aumentos, por vezes até
> mais do que uma vez por semana, do preço dos combustíveis,
>
> devemos reagir
> como consumidores que somos. A única forma de se verificar
>
> a queda do preço
> terá de passar por uma vontade firme em não comprarmos
> gasolina ou gasoleo a
> essas empresas petrolíferas, mas sem que sejamos nós os
> prejudicados. Como
> necessitamos das nossas viaturas não podemos prescindir
> dos combustíveis,
> mas, poderemos actuar de forma a ter um impacte real no
> mercado dos
> combustíveis se agirmos todos juntos contra estes preços.
>
>
> EIS A PROPOSTA:
>
>
> NÃO COMPRAR UMA GOTA DE COMBUSTÍVEL ÀS TRÊS MAIORES
> EMPRESAS DE COMBUSTÍVEIS
> NO PAÍS: GALP, BP E REPSOL.
>
>
> EXISTEM OUTRAS EMPRESAS COMO A CEPSA, ELF, ESSO, ETC...
>
>
> Se aquelas empresas virem as suas vendas de combustíveis
> reduzirem, serão
> obrigadas a baixar os seus preços. Se uma delas baixar os
> seus preços, as
> outras empresas terão também de os baixar.
>
> Mas para criar o tal impacte, temos de conseguir a
> compreensão e a
> colaboração de milhões de clientes da Galp, BP e Repsol.
>
> A Internet dá-nos a possibilidade de conseguir isso. Se
> esta mensagem for
> entregue a 10 pessoas e se cada uma destas dez a
> transmitir a dez pessoas
> amigas e assim por diante, esta mensagem será lida por
> cerca de UM MILHÃO DE
> CONSUMIDORES após seis gerações.
>
> Tudo o que temos a fazer é enviar desde hoje esta mensagem
>
> a dez pessoas
> amigas e pedir-lhes para fazerem o mesmo, as outras
> fazerem o mesmo e assim
> sucessivamente. E, claro está, em paralelo abster-se de
> reabastecer
> a(s)
> viatura(s) naquelas empresas, ou seja BOICOTÁ-LAS.
>
> E é tudo !
>
> Se agirmos conjuntamente vamos conseguir a diferença!
> Acredite que pode
> provocá-la e passe esta mensagem aos seus amigos e
> conhecidos.
>
>
> NÃO SE PERDE NADA EM TENTAR.
Eu alinho
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Hay una mejor forma de ahorrar en combustible: Usar el transporte público.
Yo tengo que desplazarme cada día unos 40km. Tengo coche y a unos 10km de mi urbanización puedo tomar la autopista que se une a las vías rápidas de Barcelona, con lo que en poco tiempo estoy en mi lugar de destino. Sin embargo prefiero usar la combinación tren->metro->tranvía, primero porque es más barato (y ahora en verano con el aire acondicionado, todavía lo es más), y segundo porque es sin duda mucho más cómodo, seguro, sin necesidad de tener que buscar aparcamiento, y siempre te dejan delante de donde tienes necesidad de ir, con el único incoveniente que la diferencia en llegar con respecto al coche es de unos 5-10min de más.
Si de verdad quieren molestar a las petroleras, no usen el coche.
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Isso dos transportes públicos é mais fácil quando eles funcionam. Por exemplo, eu passei bastante tempo a fazer um percurso que demorava tanto tempo de autocarro como indo a pé! Quanto aos comboios... Quando vejo o estranho fenómeno dos preços de bilhetes, fico logo sem vontade de entregar dinheiro à CP.
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Amaldiçoei o primeiro "Dia sem carros" que houve em Lisboa, pois fui obrigado a fazer o que nunca tinha feito - deixar o carro na garagem e caminhar 10 minutos até à estação para apanhar o metropolitano.
Para minha surpresa, cheguei 20 minutos mais cedo do que o habitual à porta do emprego! Sem gastar gasolina, sem engarrafamentos, sem semáforos, sem stress, sem nada!
Para mim foi remédio santo - tirei o passe e passei a andar de transportes públicos. No fim do mês ainda me sobrava dinheiro!
Desde então tornei-me um condutor de fim de semana
!
Benny
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No meu caso, eu e a minha "Maria" se utilizarmos os transportes públicos, gastamos cerca de 75 euros/mês.
Se virmos de carro, gastamos cerca de 60 euros/mês.
E agora, em Agosto com menos trânsito, até é muito mais cómodo, e mais rápido.
A política de transportes em Portugal é má, apesar dos investimentos recentes.
O problema é que com o aumento dos combustíveis, os transportes públicos também aumentam.
O que é absolutamente kafkiano.
Nota:
Em Espanha, a gasolina sem chumbo-95 é cerca de 20 cêntimos/litro mais barata que cá, e tem-se a vantagem de as auto-estradas não terem portagem.
A Espanha terá descoberto jazidas de petróleo?
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EU só meto combustivel na Cepsa, tenho um cartãozinho que me dá desconto, no gasóleo, se meter 10€ por exemplo, reembolsam-me 30 cêntimos, e metem-me pontos no cartão, que posso mais tarde trocar por brindes.
Não é muito mas ajuda.
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Komet:
EU só meto combustivel na Cepsa(...)
se o Papatango te apanha, estás feito ao bife...
:nice:
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Da mesma maneira que tinha TMN e agora tenho Vodafone, simplesmente não estou para dar de comer a chulos, sejam portugueses ou não. Apenas se a qualidade compensasse, mas nem isso.