ForumDefesa.com
Forças Armadas e Sistemas de Armas => Forças Aéreas/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: typhonman em Março 17, 2004, 10:28:59 pm
-
Caros colegas do fórum,pergunto-me se a nossa força aérea ou o GALE poderia incluir no seu inventário os helis de transporte pesados CH47.
São extremamente capazes, podem levar mais de meia centena de soldados, peças de artilharia,blindados M113/LAV(suspensos), são uns autenticos "veículos aéreos de mercadorias", davam-nos bastante jeito, visto que não é com 10 NH90 que o exército irá ter a Mobilidade de forças que tanto quer.
O que acham? pensam que estou a sonhar demais?
Digam-me a vossa opinião
-
Alguém me sabe dizer quanto €€€ custa um ?
Cumprimentos
-
O CH-47 seria uma ótima aquisição para Portugal, ajudaria muito no transporte de tropas e cargas no teritório português.
A Força Aérea Brasileira irá escolher entre o CH-47 e o Mi-26, no projeto CHX. Se não me engano, serão compradas 4 unidades de um destes dois modelos.
-
Creio que os custos de manutenção de um Chinook são bastante elevados. Todavia desconheço se as novas versões já não são tão exigentes - os rotores são os principais focos de atenção.
-
Para além de serem caros muito caros, um exército que demora 20 anos adquirir helis ligeiros vai assim espatifar dinheiro nessa compra?O grande problema é que existem tantas outras áreas muito mais prioritárias, que nunca haveria dnheiro para eles...
Aém de que continuariam a ser sempre precisos helis médios da classe dos NH90. ( Além de que o NH90 já leva peças de artilharia, jipes e um máximo de 20 soldados)
O dia em que os helis chegarem ao GALE ainda está para vir, quanto mais helis da classe dos Chinook !
-
Houve aí pessoal no Fórum que se referiu aos Chinook, pois bem, parece que o Reino Unido comprou 8 helicópteros Chinook por cerca de 387 milhões de euros, sendo que deveriam ter entrado ao serviço em 1998, e constata-se agora que eles se tornam inúteis quando o tempo está encoberto ou quando a visibilidade é má, porque pura e simplesmente não é seguro pô-los no ar. Diagnóstico: o sistema de radar e os sistemas informáticos de auxílio à navegação dos aparelhos foram comprados à parte e afinal não cabem nos cockpits!!! Resultado: a utilização dos aparelhos é muito limitada (os pilotos têm de se orientar por pontos de referência no solo); a resolução do problema só estará à vista lá para 2007 (o que representa um sério revés para a operacionalidade do exército britânico) e implicará o dispêndio de mais 190 milhões de euros. Alguém "screwed up" fortemente lá para terras de sua majestade...
http://news.bbc.co.uk/1/hi/uk/3606325.stm (http://news.bbc.co.uk/1/hi/uk/3606325.stm)
-
Então história dos Apaches ainda é melhor:
Os Apaches ingleses estão prontos há cerca de 2 anos, mas tiveram de ser armazenados devido à falta de pilotos. E porquê ? Porque eles tiveram a peregrina ideia de confiar o treino dos mesmos a uma empresa privada, e esta como é natural, atrasou-se e muito com os prazos.
É para aprenderem ( e isot serve de aviso às tentativas de privatizar certos sectores da defesa)
:nice:
-
Acredito que para o GALE estes helicópteros poderiam ser úteis como preconizei noutro texto aqui colocado, e que serviria de apoio para os helicópteros mais ligeiros.
Têm grande capacidade de carga.
Mas se não forem estes poderiam ser outros, de grande porte, e eventualmente em maior número.
Se em vez de Portugal investir na compra de 8 aparelhos destes, investisse na compra de 10 ou 12 aparelhos de grande porte, já que creio que os EH101 não virão em grande número, o resultado daria no mesmo e ficaríamos com um exército mais "temível".
Um GALE só como um pequeno numero de helcópteros pequenos ou médios não servirá para o rápido transporte de material, nem permitiria a rápida rotação de tropas num teatro de operações.
Em qualquer caso, estes helicóteros de grande porte, devidamente equipados, em número de 5 poderiam dar uma grande ajuda no verão para o combate aos incêndios, em vez de vermos Pumas almães a ajudarem-nos perante a nossa impotência
-
e que tal se fosse destes???
http://en.wikipedia.org/wiki/V-22_Osprey (http://en.wikipedia.org/wiki/V-22_Osprey)[/url]
-
e que tal se fosse destes???
http://en.wikipedia.org/wiki/V-22_Osprey (http://en.wikipedia.org/wiki/V-22_Osprey)
O Osprey tem sido até agora um verdadeiro fracasso, com inúmeros acidentes mortais e problemas técnicos durante a fase de testes, e que duas décadas depois do início do programa, só recentemente entrou ao serviço.
Além disso, se não é imaginável ver o Chinook (32 milhões de $ por helicóptero da última versão) ao serviço do exército Português, muito menos o V-22 (110 milhões de $ por aeronave) mesmo que este fosse um sucesso técnico. Embora estes aparelhos não tenham missões similares, o preço de um único Osprey daria por exemplo (se não estou enganado) para equipar o GALE (ou UALE) com mais de uma dúzia de A109/A119.
-
boas
Para o tamanho do nosso território, penso que o chinook seria um helicoptero excessivo, acho que o EH101 se adequa mais, pois apesar de ser um helicoptero médio, consegue facilmente por cerca 45 homens completamente equipados em qualquer parte do nosso país. O que vou dizer não sei se o eh101 o poderá fazer mas lembro-me dos pumas carregarem os canhões light de 105 mm, ou seja, se o EH101 for capaz de fazer o mesmo, isso quer dizer que conseguimos por em pouco tempo tropas que criem um obstaculo ás forças invasoras e com mobilidade caso leve um gipe com equipamento anti tanque. Olhando bem penso que Portugal não irá precisar de hélicopteros dessa capacidade. Mas de helicopteros que façam protecção a estes helicopteros isso certamente, como diz a velha senhora, para Portugal helicopteros tiger, rápido e em força. :twisted:
Cump.
-
Uma pergunta: o Chinook serviria para transportar o quê?
-
Uma pergunta: o Chinook serviria para transportar o quê? 
Os mercedes os bm's do sr's ministros, ora!