ForumDefesa.com
Outras Temáticas de Defesa => Área Livre-Outras Temáticas de Defesa => Tópico iniciado por: Normando em Abril 01, 2005, 03:52:20 am
-
www.publico.pt (http://www.publico.pt)
Saúde de João Paulo II agravou-se nas últimas horas
31.03.2005
O Papa João Paulo II contraiu uma febre alta causada por uma infecção das vias urinárias, anunciou esta noite o porta-voz do Vaticano Joaquin Navarro-Valls, dando conta de um agravamento da sua situação clínica nas últimas horas.
"O Santo Padre contraiu hoje uma forte febre causada por uma infecção das vias urinárias", disse Navarro-Valls, acrescentando que João Paulo II já está a receber os tratamentos adequados, à base de antibióticos.
"A sua situação clínica está a ser vigiada de perto pela equipa médica do Vaticano", adiantou. Um dos médicos que acompanha o Papa, Rodolfo Proietti, disse que não está previsto nenhuma nova hospitalização.
Informações não confirmadas, citadas esta noite pelas estações de televisão italianas, avançam que o Papa já terá recebido o Sacramento dos Enfermos (Santa-unção). Este sacramento é prestado a pessoas que estão doentes e não apenas àquelas às portas da morte, lembra a Igreja.
Apesar da Praça de São Pedro estar encerrada ao público, algumas pessoas começam a chegar ao local, depois das notícias do agravamento da saúde do Papa.
João Paulo II, de 84 anos, esteve hoje em repouso durante todo o dia, depois de ontem ter aparecido por breves minutos à janela da Praça de São Pedro para abençoar os fiéis.
Ontem, o Papa começou a ser alimentado através de uma sonda gástrica para melhorar o contributo calórico e favorecer uma recuperação das suas forças. De acordo com fonte do Vaticano, o Sumo Pontífice terá perdido cerca de 19 quilos desde a sua operação, a 24 de Fevereiro.
Fui baptizado em criança, mas não me pediram a opinião; não fui à catequese, nem segui para o crisma. Hoje não ligo patavina à religião (estou entre o ateu e o agnóstico) e as questões religiosas não me aquecem nem me arrefecem. Tenho muito respeito por quem é crente e pratica os ditames da sua religião, salvo quando se põem a explodir coisas e pessoas e a chatear o vizinho do lado. Não tenho nada contra o Papa João Paulo II pessoalmente, embora torça o nariz à organização que ele chefia ("uma cambada de ladrões, gatunos e chupistas"), e até acredito que tenha sido uma das personagens mais relevantes do séc.XX e um grande líder religioso. Mas esta história do seu estado de saúde já enjoa. É óbvio que o pobre homem já não manda em nada há anos, já não está na posse das suas faculdades intelectuais e é mantido vivo artificialmente pela máfia cardinalícia que o rodeia e não o deixa morrer. Chega a ser confrangedor vê-lo arrastar-se penosamente para as cerimónias no Vaticano (lembrem-se da imagem dele na 6ª de Páscoa).
Esta trista história faz-me lembrar um filmezeco que saiu aqui há uns anos: Fim-de-semana com o morto...
-
01-04-2005 6:48:00. Fonte LUSA. Notícia SIR-6877225
Temas: religião itália
Vaticano: Papa em "estado crítico" após paragem cardíaca - oficial (ACTUALIZADA)
Cidade do Vaticano, 1 Abr (Lusa) - O Papa João Paulo II encontra-se "em estado crítico" após uma paragem cardíaca e uma septicemia, declarou às primeiras horas da manhã de hoje o porta-voz do Vaticano, Joaquin Navarro-Valls.
"Esta manhã, as condições de saúde do papa são muito graves, Após ter sofrido ontem (quinta-feira) uma infecção urinária, registou- se uma septicemia e uma paragem cardíaca", explicou Joaquin Navarro- Valls.
"O Santo Padre foi imediatamente socorrido pela equipa de médicos de prevenção no seu apartamento privado", acrescentou a mesma fonte, frisando no entanto que João Paulo II "está lúcido, consciente e sereno".
O porta-voz do Vaticano confirmou igualmente que João Paulo II recebeu na quinta-feira a santa unção, mais precisamente às 19:17.
"O Santo Padre exprimiu a vontade de ficar no seu quarto" em vez de regressar à clínica Gemelli, onde esteve internado por duas vezes desde Fevereiro, anunciou Navarro-Valls.
O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Angelo Sodano, e outros colaboradores mais próximos do papa seguem a evolução clínica de João Paulo II, que está a ser seguido pelo seu médico, Renato Buzzonetti, assim como dois especialistas em reanimação, um cardiologista, um otorrinolaringologista e duas enfermeiras.
O padre Konrad Hejmo, responsável pelos peregrinos polacos do Vaticano, tinha afirmado anteriormente que o estado de saúde do Santo Padre tinha estabilizado, depois da aplicação dos medicamentos apropriados para combater a sua infecção urinária.
A Rádio Vaticano anunciou pouco antes que o estado de saúde do Papa João Paulo II parece ter estabilizado, após uma reacção positiva aos antibióticos administrados.
O Papa João Paulo II, 84 anos, sofreu quinta-feira uma brusca degradação no seu estado de saúde, causada por uma infecção urinária.
NVI.
Lusa/Fim
-
É estranho o apego do Papa("braço direito de Deus na Terra")à vida terrena. Com entrada garantida no "paraíso", e como tudo o que acontece é por vontade do (seu) Deus Supremo, custa-me a entender todas as manobras dilatórias para adiar o inevitável. Parece que se recusa a cumprir a vontade do (seu) Deus. Ou será que tudo isto não passam de manobras da "entourage" que o rodeia para manter por mais tempo o seu status.
Perdoem-me todos os católicos mas são apenas desabafos dum agnóstico confesso.
Toda esta história já me parece uma novela da TVI.
-
Discordo de você TOMKAT, causaria-me estranheza se o PAPA se entregasse a morte demonstrando fraqueza e falta de fé, se você ler a bíblia vai notar que todos os escolhidos de Deus, foram agraciados com por uma longa vida, já no novo testamente também, mas uma vida cheia de tribulações onde por estes foi demonstrada grande força de vontade e fé, o que vem demonstrando também João Paulo II. Não é minha intenção doutrina-lo em nada, mas vale o esclarecimento.
Abraço.
-
Tomkat independentemente das conficções religiosas que nós poderemos ter, não nos podemos esquecer de que o Papa toda a vida foi um lutador não nos esqueçamos dos seus tempos de preso durante a 2ªGM.
Por isso outra coisa não seria de esperar do que uma enorme luta contra a morte.
-
Tomkat independentemente das conficções religiosas que nós poderemos ter, não nos podemos esquecer de que o Papa toda a vida foi um lutador não nos esqueçamos dos seus tempos de preso durante a 2ªGM.
Por isso outra coisa não seria de esperar do que uma enorme luta contra a morte.
Nautilus longe de mim pôr em causa a figura e o papel que o papa representou e representa, apesar de alguns pontos em que não posso
concordar com as suas posições ortodoxas (uso do preservativo p.ex.).
Todos os lideres religiosos fossem como ele e o mundo estaria muito melhor.
Provavelmente exagerei em alguns pontos do meu post, mas como referi foram apenas desabafos dum agnóstico confesso.
Resta acrencentar que respeito e muito as crenças de cada um desde que sem fanatismos.
J.Ricardo agradeço os seus esclarecimentos. Não tenho a felicidade de ser crente como você parece ser, isto porque ás vezes é preciso acreditar em algo para se ter esperança em momentos difíceis.
Não leve a mal os meus desabafos.
-
-
Amigo Tomkat compreendo perfeitamente as suas ideias alias com as quais algumas eu partilho, eu somente quis realçar o facto de que ele (Papa) ao ter sido toda a sua vida um lutador é perfeitamente normal que ele não se entregue a morte facilmente.
Cumpros
-
posições ortodoxas (uso do preservativo p.ex.).
O Papa apenas achou que o uso deste é o menor dos males, perante o flagelo da SIDA. Tem que ter em atenção que essa posição é a menos hipócrita que a igreja poderia ter, já que proteje vidas, e deveria ser exactamente essa a preocupação. Hipócrita seria de facto dizer que são pró-vida e negarem o uso do presevativo tendo em conta as doenças mortais que há hoje em dia.
-
O Papa João Paulo II vai ficar certamente na história como uma das pessoas que mais contribuiu para a queda do muro de Berlim. Também deve ter sido um dos papas que mais contribuiu para o diálogo com outras religiões.
Quanto ao facto de lutar até ao fim pela vida, não faz mais que a sua obrigação, como bom cristão, embora isso seja politicamente incorrecto nos tempos que correm.
-
Apesar de eu também me considerar um ateu confesso, devo dizer que admiro o papel desempenhado por este na queda do comunismo (ideologia concorrente) e na cura de feridas antigas provocadas ao longo dos tempos pela Igreja Católica. Tenho-o como um homem forte e gostaria de o ver tratado com mais dignidade. Os jornalistas televisivos alimentam uma morbidez abjecta!
Deixem o homem descansar em paz...
-
Eu tenho fé e gosto da civilização cristã a qual pertenço, de certeza que JP II vai ficar como um dos maiores Papa e fez muito pela paz!
Luso va a Fatima, pode ser que encontre a fé! estou a falar a serio!!!
-
Miguel (com o devido respeito) entendo que a fé é algo que se deve perder.
É como o conceito "desilusão", associado a um evento triste. Não é. A desilusão é a saída de uma ilusão, de uma mentira. A desilusão é uma libertação. É uma devolução de poder perdido.
Mas isso sou eu e longe de mim querer impor a alguém estas minhas palavras.
-
Miguel (com o devido respeito) entendo que a fé é algo que se deve perder.
Discordo absolutamente, a fé penso que é o que nos faz mover todos, nem tem que ser necessáriamente fé religiosa... fé é acreditar que se consegue vir a melhorar algo, é a lanterna duracell que temos sempre que não há luz ao fundo do túnel, é o que mantem por exemplo(e se calhar estou errado), o nosso amigo Luso neste país, como muito mais gente.
-
É assim mesmo que se fala, sr. moderador
, Luso. Completamente de acordo.
-
algo que se deve perder.
É como o conceito "desilusão", associado a um evento triste
Porque é que Fé, há de ter a ver com desilusão e com tristeza?
Eu acho que, no dia em que negarmos a Fé, estamos a negar a nossa própria existência. Fé, é para mim sinónimo de força de vontade. É acreditar, mesmo quando os outros nos dizem que nada há a fazer, e que não é possível.
Em 1979, quando João Paulo II foi entronizado, provavelmente ninguém no mundo acreditaria se lhe dissessem que pouco mais de dez anos depois, o muro de Berlim seria derrubado.
Era tão absurdo, que quem dissesse uma coisa dessas, era tolo.
No entanto, havia quem acreditasse. E a Fé, como todos vimos, também consegue derrubar muros.
Não é possível medir a Fé. Além de tudo isso, mesmo a palavra Fé, tem diferentes significados consoante as pessoas. É um termo demasiado complexo, para acharmos que há alguma vantagem em perdê-la.
O poeta diz que o sonho comanda a vida.
A Fé, permite acreditar nos sonhos.
Cumprimentos
-
posições ortodoxas (uso do preservativo p.ex.).
O Papa apenas achou que o uso deste é o menor dos males, perante o flagelo da SIDA. Tem que ter em atenção que essa posição é a menos hipócrita que a igreja poderia ter, já que proteje vidas, e deveria ser exactamente essa a preocupação. Hipócrita seria de facto dizer que são pró-vida e negarem o uso do presevativo tendo em conta as doenças mortais que há hoje em dia. :?
-
Miguel (com o devido respeito) entendo que a fé é algo que se deve perder.
o nosso amigo Luso neste país, como muito mais gente.
Com essa interpretação talvez concorde contigo. No entanto já ponderei sobre a racionalidade do amor pátrio e penso que há bases lógicas assentes em economias de escala e partilha de imaginários comuns que são capazes de justificar técnicamente esse "apego". Neste caso do amor pátrio eu ainda prefiro pensar em algo mais "espiritual". Talvez seja esse o único "luxo" intelectual a que me dou.
Quanto ao amor, também existem explicações científicas para tal. Mas eu prefiro a beleza cruel da realidade a mentiras piadosas que atentam contra a minha inteligência. Mas, como disse anteriormente, isso sou eu.
E já se sabe:
"- Whatever gets you through the night is alright"
E continuo a dizer que o Papa deveria ser tratado com mais respeito e serenidade, e não como o mero cadáver adiado tal como é visto pelos abutres da comunicação social.
-
algo que se deve perder.
É como o conceito "desilusão", associado a um evento triste
Porque é que Fé, há de ter a ver com desilusão e com tristeza?
Eu acho que, no dia em que negarmos a Fé, estamos a negar a nossa própria existência. Fé, é para mim sinónimo de força de vontade. É acreditar, mesmo quando os outros nos dizem que nada há a fazer, e que não é possível.
Em 1979, quando João Paulo II foi entronizado, provavelmente ninguém no mundo acreditaria se lhe dissessem que pouco mais de dez anos depois, o muro de Berlim seria derrubado.
Era tão absurdo, que quem dissesse uma coisa dessas, era tolo.
No entanto, havia quem acreditasse. E a Fé, como todos vimos, também consegue derrubar muros.
Não é possível medir a Fé. Além de tudo isso, mesmo a palavra Fé, tem diferentes significados consoante as pessoas. É um termo demasiado complexo, para acharmos que há alguma vantagem em perdê-la.
O poeta diz que o sonho comanda a vida.
A Fé, permite acreditar nos sonhos.
Cumprimentos
Eu compreendo as tuas palavras. E creio que compreendes as minhas.
Agora deverás - como historiador - saber que existem sistemas metafísicos que não passam disso mesmo e que não aguentam o confronto com a realidade. E é dessa fé que eu falo. Dessa fé que consigo carrega um pesado fardo de dor, de destruição e de morte.
-
Bom, eu tenho fé e sou crente em deus, e crente na mensagem moral de Jesus Cristo. Isto não me impede de usar a lógica, ser um homem racional, manter sempre um boa dose de cepticismo em relação a declarações de verdades absolutas, ou de ter uma mente aberta e flexível em relação à pesquisa científica e ao desenvolvimento e aplicação de novas técnologias, ou de lidar com as realidades da vida de uma forma pragmática.
E acho que ter fé é importante, porque propriamente direcionada para fins positivos, ela permite ao homem conquistar o medo de ultrapassar as barreiras imaginárias e/ou reaís do seu próprio pensamento, e preserverar no percurso de conquista do objectivo.
Ter fé, na minha opinião, não se resume a crer em deus, ou nesta ou naquela religião, mas é antes, acreditar que dentro de cada individuo, ou grupo de indivíduos, sempre existe a capacidade para se continuar a crescer e a se desenvolver, desde que se procure ativamente esse crescimento e desenvolvimento, mesmo quando o processo que leva ao mesmo seja doloroso, difícil e complicado.
E quanto a mim, este Papa procurou através do seu comportamento, discursos, escritas, etc, transmitir essa mesma mensagem de confiança, de fé, e de exortação à procura da excelência e não da mediocridade, à humanidade, foi extraordinário.
Logo no primeiro discurso público que fez, as palavras que lhe sairam da boca foram:"-Não tenhais medo!". Quem me dera a mim que aparecesse algum político Portugues que no 1o discurso ao povo dissesse o mesmo.
-
João Paulo II já não está entre nós.
Descanse em paz.
-
E assim desaparece um dos grandes homens do séc. XX, alguém pelo qual toda a gente nutria muito carinho... Que descanse em paz.
"What you do in life, echoes in eternity."
-
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Foglobo.globo.com%2Ffotos%2F050331_capa_papa_aa01.jpg&hash=44b39a211a3b648c3f1bd16a3772c61a)
Que sua alma descanse em paz junto de Deus.
-
Uma enorme perda para toda a humanidade.
Que descanse em paz. Para toda a eternidade.
-
Sem duvida, um dia triste para crentes e não-crentes.
Descanse em Paz.
-
Paz a sua alma, e que finalmente tenha descanço.
:cry:
-
Que descanse em Paz
-
Curvo-me e rindo homenagem a este homem que entre muitas outras obras, contribuiu enormemente para a queda do comunismo na Europa de leste, juntou sob o mesmo Deus crentes das mais variadas religiões ajudando a acabar com muitos preconceitos que prevaleciam à séculos neste sentido, lutou pelos mais pobres e desfavorecidos e um enorme e vasto etc.
Não peço nem pela sua alma nem para que descanse em paz: Ele não precisa.
-
Curvo-me e rindo homenagem a este homem que entre muitas outras obras, contribuiu enormemente para a queda do comunismo na Europa de leste
Devemos todos nos curvar, sem duvida ele foi o maior pacificador para evitar a III Guerra Mundial.
Existem especulações que a sua tentaviva de assasinato em 81 por o turco , tinha a mão do KGB....
-
Fico feliz, pela maneira respeitoza com que se tratam os crentes e não crentes aí em Portugal, mesmo com diferenças de idéias sempre há respeito e cordialidade nas discuções, um grande exemplo de vocês portugueses para nós brasileiros, o qual já esta tão rispida a "concorrência" religiosa que só não somos uma Irlanda do Norte, pela pacividade do povo brasileiro. Um grande abraço a vocês amigos portugueses!!!
Ao Papa João Paulo II, deixo resgistrado meu respeito e admiração para um grande líder e exemplo de nossa Igreja.
-
Olá a todos,
concordo com os que dizem que a cobertura jornalística já é um enjoo.
Raios partam estes jornalistas que parecem abutres. As pessoas tem direito à sua dignidade, e a pessoa em causa mais do que ninguém tem esse direito.
Mas queria deixar aqui apenas o pensamento que me ocorreu quando soube da noticia. Eu estava na cozinha, a cozinhar para um grupo de amigos, tinha a TV ligada e quando surgiu a notícia, um pensamento saltou como uma mola:
"O Descanso do Guerreiro!"
A obra dele fala por si. Fez muito pela paz na Europa de leste, só foi pena que não tivesse conseguido sanar as diferenças existentes com a Igreja Ortodoxa, mas isso será concerteza uma batalha para outro guerreiro. A ver vamos.
De qualquer forma fica a minha homenagem ao Homem.
-
Olá a todos,
concordo com os que dizem que a cobertura jornalística já é um enjoo.
Raios partam estes jornalistas que parecem abutres. As pessoas tem direito à sua dignidade, e a pessoa em causa mais do que ninguém tem esse direito.
Os canais de tv generalistas neste momento já estão a prestar um mau serviço a Igreja Católica e a figura de João Paulo II.
Incompreensível o interesse mórbido pelo repetir de palavras e imagens.
A saturação na maioria das pessoas é evidente.
Presto a minha homenagem
ao grande Homem que foi Karol Woytyla
-
Algumas curiosidades que tirei do Público on-line:
João Paulo II foi o primeiro Papa polaco e foi o primeiro oriundo de uma país comunista (Polónia) numa altura em que ainda existia a “cortina de ferro” na Europa.
Trabalhou numa mina e enquanto gozou de saúde foi praticante de esqui, montanhismo e remo.
Foi o primeiro Papa a ter sido atingido a tiro na rua.
Realizou três exorcismos durante o Pontificado.
Foi o primeiro Papa a rezar numa Mesquita (Síria).
Reuniu-se na Praça de São Pedro com centenas de prostitutas (Maio de 2002) - de meter inveja a alguns amigos meus que frequentam o meio.
Celebrou a maior Missa de toda a história - reuniu 2 milhões de fiéis (Cracóvia - Agosto de 2002).
Visitou 129 países diferentes e mais de mil cidades, num total de quase 1.300 quilómetros percorridos, suficientes para mais de três viagens entre a terra e a lua e 29 voltas à terra.
Encontrou-se com 17,5 milhões de pessoas e recebeu mais de 1000 Chefes de Estado e de Governo.
Como já mencionado, a cobertura mediática dos últimos dias do Papa foi exagerada e sensacionalista, mas ainda vamos gramar a pastilha (até à náusea) durante as cerimónias fúnebres e processo de eleição do novo Papa. Outra coisa: será que há campanha eleitoral? Como é que se movem os cordelinhos para escolher o sucessor de João Paulo II? Se o D. Policarpo for escolhido proponho que adopte o nome Afonso como forma de homenagem ao nosso 1º Rei e fundador da nossa nacionalidade.
-
Realizou três exorcismos durante o Pontificado.
:shock:
Pormenores? É que eu não acredito nestas coisas.
Se lerem o Arquivo Mitrokhine (um excelente livro sobre as operações externas do KGB no Ocidente desde a sua fundação até ao fim da URSS - a edição portuguesa tem o prefácio do José Pacheco Pereira) mostra bem a impotância do Papa no fim da Guerra Fria.
-
Às vezes uma pessoa nem sabe que reacção ter às notícias que lê.
O mais recente herói de BD da Colômbia:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fgfx.dagbladet.no%2Fpub%2Fartikkel%2F4%2F42%2F428%2F428200%2Fhomopater1REU.jpg&hash=5e0a1081855ae84f426668ddae1b11b2)
A dúvida sendo: rio-me da cretinice, ou abano a cabeça e digo "como é que é possível?!"
-
Às vezes uma pessoa nem sabe que reacção ter às notícias que lê.
O mais recente herói de BD da Colômbia:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fgfx.dagbladet.no%2Fpub%2Fartikkel%2F4%2F42%2F428%2F428200%2Fhomopater1REU.jpg&hash=5e0a1081855ae84f426668ddae1b11b2)
A dúvida sendo: rio-me da cretinice, ou abano a cabeça e digo "como é que é possível?!"
Dos EUA e do Canadá já foi mostrado interesse neste "super herói".
O super homem que se cuide