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Economia => Mundo => Tópico iniciado por: manuel liste em Fevereiro 02, 2005, 04:30:02 pm

Título: PIB das regioes da Europa em 2002
Enviado por: manuel liste em Fevereiro 02, 2005, 04:30:02 pm
EUROSTAT (http://http)

(Perdón por las faltas de ortografía)  :wink:

Cumprimentos
Título:
Enviado por: manuel liste em Setembro 07, 2005, 04:48:24 pm
GDP per capita 2002 PP$:

Portugal: 16.243
Norte: 13.013
Algarve: 17.166
Centro: 13.339
Lisboa: 23.659
Alentejo: 14.080
Açores: 13.361
Madeira: 18.963

As regiões em cor preto superam o 75% da renda da UE.

Eu desconhecia que a região norte estivesse por embaixo da média portuguesa. Na Galiza sempre cremos que a região norte era rica  :?:

Algum comentário?
Título:
Enviado por: Dinivan em Setembro 07, 2005, 05:05:46 pm
Yo también estaba convencindo que la región Norte era más rica que Algarve. También es muy sorprendente la enorme diferencia entre las Açores y Madeira, ¿algún amigo portugués sabe a que es debida?
Título:
Enviado por: NVF em Setembro 07, 2005, 07:07:24 pm
Quer parecer-me que o turimos tem um grande peso no Algarve e na Madeira. No Norte ha' muito dinheiro, mas o numero de pobres tambem e' muito grande.

Alem disso, a maior parte da industria esta' no Norte e a industria paga pior que os servicos. Mas certamente que ha' aqui alguns economistas que podem explicar melhor a geografia da riqueza em Portugal.
Título:
Enviado por: manuel liste em Setembro 08, 2005, 08:01:16 am
Citação de: "NVF"
Quer parecer-me que o turimos tem um grande peso no Algarve e na Madeira. No Norte ha' muito dinheiro, mas o numero de pobres tambem e' muito grande.

Sucede o mesmo nas Baleares ou na Costa do Sol. O turismo dá muito dinheiro.

Citar
Alem disso, a maior parte da industria esta' no Norte e a industria paga pior que os servicos


Em Espanha, o salário médio na indústria é superior ao do setor serviços. Não creio que em seu país seja diferente.

Usualmente, a média de rendimentos baixa se o setor primário emprega a muitas pessoas (na Galiza ocorre asim). Pode ser a explicação.

Cumptos.
Título:
Enviado por: emarques em Setembro 08, 2005, 03:32:38 pm
Um dos problemas com essas estatísticas é que muitas empresas operam no Norte do país, mas a "riqueza" que produzem é produzida em Lisboa, que é onde estão as sedes. Resultados do centralismo galopante. :)

Outro problema é exactamente esse que o manuel liste aponta, muita gente no sector primário. O Norte (principalmente o noroeste) tem muita gente a trabalhar na agricultura e pescas. Ainda por cima numa agricultura bastante ineficiente.
Título:
Enviado por: manuel liste em Setembro 09, 2005, 04:45:05 pm
Citação de: "emarques"
Outro problema é exactamente esse que o manuel liste aponta, muita gente no sector primário. O Norte (principalmente o noroeste) tem muita gente a trabalhar na agricultura e pescas. Ainda por cima numa agricultura bastante ineficiente.


Na Galiza também há uma percentagem alta de população a trabalhar nos setores primários. Acreditei que é possível que ambas regiões tenham estruturas trabalhistas parecidas, e por isso fiz uma consulta estatística, que escrevo a seguir (dados em milhares):

..................Norte........Galiza

População: 3711.8 ---  2760.2
População empregada: 1776.5 ---  1113.4
Empregada por sectores: Agricultura, Silvicultra e Pesca: 220.8 (12,4%)---   123.3 (11%)
Empregada por sectores: Indústria, Construção, Electricidade, Gás e Água: 715.6 (40,3%)---  337.6 (30.3%)
Empregada por sectores: Serviços: 840.1 (47,3%)---  652.5 (58,6%)
Desemprego: 8.7% --- 11.1%

Há semelhanças e diferenças. Ambas regiões têm maior taxa de desemprego do que suas médias nacionais, e uma alta percentagem de trabalhadores em setores primários. No entanto, o Norte tem mais emprego nos setores de indústria, construção e energia, enquanto a Galiza supera ao Norte em taxa de população dedicada aos serviços.

 É uma informação interessante. Cumptos.
Título: Açores/Madeira
Enviado por: Cabeça de Martelo em Setembro 09, 2005, 05:16:35 pm
Na minha opinião as diferenças entre Açores e a Madeira acontecem pq na Madeira quando é preciso dinheiro o Alberto João Jardim vem ao continente e diz umas bacoradas. Ele ameaça com indepêndencia e os nossos politicos (que são muito corajosos) arreiam as calças e dão-lhe dinheiro! A Madeira é a zona mais despesista e mais dependente do turismo em Portugal. Esta é a minha opinião e se por acaso alguns dos nossos colegas é Madeirense não leve a mal mas é o que eu sinto!  :evil:
Título:
Enviado por: 3520 em Setembro 09, 2005, 05:19:39 pm
Nem mais! Esse Alberto João Jardim ja devia ter apanhado umas a muito tempo. :evil:
Título:
Enviado por: manuel liste em Setembro 16, 2005, 08:53:51 am
emarques:

vi em seu INE que o desempenho econômico do Norte em 2003 foi muito mau. É alarmante.  :evil:

INE (pdf) (http://http)
Título:
Enviado por: papatango em Setembro 19, 2005, 10:46:53 pm
Citar
Na minha opinião as diferenças entre Açores e a Madeira acontecem pq na Madeira quando é preciso dinheiro o Alberto João Jardim vem ao continente e diz umas bacoradas. Ele ameaça com indepêndencia e os nossos politicos (que são muito corajosos) arreiam as calças e dão-lhe dinheiro!


Normalmente as coisas não são tão simples como parecem.

Uma das razões de a Madeira aparecer no topo da lista, tem a ver com uma coisa chamada "Zona Franca da Madeira".

Não é só o João Jardim a pedir dinheiro. Há que reconhecer também algum mérito na administração da Madeira, em vez de utilizar a tradicional argumentação portuguesa: Ou seja, quando alguém tem sucesso, é porque roubou, foi desonesto, ou fez qualquer coisa ilegal. Temos sempre dificuldade em aceitar que há pessoas que trabalham bem, especialmente quando não gostamos delas.

== == ==

Quanto à região norte, a questão é realmente preocupante. Ao mesmo tempo, vem deitar por terra uma ideia antiga que se "cimentou" em algumas regiões, de que o norte trabalha e o sul descansa.

Também estão no norte algumas das maiores desigualdades sociais do país, pois as regiões mais pobres são também as que ja tiveram (não sei se ainda têm) a maior concentração mundial de Ferraris por quilometro quadrado (ou por mil habitantes - não estou seguro).

Depois disto tudo, há também um outro mito que cai. A região norte, está numa crise profunda, mas ao mesmo tempo é objecto da maior obra pública do país, e uma das maiores da Europa, onde até ao momento já se investiram 2.400 milhões de Euros e que é o Metro do Porto (Ou seja, mais dinheiro que a Expo-98 e quatro Euro-2004 ao mesmo tempo).

O norte tem (teoricamente) mais dinheiro, tem nos ultimos anos sido beneficiado com um investimento pesadissimo, mas mesmo assim, parece não ter aproveitado grande coisa.

Se não houvesse Metro, a crise sería provavelmente muito maior e não sería a industria exportadora a sentir os principais problemas.

Além de tudo isto, o problema da enorme diferença entre a região do Porto e o resto do Norte, é também gritante. Os municipios exteriores ao nucleo da região metropolitana do Porto, sempre foram dos mais pobres do país, e nunca se fez nada para melhorar a situação. Talvez por isso existam recriminações em Braga, Guimarães ou Viana do Castelo, sobre a macrocefalia do Porto relativamente ao resto do norte do país.

Este problema é apenas um dos vários que terá que ser tratado. Na industria exportadora a industria automovel  passou a ter um peso muito maior por causa da Autoeuropa, mas mesmo aí há dúvidas. Há dúvidas porque o capital tem Pátria (ao contrario do que dizem alguns dos nossos empresários quando vendem empresas aos espanhóis). E a Volkswagen, se tiver que escolher entre Palmela e Wolfsburg, não vai de certeza escolher Palmela.

Um dos ultimos clusters que nos sobre é o Turismo, mas mesmo aí, nunca foi feito nenhum esforço para criar um produto turistico de qualidade e que se diferenciasse. O Turista quer destinos exóticos e diferentes e Portugal, não é um destino exótico.

Não fomos capazes de construir algo como um parque temático, depois de falhada a tentativa de trazer para Portugal a EuroDisney e se não o fizermos, mesmo o nosso turismo acabará por se banalizar.

No entanto, há sempre soluções, e não há nada que não se resolva, mesmo que se resolva não fazendo nada.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: manuel liste em Setembro 21, 2005, 10:25:46 am
Esses 2400 milhões não iriam só para o Metro de Porto, não?
Título:
Enviado por: papatango em Setembro 21, 2005, 12:22:08 pm
Segundo a informação dada pela comunicação social, os € 2400 milhões são o investimento na rede, meios móveis e estações.

A linha amarela, é a mais cara. O Porto está em cima de montes de granito, que precisou ser furado para passar o metropolitano.

O metropolitano do Porto é uma obra muito grande, e em três anos já atinge (falo de cabeça) os 35Km. Não se restringe à cidade do Porto, mas sim a região metropolitana, Porto, Gaia, Matosinhos, Gondomar e  não se fica por aí.

Corrijam-me se me engano.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: NVF em Setembro 21, 2005, 01:29:58 pm
Citação de: "manuel liste"
Esses 2400 milhões não iriam só para o Metro de Porto, não?


Segundo o proprio governo foram. :shock:
Título:
Enviado por: manuel liste em Setembro 22, 2005, 10:31:20 am
Citação de: "NVF"
Citação de: "manuel liste"
Esses 2400 milhões não iriam só para o Metro de Porto, não?

Segundo o proprio governo foram. :shock:


A linha do TAV entre Coruña e Vigo (150 km) já está em construção. Prevê-se que seu custo será de uns 1000 milhões de  €.

Está considerada como uma das linhas mais complexas e caras de Espanha.

Quantos km há entre Porto e Lisboa?
Título:
Enviado por: papatango em Setembro 22, 2005, 03:35:33 pm
Um comboio metropolitano subterrâneo é por natureza mais caro.

Além disso, quando é necessário atravessar zonas urbanizadas, os terrenos são muito mais caros. Esse é um dos problemas do TGV. Vai passar por áreas densamente povoadas, o que torna a linha ainda mais cara.

De notar que eu não sou contra uma linha de alta velocidade. Eu sou contrário é ao modelo do TGV.

Quanto à distância entre Lisboa e Porto, para o TGV, a verdade é que ninguém sabe, porque ninguém desenhou nunca um trajecto entre Lisboa e Porto para o TGV.
No entanto a linha deverá ter entre 300 e 350 Km.

Cumprimentos
Título:
Enviado por: komet em Setembro 22, 2005, 03:44:50 pm
Para provavelmente fazer uma média de velocidade idêntica à do Alfa-Pendular... enfim.
Título:
Enviado por: manuel liste em Dezembro 31, 2005, 04:40:01 pm
El PIB per capita español alcanzó en 2004 el 98,3% de la media de la UE-25 (año 2000: 92,7%).

Las regiones fronterizas con Portugal tienen los siguientes porcentajes:

Norte (Galicia): 78.5% (2000: 72.0%)
Nordeste (Castilla-León): 92.1% (2000: 83.9%)
Este (Extremadura): 65.2% (2000: 59.0%)
Sudeste (Andalucía): 75.7% (2000: 68.3%)

Fuente:

http://www.ine.es/prensa/np400.pdf
Título:
Enviado por: Johnnie em Dezembro 31, 2005, 05:34:12 pm
Parabens manuel  :Palmas:

Que o ano de 2006 traga tudo de bom para todos é o que desejo

Saludos
Título:
Enviado por: manuel liste em Janeiro 01, 2006, 06:43:51 pm
Citação de: "Johnnie"
Parabens manuel  :G-Ok:

Las provincias fronterizas más ricas son Salamanca (84% de la renta española), Huelva (82%) y Pontevedra (79%). Las más pobres: Cáceres y Badajoz.