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Economia => Mundo => Tópico iniciado por: manuel liste em Fevereiro 02, 2005, 04:30:02 pm
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EUROSTAT (http://http)
(Perdón por las faltas de ortografía)
Cumprimentos
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GDP per capita 2002 PP$:
Portugal: 16.243
Norte: 13.013
Algarve: 17.166
Centro: 13.339
Lisboa: 23.659
Alentejo: 14.080
Açores: 13.361
Madeira: 18.963
As regiões em cor preto superam o 75% da renda da UE.
Eu desconhecia que a região norte estivesse por embaixo da média portuguesa. Na Galiza sempre cremos que a região norte era rica
Algum comentário?
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Yo también estaba convencindo que la región Norte era más rica que Algarve. También es muy sorprendente la enorme diferencia entre las Açores y Madeira, ¿algún amigo portugués sabe a que es debida?
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Quer parecer-me que o turimos tem um grande peso no Algarve e na Madeira. No Norte ha' muito dinheiro, mas o numero de pobres tambem e' muito grande.
Alem disso, a maior parte da industria esta' no Norte e a industria paga pior que os servicos. Mas certamente que ha' aqui alguns economistas que podem explicar melhor a geografia da riqueza em Portugal.
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Quer parecer-me que o turimos tem um grande peso no Algarve e na Madeira. No Norte ha' muito dinheiro, mas o numero de pobres tambem e' muito grande.
Sucede o mesmo nas Baleares ou na Costa do Sol. O turismo dá muito dinheiro.
Alem disso, a maior parte da industria esta' no Norte e a industria paga pior que os servicos
Em Espanha, o salário médio na indústria é superior ao do setor serviços. Não creio que em seu país seja diferente.
Usualmente, a média de rendimentos baixa se o setor primário emprega a muitas pessoas (na Galiza ocorre asim). Pode ser a explicação.
Cumptos.
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Um dos problemas com essas estatísticas é que muitas empresas operam no Norte do país, mas a "riqueza" que produzem é produzida em Lisboa, que é onde estão as sedes. Resultados do centralismo galopante.

Outro problema é exactamente esse que o manuel liste aponta, muita gente no sector primário. O Norte (principalmente o noroeste) tem muita gente a trabalhar na agricultura e pescas. Ainda por cima numa agricultura bastante ineficiente.
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Outro problema é exactamente esse que o manuel liste aponta, muita gente no sector primário. O Norte (principalmente o noroeste) tem muita gente a trabalhar na agricultura e pescas. Ainda por cima numa agricultura bastante ineficiente.
Na Galiza também há uma percentagem alta de população a trabalhar nos setores primários. Acreditei que é possível que ambas regiões tenham estruturas trabalhistas parecidas, e por isso fiz uma consulta estatística, que escrevo a seguir (dados em milhares):
..................Norte........Galiza
População: 3711.8 --- 2760.2
População empregada: 1776.5 --- 1113.4
Empregada por sectores: Agricultura, Silvicultra e Pesca: 220.8 (12,4%)--- 123.3 (11%)
Empregada por sectores: Indústria, Construção, Electricidade, Gás e Água: 715.6 (40,3%)--- 337.6 (30.3%)
Empregada por sectores: Serviços: 840.1 (47,3%)--- 652.5 (58,6%)
Desemprego: 8.7% --- 11.1%
Há semelhanças e diferenças. Ambas regiões têm maior taxa de desemprego do que suas médias nacionais, e uma alta percentagem de trabalhadores em setores primários. No entanto, o Norte tem mais emprego nos setores de indústria, construção e energia, enquanto a Galiza supera ao Norte em taxa de população dedicada aos serviços.
É uma informação interessante. Cumptos.
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Na minha opinião as diferenças entre Açores e a Madeira acontecem pq na Madeira quando é preciso dinheiro o Alberto João Jardim vem ao continente e diz umas bacoradas. Ele ameaça com indepêndencia e os nossos politicos (que são muito corajosos) arreiam as calças e dão-lhe dinheiro! A Madeira é a zona mais despesista e mais dependente do turismo em Portugal. Esta é a minha opinião e se por acaso alguns dos nossos colegas é Madeirense não leve a mal mas é o que eu sinto!
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Nem mais! Esse Alberto João Jardim ja devia ter apanhado umas a muito tempo.
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emarques:
vi em seu INE que o desempenho econômico do Norte em 2003 foi muito mau. É alarmante. :evil:
INE (pdf) (http://http)
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Na minha opinião as diferenças entre Açores e a Madeira acontecem pq na Madeira quando é preciso dinheiro o Alberto João Jardim vem ao continente e diz umas bacoradas. Ele ameaça com indepêndencia e os nossos politicos (que são muito corajosos) arreiam as calças e dão-lhe dinheiro!
Normalmente as coisas não são tão simples como parecem.
Uma das razões de a Madeira aparecer no topo da lista, tem a ver com uma coisa chamada "Zona Franca da Madeira".
Não é só o João Jardim a pedir dinheiro. Há que reconhecer também algum mérito na administração da Madeira, em vez de utilizar a tradicional argumentação portuguesa: Ou seja, quando alguém tem sucesso, é porque roubou, foi desonesto, ou fez qualquer coisa ilegal. Temos sempre dificuldade em aceitar que há pessoas que trabalham bem, especialmente quando não gostamos delas.
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Quanto à região norte, a questão é realmente preocupante. Ao mesmo tempo, vem deitar por terra uma ideia antiga que se "cimentou" em algumas regiões, de que o norte trabalha e o sul descansa.
Também estão no norte algumas das maiores desigualdades sociais do país, pois as regiões mais pobres são também as que ja tiveram (não sei se ainda têm) a maior concentração mundial de Ferraris por quilometro quadrado (ou por mil habitantes - não estou seguro).
Depois disto tudo, há também um outro mito que cai. A região norte, está numa crise profunda, mas ao mesmo tempo é objecto da maior obra pública do país, e uma das maiores da Europa, onde até ao momento já se investiram 2.400 milhões de Euros e que é o Metro do Porto (Ou seja, mais dinheiro que a Expo-98 e quatro Euro-2004 ao mesmo tempo).
O norte tem (teoricamente) mais dinheiro, tem nos ultimos anos sido beneficiado com um investimento pesadissimo, mas mesmo assim, parece não ter aproveitado grande coisa.
Se não houvesse Metro, a crise sería provavelmente muito maior e não sería a industria exportadora a sentir os principais problemas.
Além de tudo isto, o problema da enorme diferença entre a região do Porto e o resto do Norte, é também gritante. Os municipios exteriores ao nucleo da região metropolitana do Porto, sempre foram dos mais pobres do país, e nunca se fez nada para melhorar a situação. Talvez por isso existam recriminações em Braga, Guimarães ou Viana do Castelo, sobre a macrocefalia do Porto relativamente ao resto do norte do país.
Este problema é apenas um dos vários que terá que ser tratado. Na industria exportadora a industria automovel passou a ter um peso muito maior por causa da Autoeuropa, mas mesmo aí há dúvidas. Há dúvidas porque o capital tem Pátria (ao contrario do que dizem alguns dos nossos empresários quando vendem empresas aos espanhóis). E a Volkswagen, se tiver que escolher entre Palmela e Wolfsburg, não vai de certeza escolher Palmela.
Um dos ultimos clusters que nos sobre é o Turismo, mas mesmo aí, nunca foi feito nenhum esforço para criar um produto turistico de qualidade e que se diferenciasse. O Turista quer destinos exóticos e diferentes e Portugal, não é um destino exótico.
Não fomos capazes de construir algo como um parque temático, depois de falhada a tentativa de trazer para Portugal a EuroDisney e se não o fizermos, mesmo o nosso turismo acabará por se banalizar.
No entanto, há sempre soluções, e não há nada que não se resolva, mesmo que se resolva não fazendo nada.
Cumprimentos
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Esses 2400 milhões não iriam só para o Metro de Porto, não?
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Segundo a informação dada pela comunicação social, os € 2400 milhões são o investimento na rede, meios móveis e estações.
A linha amarela, é a mais cara. O Porto está em cima de montes de granito, que precisou ser furado para passar o metropolitano.
O metropolitano do Porto é uma obra muito grande, e em três anos já atinge (falo de cabeça) os 35Km. Não se restringe à cidade do Porto, mas sim a região metropolitana, Porto, Gaia, Matosinhos, Gondomar e não se fica por aí.
Corrijam-me se me engano.
Cumprimentos
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Esses 2400 milhões não iriam só para o Metro de Porto, não?
Segundo o proprio governo foram.
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Esses 2400 milhões não iriam só para o Metro de Porto, não?
Segundo o proprio governo foram. 
A linha do TAV entre Coruña e Vigo (150 km) já está em construção. Prevê-se que seu custo será de uns 1000 milhões de €.
Está considerada como uma das linhas mais complexas e caras de Espanha.
Quantos km há entre Porto e Lisboa?
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Um comboio metropolitano subterrâneo é por natureza mais caro.
Além disso, quando é necessário atravessar zonas urbanizadas, os terrenos são muito mais caros. Esse é um dos problemas do TGV. Vai passar por áreas densamente povoadas, o que torna a linha ainda mais cara.
De notar que eu não sou contra uma linha de alta velocidade. Eu sou contrário é ao modelo do TGV.
Quanto à distância entre Lisboa e Porto, para o TGV, a verdade é que ninguém sabe, porque ninguém desenhou nunca um trajecto entre Lisboa e Porto para o TGV.
No entanto a linha deverá ter entre 300 e 350 Km.
Cumprimentos
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Para provavelmente fazer uma média de velocidade idêntica à do Alfa-Pendular... enfim.
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El PIB per capita español alcanzó en 2004 el 98,3% de la media de la UE-25 (año 2000: 92,7%).
Las regiones fronterizas con Portugal tienen los siguientes porcentajes:
Norte (Galicia): 78.5% (2000: 72.0%)
Nordeste (Castilla-León): 92.1% (2000: 83.9%)
Este (Extremadura): 65.2% (2000: 59.0%)
Sudeste (Andalucía): 75.7% (2000: 68.3%)
Fuente:
http://www.ine.es/prensa/np400.pdf
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Parabens manuel
Que o ano de 2006 traga tudo de bom para todos é o que desejo
Saludos
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Parabens manuel :G-Ok:
Las provincias fronterizas más ricas son Salamanca (84% de la renta española), Huelva (82%) y Pontevedra (79%). Las más pobres: Cáceres y Badajoz.