ForumDefesa.com
Forças Armadas e Sistemas de Armas => Exércitos/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: ALX em Fevereiro 24, 2004, 01:50:10 am
-
Por essa eu não esperava! Confiram a notícia no link abaixo...
http://www.janes.com/defence/air_forces ... _2_n.shtml (http://www.janes.com/defence/air_forces/news/jdw/jdw040223_2_n.shtml)
-
Excelente notícia!
Já era tempo de terem acabado com esse sorvedouro de dinheiro.
O Osprey que se cuide.
-
Como é possível desperdiçar tanto dinheiro num projecto !
Existem empresas no complexo militar-industrial americano cujo o principal objectivo parece ser sacar dinheiro aos contribuintes norte-americanos !
De qualquer modo a notícia deixa-me mais descansado, afinal não é só em Portugal que se desperdiça dinheiro em elefantes brancos !
-
Notícia espantosa.
Admito que não estava à espera.
Agora, e como o luso referiu, só falta o V-22 Osprey. Esse programa é na minha opinião ainda pior do que o do RAH-66 Comanche no que diz respeito a fundos/utilidade.
Embora eu pensasse que o Comanche fosse um excelente heli e tivesse no futuro das guerras um papel fulcral dentro do exército norte-americano ao que parece não vai ser assim. Afinal deveria ter muitos mais defeitos do que aqueles que supunhamos.
-
Sinceramente já estava à espera...
O Comanche estava a transformar-se num projecto caríssimo, e mesmo nos States, o dinheiro não chega para tudo. Mas a tendência para projectos ridiculamente caros continua: cada míssil Patriot PAC-3 custará cerca de 3 milhões de dólares!
Além de que a própria filosofia do Comanche é bastante criticável. As suas característcas Stealth podem ser boas para contrariar as ZSU-23, mas de pouco servem contra RPGs e metrelhadoras pesadas, que continuam a abater helis com uma facilidade impressionante.
Além de que a própira doutrina de emprego de helis do exército americano vai mudar. Exemplos como Kerbala demonstraram que os hélis não podem operar sozinhos, centenas de quilómetros para lá das linhas de combate.
cumptos
-
A premissa é simples: no ambiente que o Comanche iria operar ( ou qualquer outro heli ) a furtividade é simplesmente pouco útil, logo tal investimento era incomportável.
-
Olá à Todos,
Sou novo na lista. Ativei a conta à poucos minutos. Mas muitos devem me conhecer de outros fóruns.
Apenas gostaria de comentar que a função dos RAH-66 era substituir os Kiowa Warrior, como helicópteros de reconhecimento. Para ataque, que seria uma função secundária, ele poderia ser equipados com dois cabides lateais, e não seria necessário o uso da "weapons bay".
Claro que ele era demasiado sofisticado para a função de reconhecimento, principalmente na questão da capacidade "Stealth". Mas, com ceteza era um excelente helicóptero, principalmente por ser um projeto dedicado, e não uma adaptação como os Kiowa Warrior.
Aliás, alguém arrisca um palpite de como os EUA vão lidar com a substituição da frota de Kiowa Warrior???
Creio que é isso...
-
Seja bem vindo FinkenHeinle!
-
Olá Ricardo Nunes,
Muito Obrigado pela recepção. Espero poder contribuir nesse novo fórum...
Até mais...
-
hmm. quanto ao substituto do Comanche ( melhor dizendo do OH-58D :nice: )
d) um heli estrangeiro "off-the-shelf" como o A129 Mangusta
Todas estas alternativas têm sido apresentadas como temporárias. Parece que está toda a gente a apostar em helis UAVS como o futuro, como o Fire Scout
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.rolls-royce.com%2Fhelicopters%2Fimages%2Fphotos%2FFireScout.jpg&hash=911204b1c79d6b1290860f235adaf1c3)
-
Olá Spectral,
Olha, eu creio que, para esta função, um helicóptero dedicado seja melhor que um adaptado. Não que o Kiowa Warrior não seja bom, mas certamente não tem a manobrabilidade do Comanche por exemplo, que foi feito para isso.
Por isso, talvez uma versão não tão sofisticada do próprio Comanche, adaptada aos conceitos agora revistos, seria uma ótima alternativa, já uqe não sairia tão caro, e teria um melhor desempenho...
Até mais...