ForumDefesa.com
Outras Temáticas de Defesa => Área Livre-Outras Temáticas de Defesa => Tópico iniciado por: JLRC em Novembro 27, 2004, 12:04:28 am
-
Gostava de lhes por uma questão.
Já tiveram, certamente, que preencher documentos em que a data vem à maneira anglo-saxónica ----/--/--, por exemplo (2004/11/27, embora nos EUA se escreva 11/27/2004).
A minha pergunta é se esta maneira de escrever é correcta ou se vai contra as normas portuguesas. Eu, por exemplo, recuso-me a escrever a data desta maneira e até agora não tive nenhum cheque recusado ou documento enviado para traz. Não será mais uma cópia do que se faz em Inglaterra, por parte de alguns yesman, sem qualquer suporte legal? Ou será que existe uma lei a dizer que em Portugal, a data se escreve e lê ao contrário, como no alfabeto árabe? Faz lembrar quando certos governantes resolveram acertar a data pela da Europa Central e passámos a ter claridade até quase às 10h30. Por pouco tinhamos o Sol da meia-noite. Em França, país do qual não se pode duvidar do seu cometimento europeísta, rscreve-se como em qualquer país latino, dd/mm/aaaa (dia/mês/ano).
Fico à espera das vossas informações.
-
Por acaso acho que esse é, desde há uns anos, o formato legal das datas no nosso país. Na verdade, essa é a norma internacional de representação de datas, definida pela Organização Internacional da Normalização, norma ISO 8601. Suponho que para sistemas de arquivo seja mais fácil ter o elemento maior primeiro e as sub-divisões a seguir.
http://www.saqqara.demon.co.uk/datefmt.htm (http://www.saqqara.demon.co.uk/datefmt.htm)
Hehe, 666 mensagens...
-
JLRC
A maneira Anglo-Saxonica é Mês-Dia-Ano Hoje são 11/27/2004
Nos escrevemos 27/11/2004
O formato 2004/27/11 não é anglo-saxonico.
É a forma mais logica de escrever uma data, nomeadamente por razões informáticas e mecanograficas. Se reparar fica muito mais facil ordenar as datas quanto elas estão no formato ano-mês-dia.
Estou a falar de cabeça, mas tenho quase a certeza que o formato 2004/27/11 foi aprovado pelo concelho de ministros em Portugal, ainda era presidente do Concelho o Professor Marcelo Caetano, nos idos anos de 1972 e virou mesmo lei (ou coisa que o valha).
Portanto não é um modernismo. Tem qualquer coisa a ver com a normalização. Mas é um facto que é complicado mudar. No entanto, conforme a mim me explicaram, é correcto escrever ANO-MÊS-DIA, além de ser legal e preferível. A existência deste formato em documentos tem por isso fundamentação jurídica.
A outra forma - a que todos utilizamos - é no entanto igualmente aceite.
Cumprimentos
-
emarques, você foi mais rápido que eu