ForumDefesa.com
Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: Pneucareca em Março 17, 2025, 08:06:32 pm
-
Porque ainda não tinha sido aberto, fica de modos criado o tópico do substituto dos Chipmunk na FAP.
Serão então "12 aeronaves Cirrus de instrução elementar de pilotos + simulador por 7,3 milhões de euros"
(https://cirrus.cz/assets/trac_hero_1024x640_8b9052cab8.jpg)
-
mais de 1,5M € / avião ,não é um poucado caro ?
-
Os Chipmunks deveriam ser substituídos pelos TB-30, deixando os A-29 tomar o lugar deste. e tudo mandado para Sintra para se ganhar alguns trocos !
-
mais de 1,5M € / avião ,não é um poucado caro ?
Cheka lá essa matemática sff, que esse custo/aeronave está muito, mas muito inflacionado. :conf:
-
Tens razão, é mais o menos 600 000€ por avião
-
Apesar de nada estar assinado ou contratualizado oficialmente com o fabricante. Vai-se lendo por aí em que uns dizem que é o SR22T (como o Pássaro de Ferro), aqui fala-se do SR22. . É que existe alguma diferença entre os dois modelos. Afinal no que é que ficamos? 22 ou 22T?
-
Porque ainda não tinha sido aberto, fica de modos criado o tópico do substituto dos Chipmunk na FAP.
Serão então "12 aeronaves Cirrus de instrução elementar de pilotos + simulador por 7,3 milhões de euros"
(https://cirrus.cz/assets/trac_hero_1024x640_8b9052cab8.jpg)
"Serão então 12 aeronaves Cirrus..." Quais aeronaves??
-
Porque ainda não tinha sido aberto, fica de modos criado o tópico do substituto dos Chipmunk na FAP.
Serão então "12 aeronaves Cirrus de instrução elementar de pilotos + simulador por 7,3 milhões de euros"
(https://cirrus.cz/assets/trac_hero_1024x640_8b9052cab8.jpg)
"Serão então 12 aeronaves Cirrus..." Quais aeronaves??
Tal como tu continuo com dúvidas que seja o SR22T, porém é de facto neste modelo que se fala.
Se for verdade que o custo unitário ronda 1M€, não estou a ver como poderão ser comprados 12 mais o simulador por apenas 7,3M€.
@Nighthawk, por acaso já se sabe a versão exata que se vai adquirir?
-
Escrevi SR22 mas pode ter sido um lapso da minha parte, na verdade, fala-se da versão TRAC, qual é mesmo o nome oficial?
-
Escrevi SR22 mas pode ter sido um lapso da minha parte, na verdade, fala-se da versão TRAC, qual é mesmo o nome oficial?
TRAC é uma versão do Cirrus SR sem os acabamentos luxuosos, especialmente concebida para escolas de aviação e forças aéreas. Se a opção for realmente o Cirrus SR, não faria sentido ser outra versão, senão a TRAC.
Não há nenhum lapso teu. Há é aí um pessoal a dizer que é o SR22. Outros dizem que é a versão SR22T, como avançou o Pássaro de Ferro. Quando nada está contratualizado e oficializado com o fabricante.
Cá para mim, acho muita fruta ser o 22T, isto porque as decisões (excepto Embraers) são todos a "rapar" no preço e a escolher sempre o mais baratinho. E ainda para mais 12, quando o caderno de encargos eram 7.
-
Porque ainda não tinha sido aberto, fica de modos criado o tópico do substituto dos Chipmunk na FAP.
Serão então "12 aeronaves Cirrus de instrução elementar de pilotos + simulador por 7,3 milhões de euros"
(https://cirrus.cz/assets/trac_hero_1024x640_8b9052cab8.jpg)
Para ter este tipo de aeronave, o melhor é mandar diretamente os cadetes para Tires tirar o brevet !
-
Porque ainda não tinha sido aberto, fica de modos criado o tópico do substituto dos Chipmunk na FAP.
Serão então "12 aeronaves Cirrus de instrução elementar de pilotos + simulador por 7,3 milhões de euros"
(https://cirrus.cz/assets/trac_hero_1024x640_8b9052cab8.jpg)
Para ter este tipo de aeronave, o melhor é mandar diretamente os cadetes para Tires tirar o brevet !
Porquê? Se formos ver a Força Aerea Francesa tem varios modelos deste tipo, não apenas um modelo. É uma não questão.
-
Porque ainda não tinha sido aberto, fica de modos criado o tópico do substituto dos Chipmunk na FAP.
Serão então "12 aeronaves Cirrus de instrução elementar de pilotos + simulador por 7,3 milhões de euros"
(https://cirrus.cz/assets/trac_hero_1024x640_8b9052cab8.jpg)
Para ter este tipo de aeronave, o melhor é mandar diretamente os cadetes para Tires tirar o brevet !
Porquê? Se formos ver a Força Aerea Francesa tem varios modelos deste tipo, não apenas um modelo. É uma não questão.
Por isso é que a AdA passou para o PC-7 MkX !
Eu voei o Cap 10, o Epsilon, o Alphajet, o Zephyr, o T-41, o TA-4J , o Etendard IV e o Falcon 10 !
É outra coisa que , excepto o T-41, que voar SR22.
-
Aparentemente houve problemas com a assinatura do contrato. Alguém sabe mais pormenores?
-
Aparentemente houve problemas com a assinatura do contrato. Alguém sabe mais pormenores?
Operações Normais.
Mais do mesmo, se corresse tudo bem é que era para admirar.
Abraços
-
Aparentemente houve problemas com a assinatura do contrato. Alguém sabe mais pormenores?
Estava a estranhar nunca mais se ter falado nisso, sobretudo após o João Nuno ter dito e reafirmado no Parlamento que as aeronaves não seriam compradas aos Estados Unidos.
Em Portugal, qualquer compra de equipamento militar sem direito a novela não é compra. Bom, a não ser que se trate da Embraer, claro. :mrgreen:
-
Mas o governo ia assinar com a empresa construtora ou com outra ( material em segunda mão)?
-
Mas o governo ia assinar com a empresa construtora ou com outra ( material em segunda mão)?
Pelas afirmações do MDN em Fevereiro isso não ficou esclarecido. Somente que embora de construção norte-americana, não seriam adquiridas aos Estados Unidos.
- e finalmente - que é o que interessa aqui para este tópico em particular -, 12 aeronaves Cirrus de instrução elementar de pilotos + simulador por 7,3 milhões de euros. O MDN frisou uma coisa curiosa ao anunciar estas aeronaves, afirmando que são de fabrico norte-americano, mas que não serão compradas aos Estados Unidos.
-
Aparentemente houve problemas com a assinatura do contrato. Alguém sabe mais pormenores?
Estava a estranhar nunca mais se ter falado nisso, sobretudo após o João Nuno ter dito e reafirmado no Parlamento que as aeronaves não seriam compradas aos Estados Unidos.
Em Portugal, qualquer compra de equipamento militar sem direito a novela não é compra. Bom, a não ser que se trate da Embraer, claro. :mrgreen:
Os problemas na assinatura do contrato devem ser por causa das tecnologias classificadas das aeronaves.... :mrgreen: :mrgreen: