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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: Drecas em Setembro 01, 2022, 06:46:30 pm
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Uma questão acerca do modelo dos AGM-65 Maverick na FAP
Segundo o Military Balance 2022:
https://drive.google.com/drive/my-drive
Apenas temos AGM-65A Maverick (página 140)
No entanto na pagina da FAP dos P-3 tem escrito que podem ser equipados com AGM-65F/G Maverick
https://www.emfa.pt/aeronave-15-lockheed-p3c-cup-orion
Portanto a questão é, que versão é que temos?
Será isto um erro do Military Balance ou a FAP não sabe a quantas anda?
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Uma questão acerca do modelo dos AGM-65 Maverick na FAP
Segundo o Military Balance 2022:
https://drive.google.com/drive/my-drive
Apenas temos AGM-65A Maverick (página 140)
No entanto na pagina da FAP dos P-3 tem escrito que podem ser equipados com AGM-65F/G Maverick
https://www.emfa.pt/aeronave-15-lockheed-p3c-cup-orion
Portanto a questão é, que versão é que temos?
Será isto um erro do Military Balance ou a FAP não sabe a quantas anda?
Tivemos a versão TV e guiado a laser, neste momento só a versão laser, que equipam os P-3C.
Cps,
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hmmm então os Mavericks não são usados de momento pelos F-16?
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hmmm então os Mavericks não são usados de momento pelos F-16?
Nem de momento, nem daqui por diante. A frota F-16 abdicou da utilização do Maverick há já alguns anos, em prol das JDAM e dual mode GBU-49. Daí que esses mísseis tenham transitado para os P-3C, que permanecem o seu único utilizador em solo nacional.
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Uma dúvida. Que sensor o P-3C usa para lançar um Maverick a laser?
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Uma dúvida. Que sensor o P-3C usa para lançar um Maverick a laser?
Por acaso a informação que tenho é que a versão que possuímos actualmente é a guiada por infravermelhos, neste caso o AGM-65G. Esta versão foi comprada no início do anos 90 para a frota A-7P, transitou depois para os F-16 após o abate dos Corsair II, e hoje finalmente é utilizada apenas nos Orion CUP+.
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Por acaso a informação que tenho é que a versão que possuímos actualmente é a guiada por infravermelhos, neste caso o AGM-65G. Esta versão foi comprada no início do anos 90 para a frota A-7P, transitou depois para os F-16 após o abate dos Corsair II, e hoje finalmente é utilizada apenas nos Orion CUP+.
Também me pareceu estranho, nunca ouvi falar de uma combinação P-3/AGM-65E. Ou o avião transporta um designador laser ou teria de confiar num designador externo, "buddy lazing".
Mas para acções de ataque naval a capacidade de "self-designate" parece-me imprescindível.
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Por acaso a informação que tenho é que a versão que possuímos actualmente é a guiada por infravermelhos, neste caso o AGM-65G. Esta versão foi comprada no início do anos 90 para a frota A-7P, transitou depois para os F-16 após o abate dos Corsair II, e hoje finalmente é utilizada apenas nos Orion CUP+.
Também me pareceu estranho, nunca ouvi falar de uma combinação P-3/AGM-65E. Ou o avião transporta um designador laser ou teria de confiar num designador externo, "buddy lazing".
Mas para acções de ataque naval a capacidade de "self-designate" parece-me imprescindível.
O P-3C tem o Wescam MX15 HDi para identificação de alvos. O AGM-65G é fire-and-forget.
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O P-3C tem o Wescam MX15 HDi para identificação de alvos. O AGM-65G é fire-and-forget.
O sistema MX-15 HDi possui capacidade limitada de iluminação laser, no entanto nós nunca possuímos ou adquirimos o chamado Laser Maverick AGM-65E. Apenas o AGM-65B (EO) e o AGM-65G-2 (IIR).
Fotos tiradas por mim em Monte Real em 2006, das versões de treino cativo dos respectivos mísseis:
TGM-65B
(https://i.postimg.cc/52SwKP79/TGM-65-B-BA5-02-07-2006-2.jpg)
TGM-65G
(https://i.postimg.cc/c4ZCkdVY/TGM-65-G-BA5-02-07-2006.jpg)
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Pensei que querias saber se temos pilotos cowboys como o "Maverick" na Força Aérea. :mrgreen:
(https://sm.ign.com/ign_br/screenshot/default/iceman-maverick_2bq5.jpg)
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Eu gostava era de saber quando é que vamos finalmente comprar as GBU-53/B StormBreaker, para realmente substituir os Maverick nos F-16, por algo com alcance mais considerável que as actuais bombas.
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Onde está essa proposta de aquisição para GBU-53/B?
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Eu gostava era de saber quando é que vamos finalmente comprar as GBU-53/B StormBreaker, para realmente substituir os Maverick nos F-16, por algo com alcance mais considerável que as actuais bombas.
Nem sequer tens ao serviço a GBU-39 SDB e já querias logo a 2a geração? :mrgreen:
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Onde está essa proposta de aquisição para GBU-53/B?
Não está, mas devia estar.
Eu gostava era de saber quando é que vamos finalmente comprar as GBU-53/B StormBreaker, para realmente substituir os Maverick nos F-16, por algo com alcance mais considerável que as actuais bombas.
Nem sequer tens ao serviço a GBU-39 SDB e já querias logo a 2a geração? :mrgreen:
Claro, isto de ter a nossa capacidade atacar alvos móveis em terra e no mar a partir de meios aéreos, limitada aos Mavericks dos P-3 e às GBU-49 dos F-16, não dá com nada. :mrgreen:
Já nem falo nos HARM, que andam a fazer um brilharete na Ucrânia.