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Forças Armadas e Sistemas de Armas => Força Aérea Portuguesa => Tópico iniciado por: typhonman em Março 07, 2021, 08:00:19 pm
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https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/33400/1/Tecnologia%20Tiltrotor%20na%20For%C3%A7a%20A%C3%A9rea%20Portuguesa_Cap%20Daniel%20Silva.pdf
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SE, por ventura, possivelmente, algum dia, viessem a pensar nisso, seria o V280. O V22 é estupidamente caro.
:-P
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Eu a ler o título a pensar "F-22". :mrgreen: ::)
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Eu a ler o título a pensar "F-22". :mrgreen: ::)
Já foi mais, apesar de tudo. Agora, de acordo com artigos recentes, por exemplo um MV-22 Osprey andará em torno de +/- 60 a 65M€. No entanto, se para comprar 5 a 6 helis está adjudicada uma verba de 53M€ + IVA, quer isso dizer que com esse montante nem um daria sequer para comprar.
Vantagens? Traria imensas e a vários níveis, como enumera o trabalho, e para os 3 ramos, com a óbvia vantagem de poder ser operado a partir de meios navais. Isto SE houvesse vontade, SE quem gere os destinos do país "would give a fuc*" para as Forças Armadas, o que não acontece e provavelmente não mudará a curto/médio prazo. Além de que existe sempre a frota EH-101 que está longe de ser completamente explorada.
Mais alarmante para mim, todavia, é de facto a confirmação neste trabalho de investigação que a premente modernização dos Merlin não está contemplada na LPM, elevando assim o grau de obsolescência dos aparelhos e risco de segurança para as suas tripulações.
(...) Dependendo do carácter permissivo do ambiente operacional, a atuação em missões táticas da plataforma EH101 pressupõe a existência de equipamento de autoproteção e de auxílio à execução da missão. A frota EH101, que iniciou o seu ciclo de vida estimado de 30 anos em 2005, necessitará a breve prazo de iniciar o processo de Middle Life Upgrade (MLU) para combater o obsoletismo de sistemas e proceder à expansão de capacidades (Teixeira, op. cit), deveria ocorrer, no início do 2º quadriénio da LPM (2023-2026), não estando previstos pela mesma, qualquer atualização de sistemas ou equipamento até então. Este investimento é crucial para cumprimento dos Capability Targets 2017, que a colocam ao dispor da OTAN a partir de 2025. Face à inexistência de financiamento em LPM, não será cumprido. Sem alterações, a satisfação deste Target fica suspensa até 2030. (...)
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Eu a ler o título a pensar "F-22". :mrgreen: ::)
Já foi mais, apesar de tudo. Agora, de acordo com artigos recentes, por exemplo um MV-22 Osprey andará em torno de +/- 60 a 65M€. No entanto, se para comprar 5 a 6 helis está adjudicada uma verba de 53M€ + IVA, quer isso dizer que com esse montante nem um daria sequer para comprar.
Vantagens? Traria imensas e a vários níveis, como enumera o trabalho, e para os 3 ramos, com a óbvia vantagem de poder ser operado a partir de meios navais. Isto SE houvesse vontade, SE quem gere os destinos do país "would give a fuc*" para as Forças Armadas, o que não acontece e provavelmente não mudará a curto/médio prazo. Além de que existe sempre a frota EH-101 que está longe de ser completamente explorada.
Mais alarmante para mim, todavia, é de facto a confirmação neste trabalho de investigação que a premente modernização dos Merlin não está contemplada na LPM, elevando assim o grau de obsolescência dos aparelhos e risco de segurança para as suas tripulações.
(...) Dependendo do carácter permissivo do ambiente operacional, a atuação em missões táticas da plataforma EH101 pressupõe a existência de equipamento de autoproteção e de auxílio à execução da missão. A frota EH101, que iniciou o seu ciclo de vida estimado de 30 anos em 2005, necessitará a breve prazo de iniciar o processo de Middle Life Upgrade (MLU) para combater o obsoletismo de sistemas e proceder à expansão de capacidades (Teixeira, op. cit), deveria ocorrer, no início do 2º quadriénio da LPM (2023-2026), não estando previstos pela mesma, qualquer atualização de sistemas ou equipamento até então. Este investimento é crucial para cumprimento dos Capability Targets 2017, que a colocam ao dispor da OTAN a partir de 2025. Face à inexistência de financiamento em LPM, não será cumprido. Sem alterações, a satisfação deste Target fica suspensa até 2030. (...)
Tens sempre a "marca branca" o AW609
(https://external-content.duckduckgo.com/iu/?u=https%3A%2F%2Fi.ytimg.com%2Fvi%2FkbJ2TXNwUfk%2Fmaxresdefault.jpg&f=1&nofb=1)
(https://external-content.duckduckgo.com/iu/?u=http%3A%2F%2Fcdn.airplane-pictures.net%2Fimages%2Fuploaded-images%2F2016%2F11%2F23%2F812555.jpg&f=1&nofb=1)
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E os Kamov é que tinham uma porta pequena... :mrgreen: :mrgreen:
(https://www.internimagazine.com/content/uploads/2015/06/Schermata-2015-06-24-a-16.24.111.png)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.aviastar.org%2Ffoto%2Fgallery%2Fkamov%2Fka-32t_1.jpg&hash=c121e38465832c9645180ec9bda55e03)
Agora a sério. Tem umas versões virtuais bem interessantes. ;) :-P
(https://www.helisimmer.com/media/17332/pizzagalli-aw609-x-plane-08.jpg)
(https://lh3.googleusercontent.com/proxy/5S0mnKT772xucIJGwTdHou9sORnS5IsZFVrAz5ukGeH1SywTZaPdb1BgZueBN71XjcuxfS7N3Nacybgf-G8SDSO_TcIR4wnDo_GtsElypQqqXSjZnkj3U1cglT814O0vDYOlQ7QyircKn16PRkJiR488rce0CZsIWNI)
(https://www.fsx-download.com/images/tr11.jpg)
(https://dxhb0it26is40.cloudfront.net/productimages/20110822113232T7IMU-M.jpg)
Saudações
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Ao menos a capacidade de 14 tropas do Bell V280 torna-o minimamente pratico.
O AW 609 leva que!? Prai uns 6 ou 7? Para não falar que o 609 é um projecto civil.
Se de facto vier a confirmar-se que custará cerca de um terço do V22, seria a melhor opção no ramo dos VTOL.
:-P
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Isto é que é um forum prá-frentex, nem os americas têm decidido qual o projecto vencedor e cá já o estão a meter nas forças armadas!
Uau!
:mrgreen:
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Podemos sempre ver o que resultará da substituição do UH-60. Se vencer o SB-1, poderá ser um bom meio termo, para um país que não tem dinheiro para tudo.
Ainda assim, no meio de todas as prioridades/necessidades das FA portuguesas, adquirir V-22 novos não me parece que seja uma prioridade de topo. Antes disso há tantas lacunas por resolver, e equipamentos existentes por substituir ou por modernizar.
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Isto é que é um forum prá-frentex, nem os americas têm decidido qual o projecto vencedor e cá já o estão a meter nas forças armadas!
Uau!
É assim...Não gosta, é não ver.
abc
:mrgreen:
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Foda-se a tropa anda a viver nas nuvens, não há dinheiro para um MLU dos Fs, helis médios para proteger nas nossas tropas nem vê-los, os EH101 parte deles estão encostados e agora querem criar planos para comprar algo que neste momento não nos faz falta.
Espero mesmo que este trabalho não passe mesmo de um trabalho académico.
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Tal como refere na capa:
O TEXTO CORRESPONDE A TRABALHO FEITO DURANTE A FREQUÊNCIA DO CURSO NO IUM SENDO DA RESPONSABILIDADE DO SEU AUTOR, NÃO CONSTITUINDO ASSIM DOUTRINA OFICIAL DAS FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS OU DA GUARDA NACIONAL REPUBLICANA.
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Tens sempre a "marca branca" o AW609
(https://external-content.duckduckgo.com/iu/?u=https%3A%2F%2Fi.ytimg.com%2Fvi%2FkbJ2TXNwUfk%2Fmaxresdefault.jpg&f=1&nofb=1)
(https://external-content.duckduckgo.com/iu/?u=http%3A%2F%2Fcdn.airplane-pictures.net%2Fimages%2Fuploaded-images%2F2016%2F11%2F23%2F812555.jpg&f=1&nofb=1)
Bolas, isso é a mesma coisa que comparares um C-27J com um BAe Jetstream 31/32, não tem comparação possível. ::)
Porém isto é um não-assunto, pois muito dificilmente nas próximas décadas se veria algo deste género por cá. É meramente um trabalho de investigação, um exercício teórico, como há tantos por aí.
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Tens sempre a "marca branca" o AW609
(https://external-content.duckduckgo.com/iu/?u=https%3A%2F%2Fi.ytimg.com%2Fvi%2FkbJ2TXNwUfk%2Fmaxresdefault.jpg&f=1&nofb=1)
(https://external-content.duckduckgo.com/iu/?u=http%3A%2F%2Fcdn.airplane-pictures.net%2Fimages%2Fuploaded-images%2F2016%2F11%2F23%2F812555.jpg&f=1&nofb=1)
Bolas, isso é a mesma coisa que comparares um C-27J com um BAe Jetstream 31/32, não tem comparação possível. ::)
Porém isto é um não-assunto, pois muito dificilmente nas próximas décadas se veria algo deste género por cá. É meramente um trabalho de investigação, um exercício teórico, como há tantos por aí.
O AW609 é mais um demonstrador de tecnologia, mas a verdade é que a Leonardo e a Airbus vão se juntar para desenvolver a próxima geração de helicopteros europeus. Mas ou há dinheiro europeu para apoiar o desenvolvimento ou as empresas europeias podem perder o comboio para as americanas.
Lá para 2035 vamos ter um helicóptero feito em conjunto pela Leonardo-Airbus, vamos ver que tipo de tecnologia vão escolher.
(https://d3lcr32v2pp4l1.cloudfront.net/Pictures/560xAny/3/4/4/76344_racercleansky2cairbushelicopters_926945.jpg)
Concept Airbus
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Mas isso é para os países que investem mesmo em defesa. Nós funcionamos sempre em contra-corrente do resto dos países da NATO, é NPOs desarmados, hélis civis, e tantos outros. Não me acredito que nos próximos 15 anos (ou mesmo 20) optássemos por seguir o padrão da NATO de helicópteros tiltrotor ou o que seja.