-
-
-
Centro de Avaliações do Exército apoia disparo do MSS 1.2 AC
(https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2022/03/MSS_1.2_AC_CAEx_2022-1-768x576.jpg)
O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) apoiou, em 24 de março, o disparo do Sistema Míssil Superfície-Superfície 1.2 Anticarro (MSS 1.2 AC), executado pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx).
O equipamento é composto pela munição (míssil e tubo lançador) acoplada a uma unidade de tiro para mira e disparo, que compõem um conjunto leve, de fácil transporte e de rápida entrada ou saída de posição. Os parâmetros intrínsecos do sistema no terreno foram testados com base nos requisitos do Exército Brasileiro.
O MSS 1.2 AC é um sistema de armas para lançamento de míssil superfície-superfície, anticarro, de médio alcance, guiado a laser, para uso por tropas em solo ou em viatura. Ele provê maior portabilidade, flexibilidade e precisão no combate contra veículos blindados, por intermédio da implementação de alta tecnologia pela base industrial de defesa e segurança, em conjunto com o Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército.
Participaram do evento o Chefe do CTEx, general de brigada Armando Morado Ferreira, o chefe do CAEx, general de brigada Alexandre Martins Castilho, engenheiros e técnicos da empresa SIATT Engenharia, responsável pela fabricação do sistema desenvolvido pelo CTEx, militares da Marinha do Brasil, e militares do CTEx e da Seção de Testes da Divisão de Avaliação de Material do CAEx.
(https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2022/03/MSS_1.2_AC_CAEx_2022-2.jpg)
(https://tecnodefesa.com.br/wp-content/uploads/2022/03/MSS_1.2_AC_CAEx_2022-3.jpg)
:arrow: https://tecnodefesa.com.br/centro-de-avaliacoes-do-exercito-apoia-tiro-de-missil-anticarro-mss-1-2-ac/
-
Centro de Avaliações do Exército apoia Centro Tecnológico nos testes de engenharia do Míssil Superfície-Superfície 1.2 Anticarro
(https://i.ibb.co/7kRMdXJ/missil-superficie7.jpg)
Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – “Campo de Provas da Marambaia/ 1948” - apoiou o Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e a empresa SIATT – Engenharia, Indústria e Comércio Ltda, durante a etapa de testes de engenharia do Sistema Míssil Superfície-Superfície 1.2 Anticarro (MSS 1.2 AC), realizada entre os dias 6 e 9 de fevereiro.
A citada campanha de lançamento, que contou com a presença de engenheiros e técnicos, militares e civis, teve por finalidade verificar a efetividade dos aperfeiçoamentos implementados no Sistema de Armas MSS 1.2 AC, cujo ensaio consiste em um lançamento de míssil telemétrico, contra um alvo posicionado a dois mil metros.
A instrumentação da atividade compreende dois sistemas de telemetria: um na Banda L, e o outro, na banda S. Esta possui duas estações em redundância, que permitem o acompanhamento dos diversos componentes e subsistemas do míssil em tempo real, durante o lançamento e após o término do voo.
Para incremento da verificação da trajetografia do míssil, além da telemetria do sistema, os testes são apoiados por um conjunto de câmeras e drones, de forma que o ensaio permita validar a configuração atual do sistema, para que seja implementada nos demais exemplares que serão utilizados posteriormente na continuidade da subfase técnica da “Avaliação do Lote Piloto”.
O sucesso do teste ratifica a capacidade do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação de, juntamente com a Base Industrial de Defesa e Segurança, desenvolver produtos nacionais através do emprego de alta tecnologia, provendo à Força Terrestre maior portabilidade, flexibilidade e precisão no combate contra veículos blindados, por meio de um sistema de armas para lançamento de míssil superfície-superfície, anticarro, de médio alcance e guiado a laser, para uso por tropas em solo ou em viatura.
:arrow: http://www.caex.eb.mil.br/
(https://i.ibb.co/VVFL7ML/missil-superficie6.jpg)
(https://i.ibb.co/xCSwLyc/missil-superficie4.jpg)
(https://i.ibb.co/SXBpn02/article-4.jpg)
(https://i.ibb.co/MptWrk4/missil-superficie9.jpg)
(https://i.ibb.co/wdgjsrn/article-7.jpg)
(https://i.ibb.co/cgPtmsz/missil-superficie10.jpg)
-
Olás.
O Exército a transferir 'algumas dezenas' misseis MSS 1.2 para a região fronteiriça à Venezuela.
Exército manda dezenas de mísseis para defesa de Roraima contra ameaça blindada
...
O MSS 1.2 AC é uma solução para a defesa de Roraima no momento em que os estoques mundiais desse tipo de armamento estão sendo consumidos na Ucrânia, como o Javelin americano, que ajudou a deter os blindados russos no primeiro ano da guerra.
...
https://www.estadao.com.br/politica/marcelo-godoy/exercito-manda-dezenas-de-misseis-para-defesa-de-roraima-para-enfrentar-ameacas/
-
Míssil Anticarro é testado no Centro de Avaliações do Exército
(https://www.eb.mil.br/documents/42953/362505/33.jpeg/3d2bda1f-b03c-e871-ec20-4b34c3f80af3?t=1716834953114)
Rio de Janeiro (RJ) – O Centro de Avaliações do Exército (CAEx), localizado em Guaratiba (RJ), realizou, em 22 de maio do corrente, o teste de lançamento para avaliação técnica do Míssil Superfície-Superfície 1.2 Anticarro (MSS 1.2 AC). O teste verificou a segurança no emprego do material e o cumprimento dos requisitos técnicos projetados, além de ratificar os quesitos de segurança e eficácia. Na ocasião, o míssil foi lançado contra um alvo com blindagem e, para averiguar o êxito do teste, foi utilizado um conjunto de câmeras e drones que registraram sua trajetografia.
O teste foi executado por engenheiros e técnicos, militares e civis, cuja atividade foi conduzida pelo Chefe do CAEx, General de Brigada João Paulo Zago.
O Míssil MSS 1.2 Anticarro é equipado com sistema de visão noturna infravermelho que permite seu emprego em condições de pouca visibilidade. Seu peso também favorece a utilização por tropas aeroterrestres e aeromóveis. Essas características conferem versatilidade ao aramamento, que pode ser empregado em operações militares contra diversos tipos de ameaças, como veículos blindados, construções fortificadas, depósitos de combustível e munição, embarcações e até contra helicópteros pairando à baixa altura.
A evolução do Míssil MSS 1.2 Anticarro até a sua versão atual é resultado do projeto elaborado pela Seção de Mísseis e Foguetes do Centro Tecnológico do Exército em parceria com a empresa SIATT Engenharia, Indústria e Comércio.
O desenvolvimento do Míssil MSS 1.2 Anticarro pelo Exército Brasileiro insere-se no escopo da Ciência, Tecnologia e da Inovação e coopera com o desenvolvimento nacional. Entre os principais benefícios sociais do projeto, estão a geração de empregos e o fortalecimento da Base Industrial de Defesa, além da projeção internacional do Brasil pela geração de novas capacidades militares.
:arrow: https://www.eb.mil.br/web/noticias/w/missil-anticarro-e-testado-pelo-exercito
(https://www.eb.mil.br/documents/42953/362505/foto_1.jpg/ec45548a-ca72-0b05-3193-af0b04a83503?t=1716834953145)
(https://www.eb.mil.br/documents/42953/362505/1.jpeg/dc5fd37b-ca6e-0523-e09e-9d49df5434cd?t=1716834953189)
(https://www.eb.mil.br/documents/42953/362505/2.jpeg/a3f402d2-05ea-5c31-1f18-ab6a7099c8d6?t=1716834953243)
(https://www.eb.mil.br/documents/42953/362505/21.jpeg/3bbfaf8b-1f88-c703-f44b-b96d847af94d?t=1716834953278)
-
Olás.
Seguem os disparos do MSS AC, por tropas dos BIS de Roraima, PQD do Rio, Infantaria Leve de SP e dos Fuzileiros Navais.
Os testes estão sendo conduzidos para avaliar a eficácia e a precisão do míssil contra alvos móveis e fixos, totalizando 21 disparos, a serem realizados por tropas do Exército Brasileiro de diversas naturezas.
...
O MSS 1.2 é um armamento orgânico do pelotão anti-carro das unidades de Infantaria e Cavalaria, tendo como principal missão a destruição dos blindados inimigos, podendo também ser utilizado contra outros alvos compensadores, como: concentração de viaturas, construções fortificadas, depósitos de combustível e munição, embarcações blindadas e helicópteros voando à baixa altura.
...
(https://www.forte.jor.br/wp-content/uploads/2024/06/Missil-Anticarro-MSS-1.2-AC-4-1024x769.jpeg)
https://www.forte.jor.br/2024/06/08/exercito-brasileiro-avanca-em-nova-fase-de-testes-de-missil-anticarro/
Sds!
-
O Exército firmou por outro lote de MSS 1.2 AC: 150 unidades.
https://www.estadao.com.br/politica/marcelo-godoy/exercito-brasileiro-testa-novo-missil-anticarro-enquanto-maduro-aumenta-ameaca-veja-o-video/
Sds
-
O 'novo' Cascavel com lançador duplo de MSS 1.2 AC, míssil agora batizado de Max em homenagem ao Sarg. Max Wolff, herói da FEB.
Sds
-
Exército apresenta o MAX 1.2 AC no Cascavel NG
(https://cdn-defesaaereanaval.nuneshost.com/wp-content/uploads/2024/09/M%C3%ADssil-MAX-1.2-AC.jpg)
Essa semana, o Exército Brasileiro (EB), divulgou a realização de uma série de testes com as viaturas Centauro II e Cascavel NG, no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), no Rio de Janeiro.
Um dos pontos que chamou a atenção foi o Cascavel NG equipado com o lançador do Míssil Anticarro MSS 1.2 AC, desenvolvido em parceria com a empresa brasileira SIATT, que hoje faz parte do EDGE Group, dos Emirados Árabes Unidos.
Nessa oportunidade, o EB também divulgou que o míssil foi batizado de MAX, em homenagem ao Sargento Max Wolf, herói da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial que morreu combate em 12/04/45, na região de Montese.
O MAX 1.2 AC é um armamento orgânico do pelotão anti-carro das unidades de Infantaria e Cavalaria, tendo como principal missão a destruição dos blindados inimigos, podendo também ser utilizado contra outros alvos, tais como concentração de viaturas, construções fortificadas, depósitos de combustível e munição, embarcações blindadas e helicópteros voando à baixa altura.
(https://cdn-defesaaereanaval.nuneshost.com/wp-content/uploads/2024/09/SIATT-MSS1.2AC-1536x1156.jpg)
O Míssil MAX 1.2 Anticarro é equipado com sistema de visão noturna infravermelho que permite seu emprego em condições de pouca visibilidade.
Seu peso também favorece a utilização por tropas aeroterrestres e aeromóveis. Essas características conferem versatilidade ao armamento, que pode ser empregado em operações militares contra diversos tipos de ameaças.
(https://cdn-defesaaereanaval.nuneshost.com/wp-content/uploads/2024/05/MSS1.2AC_03.jpeg)
Os testes operacionais confirmaram a eficácia e a adequabilidade do míssil em seu emprego típico contra alvos e operado por combatentes de tropa com dotação de Míssil Anti-Carro (MAC).
(https://cdn-defesaaereanaval.nuneshost.com/wp-content/uploads/2024/05/MSS1.2AC_04.jpeg)
O MAX 1.2 AC tem alcance de até 2.000 m contra viaturas blindadas. Suas principais características são:
Precisão;
Mobilidade;
Facilidade de utilização e
Alta letalidade.
:arrow: https://www.defesaaereanaval.com.br/exercito/exercito-apresenta-o-max-1-2-ac-no-cascavel-ng
-
Sds
-
Sds