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Sai mais um patrulha...mas para a GNR :-P
https://www.rtp.pt/madeira/sociedade/gnr-recebe-nova-embarcacao-para-patrulhamento-ate-as-12-milhas-_29707
Alguém tem foto do bicho? Suponho que seja o "Coastal Patrol Vessel " de que aqui se fala
http://www.jornaldaeconomiadomar.com/autorizacao-de-quatro-navios-patrulha-ja-em-diario-da-republica/
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Que estupidez..
Gnr, marinha, policia marítima..
Torna-se difícil saber quem é responsável por quê..
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Que estupidez..
Gnr, marinha, policia marítima..
Torna-se difícil saber quem é responsável por quê..
Calma que a GNR ainda quer mais... https://www.dn.pt/portugal/interior/gnr-quer-mais-poder-para-patrulhar-aguas-fiscalizadas-pela-marinha-9217102.html?fbclid=IwAR0yMXrAfDpXIXUzd4VEbStlpowLqLs1PzGFkIFlLvCMW4AKHalGPX0uwVI (https://www.dn.pt/portugal/interior/gnr-quer-mais-poder-para-patrulhar-aguas-fiscalizadas-pela-marinha-9217102.html?fbclid=IwAR0yMXrAfDpXIXUzd4VEbStlpowLqLs1PzGFkIFlLvCMW4AKHalGPX0uwVI)
GNR quer mais poder para patrulhar águas fiscalizadas pela Marinha
Um projeto de reorganização da GNR prevê alargar os patrulhamentos marítimos das atuais 12 para as 200 milhas, o limite da "plataforma continental". O GIPS será substituído por uma Unidade de Emergência e Socorro
(https://static.globalnoticias.pt/dn/image.aspx?brand=DN&type=generate&guid=5befc906-819e-43fb-9c9f-74a985665681&w=800&h=450&t=20180327130000)
Saudações
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Onde é que os bravos marujos da GNR são formados?
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http://marinhaportuguesa01.blogspot.com/2018/03/bristol-beaufighter-tf-mk.html
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https://www.gppq.fct.pt/h2020/_docs/eventos/4038_painel-1---gnr---6nov2015.pdf
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https://www.gppq.fct.pt/h2020/_docs/eventos/4038_painel-1---gnr---6nov2015.pdf
Slide 27, «projectos & grupos de trabalho», menciona no H2020 o Light MPA: light maritime patrol aircraft?
(https://www.diamondaircraft.com/fileadmin/_processed_/d/0/csm_DA62-MSA_1_ab912e6651.jpg)
(https://www.janes.com/images/assets/045/85045/p1735075_main.jpg)
Cá está a futura Guarda Costeira Portuguesa; futuramente capaz de absorver os NPOs da Marinha e até mesmo a missão de vigilância marítima e SAR da força aérea.
Cumprimentos,
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Muitos criticam a ideia de uma guarda costeira porque, dizem, é uma duplicação de esforços, meios e orçamentos. No entanto, temos a Marinha e a GNR a meterem-se onde não devem e a duplicarem-se uma à outra e as críticas não param. Então em que é que ficamos?
Quanto a mim é simples: a criação de uma Guarda Costeira, com um enquadramento legal semelhante ao da GNR. Seria basicamente a GNR da Marinha, que formaria os oficiais do novo corpo na Academia Naval, à semelhança do que acontece com formação dos oficiais da GNR na Academia Militar. Do novo corpo militar fariam parte: a UCC da GNR e tudo o que faz actualmente parte da AMN (Polícia Marítima, ISN, faróis, capitanias, etc.). Os navios patrulha da Marinha (até aos NPO) passariam para o novo corpo. Naturalmente, a Marinha ainda teria alguns patrulhas para missões de soberania e poderiam reter alguns NPO's para missões mais musculadas. Gradualmente as missões de SAR costeiro e marítimo passariam para a GC (e porque não os EH101). O novo corpo militar seria ainda responsável pelo combate à poluição. Grupos de abordagem da GC seriam embarcados em navios da Marinha para missões policiais (à semelhança do que faz a USCG nos navios da US Navy). E durante muitos anos a Guarda Costeira ainda albergaria tachos com fartura para os oficiais da Marinha. Parece-me relativamente simples.
O maior problema seria manter a PSP de fora porque esta, rapidamente, formaria a sua unidade costeira. :mrgreen: Mas era simples: era deixá-los prosseguir e depois incorporar a nova unidade na Guarda Costeira.
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Que estupidez..
Gnr, marinha, policia marítima..
Torna-se difícil saber quem é responsável por quê..
Calma que a GNR ainda quer mais... https://www.dn.pt/portugal/interior/gnr-quer-mais-poder-para-patrulhar-aguas-fiscalizadas-pela-marinha-9217102.html?fbclid=IwAR0yMXrAfDpXIXUzd4VEbStlpowLqLs1PzGFkIFlLvCMW4AKHalGPX0uwVI (https://www.dn.pt/portugal/interior/gnr-quer-mais-poder-para-patrulhar-aguas-fiscalizadas-pela-marinha-9217102.html?fbclid=IwAR0yMXrAfDpXIXUzd4VEbStlpowLqLs1PzGFkIFlLvCMW4AKHalGPX0uwVI)
GNR quer mais poder para patrulhar águas fiscalizadas pela Marinha
Um projeto de reorganização da GNR prevê alargar os patrulhamentos marítimos das atuais 12 para as 200 milhas, o limite da "plataforma continental". O GIPS será substituído por uma Unidade de Emergência e Socorro
(https://static.globalnoticias.pt/dn/image.aspx?brand=DN&type=generate&guid=5befc906-819e-43fb-9c9f-74a985665681&w=800&h=450&t=20180327130000)
Saudações
vou querer ver com que navios, melhor embarcações, irão fazer a patrulha marítima nas 200 Milhas !!!
Abraços
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Olha que não me admirava que fosse melhor (e mais bem armado) que os Tejo.
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Olha que não me admirava que fosse melhor (e mais bem armado) que os Tejo.
Para mim vai ser onde acabarão por ficar os Tejo, as Argos e os NPO, uma CG liderada pela GNR, não tenho dúvidas .
Ainda hei-de ver a GNR com uma UCGC, Unidade de Combate Greves de Combustíveis, para limitar as Greves, já que temos unidades para todo o tipo de Merdas, é só mais uma.
Portugal, até na defesa e adm int, lá continua com as suas quintas e quintarolas.
È como eu digo, aos politicos interessam termos umas FFAA fracas mas umas forças de segurança Interna fortes e bem equipadas !!!
Abraços
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Muitos criticam a ideia de uma guarda costeira porque, dizem, é uma duplicação de esforços, meios e orçamentos. No entanto, temos a Marinha e a GNR a meterem-se onde não devem e a duplicarem-se uma à outra e as críticas não param. Então em que é que ficamos?
Quanto a mim é simples: a criação de uma Guarda Costeira, com um enquadramento legal semelhante ao da GNR. Seria basicamente a GNR da Marinha, que formaria os oficiais do novo corpo na Academia Naval, à semelhança do que acontece com formação dos oficiais da GNR na Academia Militar. Do novo corpo militar fariam parte: a UCC da GNR e tudo o que faz actualmente parte da AMN (Polícia Marítima, ISN, faróis, capitanias, etc.). Os navios patrulha da Marinha (até aos NPO) passariam para o novo corpo. Naturalmente, a Marinha ainda teria alguns patrulhas para missões de soberania e poderiam reter alguns NPO's para missões mais musculadas. Gradualmente as missões de SAR costeiro e marítimo passariam para a GC (e porque não os EH101). O novo corpo militar seria ainda responsável pelo combate à poluição. Grupos de abordagem da GC seriam embarcados em navios da Marinha para missões policiais (à semelhança do que faz a USCG nos navios da US Navy). E durante muitos anos a Guarda Costeira ainda albergaria tachos com fartura para os oficiais da Marinha. Parece-me relativamente simples.
O maior problema seria manter a PSP de fora porque esta, rapidamente, formaria a sua unidade costeira. :mrgreen: Mas era simples: era deixá-los prosseguir e depois incorporar a nova unidade na Guarda Costeira.
Isso seria uma machadada tremenda nas Forças Armadas. Perdendo a maior parte das denominadas "missões de interesse público" penso que a pouca consideração que o povo ainda tem pela instituição militar ia pelo mesmo caminho. E as missões militares também perderiam meios, as FFAA dificilmente teriam helicópteros tipo EH-101 só para missões militares (que não existem diga-se...) por exemplo.
Além disso não vejo com bons olhos o inchar desmesurado da GNR, que já está envolvida numa série enorme de missões e tem revelado um grande apetite por absorver ainda mais.
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Isso é mito. A GNR é muito maior que Exército e não é por isso que o povinho deixa de ir ver as paradas ou continua a dar o seu apoio às FND. Mais, o Exército continua a dar apoio a missões civis, que o povo vê com bons olhos e a Marinha também o faz para além do âmbito da AMN (mergulhadores, E não haveria razão nenhuma para a Marinha não dar apoio à Guarda Costeira sempre que necessário (e vice-versa, obviamente).
O problema é que a Marinha criou esta confusão constitucional com a AMN, na ânsia de manter tachos para os seus oficiais e porque, provavelmente, padece de grande insegurança e tem uma visão semelhante à tua. Pergunto-me qual seria a reacção se o Exército criasse uma Autoridade Terrestre Nacional e de repente pusesse a PE a policiar as ruas sem dar cavaco a ninguém.
Quantos aos EH101 são excelentes helis para SAR marítimo. Para missões militares necessitávamos de uma meia dúzia de Chinooks, umas duas dezenas de Black Hawks e mais umas dezenas de helis ligeiros (mas biturbina e com maior capacidade que os Koalitas).
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Despacho n.º 8034/2019 - Diário da República n.º 174/2019, Série II de 2019-09-11 124602574
Administração Interna - Gabinete do Ministro
Procedimento n.º 18/DRL/DA/2019, no âmbito da aquisição de um Coastal Patrol Vessel e três Coastal Patrol Boats, para guarnecer os meios navais da Unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana
https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/124602574/details/2/maximized?serie=II&parte_filter=31&dreId=124602538
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ALFA, o projeto pioneiro para vigilância de fronteiras marítimas
É um sistema ainda em experimentação que pretende detetar pequenas aeronaves que possam ser utilizadas em atividades criminosas.
Qualquer drone, helicóptero ou até uma ave que voe a baixa altitude pode ser detetada pelo ALFA (Advanced Low Aircrafts Detection and Traking). O sistema consegue perceber a existência de objetos que habitualmente não são percetíveis nos radares.
O major Jorge Gil, responsável pelo centro de comando operacional da unidade de controlo costeiro da GNR, explica que "é contribuir para a proteção das fronteiras na prevenção do crime transfronteiriço, em particular no tráfico de drogas, armas e substâncias ilícitas".
Se em Portugal por enquanto ainda não há tráfico de droga através de pequenas aeronaves, em Espanha isso já acontece.
Ouça a reportagem da jornalista Maria Augusta Casaca]ALFA, o projeto pioneiro para vigilância de fronteiras marítimas
É um sistema ainda em experimentação que pretende detetar pequenas aeronaves que possam ser utilizadas em atividades criminosas.
Qualquer drone, helicóptero ou até uma ave que voe a baixa altitude pode ser detetada pelo ALFA (Advanced Low Aircrafts Detection and Traking). O sistema consegue perceber a existência de objetos que habitualmente não são percetíveis nos radares.
O major Jorge Gil, responsável pelo centro de comando operacional da unidade de controlo costeiro da GNR, explica que "é contribuir para a proteção das fronteiras na prevenção do crime transfronteiriço, em particular no tráfico de drogas, armas e substâncias ilícitas".
Se em Portugal por enquanto ainda não há tráfico de droga através de pequenas aeronaves, em Espanha isso já acontece.
Ouça a reportagem da jornalista Maria Augusta Casaca (https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/alfa-o-projeto-pioneiro-para-vigilancia-de-fronteiras-maritimas-11420270.html)
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LM isso não tem links.
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LM isso não tem links.
Corrigido! :G-beer2:
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Despacho n.º 4247/2020 - Diário da República n.º 69/2020, Série II de 2020-04-07 131182928
Administração Interna - Gabinete do Ministro
Aprovação do relatório final, no âmbito do procedimento pré-contratual n.º 18/DRL/DA/2019, com vista à formação de contrato de aquisição de um coastal patrol vessel e três coastal patrol boats
https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/131182928/details/maximized?serie=II&parte_filter=31&dreId=131182909
Despacho n.º 4248/2020 - Diário da República n.º 69/2020, Série II de 2020-04-07 131182929
Administração Interna - Gabinete do Ministro
Autorização para realização de despesa no âmbito do procedimento pré-contratual n.º 02/DRL/DA/2020, aquisição de um coastal patrol vessel e três coastal patrol boats
https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/131182929/details/maximized?serie=II&parte_filter=31&dreId=131182909
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Despacho n.º 4247/2020 - Diário da República n.º 69/2020, Série II de 2020-04-07 131182928
Administração Interna - Gabinete do Ministro
Aprovação do relatório final, no âmbito do procedimento pré-contratual n.º 18/DRL/DA/2019, com vista à formação de contrato de aquisição de um coastal patrol vessel e três coastal patrol boats
https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/131182928/details/maximized?serie=II&parte_filter=31&dreId=131182909
Despacho n.º 4248/2020 - Diário da República n.º 69/2020, Série II de 2020-04-07 131182929
Administração Interna - Gabinete do Ministro
Autorização para realização de despesa no âmbito do procedimento pré-contratual n.º 02/DRL/DA/2020, aquisição de um coastal patrol vessel e três coastal patrol boats
https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/131182929/details/maximized?serie=II&parte_filter=31&dreId=131182909
Cá está o inicio da Guarda Costeira Lusa sob o comando da GNR.
Quase que aposto que o CPV vai ter um heli orgânico.
Já nao falta muito para os Tejo e as Lanchas passarem para a GNR.
Abraços
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Os três por oito milhões e setecentos mil euros? Não podem ser isso tudo Tenente...
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Os três por oito milhões e setecentos mil euros? Não podem ser isso tudo Tenente...
Também não acho que dê para helipad, mas os 3 CPB estão orçados em 1,8M€ (c/ IVA 2,2M€), ora isso dá para o CPV dá 6,9M€( c/ IVA 8,1M€), mas confesso que não sei o q isto renderá...
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Os três por oito milhões e setecentos mil euros? Não podem ser isso tudo Tenente...
E eu por acaso disse qual a escala do heli O/B ? :mrgreen:
É que por 8,1 milhões o CPV só pode ser um barco e não um Navio.
Abraço e protege-te
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(https://thumbs.web.sapo.io/?pic=https://ia.imgs.sapo.pt/01/images/3/3e/4063_3e3ec3eae49f987c231445802df57f71.png&W=1519&H=1896&delay_optim=1&tv=2&webp=1)
Segundo a notícia entre Dezembro de 2019 e 21 de Julho de 2020 cinco embarcações com 69 emigrantes ilegais(*) conseguiram chegar à costa algarvia sem serem detectadas. Dizem que o software precisa de um upgrade e também fazem menção à aquisição de mais embarcações como já se falou aqui no forum.
Tendo em conta que em notícia avulsa se menciona a falta de pessoal para tripular as embarcações existentes, não se percebe como é que isto resolve o problema.
Previsão do Estado do Tempo:
Prevê-se o aparecimento de várias notícias de fontes bem informadas no Diário de Notícias ou afins, em como se fosse outro serviço mais merecedor nada disto acontecia, seguido de um combate épico nos bastidores sobre se quem tem direito a sentar-se na cadeira é um general ou um almirante (**).
Esta novela terá a duração de vários anos até que se chegue a um resultado final publicado no Diário da Republica por causa de alguma bronca que aparecerá nas notícias por esse mundo fora.
Felizmente de Tanger a Faro são mais de 100 milhas náuticas, e ao que parece a rede opera a partir de EL Jadida (***) que fica a mais de 200 milhas náuticas. Sempre deve ajudar a manter a clientela reduzida.
Cumprimentos,
(*) porque raio é que agora insistem em chamar-lhes migrantes?
(**)Para não ser acusado de má língua de dois pequenos detalhes
1-Quando existia o SNO eram os oficiais milicianos que iam parar às lanchas patrulha. oOr outras palavras para a marinha não era um função "nobre"
2-Após dois sistemas de radar já instalados o sistema VTS da DRGM e os equipamentos do sistema do SIViCC da GNR ( que permitem a partilha de dados ), acabou-se com um terceiro sistema instalado pela marinha sob a designação de Costa Segura que tem andado a ser instalado na costa portuguesa nesta década.
Porque é que a marinha ( ou autoridade marítima nacional ) precisou de chegar ao século XXI ( e décadas de acidentes) para descobrir que a costa não era segura e que necessitava de instalar urgentemente um sistema costeiro é para mim um mistério.
De qualquer maneira está aqui um trabalho que explica e analisa (ou justifica) a criação do Costa Segura com a apresentação de vários casos de estudo.
https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/25410/1/ASPOF%20Jesus%20Louren%C3%A7o%20-%20An%C3%A1lise%20e%20estudo%20do%20impacto%20do%20sistema%20Costa%20Segura%20no%20Conhecimento%20Situacional%20Mar%C3%ADtimo.pdf (https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/25410/1/ASPOF%20Jesus%20Louren%C3%A7o%20-%20An%C3%A1lise%20e%20estudo%20do%20impacto%20do%20sistema%20Costa%20Segura%20no%20Conhecimento%20Situacional%20Mar%C3%ADtimo.pdf)
(***) Também conhecida como Mazagão, património da humanidade e antiga cidadela portuguesa
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https://www.google.com/amp/s/www.dn.pt/edicao-do-dia/16-nov-2020/amp/gnr-compra-megalancha-e-deixa-marinha-em-estado-de-sitio-13033775.html
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Se as chefias da GNR descobrem este modelo.......
https://www.navaltoday.com/2020/12/07/video-1st-cape-class-patrol-boat-for-trinidad-and-tobago-launched/
Abraços
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Respondam se souberem, depois deste navio, a GNR está para receber mais navios desta dimensão ou superiores?
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Respondam se souberem, depois deste navio, a GNR está para receber mais navios desta dimensão ou superiores?
são três unidades de menores dimensões. ;)
Abraços
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Será que também serão da Damen?
Por exemplo os Stan Patrol 2205 FRP.
(https://products.damen.com/-/media/products/images/clusters-groups/high-speed-crafts/stan-patrol-vessel/stan-patrol-2205/3d-render/spa_2205_frp_4.png?rev=7d7fbfd0fc3b46dcbf1a7d353baec84e?mw=1300)
Ficava tudo em família...
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Será que também serão da Damen?
Por exemplo os Stan Patrol 2205 FRP.
(https://products.damen.com/-/media/products/images/clusters-groups/high-speed-crafts/stan-patrol-vessel/stan-patrol-2205/3d-render/spa_2205_frp_4.png?rev=7d7fbfd0fc3b46dcbf1a7d353baec84e?mw=1300)
Ficava tudo em família...
Sim da Damen são de certeza, quanto ao modelo já não tenho a certeza tenho de ver.
Sim é esse o modelo que virá a cerca de 2 milhões/unidade.
https://products.damen.com/en/ranges/stan-patrol/stan-patrol-2205-frp
Abraços
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Já consigo ver os Stan a patrulhar o Algarve...
(https://products.damen.com/-/media/products/images/clusters-groups/high-speed-crafts/stan-patrol-vessel/stan-patrol-5009/gallery/stan_patrol_5009.jpg?rev=9e2968286ce84398b6f6ff70223707fc)
(https://products.damen.com/-/media/products/images/clusters-groups/high-speed-crafts/stan-patrol-vessel/stan-patrol-5009/gallery/damen_patrol_vessel_5009.jpg?rev=20952977f95c4b2cbba6bb83377b5726)
(https://products.damen.com/-/media/products/images/clusters-groups/high-speed-crafts/stan-patrol-vessel/stan-patrol-5009/gallery/stan_patrol_5009_engine-room.jpg?rev=251ad632d3cd43f9a8a30c541be8f36f)
(https://products.damen.com/-/media/products/images/clusters-groups/high-speed-crafts/stan-patrol-vessel/stan-patrol-5009/gallery/stan_patrol_5009_nav_and_helm_station.jpg?rev=3af3583f89d949fe80186744d1714eca)
(https://products.damen.com/-/media/products/images/clusters-groups/high-speed-crafts/stan-patrol-vessel/stan-patrol-5009/gallery/aft_ship_stan_patrol_5009.jpg?rev=86748b0c07924b0eb0346be6ede54d79)
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E na Marinha 0 construções
Roll Out e lançamento da nova embarcação da Unidade de Controlo Costeiro da GNR, o Bojador, nos estaleiros da Damen em Singapura.
https://www.facebook.com/Strob.pt/videos/1033961030420025
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Bem bonita!
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Agora a GNR tem praticamente a mesma capacidade que a Marinha no apoio a desastres nas ilhas, a Marinha já nem tem Reabastecedor como vimos na ilha das Flores, agora é só isto.
(https://lh3.googleusercontent.com/proxy/4to_cquxJq9RrOGDLN7IwqId3j45WCCS2zmkEIIiP0Wy9sflxc6MSJ5hxFeqmKxBdxuaYch-tc3XaUI5otBWGC8IUU_0mM-r58K3rf1PwYcEmLM2059SQQYx01OJw__aV4kKThpsmIk)
Na próxima vez vai o Bojador com pessoal da UEPS e a Marinha fica a ver.
A Marinha devia deixar esta teimosia de ser Autoridade Marítima de andar de lanchinha a medir o tamanho das redes e do pescado dos pescadores, e arranjava era um navio com real capacidade diferenciadora de navegação oceânica e de grande capacidade de transporte que faça a diferença (até no apoio às populações das ilhas), no mínimo um LST.
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E uns navios de superfície com capacidade real de combate também não era mal visto. Ou será demasiado para uma marinha de guerra?
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https://www.dn.pt/sociedade/chegou-este-domingo-a-megalancha-da-gnr-chama-se-bojador-veja-o-video-13402306.html
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Parabéns à Guarda Costeira
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Confesso que não vejo razão de alarme se a GNR (UCC) tiver lanchas (menos de 200t e 35mts) e a MGP se concentrar nos patrulhas para cima... já ficam com muito que fazer. E se a Policia Marítima estiver na UCC também não acaba o mundo.
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Confesso que não vejo razão de alarme se a GNR (UCC) tiver lanchas (menos de 200t e 35mts) e a MGP se concentrar nos patrulhas para cima... já ficam com muito que fazer. E se a Policia Marítima estiver na UCC também não acaba o mundo.
Especialmente sabendo que daqui a uns tempos vão estar todas encostadas.
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Um problema transversal à "coisa publica" em Portugal - (às vezes) há para comprar e depois não há para manter...
Aliás estas lanchas para a GNR foram um excelente negócio, tendo em conta a ajuda de 75% da EU - algo que talvez não seja possível para as FA.
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Confesso que não vejo razão de alarme se a GNR (UCC) tiver lanchas (menos de 200t e 35mts) e a MGP se concentrar nos patrulhas para cima... já ficam com muito que fazer. E se a Policia Marítima estiver na UCC também não acaba o mundo.
Especialmente sabendo que daqui a uns tempos vão estar todas encostadas.
Quero ver é daqui a quantos anos é que a GNR vai ter o primeiro Almirante. ::)
Abraços
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Se a GNR começar a “contratar” oficiais superiores da marinheca, vamos assistir a uma mudança muito significativa da atitude desse ramo face à UCC.
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De acordo com a lei orgânica da GNR a UCC pode ser comandada por um almirante. Mas da forma pouco diplomática como a Armada tem tratado este assunto julgo que é um osso onde os almirantes nunca morderão.
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De acordo com a lei orgânica da GNR a UCC pode ser comandada por um almirante. Mas da forma pouco diplomática como a Armada tem tratado este assunto julgo que é um osso onde os almirantes nunca morderão.
o almirantaço gosta mais de carnunça, e da tenrinha, agora ossos, isso é para a gentinha da primeira linha, os Subalternos, Sargentos e Praças.
Abraços
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Confesso que não vejo razão de alarme se a GNR (UCC) tiver lanchas (menos de 200t e 35mts) e a MGP se concentrar nos patrulhas para cima... já ficam com muito que fazer. E se a Policia Marítima estiver na UCC também não acaba o mundo.
Especialmente sabendo que daqui a uns tempos vão estar todas encostadas.
Pode ser que a UE mande mais dinheiro para comprar mais :mrgreen:.
E estas oferecemos a São Tomé, a Timor, etc.
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Podiam ir para o golfo da Guiné
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De acordo com a lei orgânica da GNR a UCC pode ser comandada por um almirante. Mas da forma pouco diplomática como a Armada tem tratado este assunto julgo que é um osso onde os almirantes nunca morderão.
o almirantaço gosta mais de carnunça, e da tenrinha, agora ossos, isso é para a gentinha da primeira linha, os Subalternos, Sargentos e Praças.
Abraços
Osso, mas no sentido de "SETE CÃES A UM...".
Uma vaga para almirante fora da instituição é bife do lombo. Faz muita gente feliz.
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O exército gosta muito de ter generais na GNR.
A Marinha podia ter "patrocinado" a criação de uma Guarda Costeira dentro do MAI com um Almirante à cabeça, ganhavam mais uma cadeira de Almirante e de certeza que todas as irregularidades que se falaram não aconteciam, mas quiseram fazer de outra forma, queriam poupar dinheiro ao termos uma Marinha-AMN, mas legalmente policiar está vedado a militares.
Ou então acabavam com a Marinha como ramo das Forças Armadas e iam todos para o MAI, ser uma Guarda Costeira, o mais caricato seria ter submarinos :mrgreen:.
E provavelmente teriam que mudar a cor dos navios.
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A actual UCC já prevê a possibilidade de ser comandada por um almirante. Só que a partir de agora, e durante muitos anos, podem tirar o cavalinho da chuva.
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GNR reforçada com 2,3 milhões para vigilância e controlo costeiro
O Governo aprovou um projeto de 2,3 milhões de euros para reforçar a vigilância e controlo costeiro da Guarda Nacional Republicana (GNR), anunciou hoje o Ministério da Administração Interna (MAI).
A maioria da verba para o projeto vem de fundos comunitários, que vão cobrir 75% dos custos, correspondendo a 1,7 milhões de euros, informou o gabinete do MAI em comunicado enviado para as redações.
“Reforçar o controlo da navegação marítima e aumentar os níveis de segurança interna a nível nacional e da União Europeia é um dos principais objetivos a atingir com o novo Sistema de Identificação Automática (AIS, siga em inglês) de embarcações e múltiplas câmaras de vigilância”, explica o MAI.
Segundo a tutela, as novas câmaras de vigilância irão ampliar as potencialidades do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), que é gerido e operado pela Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR.
A UCC é a unidade responsável pelo cumprimento da missão da GNR com competências de vigilância, patrulhamento e interceção terrestre ou marítima em toda a costa e mar territorial.
A sua importância é cada vez mais maior devido ao papel que tem no controlo da maior fronteira externa marítima da UE, na segurança da pesca, na investigação criminal contra o tráfico de droga e de seres humanos e no acompanhamento de fluxos migratórios.
:arrow: https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/gnr-reforcada-com-23-milhoes-para-vigilancia-e-controlo-costeiro
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Video de apresentação da lancha Bojador da GNR, incluindo pessoal de bordo.
https://www.facebook.com/GuardaNacionalRepublicana/videos/1124259814718011/
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As lanchas Stan Patrol 3307 da mesma classe do P01 Bojador.
https://products.damen.com/-/media/products/images/clusters-groups/high-speed-crafts/fast-crew-supplier/fcs-3307-security/documents/executive_summary_fast_crew_supplier_3307_patrol.pdf?rev=043474ba2e8d4920a8fc5fad1148f037 (https://products.damen.com/-/media/products/images/clusters-groups/high-speed-crafts/fast-crew-supplier/fcs-3307-security/documents/executive_summary_fast_crew_supplier_3307_patrol.pdf?rev=043474ba2e8d4920a8fc5fad1148f037)
https://products.damen.com/-/media/products/images/clusters-groups/high-speed-crafts/fast-crew-supplier/fcs-3307-security/documents/product_sheet_fast_crew_supplier_3307_patrol_standard.pdf?rev=1f41672c16cc4a23a4e81f63685b3b48 (https://products.damen.com/-/media/products/images/clusters-groups/high-speed-crafts/fast-crew-supplier/fcs-3307-security/documents/product_sheet_fast_crew_supplier_3307_patrol_standard.pdf?rev=1f41672c16cc4a23a4e81f63685b3b48)
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Ontem pelas 10:00 na praia verde, dois quads da GNR em patrulhamento no areal.
Cruzaram se com uma patrulha apeada da PM.......
A Grande GNR, GGNR, a crescer em efectivos e missões.
É a nossa realidade duplicação ou até triplicacao de meios, estruturas e custos para a mesma missão. :bang:
Abraços
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A PSP também patrulha as praias dos concelhos sob a sua jurisdição.
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A jurisdição territorial das forças de segurança é feita por freguesia e não por concelho.
Um concelho pode ter freguesias sob a jurisdição da PSP e outras sob a jurisdição da GNR.
De facto existem muitos pouco concelhos em que a PSP tem total jurisdição (ex: Lisboa, Odivelas, Amadora, Porto).
As praias são uma excepção à regra e estão sob a jurisdição da Polícia Marítima mas devido à escassez de meios daquela polícia, a PSP está constantemente a reforçar o policiamento quando a praia em causa está numa freguesia sob a jurisdição da PSP.
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Já viram a nova lancha da UCC na Madeira?
(https://1.bp.blogspot.com/-edm8fL4W0mY/YM8jK5jx1zI/AAAAAAAADJY/PDezyy1po2MQCA72PmrBncXjnkKvLnVDgCLcBGAsYHQ/w640-h480/201332445_242464184350107_4724392813749471680_n.jpg)
(https://1.bp.blogspot.com/-e1faAoIpjh8/YM8jKkIvRJI/AAAAAAAADJU/PdexKUECRBEwbYCRCcgU9Ar-Bc5zRmFfgCLcBGAsYHQ/w640-h480/201410080_242464147683444_7774838397925067755_n%2B%25281%2529.jpg)
http://cenmadeira.blogspot.com/2021/06/mar-jonico-nova-lancha-da-gnr-na-madeira.html (http://cenmadeira.blogspot.com/2021/06/mar-jonico-nova-lancha-da-gnr-na-madeira.html)
Melhor equipada que os NPO ::)
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https://mobile.twitter.com/Archer83Able/status/1407866212604907526
Vídeo da BBC que mostra um navio da GC russa a ameaçar disparar sobre um destroyer inglês
Anseio pelo dia em que veremos a GNR a fazer o mesmo
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AHAHAHAHAHAAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHHAAHHAAHAJAJAJJAAJAJAJAJAJAAJAJAJAJAJAKKKKKKKKKK
https://mobile.twitter.com/cmjornal/status/1433083146967388168
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Ups... :mrgreen:
https://www.dn.pt/sociedade/bojador-megalancha-da-gnr-encalhada-na-praia-de-carcavelos-14080703.html
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Sem palavras...
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Lancha da GNR encalha entre a Parede e Carcavelos
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/lancha-da-gnr-encalha-entre-a-parede-e-carcavelos?ref=HP_PrimeirosDestaques
A nova lancha da GNR, ‘Bojador’, encontra-se encalhada em pedras entre as praias da Parede e Carcavelos, desde as 14h40 da tarde desta quarta-feira.
Fonte oficial da capitania do Porto de Cascais disse ao CM que a embarcação de grande porte encontrava-se a navegar, quando ficou assente em lajes. "Ainda não foi possível retirar", explicou a mesma fonte
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Ups... :mrgreen:
https://www.dn.pt/sociedade/bojador-megalancha-da-gnr-encalhada-na-praia-de-carcavelos-14080703.html
E a fazer fé no CM, "... a lancha encontrava-se a navegar quando ficou assente em lajes"
:bang: :bang: :bang: ;D ;D ;D
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/lancha-da-gnr-encalha-entre-a-parede-e-carcavelos?ref=HP_PrimeirosDestaques
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Ups... :mrgreen:
https://www.dn.pt/sociedade/bojador-megalancha-da-gnr-encalhada-na-praia-de-carcavelos-14080703.html
E a fazer fé no CM, "... a lancha encontrava-se a navegar quando ficou assente em lajes"
:bang: :bang: :bang: ;D ;D ;D
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/lancha-da-gnr-encalha-entre-a-parede-e-carcavelos?ref=HP_PrimeirosDestaques
Não percebo nada do que vou disto, mas quando li a noticia ainda pensei se seria nalgum banco de areia não cartografado ou algo parecido, mas a lancha está mesmo junto/próximo da costa.
Será que quando sair sai ilesa, hélices, eixo será que escaparam?
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Vídeo da tsf
https://mobile.twitter.com/besta4ada/status/1433119103712174084
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É tudo uma questão do aproveitamento do duplo uso: assim serve de aviso à navegação e de posto de vigia quer para a Brigada Fiscal, quer para a Unidade Nacional de Transito.
:mrgreen:
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(https://pbs.twimg.com/media/E-OJFnrXEAMPmr-?format=jpg&name=large)
Kkkkkkkkkkk, como diria o brasileiro
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Hoje vi uns tipos da marinheca a rirem-se com isto. Estavam excitados.
Tive de avivar a memória a um que há 3 ou 4 anos um patrulhão daqueles sem sensores e armamento também ficou encalhado. Ficando com o casco todo amassado e o eixo e hélices bastante danificados.
Tudo isto é só um sintoma da degradação da preparação e competência do pessoal e das próprias instituições.
Reparem bem naquela lancha da GNR, aquele colorido todo. A listas verde e tinto da bandeira com o azul berrante, o branco e o lettering verde GNR. Juntamente com o restante e o simbolo gigante da instituição. Tudo desproporcionado e confuso parecendo uma salada russa. Não há nada que se compare, inclusive algum país africano com aquela miscelânea horrivel. Que denotam uma clara falta de noção de sobriedade e só comprova a imbecilidade de quem concebeu e de quem aprovou aquilo. Pobre país.
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(https://i.ibb.co/1RRLV98/FB-IMG-16305676829607479.jpg)
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Tal coisa nunca aconteceria com a marinheca. Afinal tratam-se de 700 de história. :mrgreen:
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(https://pbs.twimg.com/media/E-OJFnrXEAMPmr-?format=jpg&name=large)
Kkkkkkkkkkk, como diria o brasileiro
Nova unidade ? Unidade Costeira de Navios Farol (UCNF)? :mrgreen: :mrgreen:
(https://1.bp.blogspot.com/-ZHiZQ53Z3qk/Wr6PzYfPBcI/AAAAAAAAFmc/8dxudCA2mowCAQqgmce2OHlq4AXmtLFMgCLcBGAs/s1600/naviofarol_20090311nl_dh_Zuidstraat%2B%252870%2529.jpg)
Cumprimentos :rir: :rir:
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Tal coisa nunca aconteceria com a marinheca. Afinal tratam-se de 700 de história. :mrgreen:
Os elementos da GNR Naval, foram formados em Italia às tantas pelo ex cmdt do Costa Concordia. :mrgreen:
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Ups... :mrgreen:
https://www.dn.pt/sociedade/bojador-megalancha-da-gnr-encalhada-na-praia-de-carcavelos-14080703.html
E a fazer fé no CM, "... a lancha encontrava-se a navegar quando ficou assente em lajes"
:bang: :bang: :bang: ;D ;D ;D
https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/lancha-da-gnr-encalha-entre-a-parede-e-carcavelos?ref=HP_PrimeirosDestaques
Pois, só pode, a voar é que não estaria de certeza.
Jornaleiros :bang:
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Uma embarcação a navegar? Como é possível?
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Isto não deve, mas pode, acontecer a qualquer um. A própria Marinha encalhou uma das Vasco da Gama, não sei se mesmo a dita cuja, num banco de areia.
Isto foi muito falado na altura. O próprio comandante do navio foi exonerado do comando.
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Os geninhos estavam a testar se a lancha podia cruzar o canal do Alfeite com sucesso.
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(https://i.ibb.co/SPd2Zqq/Screenshot-20210902-141118-2.png)
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(https://i.postimg.cc/kGNd46kz/E-Oz-Ke-PXIAk-ZJ72.jpg) (https://postimages.org/)
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Lancha da GNR (que custou 8 milhões de euros) já foi desencalhada em Carcavelos
https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/concluida-operacao-de-remocao-de-lancha-da-gnr-que-encalhou-em-carcavelos
(https://thumbs.web.sapo.io/?W=775&H=0&png=1&delay_optim=1&webp=1&epic=NTA3ubqe86xdFWeaPcZIp24H1kKTIyJQ3j54LALhgjCGY4RRYROBGopDWXRWVUExN8qHduaYXNsXQOt7JBGYr6LYbwK//k5jgCxhShXwVdH7hgI=)
As operações de remoção da lancha de patrulhamento da GNR, que encalhou numa zona rochosa na praia de Carcavelos, concelho de Cascais, “foram concluídas com sucesso”, informou hoje a Autoridade Marítima Nacional.A GNR indicou que a lancha de patrulhamento costeiro “Bojador” encalhou pelas 14:30, durante uma ação de patrulha, ressalvando que “nesta fase é prematuro avançar com as causas da ocorrência”.
“Para esse efeito será instaurado o necessário inquérito para apuramento das causas e circunstâncias”, acrescentou.A Autoridade Marítima Nacional adiantou que a bordo da lancha se encontravam sete tripulantes, que viriam a ser retirados com o apoio da Polícia Marítima e da Estação Salva-vidas de Cascais.
A ‘Bojador’ — que é a maior embarcação de sempre ao serviço da GNR — tem sensivelmente 35 metros, três motores que debitam 1.600 cavalos e capacidade para ter a bordo uma tripulação de mais de 10 elementos e custou 8,5 milhões de euros.
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Diga Uma, uma lancha da Marinha que tenha Flir, com esta da GNR. :mrgreen: :mrgreen:
A nova lancha da UCC da GNR na Madeira
(https://scontent.flis5-4.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/s600x600/240601906_4770730612961303_5056394104204406081_n.jpg?_nc_cat=108&ccb=1-5&_nc_sid=730e14&_nc_ohc=nTarIUuJ9MwAX8kMLjL&_nc_ht=scontent.flis5-4.fna&oh=597e7dd4d73f6c0bc0c18adf7240a3c5&oe=61365377)
(https://scontent.flis5-4.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/240661165_4770730632961301_8540677011922190604_n.jpg?_nc_cat=100&ccb=1-5&_nc_sid=730e14&_nc_ohc=7rq_rM-BwNEAX9CQyVu&_nc_ht=scontent.flis5-4.fna&oh=0a3469ab3df973c03a5d5f6972a61b71&oe=61380E3D)
Saudações
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Isto não deve, mas pode, acontecer a qualquer um. A própria Marinha encalhou uma das Vasco da Gama, não sei se mesmo a dita cuja, num banco de areia.
Isto foi muito falado na altura. O próprio comandante do navio foi exonerado do comando.
Pode, mas não deve! Disse bem…
Isto quer dizer que a lancha nem a porcaria de um sonar tem?
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A maior parte dos NPOs e lanchas/cutters, por esse mundo fora, não estão equipadas com sonar.
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A maior parte dos NPOs e lanchas/cutters, por esse mundo fora, não estão equipadas com sonar.
Eu estou a falar de um simples sonar de navegação que deteta obstáculos subaquáticos ou mergulhadores a 1 milha náutica do navio….
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(https://scontent.flis5-3.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/p526x296/241505246_393272539049538_4841246173397060543_n.jpg?_nc_cat=104&ccb=1-5&_nc_sid=730e14&_nc_ohc=ZkhrvigSNuMAX_ymynY&_nc_ht=scontent.flis5-3.fna&oh=3516b5243dea1cc8d4fcb529abf6d632&oe=6144183E)
(https://external.flis5-3.fna.fbcdn.net/safe_image.php?d=AQHESGY1fwDHnoin&w=500&h=261&url=https%3A%2F%2Finimigo.publico.pt%2Fwp-content%2Fplugins%2Fwonderm00ns-simple-facebook-open-graph-tags%2Ffbimg.php%3Fimg%3Dhttps%253A%252F%252Finimigo.publico.pt%252Fwp-content%252Fuploads%252F2021%252F09%252Fgnr.png&cfs=1&ext=jpg&_nc_oe=6eaae&_nc_sid=06c271&ccb=3-5&_nc_hash=AQGhISyEbD5QtdRv)
INIMIGO.PUBLICO.PT
Última hora: barco da GNR foi atacado pelos taliban e encalhou na praia de Carcavelos.
Saudações
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A UCC veio a correr afirmar que a lancha que encalhou não tinha "dados estruturais". Mas agora é que esses e outros danos estão a ser avaliados. ::)
Na manhã desta quinta-feira, a GNR veio, entretanto garantir que "não foram identificados danos estruturais na embarcação, pelo que, após subida da maré, e ainda antes de se atingir a preia-mar, foi conseguida a estabilização da embarcação, tendo sido possível retirá-la em segurança".
https://www.dn.pt/sociedade/bojador-megalancha-da-gnr-encalhada-na-praia-de-carcavelos-14080703.html (https://www.dn.pt/sociedade/bojador-megalancha-da-gnr-encalhada-na-praia-de-carcavelos-14080703.html)
(https://scontent.flis5-4.fna.fbcdn.net/v/t1.6435-9/242162193_4389037107856790_262820621915340036_n.jpg?_nc_cat=100&ccb=1-5&_nc_sid=730e14&_nc_ohc=a74_qv0oMWkAX9cg-Gt&_nc_ht=scontent.flis5-4.fna&oh=0bbb83c241401bdc442307ade9664b0a&oe=616A08B3)
Cumprimentos
P.S. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
(https://scontent.flis5-3.fna.fbcdn.net/v/t39.30808-6/s640x640/242130933_596805104824558_3193869880891856541_n.jpg?_nc_cat=102&ccb=1-5&_nc_sid=8bfeb9&_nc_ohc=f_Tgxa7Rv_QAX-gX0vD&_nc_ht=scontent.flis5-3.fna&oh=e32fc0987a4ee3324023f3f444392bc2&oe=61492DEE)
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Que desperdício e redundância de meios! :bang:
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Desperdício é ver uma marinha a transformar-se, gradualmente, numa “coisa” com meios inadequados às funções de combate e de guarda costeira. Ao menos estes souberam aproveitar os fundos europeus.
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E precisam desses meios para o desempenho da sua missão/função.
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(https://i.ibb.co/t2h3mtM/FB-IMG-16398194991212387.jpg)
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Acidentes todos têm, aconteceu a um NPO acabado de sair de Viana do Castelo.
O que acho triste é a guerra de quintinhas, chefias responsáveis em vez de zelar o máximo para que as coisas corram bem, tem horror a ficar a "dever favores" ou ter que assumir que precisaram de ajuda da entidade x ou y.
E a GNR mesmo tento muitas valências diferentes, a verdade é que não opera com meios de grande dimensão e complexidade como navios ou aeronaves, o maior meio deles deve ser algum camião, os elementos do GIPS operam de helicóptero mas é à boleia, nem tudo se aprende em meses e ganhar experiência pode demorar anos.
Neste ponto dou os parabéns a quem na Marinha cooperou com a Forca Aérea para o estabelecimento da esquadrilha de helicópteros da Marinha, o exercito também chegou a ter pilotos na esquadra 552 a voar Alouettes e no exército espanhol.
Esta situação de dotar a GNR de meios navais podia ser aproveitado para beneficio de ambas as entidades, e fomentar cooperação entre elas, a GNR adquiria uma nova capacidade e a Marinha podia se dedicar mais ao alto mar. Mas não foi isso que tivemos.
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Desculpem, ninguém em lado nenhum nasce de cu virado para o céu.
Os marinheiros aprenderam a pilotar os helis da mesma maneira e naturalidade com que os guardas vão aprender a pilotar e operar aquelas embarcações. Existirá alguma lei da natureza que o impeça como os "expertos" da armada o querem dar a entender?
Em Macau, onde estive integrado nas equipas que lá iam dar formação, a Policia Fiscal tinha lanchas do tamanho daquela ou maiores, certamente menos evoluídas tecnicamente, mas eram todas operadas por policias e os mestres nem sequer tinham uma graduação elevada, eram chefes e subchefes.
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No entanto, segundo a notícia, até um oficial da Guarda –– com responsabilidades em formação ––, admite que a formação prestada à guarnição foi insuficiente.
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Sim, também li. Porém, uma coisa é a falta de formação, a existir, resolve-se ministrando-a.
Outra é a incapacidade, como alguns, supostamente inteligentes e com estrelas de almirante, pretendem fazer crer.
Na imagem uma vedeta da PMF - Macau na qual tive o privilégio de embarcar; comandada pelo subchefe Paulo Lei.
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É que não é só ter formação, também existe a experiência, uma coisa é teres 2 ou 2 ou 3 gajos novos e o resto tem 5 anos, 10 anos, etc de experiência.
Outra coisa é serem todos novos, o artigo refere que eles tem apenas 3 ou 4 meses de formação.
Claro que toda a gente pode errar, mas quem tem experiência é menos provável.
Por isso até achava bem o pessoal da Guarda navegar com a Marinha para se sentir à vontade e aprender as manhas do mar, como os tais dois anos indicados no artigo, mas parece que nenhuma das partes quis isso, a Guarda não queria pedir "favores" e a Marinha queria ver a Guarda a "meter os pés", a única coisa positica é saber que ainda há pessoas que tentam contrariar isso dentro da Guarda e noutras instituições.
O governo/ministérios é que também não conversam entre si, como neste caso a Marinha sente que vai "ficar a perder" reage assim. Se o governo se comprometesse com a Marinha que mesmo com a redução de meios, que não diminuem o orçamento do ramo e que isso vai permitir melhores meios oceânicos, NPO, fragatas, reabastecedor, etc, talvez a atitude fosse diferente.
A Guarda não sei bem como convencer, pois os seus elementos tiveram formação, depende muito da sensibilidade de quem está nas posições de tomada de decisão, mas como foi pago pela UE, tambem ninguém se importa muito.
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Uma embarcação topo escavacada em tempo recorde...
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Ora bem assim vai a GNR, haja dinheiro, o contribuinte PAGA !!!!
https://www.noticiasaominuto.com/pais/1900867/lancha-bojador-encalhou-devido-a-falha-humana-concluiu-gnr
Abraços
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E quem se lixa é o mexilhão.
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E quem se lixa é o mexilhão.
Finalmente alguém que pensa nos mexilhões coitaditos que estavam a fazer a sua vidinha na rocha e !pumba! lancha da GNR em cima deles.
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:mrgreen: boa.
Eu queria dizer que dos maiorais não se houve falar em ter culpas, é só nos guardas-marinheiros.
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Resolução do Conselho de Ministros n.º 24/2022
Sumário: Autoriza a reprogramação dos encargos plurianuais relativos à aquisição pela Guarda Nacional Republicana de um Coastal Patrol Vessel e de três Coastal Patrol Boats.
No âmbito do controlo fronteiriço, a Unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana (UCC-GNR) é responsável pelo cumprimento da missão da Guarda Nacional Republicana (GNR) em toda a extensão da costa e no mar territorial. Esta unidade especializada tem competências específicas na vigilância, patrulhamento e interceção terrestre ou marítima em toda a costa e mar territorial do continente e das regiões autónomas.
Compete também à UCC-GNR alojar e operar o Centro Nacional de Coordenação do European Border Surveillance system (EUROSUR), assim como a incumbência de gerir e operar o Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo, que se encontra distribuído ao longo da orla marítima.
O recorte costeiro e certas áreas sensíveis determinam a extrema necessidade de reforço de observação em embarcações próprias para o patrulhamento marítimo.
A aquisição de meios que permitam operar, de forma suplementar, nas circunstâncias referidas, amplia a capacidade de vigilância e deteção, potenciando mais e melhor controlo das atividades de vigilância da fronteira externa.
A aprovação do Fundo para a Segurança Interna (FSI), visando a aquisição de equipamento a empenhar em missões da Agência Europeia da Guarda de Fronteira e Costeira (FRONTEX), determinou à UCC-GNR um conjunto de ações específicas tendo em vista a aquisição de embarcação para patrulhamento costeiro.
Nesse sentido, a GNR foi autorizada a assumir os encargos orçamentais e a realizar as despesas inerentes à aquisição de uma embarcação Coastal Patrol Vessel e três embarcações Coastal Patrol Boats através da Resolução do Conselho de Ministros n.º 169/2018, de 11 de dezembro, e ao abrigo do projeto cofinanciado pelo FSI «PT/2018/FSI/306 - Aquisição de embarcações (ações específicas)».
Face à impossibilidade do cumprimento da execução financeira e material relativamente às três embarcações Coastal Patrol Boats, de acordo com o escalonamento da despesa previsto e constante na Resolução do Conselho de Ministros n.º 169/2018, de 11 de dezembro, na sua redação atual, torna-se necessário proceder à reprogramação plurianual da respetiva despesa.
Assim:
Nos termos da alínea e) do n.º 1 do artigo 17.º e do n.º 1 do artigo 22.º do Decreto-Lei n.º 197/99, de 8 de junho, na sua redação atual, da alínea a) do n.º 1 do artigo 20.º, dos n.os 1 e 3 do artigo 36.º e dos artigos 38.º e 109.º do Código dos Contratos Públicos, aprovado em anexo ao Decreto-Lei n.º 18/2008, de 29 de janeiro, na sua redação atual, da alínea a) do n.º 1 do artigo 6.º da Lei n.º 8/2012, de 21 de fevereiro, na sua redação atual, do n.º 1 do artigo 11.º do Decreto-Lei n.º 127/2012, de 21 de junho, na sua redação atual, dos artigos 44.º e 46.º do Código do Procedimento Administrativo, aprovado em anexo ao Decreto-Lei n.º 4/2015, de 7 de janeiro, na sua redação atual, e da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:
1 - Alterar os n.os 1 a 4 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 169/2018, de 11 de dezembro, na sua redação atual, com a seguinte redação:
«1 - Autorizar a realização da despesa relativa à aquisição de um Coastal Patrol Vessel e de três Coastal Patrol Boats, para guarnecer os meios navais da Unidade de Controlo Costeiro da Guarda Nacional Republicana (UCC-GNR), para os anos de 2020, 2021 e 2022, até ao montante global máximo de (euro) 8 699 000,00, ao qual acresce o IVA à taxa legal em vigor, com recurso ao procedimento pré-contratual de concurso público, com publicação de anúncio no Jornal Oficial da União Europeia.
2 - [...]
a) [...]
b) 2021 - (euro) 948 725,00;
c) 2022 - (euro) 450 000,00.
3 - [...]
a) [...]
b) 2021 - (euro) 2 846 175,00;
c) 2022 - (euro) 1 350 000,00.
4 - Determinar que as importâncias fixadas para cada ano económico podem ser acrescidas do saldo que se apurar no ano que lhe antecede.»
2 - Estabelecer que a presente resolução produz efeitos a partir da data da sua aprovação.
Presidência do Conselho de Ministros, 3 de fevereiro de 2022. - Pelo Primeiro-Ministro, Pedro Gramaxo de Carvalho Siza Vieira, Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital.
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https://www.puentedemando.com/ejercicio-conjunto-del-patrullero-bojador-con-la-guardia-civil/
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https://fb.watch/eAW4QfAFrp/
Regresso da Lancha de Patrulhamento Costeiro Bojador após missão em Itália
Chegou hoje a Lisboa a Lancha de Patrulhamento Costeiro “Bojador”, da Unidade de Controlo Costeiro da GNR, bem como a respetiva guarnição, após o término da sua participação na Operação Conjunta “THEMIS 2022”, na Sardenha, Itália.
Durante os 113 dias de missão, de 23 de março a 14 de julho de 2022, foram navegadas mais de mil horas e percorridas cerca de 6500 milhas náuticas, tendo ainda sido resgatados 48 migrantes em pleno mar mediterrâneo e apreendidas cinco embarcações que tentaram efetuar a travessia para a Europa.
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Agora a FAP também é apanhada de surpresa.
Mais uma vez a GNR a colocar as manguinhas de fora, invocando para isso razões que não lembram ao diabo. Ocorrência de criminalidade transfronteiriça com quem, Portugal Continental? Arquipélago da Madeira? ::)
https://www.dn.pt/politica/gnr-pede-aviao-a-frontex-para-patrulhar-mar-dos-acores-marinha-e-forca-aerea-apanhadas-de-surpresa-15262666.html
GNR pede avião à Frontex para patrulhar mar dos Açores. Marinha e Força Aérea apanhadas de surpresa
(18 de Outubro de 2022)
A GNR não explica porquê, nem que ameaças específicas prevê para Outubro e Novembro, período para o qual pediu à Frontex (Agência de Fronteiras Europeia) uma aeronave para patrulhamentos do mar dos Açores, onde a sua competência termina nas 12 milhas. O facto é que o avião, um Beechcraft C-12, está a operar desde domingo e a situação provocou um tremendo mal estar nas Forças Armadas. Marinha e Força Aérea têm meios de vigilância para além das 12 milhas, mas não receberam qualquer pedido de apoio da Guarda, conforme confirmaram ao DN fontes oficiais.
(...)
Questionada pelo DN sobre o que levou a formular este inédito pedido, a GNR assinala que esta solicitação foi feita «com o objectivo de garantir a vigilância da fronteira externa da UE, designadamente da Região Autónoma dos Açores, atendendo as competências que cabem à Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, vertidas na Lei Orgânica da Guarda».
Fonte oficial do comando-geral lembra que «a UCC é a unidade especializada responsável pelo cumprimento da missão da Guarda em toda a extensão da costa e no mar territorial, com competências específicas de vigilância, patrulhamento e intercepção terrestre ou marítima em toda a costa e mar territorial do continente e das Regiões Autónomas».
Acrescenta que «este patrulhamento específico decorrerá entre Outubro e Novembro, sendo financeiramente suportado pela Agência Europeia Frontex, no âmbito dos EUROSUR (Sistema Europeu de Vigilância das Fronteiras) Fusion Services, com o objectivo de potenciar a vigilância das fronteiras da externas da UE, aumentando a probabilidade de detecção antecipada de ocorrências de criminalidade transfronteiriça».
Os patrulhamentos e operações na maior extensão do mar das regiões autónomas são normalmente da responsabilidade da Marinha e da Força Aérea, uma vez que a jurisdição da GNR termina nas 12 milhas, como já foi referido.
A Força Aérea esclarece que «não recebeu qualquer solicitação por parte da GNR para a missão em referência», salientando que «de acordo com a lei e no âmbito das capacidades de vigilância e patrulhamento marítimo e terrestre, a Força Aérea executa missões que visem assegurar, no espaço estratégico de interesse nacional, a vigilância e o controlo das fronteiras marítimas, das actividades de contrabando aduaneiro, de tráfico de estupefacientes e de imigração ilegal, entre outras» e nesse âmbito «só no ano de 2022, já realizou 150 missões, totalizando 780 horas de voo, empenhando aeronaves C-295M e P-3C CUP+».
Por seu lado, contactada pelo DN, fonte oficial da Marinha diz que não recebeu qualquer pedido de colaboração da GNR para patrulhamento marítimo e não tem qualquer articulação com aquela força militar neste processo.
Assertivo na crítica é o Almirante Melo Gomes, ex-Chefe de Estado-Maior da Armada: «As fronteiras externas da UE nos Açores , são, em primeiro lugar, as nossas. Como tal, da nossa responsabilidade soberana. O princípio da subsidiaridade deve ser a regra e a Frontex não se deve sobrepor à acção prioritária dos Estados. Adicionalmente, parece-me que não caberá à UCC formular pedidos de apoio externo em questões que se prendem com a soberania de Portugal», afiança.
Considera ainda «que são afectos à UCC recursos que muita falta fazem à Marinha, que tem vindo a sofrer reduções inaceitáveis nas verbas de operação e manutenção». A seu ver, «esta situação é mais uma entropia à gestão adequada do nosso mar!».
Na ilha de S. Miguel, em cuja capital, Ponta Delgada, o avião está estacionado, o deputado do PSD eleito pelos Açores diz ao DN que lhe chegaram «mensagens de toda a ilha relatando alguma apreensão com os voos junto à costa».
«Este episódio é a prova da total incapacidade do Estado em prover e assegurar por meios próprios, nomeadamente da Marinha e Força Aérea, as suas obrigações do exercício e defesa da nossa soberania e simultaneamente cumprir com os compromissos internacionais de vigilância e protecção das fronteiras, neste caso as mais exteriores da União Europeia», declara Paulo Botelho Moniz.
Lembra que, «no caso particular dos Açores, é a única zona do país sem o SIVICC - Sistema de Vigilância de Costa da GNR -, mesmo após os estudos efectuados e os milhões de euros em fundos comunitários disponíveis». Considera que representa «a sublimação de um governo incapaz e que ainda não conseguiu implementar e colocar ao serviço este sistema essencial à segurança do país, das populações dos Açores e à defesa e protecção das fronteiras mais externas da Europa».
Conclui que esta situação «é um sinal da falência em matérias de Segurança e Defesa de um governo, que não se articula, o Ministério da Administração Interna que tutela a GNR de costas voltadas com o ministério da Defesa Nacional, assumindo e passando uma imagem de debilidade de meios, fraqueza e incapacidade operacional própria, exposta perante os parceiros europeus».
(...)
A relação da GNR, ainda comandada por um General do Exército, Rui Clero, com a Marinha, agora liderada pelo Almirante Gouveia e Melo, tem um histórico conflituoso e sintoma de alguma descoordenação entre Segurança e Defesa. Ainda há dois anos, a aquisição por parte da GNR de uma megalancha , a Bojador, deixou a Marinha em estado de sítio e o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, a marcar posição.
Fonte: https://www.dn.pt/politica/gnr-pede-aviao-a-frontex-para-patrulhar-mar-dos-acores-marinha-e-forca-aerea-apanhadas-de-surpresa-15262666.html (https://www.dn.pt/politica/gnr-pede-aviao-a-frontex-para-patrulhar-mar-dos-acores-marinha-e-forca-aerea-apanhadas-de-surpresa-15262666.html)
Cumprimentos,
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A Marinha vai já pedir para poder transferir verbas das lanchas para as fragatas... :mrgreen:
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Eu deixava-as todas à porta
"Têm aqui as lanchas, agora desenmerdem-se"
E entregava também os KC à GNR :mrgreen:
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Para quê tudo isso se temos Neptuno?
(https://static.globalnoticias.pt/tsf/image.jpg?brand=TSF&type=generate&guid=d3feb9d0-ea3a-426e-8018-25e76a8347a2)
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(https://media.tenor.com/j5YcO9slE7YAAAAC/leslie-nielsen-nothing-to-see-here.gif)
https://sicnoticias.pt/pais/2022-10-18-Ministra-esclarece-que-pedido-de-aviao-a-Frontex-foi-planificado-entre-instituicoes-f639fb5d
::)
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GNR está a operar desde domingo avião garantido pela Agência de Fronteiras Europeia para patrulhar o mar dos Açores. Guarda só tem competência até às 12 milhas e, para lá dessa distância, patrulhamento é da Força Aérea e da Marinha, que não foram contactadas
A GNR pediu à Frontex, a Agência de Fronteiras Europeia, um avião para patrulhar o mar dos Açores. A notícia é avançada esta terça-feira pelo Diário de Notícias, que acrescenta que a aeronave, um Beechcraft C-12, está a operar desde o passado domingo e que tanto a Marinha como a Força Aérea não receberam qualquer pedido de apoio da GNR, pelo que a situação terá causado mal-estar no seio das Forças Armadas.
A competência da GNR termina nas 12 milhas - para além dessa distância, só Marinha e Força Aérea têm meios de vigilância. O DN questionou a GNR sobre este pedido, alegadamente inédito, e fonte da guarda respondeu que a solicitação foi feita "com o objetivo de garantir a vigilância da fronteira externa da UE, designadamente da Região Autónoma dos Açores, atendendo as competências que cabem à Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, vertidas na Lei Orgânica da Guarda". A GNR lembrou ainda que "a UCC é a unidade especializada responsável pelo cumprimento da missão da Guarda em toda a extensão da costa e no mar territorial, com competências específicas de vigilância, patrulhamento e interceção terrestre ou marítima em toda a costa e mar territorial do continente e das Regiões Autónomas", escreve o DN.
O patrulhamento ocorrerá entre outubro e novembro e será suportado financeiramente pela Agência Europeia Frontex, "no âmbito dos EUROSUR (Sistema Europeu de Vigilância das Fronteiras) Fusion Services, com o objetivo de potenciar a vigilância das fronteiras da externas da UE, aumentando a probabilidade de deteção antecipada de ocorrências de criminalidade transfronteiriça", diz ainda ao jornal fonte da GNR.
O DN assinala que os patrulhamnentos e operações na maior extensão do mar das regiões autónomas são normalmente responsabilidade da Marinha e da Força Aérea que, contactadas pelo jornal, dizem não ter recebido, da parte da GNR, qualquer pedido.
A Frontex, recorde-se, foi criada em 2004 para apoiar os estados-membros da UE na defesa das fronteiras externas, destacando-se a sua ação no Mediterrâneo, por onde passam fluxos significativos de migrantes.
A ação da GNR está a motivar críticas de ambos os ramos das Forças Armadas. Ao DN, o Almirante Melo Gomes, ex-Chefe de Estado-Maior da Armada, diz que "as fronteiras externas da UE nos Açores são, em primeiro lugar, as nossas. Como tal, da nossa responsabilidade soberana. O princípio da subsidiariedade deve ser a regra e a Frontex não se deve sobrepor à ação prioritária dos Estados. Adicionalmente, parece-me que não caberá à UCC formular pedidos de apoio externo em questões que se prendem com a soberania de Portugal", garante.
https://cnnportugal.iol.pt/gnr/frontex/gnr-pediu-a-frontex-um-aviao-para-patrulhar-o-mar-dos-acores/20221018/634e4f010cf2f9a86ebb266a
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O cabrita tratará de meter esses fedelhos da marinha e da força aérea na ordem
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GNR vai ficar com controlo de toda a fronteira marítima
(24 de Outubro de 2022)
No âmbito do processo de reestruturação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), segundo a lei de 2021 que estabelece a transferência de competências para a PSP e GNR, o controlo dos terminais de cruzeiros passaria para a competência da Polícia de Segurança Pública, mas tal já não vai acontecer, ficando a Guarda Nacional Republicana com o controlo de toda a fronteira marítima.
A PSP vai ficar responsável pelo controlo das fronteiras aéreas.
«É isso que está garantido e já foi articulado com a PSP ao abrigo do estabelecido num acordo de cooperação entre as duas forças. A lei 73/2021 deixou previsto que efectivamente seria a PSP a controlar os terminais de cruzeiro. Contudo, por uma questão de continuidade no controlo fronteiriço, já foi objecto de diálogo com a PSP e GNR tendo em vista garantir a prossecução desse princípio que tem que depois de ser materializado num acordo de cooperação policial», disse aos jornalistas José Luís Carneiro, no final da cerimónia militar comemorativa do aniversário da Unidade de Controlo Costeiro da GNR.
Fonte do gabinete do ministro da Administração Interna esclareceu, entretanto, à Lusa que «esta medida é implementada ao abrigo do desejável estabelecimento de um acordo de cooperação operacional entre as forças de segurança».
Nas declarações aos jornalistas, o governante sustentou que «era importante que houvesse uma unidade da gestão de fronteira».
«Assim como pretendemos que haja uma unidade na gestão integrada da fronteira aérea, por isso é que GNR não estará no aeroporto de Beja, estará a PSP. Também procuremos garantir que a Unidade de Controlo Costeiro garanta o controlo da fronteira marítima, procurando garantir uma continuidade e integridade da fronteira aérea e marítima», disse José Luis Carneiro.
O ministro explicou que, no âmbito da transferência das competências policiais do SEF, o controlo aéreo será garantido por parte da PSP e o controlo marítimo e terrestre será garantido pela GNR, enquanto «tudo o que tem a ver com dimensões de criminalidade organizada, nomeadamente tráfico de seres humanos, será da responsabilidade da PJ».
José Luís Carneiro realçou que a Unidade de Controlo Costeiro da GNR «terá responsabilidades acrescidas no domínio da fronteira marítima».
«À luz dos dados objectivos que temos hoje, ficaremos com um controlo integrado e com uma gestão de fronteira marítima muito mais robusto do que aquilo que tínhamos até agora», disse.
No âmbito da extinção do SEF, que entretanto foi adiada até à criação da Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA), as competências policiais do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras vão passar para a PSP, GNR e Polícia Judiciária, enquanto as actuais atribuições em matéria administrativa relativamente a cidadãos estrangeiros passam a ser exercidas pela APMA e Instituto dos Registos e do Notariado.
[continua]
Fonte: https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/gnr-vai-ficar-com-controlo-de-toda-a-fronteira-maritima (https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/gnr-vai-ficar-com-controlo-de-toda-a-fronteira-maritima)
Cumprimentos,
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F-16 para a PSP?
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Rapidamente tinham radar AESA, novos pods de guerra electrónica e reforço de armamento.
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E super tucanos para os Guardas Florestais para controlarem o caçadores furtivos de javalis.
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GNR persegue traficantes no Rio Guadiana
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Resolução do Conselho de Ministros n.º 148/2022
PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS
Autoriza a reprogramação dos encargos plurianuais relativos à aquisição pela Guarda Nacional Republicana de um Coastal Patrol Vessel e de três Coastal Patrol Boats
https://dre.pt/dre/detalhe/resolucao-conselho-ministros/148-2022-205450895
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Resolução do Conselho de Ministros n.º 148/2022
PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS
Autoriza a reprogramação dos encargos plurianuais relativos à aquisição pela Guarda Nacional Republicana de um Coastal Patrol Vessel e de três Coastal Patrol Boats
https://dre.pt/dre/detalhe/resolucao-conselho-ministros/148-2022-205450895
Pelos valores deve ser a aquisição dos três Coastal Patrol Boats, já que o Bojador (Coastal Patrol Vessel) já está cá.
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https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/barco-da-soflusa-e-lancha-da-policia-maritima-colidem-no-rio-tejo
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Algém tem fotos destes navios?
Os três navios - o Guardião dos Oceanos, o Protetor dos Oceanos e a Sentinela dos Oceanos - foram fretados para servirem de plataformas adicionais ao controlo das frotas pesqueiras e são geridos pela referida agência europeia, sediada em Vigo, operando com bandeira portuguesa.
https://www.dn.pt/internacional/ue-freta-tres-navios-com-bandeira-portuguesa-para-controlo-de-frotas-pesqueiras-15672014.html
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Deteção de embarcações suspeitas junto à ilha da Armona
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https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/algarve-dois-elementos-da-policia-maritima-feridos-apos-abalroamento-violento-em-operacao-de-combate-ao-trafico-de-droga (https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/algarve-dois-elementos-da-policia-maritima-feridos-apos-abalroamento-violento-em-operacao-de-combate-ao-trafico-de-droga)
A passividade continua a dominar, usarem armas para o que elas servem nada. Parece que para abaterem veículos precisam de ligar ao PM para obterem autorização, mesmo que seja em alto mar.
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https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/algarve-dois-elementos-da-policia-maritima-feridos-apos-abalroamento-violento-em-operacao-de-combate-ao-trafico-de-droga (https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/algarve-dois-elementos-da-policia-maritima-feridos-apos-abalroamento-violento-em-operacao-de-combate-ao-trafico-de-droga)
A passividade continua a dominar, usarem armas para o que elas servem nada. Parece que para abaterem veículos precisam de ligar ao PM para obterem autorização, mesmo que seja em alto mar.
Temos de ser fofinhos e holisticos, mandar ramos de flores enquanto entoamos o kumbayiá, não vá algum traficante ficar ofendido e apresentar queixa.
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O facto de haver tantas tentativas de desembarque de droga no Algarve, só pode ser explicado pelo facto dos traficantes acharem que compensa o risco, porque não há quase consequências.
Os principais responsáveis são os políticos bananas que temos e depois os dirigentes que enviam forças "desarmadas" enfrentarem traficantes!!!!!
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O facto de haver tantas tentativas de desembarque de droga no Algarve, só pode ser explicado pelo facto dos traficantes acharem que compensa o risco, porque não há quase consequências.
Os principais responsáveis são os políticos bananas que temos e depois os dirigentes que enviam forças "desarmadas" enfrentarem traficantes!!!!!
É via aberta!
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Bojador partiu ontem para a Operação “THEMIS 2023” – Itália
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Meios operacionais da UCC no combate ao tráfico
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Não é a UCC, mas mostraram serviço:
:arrow: https://www.marinha.pt/pt/media-center/Noticias/Paginas/Apreendida-embarcacao-de-alta-velocidade-e-detidos-quatro-homens-em-acao-de-combate-ao-narcotrafico-a-Sul-de-Portugal.aspx
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(https://i.ibb.co/cTTSg4Q/FB-IMG-16838281248988794.jpg)
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Tentam roubar lanchas da GNR
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Brinquedo novo...
O quinto?
https://www.facebook.com/100064853431681/posts/pfbid0jJ9fDg3rVsicfk14dUwGYcwdFDt94tPnPadhxS5UoQoZGpZoKPCh2r9TnaNDYtbdl/
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(https://pbs.twimg.com/media/GHCaS2zasAEKfwh?format=jpg)
Apreendidas três toneladas de haxixe e uma embarcação de alta velocidade no rio Guadiana.
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(https://images4.imagebam.com/ab/9b/10/MESM9BS_o.jpg)
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A empresa Navallethes, com estaleiro numa zona empresarial de Viana do Castelo, vai entregar na quarta-feira à GNR quatro embarcações rápidas insubmersíveis - ‘Coast Patrol Boats’ (CPB) - para controlo e vigilância, orçadas em mais de três milhões de euros.
Com 12,95 metros de comprimento e 3,65 metros de boca, as quatro embarcações estão equipadas com três motores de 300 cavalos (cv), podendo atingir os 48 nós [cerca de 90 quilómetros por hora] de velocidade máxima”
têm uma câmara de visão noturna com infravermelhos com capacidade para detetar uma embarcação a 10 quilómetros de distância
Estranho, uns binóculos e um holofote não eram suficientes...? :mrgreen:
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4 embarcações “Coastal Patrol Boat” adquiridas pela @GNRepublicana para reforçar a vigilância, fiscalização e controlo da fronteira marítima, bem como aumentar a atuação na fronteira marítima externa da UE, sob a égide da @Frontex.
(https://pbs.twimg.com/media/GJIC8XPWoAAWd3l?format=jpg&name=4096x4096)
(https://pbs.twimg.com/media/GJICz4aW8AAv_Xx?format=jpg&name=4096x4096)
(https://pbs.twimg.com/media/GJICz3aWwAE2c-C?format=jpg&name=4096x4096)
(https://pbs.twimg.com/media/GJICz6CXcAA9ek_?format=jpg&name=4096x4096)
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E com FLIR
Uma ostentação…
:mrgreen:
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Manias de novos ricos
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Manias de novos ricos
Eu jurei que ia ficar calado…
mas, pronto! vou falar….
Esta compra deixa-me triste…
Não por ela em si …. Mas por saber que Marrocos comprou uma frota inteira destas lanchas ….. mas de um modelo superior no catálogo de lanchas da searib’s..
Vamos todos continuar a bater palmas e sorrir, fazer declarações muito fofinhas…
e continuar a estupidificar o povinho.. a mediocridade é a meta final…
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TEKEVER to Strengthen Coastal Surveillance in Portugal (https://www.unmannedsystemstechnology.com/2024/03/tekever-to-strengthen-coastal-surveillance-in-portugal/)
The AR3 by TEKEVER will enhance coastal security in Portugal with drone-based surveillance, helping to combat economic and environmental crimes such as illegal fishing and drug trafficking
By Sarah Simpson / 08 Mar 2024
TEKEVER, a leading developer of unmanned aerial systems (UAS), has secured a contract with the Portuguese National Republican Guard (GNR) to deploy its state-of-the-art UAS
The AR3 will strengthen coastal surveillance and tackle economic and environmental crimes including unauthorised fishing and drug trafficking.
Selected through a competitive public tender process, the AR3 is equipped with an impressive 3.5-meter catapult launch system, 100km surveillance radius, and 16-hour range, to deliver impressive monitoring capabilities across the Portuguese coastline.
The GNR’s Coastal and Border Control Unit will receive comprehensive training by TEKEVER’s experienced personnel to ensure they are equipped to tackle the evolving challenges of maritime security.
The public-private collaboration underscores the trust placed in TEKEVER’s technological expertise and reflects a shared commitment to safeguarding maritime interests and protecting coastal communities.
TEKEVER CEO, Ricardo Mendes said, “We are honoured to play a central and invaluable role in strengthening Portugal’s maritime security by monitoring for threats in territorial waters. TEKEVER is trusted by civilian and military agencies across the globe due to our unrivalled technical expertise and steadfast commitment to delivering innovative solutions that enhance safety and security of our waters.”
“We continue to be a primary choice for intelligence, surveillance, and reconnaissance services, having worked with government entities such as the UK Home Office for four years, and the European Maritime Safety Agency for five.”
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Parabéns à GNR já que na marinheca ficam a dever um bocado à inteligência.
Que haja alguém que faça o seu trabalho como deve ser, enquanto outros escrevem enredos de ficção científica e oferecem embarcações a aliados dos russos
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Bojador a navegar
https://fb.watch/sa8-iYUlDM/ (https://fb.watch/sa8-iYUlDM/)
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https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=611030964780444&id=100076206377228
Não sei bem onde colocar as notícias da Guarda Costeira, ups....GNR.
Mas como tem que ver com operações aéreas, partilho aqui.
(https://i.imgur.com/6KD9XHC.png) (https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=611030964780444&id=100076206377228)
Inauguração do Centro de Operações Aéreas (COA)
(23 de Dezembro de 2024)
A GNR, através da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF), inaugurou hoje o Centro de Operações Aéreas (COA), em cerimónia presidida pelo Exmo. Tenente-General Comandante-Geral da GNR Rui Alberto Ribeiro Veloso.
O COA é um espaço dedicado ao controlo e coordenação de missões operacionais que envolvam meios aéreos, enquadradas em qualquer dos grupos de operações de voo – tripuladas, heli-transportadas ou UAS (sistemas aéreos não tripulados).
Com uma actuação preventiva, o COA promove a segurança nas áreas de safety e security, monitorizando voos UAS fora da linha de vista e garantindo a ligação eficaz entre as equipas de voo e as patrulhas no terreno.
Este marco reforça a capacidade da GNR, no cumprimento da sua missão de servir e proteger, investindo na inovação e no rigor operacional.
Fonte: https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=611030964780444&id=100076206377228 (https://www.facebook.com/story.php?story_fbid=611030964780444&id=100076206377228)
(https://i.imgur.com/91x5Jml.jpeg)
Cumprimentos,