-
Os Roncos Em formação mas, com intrusos por perto.
https://www.facebook.com/roncos101/videos/438649143370590/UzpfSTY1MjczNDkzODE3Nzc0NzoyMjA5MjM5NjI5MTkzOTI5/
Abraços
-
No final do mês o Epsilon TB-30 será abatido ao efectivo na Armée de l'Air.
Portugal conjuntamente com as potências Togo e o Senegal serão os únicos utilizadores mundiais desta aeronave rara.
-
E, seguindo as pisadas de variadíssimo equipamento ao Serviço das FFAA Nacionais, no caso da FAP o ALIII, será um dos exemplos mais gritantes com 50 anos de serviço, seguido do C já no activo há 42 anos, o TB-30, agora já com trinta anos de serviço, será mais uma aeronave que estará, no minimo, mais dez anos no ativo, senão mais, o que se traduzirá em pelo menos fazer os quarenta anos ao serviço da FAP.
https://www.emfa.pt/noticia-556-25-anos-de-operacao-do-epsilon-tb30-em-portugal
Abraços
-
Em que tape vai o MLU dos Epsilon?
-
Em que tape vai o MLU dos Epsilon?
Boas NVF, em que Tape não sei, mas que também vai ser um grande filme, á isso vai, são mais uns que também vão " cair " de maduros, com os ELU, lá para 2029, se é que alguma vez terão ELU, que eu acho muito pouco provável.
Abraços
-
Os Socata vão voar ate virarem sucata. :mrgreen:
-
Não são os Epsilon que vão ter financiamento comunitário para a atualização dos aviónicos?
-
Com aeronaves que são tão baratas de substituir é simples e puramente incompreensivél esta m**da.
#Republicadasbananas
:bang:
-
Com aeronaves que são tão baratas de substituir é simples e puramente incompreensivél esta m**da.
#Republicadasbananas
:bang:
Olha o plafond dos vinte milhões . :mrgreen:
Abraços
-
Com aeronaves que são tão baratas de substituir é simples e puramente incompreensivél esta m**da.
#Republicadasbananas
:bang:
Olha o plafond dos vinte milhões . :mrgreen:
Abraços
Trainers basicos monomotor a pistões deve dar pra comprar uma duzia com 20 milhões!
:-\
-
Não são os Epsilon que vão ter financiamento comunitário para a atualização dos aviónicos?
Actualização de Avionicos só sei dos C130 e dos Falcon 50, para poderem voar no céu único europeu.
-
Se calhar não vão ser já substituídos exactamente por serem simples, isto é, não devem dar muita despesa por hora de voo, e porque para a sua função ainda não devem estar obsoletos. Quando estiverem obsoletos ou forem muito caros de manter a voar, aí sim.
Lembro que só agora se irá substituir os Chipmunk com mais de 60 anos.
-
Não são os Epsilon que vão ter financiamento comunitário para a atualização dos aviónicos?
Precisamente.
-
Epsilon TB-30, 30 anos ao serviço da Força Aérea Portuguesa e 100 000 horas voadas
Parabéns aos Roncos !!! :G-beer2:
Abraços
-
http://tb30.stratosphere-technologies.com/index.html (http://tb30.stratosphere-technologies.com/index.html)
Isto sem duvida que é um lugar de gente estúpida e imbecil.
Em vez de estarem a programar a substituição imediata desta "caranguejola". Estão ainda com invenções em tentar aumentar a vida útil destes Epsilones. 30 anos de serviço já não chega? Querem prolongá-la para quanto? 40, 50 anos?
Com certeza que isto é um esquema que vai encher os bolsos de alguém (à boa maneita do tuga chico-esperto) e tem apoios comunitários (claro!). Os principais culpados do estado calamitoso das FA's não é só poder político. São as chefias que participam nisto.
Chefias sérias, a aeronave chegava ao 30 anos e falavam com a tutela: "Está aqui esta aeronave que chegou ao fim da sua vida útil. Como é que é? Substitui-se? Ou acaba-se com esta valência?" E tudo ficava mais claro. E não se empurrava o problema com a barriga para a frente. Arranjando mais um expediente inútil para alguém ganhar mais uns milhares.
-
http://tb30.stratosphere-technologies.com/index.html (http://tb30.stratosphere-technologies.com/index.html)
Isto sem duvida que é um lugar de gente estúpida e imbecil.
Em vez de estarem a programar a substituição imediata desta "caranguejola". Estão ainda com invenções em tentar aumentar a vida útil destes Epsilones. 30 anos de serviço já não chega? Querem prolongá-la para quanto? 40, 50 anos?
Com certeza que isto é um esquema que vai encher os bolsos de alguém (à boa maneita do tuga chico-esperto) e tem apoios comunitários (claro!). Os principais culpados do estado calamitoso das FA's não é só poder político. São as chefias que participam nisto.
Chefias sérias, a aeronave chegava ao 30 anos e falavam com a tutela: "Está aqui esta aeronave que chegou ao fim da sua vida útil. Como é que é? Substitui-se? Ou acaba-se com esta valência?" E tudo ficava mais claro. E não se empurrava o problema com a barriga para a frente. Arranjando mais um expediente inútil para alguém ganhar mais uns milhares.
A quem toca a guita!? É facil, é só ir ver quem anda á volta da "Stratosphere"...
É ridiculo andar a por remendos em aeronaves tão baratas de substituir!
>:(
-
Ainda na sequência dos tópicos anteriores e da conversa com o Sargento MMA que trabalha atualmente com o Chipmunk e com o Epsilon, ele diz que seja de conhecimento dele não há grandes desenvolvimentos na substituição destes modelos.
Não orientei a conversa para esta questão do Epslion e falamos mais do Chipmunk e de como é que aquilo ainda voa...
-
Como se não bastassem situações como a do Bérrio, em que se quer levar o equipamentos até ao limite, teimam em repetir as ideias "geniais".
-
Ainda na sequência dos tópicos anteriores e da conversa com o Sargento MMA que trabalha atualmente com o Chipmunk e com o Epsilon, ele diz que seja de conhecimento dele não há grandes desenvolvimentos na substituição destes modelos.
Não orientei a conversa para esta questão do Epslion e falamos mais do Chipmunk e de como é que aquilo ainda voa...
Confesso não estar muito dentro dos preços de aeronaves de treino ab initio, mas 2,5M€ dão para quê exactamente? ::)
-
Julgo que pensam em algo deste género : https://en.m.wikipedia.org/wiki/Diamond_DA20
-
Não orientei a conversa para esta questão do Epslion e falamos mais do Chipmunk e de como é que aquilo ainda voa...
Porque aquilo pouco mais complexo é que uma bicicleta :mrgreen:.
-
Ainda na sequência dos tópicos anteriores e da conversa com o Sargento MMA que trabalha atualmente com o Chipmunk e com o Epsilon, ele diz que seja de conhecimento dele não há grandes desenvolvimentos na substituição destes modelos.
Não orientei a conversa para esta questão do Epslion e falamos mais do Chipmunk e de como é que aquilo ainda voa...
Confesso não estar muito dentro dos preços de aeronaves de treino ab initio, mas 2,5M€ dão para quê exactamente? ::)
Um Grob 120A anda na casa de 1 milhão de $. Por isso....
Não é o preço que é desculpa.
:-P
https://grob-aircraft.com/en/g-120tp.html
https://www.aircraftcompare.com/aircraft/grob-g-120a/
-
Os Roncos retornam a Beja já a partir de amanhã.
https://www.radiopax.com/base-aerea-de-beja-recebe-esquadra-101-roncos/
-
Despacho n.º 7353/2020 - Diário da República n.º 142/2020, Série II de 2020-07-23 138635933
Defesa Nacional - Gabinete do Ministro
Modernização dos sistemas de armas Epsilon TB-30 da Força Aérea
https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/138635932/details/maximized?serie=II&parte_filter=31&dreId=138633313
-
Despacho n.º 7353/2020 - Diário da República n.º 142/2020, Série II de 2020-07-23 138635933
Defesa Nacional - Gabinete do Ministro
Modernização dos sistemas de armas Epsilon TB-30 da Força Aérea
https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/138635933/details/maximized?serie=II&parte_filter=31&dreId=138633313
-
Armas? Vão armar os Epsilon? :mrgreen: :mrgreen:
(https://cdn.jetphotos.com/full/6/72103_1536666156.jpg)
(https://i.pinimg.com/236x/ae/65/16/ae6516223b5ea2e517047c439c2b8622.jpg)
Cumprimentos
-
Dos 20 milhões mais IVA do Centeno, já vamos nos 3 milhões com IVA incluído. Espetáculo!
-
Sistema de armas... Até os Super Tucano tremeram. :mrgreen:
Armas? Vão armar os Epsilon? :mrgreen: :mrgreen:
(https://cdn.jetphotos.com/full/6/72103_1536666156.jpg)
(https://i.pinimg.com/236x/ae/65/16/ae6516223b5ea2e517047c439c2b8622.jpg)
Cumprimentos
Com os conflitos em África a surgirem um pouco por todo o lado, devem querer os Epsilon a fazer COIN. c56x1
-
Considerando que as aeronaves Epsilon TB-30 contribuem para as missões das Forças Armadas associadas à segurança e defesa do território nacional, exercício da soberania, jurisdição e responsabilidades nacionais, contribuindo ainda para ministrar instrução elementar e básica de pilotagem;
Considerando que para o desempenho das missões atribuídas é fundamental manter a atualização das capacidades operacionais destas aeronaves através da sua modernização para colmatar a obsolescência de alguns equipamentos e atender aos requisitos da iniciativa Céu Único Europeu;
Depois é assim que os jornalistas ficam perdidos, chamam ao Epsilon um sistema de armas, e referem que serve para defesa do território nacional.
-
Na Força Aérea chama-se às aeronaves, sistemas de armas. Modernices.
-
(https://1.bp.blogspot.com/-FvqhR7bpmJE/VumELlwnhKI/AAAAAAAAC_M/SQ-N4Tw86sImnOud1Pq7ps6PQRWb6rkVw/s400/The%2BBergmann%2BPistol%2Bin%2Buse%2B-%2Bhow%2Bit%2Ball%2Bgot%2Bstarted.jpg)
(https://media.iwm.org.uk/ciim5/331/948/large_000000.jpg)
-
Se o Chip é um sistema de armas, o Épsilon ainda mais direito tem de o ser. Ainda me lembro de dizerem na sua apresentação oficial em Sintra que o TB-30 tinha as características de um Spitfire, logo sistema de armas mais sistema de armas não há. :mrgreen:
-
Se o Chip é um sistema de armas, o Épsilon ainda mais direito tem de o ser. Ainda me lembro de dizerem na sua apresentação oficial em Sintra que o TB-30 tinha as características de um Spitfire, logo sistema de armas mais sistema de armas não há. :mrgreen:
Essa deve ser pra rir! É tão Spitfire como a torre dos clérigos parece o World trade center!
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
-
Faz lembrar a história do NPO ter a complexidade de uma fragata. Afinal esta mania dos exageros já é antiga.
-
E eu que já os estava a ver a dar cobertura de fogo aos nossos na RCA... :mrgreen: :mrgreen:
(https://imgproc.airliners.net/photos/airliners/7/1/6/2498617.jpg?v=v40)
(https://s3.eu-west-2.amazonaws.com/abpic-media-eu-production/pictures/full_size_071/1107701-large.jpg)
Cumprimentos :-P ;)
-
No plano meramente teórico, um substituto natural dos Socata Epsilon na instrução básica. Este DART 550, considerando igualmente o G120TP.
-
No plano meramente teórico, um substituto natural dos Socata Epsilon na instrução básica. Este DART 550, considerando igualmente o G120TP.
Foi o que a Força Aérea Belga fez, mas como eles são burros......
http://www.thefifthcolumn.xyz/Forum/viewthread.php?tid=39&page=7
Abracos
-
Estes ainda devem ir durar mais 4 ou 5 anos...
Reparação estrutural e pintura de aeronaves Chipmunk
27.235,70 €
01-11-2020
Estado Maior da Força Aérea
Cenário Completo, Lda.
http://www.base.gov.pt/Base/pt/Pesquisa/Contrato?a=7243804
-
Isto é ridiculo andar a remendar aeronaves antigas. Nesta categoria de preços bem se renovava a frota mesmo com os famosos "20 milhões mais IVA"....
>:(
-
Isto é ridiculo andar a remendar aeronaves antigas. Nesta categoria de preços bem se renovava a frota mesmo com os famosos "20 milhões mais IVA"....
>:(
A ideia expressa num estudo à uns anos atrás era pegar em alguns Epsilon em stock e substituir os Chip da Academia por estes.
https://www.emfa.pt/esquadra-52-esquadra-802-aguias (https://www.emfa.pt/esquadra-52-esquadra-802-aguias)
SUSTENTABILIDADE DA FROTA DHC1 CHIPMUNK
LUÍS CARLOS FRUTUOSO DA SILVA
CAPITÃO PILOTO-AVIADOR
Hipótese nº1: Não é exequível a operação sustentada do SA Chipmunk, por mais
dez anos.
Hipótese nº2: O SA Epsilon cumpre os requisitos para efetuar a missão do
CAA/AFA.
Hipótese nº3: A contratualização da missão do CAA/AFA a uma empresa civil é
praticável.
Cumprimentos
-
A ideia expressa num estudo à uns anos atrás era pegar em alguns Epsilon em stock e substituir os Chip da Academia por estes.
Pois só que os Epsilon já não estão em Sintra, estão em Beja.
E o CEMFA das ultimas vezes que foi à Assembleia disse que os Chipmunks seriam substituidos por aeronaves ultra-ligeiras.
-
SUSTENTABILIDADE DA FROTA DHC1 CHIPMUNK
LUÍS CARLOS FRUTUOSO DA SILVA
CAPITÃO PILOTO-AVIADOR
Hipótese nº1: Não é exequível a operação sustentada do SA Chipmunk, por mais
dez anos.
Hipótese nº2: O SA Epsilon cumpre os requisitos para efetuar a missão do
CAA/AFA.
Hipótese nº3: A contratualização da missão do CAA/AFA a uma empresa civil é
praticável.
Isso é de 2012! Estamos quase a chegar aos mais dez anos...
Cumprimentos,
-
SUSTENTABILIDADE DA FROTA DHC1 CHIPMUNK
LUÍS CARLOS FRUTUOSO DA SILVA
CAPITÃO PILOTO-AVIADOR
Hipótese nº1: Não é exequível a operação sustentada do SA Chipmunk, por mais
dez anos.
Hipótese nº2: O SA Epsilon cumpre os requisitos para efetuar a missão do
CAA/AFA.
Hipótese nº3: A contratualização da missão do CAA/AFA a uma empresa civil é
praticável.
Isso é de 2012! Estamos quase a chegar aos mais dez anos...
Cumprimentos,
Daí começarem as pinturas e chaparias no Chip. O homem está coberto de razão. ;)
A ideia expressa num estudo à uns anos atrás era pegar em alguns Epsilon em stock e substituir os Chip da Academia por estes.
Pois só que os Epsilon já não estão em Sintra, estão em Beja.
E o CEMFA das ultimas vezes que foi à Assembleia disse que os Chipmunks seriam substituidos por aeronaves ultra-ligeiras.
Ultraleves pesados? :mrgreen: :mrgreen:
https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/o-futuro-dos-ultraleves-pesados_1627.html (https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/o-futuro-dos-ultraleves-pesados_1627.html)
(https://aeromagazine.uol.com.br/media/uploads/aero_242/img_5572_tratada_medium.jpg)
O RV 10 da Flyer, empresa pioneira na montagem desta linha de aeronaves no Brasil
(https://eriberto.pro.br/ultraleves/fascination.jpg)
5 CAA
(https://www.goldenmoments.pt/shopimages/newProducts/gallery/3A37A120B89F.jpg)
Ultraleve Shark
-
A melhor relação custo benefício... talvez seja... mas nunca será escolhido... made in Servia... em termos de paridade 1 por 1 com o TB-20 :
LASTA 95 (USD 700K aprox)
https://en.wikipedia.org/wiki/Utva_Lasta (https://en.wikipedia.org/wiki/Utva_Lasta)
Tem 2 versões:
Basic version of the aircraft is built against the requirements for aerobatic category loads of +6.0 -3.
Armed version of the aircraft is built against the requirements for utility category with loads of +4.4 -1.8.
"
Engine Lycoming AEIO-580-B1A, with 315 hp (332 kW, under H = 0 and 2700 rpm)
Two-blade metal propeller HARTZELL HC-C2YR-4CF/FC 8475-8
New propeller cap
Modified primary flight controls
Modified engine controls with less friction
New instruments for measuring temperatures and oil pressure and temperatures of cylinder block and exhaust gases in both cabins
New radio stations Bendix/King for UHF with antennas
New gun sight AKN-09 Teleoptik Zemun which supports containers with Machine gun, bombs and unguided rocket launcher
Two under-wing hard points for weapons max allowed 120 kg
New glass cockpit with Garmin G500 avionics suites, which includes a primary flight display (PFD) and a multi-function display (MFD). The aircraft also integrates an instrumental flying simulation system.
Introduction of new composites materials in some parts of the plane
"
A função do chipmunk podia ser assegurada por alguns TB-30. Importante era que os TB-30 fossem substituídos por algo como PC-21, SuperTucano ou AT-6 Wolverine (o primeiro é melhor treinador, a vantagem dos dois últimos é poderem fazer missões CAS e COIN.
-
A melhor relação custo benefício... talvez seja... mas nunca será escolhido... made in Servia... em termos de paridade 1 por 1 com o TB-20 :
LASTA 95 (USD 700K aprox)
https://en.wikipedia.org/wiki/Utva_Lasta (https://en.wikipedia.org/wiki/Utva_Lasta)
Tem 2 versões:
Basic version of the aircraft is built against the requirements for aerobatic category loads of +6.0 -3.
Armed version of the aircraft is built against the requirements for utility category with loads of +4.4 -1.8.
"
Engine Lycoming AEIO-580-B1A, with 315 hp (332 kW, under H = 0 and 2700 rpm)
Two-blade metal propeller HARTZELL HC-C2YR-4CF/FC 8475-8
New propeller cap
Modified primary flight controls
Modified engine controls with less friction
New instruments for measuring temperatures and oil pressure and temperatures of cylinder block and exhaust gases in both cabins
New radio stations Bendix/King for UHF with antennas
New gun sight AKN-09 Teleoptik Zemun which supports containers with Machine gun, bombs and unguided rocket launcher
Two under-wing hard points for weapons max allowed 120 kg
New glass cockpit with Garmin G500 avionics suites, which includes a primary flight display (PFD) and a multi-function display (MFD). The aircraft also integrates an instrumental flying simulation system.
Introduction of new composites materials in some parts of the plane
"
A função do chipmunk podia ser assegurada por alguns TB-30. Importante era que os TB-30 fossem substituídos por algo como PC-21, SuperTucano ou AT-6 Wolverine (o primeiro é melhor treinador, a vantagem dos dois últimos é poderem fazer missões CAS e COIN.
Os "PC-21, SuperTucano ou AT-6 Wolverine" (treino avançado) & turbina não são da classe do TB-30 (treino básico) & piston, esses seriam para substituir os "alfajets" .... todos os foristas andam falar de aeronaves de piston de 700K-1M custo unitário ... Sr salta para aeronaves turbina e de 8,5M custo unitário ?!
"Spain to Buy 24 Pilatus PC-21 Turboprop Trainers for €205M"
"January 2020 saw the Spanish Air Force confirm an order for 24 PC-21 aircraft, which will replace mainly the CASA C-101 Aviojet, but will also take over advanced training which is currently carried out on the T-35 Pillan"
O melhor "trainer" na minha opinião dentro da classe do TB-30 é o Grob Aerospace 120A trainer aircraft (Grob G-120A
Current Price $ 750,000 - $ 900,000 U.S) , mas não tem pylons para treino de armas ou cas e coin "de recurso", isso já é um requisito raro em aviões modernos de "treino básico" ... por isso é que fui buscar o LASTA porque sabia que tinha pylons.
Outra coisa é dizer, gostava que a FAP tivesse "PC-21, SuperTucano ou AT-6 Wolverine", subscrevo ... mas é uma "ambição um pouco irrealista". (com 2 x PC-21 = 8,5 M x 2 é o equivalente a aproximadamente 22 de qualquer dos trainers de 750K que se estiveram a referir ... e 22 é mais do que substituia os 16 x TB-30 da FAP... já nem são 16 ...acho eu)...ou que quiz dizer é substituir a frota de TB-30 por 1 PC-21 ou 1 Super Tucano ou 1 AT-6 ?! E o treino básico era subcontratado fora ... é isso ?!
"A função do chipmunk podia ser assegurada por alguns TB-30" ?! Não, ambos estão em fim de ciclo de vida ?!... e são para substituir por aeronaves que cumpram o mesmo envelope de missão, i.e., treino básico.... porque quer manter o TB-30?
O TB-30 não está totalmente em fim de vida, e está previsto o seu upgrade na LPM, alem de que no estado atual pode perfeitamente fazer a função do chipmunk por varios anos. Sim, as opções que sugeriu são bons treinadores. Mas o problema da FAP neste momento é conseguir apenas assegurar o treino básico. As opções que eu falei, permitem assegurar o treino básico e avançado, alem do treino de apoio aéreo. Neste caso. a FAP precisaria apenas de enviar os futuros pilotos de F-16 para fazerem nos Estados Unidos a fase final de instrução.
-
Obrigado pelo esclarecimento, faz sentido .... :G-beer2:... provávelmente ainda vamos alugar horas de PC-21 a espanha... pois não estou ao corrente de nenhum desenvolvimento na substituição dos Alfajet(retirados) para as missões de treino avançado que refere.
A FAP pretende (pretendia?) desenvolver uma espécie de "parceria público-privada" através da implementação de uma escola internacional de treino avançado em Beja.
-
Obrigado pelo esclarecimento, faz sentido .... :G-beer2:... provávelmente ainda vamos alugar horas de PC-21 a espanha... pois não estou ao corrente de nenhum desenvolvimento na substituição dos Alfajet(retirados) para as missões de treino avançado que refere.
Espanha va a usar los PC-21 en la escuela básica, y posiblemente más adelante, compre más unidades y sustituya en la escuela elemental al Pillán/Tamiz. El avión de escuela avanzada está todavía por definir, pero de momento sigue el F-5M.
-
https://www.cavok.com.br/senegal-recebera-mais-treinadores-epsilon-da-franca
Senegal e FAP :mrgreen:
-
Dia 31 de Janeiro de 1989, são 09H35 em Tarbes no Sul de França, quando a torre de controlo autoriza o voo AFP0253 a descolar da pista 02. A bordo, o então Major PilAv Carlos Gromicho e o Cap Pil Hungria Teixeira colocam gás a fundo e iniciam a corrida de descolagem com o primeiro Epsilon português, número de cauda 1401, adquirido pela FAP. Destino: Base Aérea Nº1 em Sintra.
Volvidas 4H30 e após uma paragem para reabastecimento na Base Aérea de Valladolid (Espanha), o novo avião da FAP chegava ao espaço aéreo de Sintra onde um C-212 Aviocar da Esq. 401 o esperava para obter as primeiras fotografias em território nacional, prosseguindo depois para a aterragem “escoltado” por dois Cessna T-37C da Esq. 102.
Na realidade este não foi o primeiro voo do 1401 (mais tarde 11401), mas sim o décimo voo. O primeiro foi efectuado em 23JAN89. Entre 23 e 26JAN89 o Major Gromicho e o Capitão H. Teixeira efectuaram 4 voos cada (neste avião), com pilotos franceses, o que os habilitou a efectuarem os voos de aceitação.
Em 30JAN89 teve então lugar o voo de aceitação do 1401, com tripulação portuguesa e devendo assim ser este considerado o primeiro voo, se bem que a contabilização, em termos de horas de voo da frota, começa em 23JAN89.
A cerimónia oficial de apresentação do Epsilon aconteceu no dia 01FEV89, na Base Aérea Nº1 em Sintra, cerimónia esta que contou com a presença do Ministro da Defesa Nacional. Teve então início, a partir desta data, uma nova etapa na instrução elementar e básica em Portugal.
Ao contrário do 1401 (totalmente construído em França), os restantes 17 aviões foram montados em Portugal pelas OGMA, sendo que 14 (do 1402 ao 1415) foram entregues ainda durante o primeiro semestre de 1989, tendo o 18º, e último avião (1418), sido entregue em 08JUN90.
A todos os que voaram o Epsilon TB-30, parabéns!
Em breve teremos mais novidades acerca do evento que irá celebrar os 25 anos desta aeronave ao serviço da FAP.
Fonte: Esquadrão 101.
-
Parabens ....
-
Esquadra 101 - "Roncos" celebra 109 anos
-
Nao sei qual a idade exacta dos avioes mas penso que a compra dos St podera empurrar estes para a academia Militar e empurrar de vez os chipmunk para o museu do ar.
-
Ou não, que o mais provável é manterem-se as 3 aeronaves a hélice em uso em simultâneo.
-
A Esq. 101 "Roncos" celebrou ontem o 35º aniversário da chegada do primeiro SOCATA TB-30 Epsilon para a FAP.
https://www.facebook.com/reel/1102409664540759
-
(https://i.ibb.co/q7ZRcFq/436515524-839344898228046-8183631267307772703-n.jpg)
Roncos com bandeira branca 🏳️
A Esquadra 101 – “Roncos”, sediada na Base Aérea N.º 11, em Beja, alcançou, no dia 16 de abril, a Bandeira Branca, o que significa que todas as aeronaves TB-30 Epsilon disponíveis estão prontas para voar.
Este é um esforço de todos os militares da Esquadra 101 – “Roncos”, que diariamente trabalham para garantir a operacionalidade e prontidão das aeronaves.
Bravo Roncos!
E das 18 unidades iniciais, segundo a foto já só restam 10...
-
(https://i.ibb.co/q7ZRcFq/436515524-839344898228046-8183631267307772703-n.jpg)
Roncos com bandeira branca 🏳️
A Esquadra 101 – “Roncos”, sediada na Base Aérea N.º 11, em Beja, alcançou, no dia 16 de abril, a Bandeira Branca, o que significa que todas as aeronaves TB-30 Epsilon disponíveis estão prontas para voar.
Este é um esforço de todos os militares da Esquadra 101 – “Roncos”, que diariamente trabalham para garantir a operacionalidade e prontidão das aeronaves.
Bravo Roncos!
E das 18 unidades iniciais, segundo a foto já só restam 10...
https://www.facebook.com/Base.Aerea.N11/videos/786529143106228/
Há mais de 30 anos que só contamos com 16 aeronaves. Ter 10 operacionais até nem é muito mau.
Duas foram perdidas em acidentes desnecessários relativamente cedo na sua carreira, uma em 1991 e outra em 1993.
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/queda-de-aviao-militar/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/queda-de-avioneta-2/
-
(https://i.ibb.co/q7ZRcFq/436515524-839344898228046-8183631267307772703-n.jpg)
Roncos com bandeira branca 🏳️
A Esquadra 101 – “Roncos”, sediada na Base Aérea N.º 11, em Beja, alcançou, no dia 16 de abril, a Bandeira Branca, o que significa que todas as aeronaves TB-30 Epsilon disponíveis estão prontas para voar.
Este é um esforço de todos os militares da Esquadra 101 – “Roncos”, que diariamente trabalham para garantir a operacionalidade e prontidão das aeronaves.
Bravo Roncos!
E das 18 unidades iniciais, segundo a foto já só restam 10...
https://www.facebook.com/Base.Aerea.N11/videos/786529143106228/
Há mais de 30 anos que só contamos com 16 aeronaves. Ter 10 operacionais até nem é muito mau.
Duas foram perdidas em acidentes desnecessários relativamente cedo na sua carreira, uma em 1991 e outra em 1993.
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/queda-de-aviao-militar/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/queda-de-avioneta-2/
Exato! No que consegui averiguar cruzando várias fontes, 18 aeronaves iniciais, das quais 2 foram WO e 2 estavam stored. Ou seja, restariam 14... Provavelmente as 4 a mais, foram canalizadas para ficarem 10 operacionais?
-
Exato! No que consegui averiguar cruzando várias fontes, 18 aeronaves iniciais, das quais 2 foram WO e 2 estavam stored. Ou seja, restariam 14... Provavelmente as 4 a mais, foram canalizadas para ficarem 10 operacionais?
Correto e afirmativo.
-
Exato! No que consegui averiguar cruzando várias fontes, 18 aeronaves iniciais, das quais 2 foram WO e 2 estavam stored. Ou seja, restariam 14... Provavelmente as 4 a mais, foram canalizadas para ficarem 10 operacionais?
Correto e afirmativo.
Obrigado! E por acaso sabes quais foram, por favor?
-
Exato! No que consegui averiguar cruzando várias fontes, 18 aeronaves iniciais, das quais 2 foram WO e 2 estavam stored. Ou seja, restariam 14... Provavelmente as 4 a mais, foram canalizadas para ficarem 10 operacionais?
Correto e afirmativo.
Obrigado! E por acaso sabes quais foram, por favor?
Segundo o reel dos Roncos, as células ativas são: 11401, 11402 (100.000 Horas), 11403, 11404, 11406, 11407, 11411, 11413, 11417, e 11418.
-
Foto com oito Roncos a voar, nada mau. 8)
(Foto: Esquadra 101)
(https://i.postimg.cc/XYhLRdZq/465668861-978274844335050-33273142404142138-n.jpg)
-
Foto com oito Roncos a voar, nada mau. 8)
(Foto: Esquadra 101)
(https://i.postimg.cc/XYhLRdZq/465668861-978274844335050-33273142404142138-n.jpg)
E uma bela foto!!!
-
Foto com oito Roncos a voar, nada mau. 8)
(Foto: Esquadra 101)
(https://i.postimg.cc/XYhLRdZq/465668861-978274844335050-33273142404142138-n.jpg)
Supostamente, e segundo a publicação há uns meses, sobre os Roncos terem atingido a bandeira branca, estão 10 operacionais… e, eu diria, que nessa estão 9 :P
-
Haverá aqui algum wishful thinking?
(https://i.ibb.co/QXSX0xm/Screenshot-2024-11-12-at-17-15-06.jpg)
-
Eu acho que o modelo já foi escolhido!
-
AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS DE REPARAÇÃO DE COMPONENTES PARA O SISTEMA DE ARMAS EPSILON Concurso público Estado Maior da Força Aérea ORION TECHNIK - Maintenance & Engineering 144.840,00 € 13-12-2024