ForumDefesa.com
Geopolítica-Geoestratégia-Política de Defesa => Mundo => Tópico iniciado por: Tiger22 em Fevereiro 10, 2004, 01:05:41 pm
-
O Reino Unido e a França querem criar uma nova força militar europeia de intervenção rápida. De acordo com a edição desta terça-feira do Financial Times, esta nova unidade militar serviria para intervir na selva, no deserto e em áreas montanhosas.
O jornal adianta ainda que este corpo de intervenção seria constituído por 1500 militares, e teria a capacidade para ser destacado, em menos de 15 dias, para um teatro de operações, sob mandato da ONU.Este projecto franco-britânico visa valorizar a defesa europeia e dar à UE maiores responsabilidades na estabilidade mundial.
A iniciativa foi apresentada esta semana aos embaixadores da União Europeia, indicando já onde e como as novas unidades poderão realizar as suas missões.
O jornal acrescenta que o plano franco-britânico não entra em concorrência com a NATO e está aberto à participação de outros países da União Europeia. Os dois países esperam que o projecto seja aceite por todos os Estados-Membros até 30 de Junho, e que as tropas estejam operacionais a partir de 2007.
A União Europeia tem já uma Força de Reacção Rápida, cuja componente de Operações Especiais tem 1200 efectivos.
-
15 dias para 1500 efectivos. Sinceramente acho bastante tempo. Alguém me corrija se tou errado, mas a 10ª divisão de Montanha dos Estados Unidos ( uma divisão ligeira ) tem um tempo de deslocação de 30 dias. E isto são mais do que 20000 homens.
Não seriam 15000 efectivos ?
-
Os ingleses têm um batalhão pára-quedista ( surprendam-se, que eles tb só têm 3 como nós! ) em prontidão de 72 horas ou menos, para serem aero-transportados para qq parte do mundo. Fora os Royal Marines...
Os franceses devem ter forças com prontidão semelhante na Legião Estrangeira...
Realmente, se calhar são 15000 homens...
cumptos
-
Pelo que me pareceu ter ouvido na TSF, são vários grupos de 1500 homens. Jão não me lembro do total. 12000 talvez, não me lembro.
Cumptos