ForumDefesa.com
Forças Armadas e Sistemas de Armas => Exércitos/Sistemas de Armas => Tópico iniciado por: snakeye25 em Outubro 11, 2004, 10:22:16 pm
-
A não perder, amanhã na TVE, a partir das 9h30 da manhã.
http://www.ejercito.mde.es/desfile/2004 ... e12oct.htm (http://www.ejercito.mde.es/desfile/2004/index_desfile12oct.htm)
-
Vi o desfile, mas pareceu idêntico aos outros, com poucas alterações. Acho que a unica diferença foi a inclusão da versão espanhola dos Lepard-2-A6.
<sarcasm>
Como sempre, dá para dar umas risadas com a legião espanhola, que tem um passo de marcha especial, e dá-me a ideia de que aquela tropa toda, de repente, ficou com vontade de ir ao WC e quer despachar aquela treta toda. Eu sei que há tradições relacionadas com aquilo, mas não há como evitar a risada. Fica-se sempre com a ideia de "...Onde é que eles vão com aquela pressa toda?..." :shock: com barretinho marroquino :mrgreen:
Marcharam também os franceses (grandes lutadores, como sabemos - Nunca se rendem :mrgreen: (alguém me lembre de alguma coisa que os Italianos tenham ganho, que eu estou com falha de memória) 
</sarcasm>
Cumprimentos
-
(alguém me lembre de alguma coisa que os Italianos tenham ganho, que eu estou com falha de memória)
Bem, eles ganharam à Etiópia... eventualmente. 
Também conseguiram roubar Veneza ao Império Austro-Húngaro, e estavam do lado vencedor na I Guerra Mundial.
-
Como sempre, dá para dar umas risadas com a legião espanhola, que tem um passo de marcha especial, e dá-me a ideia de que aquela tropa toda, de repente, ficou com vontade de ir ao WC e quer despachar aquela treta toda. Eu sei que há tradições relacionadas com aquilo, mas não há como evitar a risada. Fica-se sempre com a ideia de "...Onde é que eles vão com aquela pressa toda?..." :shock: com barretinho marroquino :mrgreen:
¿Parécelle que garde estes comentarios para cando lle toque o turno de desfile ó estupendo exército luso? Non teñen perda, desde logo...
-
Realmente o Ferrol tem razão, dá-me uma dor no coração é ver um desfile das nossas FA.
Eu desfilei no 25 de Abril de 94, nos 20 anos da revolução. E o unico armamento que lá se viam eram as nossas G3 de 67 e os sabres dos cadetes!!!!!!
Desfilamos em pelotões de frente 6 e bem espaçados que era para parecer mais. Nem sequer um velhote UMM cournil ainda com travões de tambor às 4 rodas com uma MG42 para fingir que aquilo era a sério.
Ver uma João Belo que parece um comboio a vapor e depois ver uma F100.... Enfim...
Mas demos 7 na pá aos Russos, já não é mau.
-
Realmente o Ferrol tem razão, dá-me uma dor no coração é ver um desfile das nossas FA.
Non, non, amigo OPCOM. Vostede debe sentirse orgulloso das suas forzas armadas.
É igual se o material é bon ou é malo. Representan ó seu país, actúan no estranxeiro e fan o mellor que poden co material que teñen.
Por iso eu, que tamén me sento moi orgulloso das miñas forzas armadas, vexo con sorpresa que neste foro se descualifican ás FAS españolas sen provocación previa.
Eu, que me sinto moi preto de Portugal na miña condición de galego, vexo que no foro, para afirmar a Portugal se descalifica a España. Por iso quero gardar estes comentarios como ouro en pano.
Ademáis se descualifica a italianos e franceses, que poden ensinarnos moito de arte militar a todos nós. Por iso digo que me sorprende, porque un sempre pode aprender cousas de todo o mundo.
Non se trata de comparar nada, amigo OPCOM, vostedes teñen unhas FAS na OTAN, modernas deica onde pode pagalo Portugal e útiles no contexto internacional. Así que amigo OPCOM, arriba eses ánimos, ¡Viva Portugal! Noraboa polos 7 goles.
Por certo, OPCOM, como esta é a primeria vez que falo con vostede, quero saludarlo e preguntarlle se como afeccionado a este tema, cre que estaría ben incluir algunhas fotos do desfile ou o consideraría unha provocación.
Un saúdo, compañeiro...
-
Mas demos 7 na pá aos Russos, já não é mau.
Quem disse que os EUA são a única super potência mundial, heinnnn? :wink:
papatango escreveu:
Como sempre, dá para dar umas risadas com a legião espanhola, que tem um passo de marcha especial, e dá-me a ideia de que aquela tropa toda, de repente, ficou com vontade de ir ao WC e quer despachar aquela treta toda. Eu sei que há tradições relacionadas com aquilo, mas não há como evitar a risada. Fica-se sempre com a ideia de "...Onde é que eles vão com aquela pressa toda?..."
Como sempre, depois destes, marcha a moirama com barretinho marroquino , lentamente, que isto de andar depressa é para os legionarios lá á frente
Não havia uma tropa portuguesa que tb tinha um marchar muita esquisito :roll:
Peace (espanhois e portugueses)
and
Love (espanholas e portugueses) :wink:
-
Obrigado amigo Ferrol.
Ia gostar muito de ver as fotos, muito obrigado.
Eu acho que neste forum se deve debater assuntos relacionados com a defesa, e não se deve justificar as nossas fraquezas, criticando os outros.
Por isso admito que as FA espanholas estão com uma grande pujança com programas fantásticos, e embora seja muito nacionalista, não tenho problema nenhum em admitir que as FA Espanholas não devem ser motivo de chacota (isso mostra inveja) porque senão as nossas são o quê? ridiculas no mínimo. Mas sim motivo de exemplo a seguir. Quem me dera a mim ter 1 F100 em vez das sucatas Perry, e 50 Leo II em vez das sucatas M60, já para não falar no resto.
Eu estive 3 anos e meio na FAP, digo uma coisa: é impresionante a decadência a que chegaram os nossos meios, Faziamos aquilo que podiamos com o que tinhamos, mas para ser sincero, não dava para muito. Jipes e Unimogs ainda da guerra do ultramar, viaturas doadas pelos americanos, blindados doados pelos alemães.
Não somos propriamente um pais da america latina para andarmos a mendigar coisas aos outros, nem sequer somos assim tão pobres como se fáz pensar, vendo o despesismo que os nossos governantes e autarcas têm com os dinheiros publico, que é de todos nós. Deixou-se de investir nas FA, e agora andam a chorar os anos perdidos.
Claro que são realidades diferentes mas podemos seguir o exemplo da grécia, tem um PIB identico ao nosso uma população identica e têm as FA que têm, um nivel de vida identico (por isso não é o investimento na defesa que arruina o défice), e ainda organizam os jogos olimpicos que nós nem sonhamos ter.
Enfim.... o que devia ser motivo de chacota são os nossos excelentes e "honestos" politicos.
-
Ia gostar muito de ver as fotos, muito obrigado.
Vou logo a buscar algunhas...
Eu acho que neste forum se deve debater assuntos relacionados com a defesa, e não se deve justificar as nossas fraquezas, criticando os outros.
Coincidimos, claro. Pero verá, como seguro xa sabe, aquí somos só 2 españois participando, e temos que aguantar insulto tras insulto, sen que os moderadores interveñan. De feito, son os mesmos moderadores os que insultan, como fixo agora o PT.
Así que, vostede se preguntará, ¿Por qué non nos imos do foro? Pois precisamente porque hai xente que nos le e non participa, ou o fai pouco, e que si sempre escoitaran as mentiras dos habituais falsificadores e mentiráns, tal vez rematarían créndoas. Xa sabe, como Goebbels...
E por iso é que seguimos aquí, para que plo menos teñan outro punto de vista. Nin insultamos a Portugal, nin ós seus políticos, nin ás súas Forzas Armadas. Nós queremos ser bos españois, bos foristas e bos amigos dos nosos veciños portugueses.
não tenho problema nenhum em admitir que as FA Espanholas não devem ser motivo de chacota (isso mostra inveja) porque senão as nossas são o quê? ridiculas no mínimo. Mas sim motivo de exemplo a seguir.
Vólvese vostede a trabucar. Véxao desde este punto de vista. As FA portuguesas están para impedir que Portugal sexa invadido, e Portugal non foi invadido en 200 anos. Logo cumplen ben o seu cometido principal. O resto son cousas pequenas que seguro se irán solucionando co tempo.
E xa lle digo que non se trata de comparar con ninguén. Debería estar vostede orgulloso de ter un país sen enimigos e que pode gastar o seu diñeiro en vez de en xoguetes bélicos, en estradas ou mellores escolas.
¿Non lle parece penoso que nos EE.UU teñan medo de medio mundo?
Sobre o exemplo a seguir, é difícil de dicir. Fala se segui-lo exemplo español ou o grego, pero España ten un rival recoñecido en Marrocos e Grecia en Turquía. Os gregos, por culpa de gastar en defensa, case non rematan os Estadios olímpicos e son o país europeo que menos gasto social ten por habitante. Nin pensións, nin hospitais, nada... Síntase orgulloso do séu, pequeno, antigo, sí, pero pacífico e sen enimigos.
E entre no-los 2. Non chame envexoso a PT, que se enfada e lle lanza á cabeza un libro afilado da súa biblioteca.. :lol:
Eu por mim não tenho nada contra
Se acaso a resolución da ONU que lle quita a razón no caso da Olivenza cando a compara con Xibraltar.
Un saúdo a to2. Vou polas fotos.
-
Ferrol e OPCOM - concordo com vocês. Já é altura de se parar com estas "tricas". Eu sei que o tópico de Olivença levanta muitas emoções, mas isso não é razão para andarmos sempre à procura de discussões, porque senão perdemos credibilidade, e o próprio fórum de certeza que se vai ressentir disso.
Eu sei que "picar" os espanhóis é quase um dever nacional... :lol: Mas a verdade é que qualquer um deles está melhor do que nós neste momento.
Isso não é razão para fazermos o papel de coitadinhos, mas sim para procurarmos seguir bons exemplos.
Por isso, haja paz, e venham daí as fotos, ferrol...
-
Compreendo que Olivença seja uma espinha entalada no orgulho Português, tal como o é Gibraltar para a Espanha, e Melilla e Ceuta para os Marroquinos (já agora o Sahara Ocidental para os Sarauis).
As nossas opiniões vão sempre divergir neste aspecto e não adianta andar aqui a apresentar os nossos argumentos porque todos temos e não temos razão (acho que Portugal devia ter feito alguma coisa na altura quando tivemos opurtunidade e não agora), a minha opinião é que estes territórios deveriam ser discutidos de uma vez por todas no ambito das nações unidas, e de uma vez por todas resolvidos e eventualmente devolvidos, melhoraria as relações entre todos, porque tanto Portugal como Espanha como Marrocos só têm a ganhar com boas relações. E entre nós resolvia definitivamente esta desconfiança crónica que temos em relação a Espanha, numa altura em que as fronteiras caminham mais para o desapareceimento do que para as consolidações.
Mas isso é outro tópico que temos no forum.
Ja agora amigo Ferrol, descobri recentemente os Picos da Europa (embora já conhecesse de fotos e ouvir falar), local fantástico. È precisso não esquecer que é o berço das nossas nações.
-
Ferrol escreveu:
P44 escreveu:
Eu por mim não tenho nada contra
Se acaso a resolución da ONU que lle quita a razón no caso da Olivenza cando a compara con Xibraltar. :mrgreen:..seu venenoso.... :o ...e olhe que lá o pessoal diz tudo com as letras todas :wink:
Venham de lá essa fotos... 8)
E se tiver meninas espanholas a desfilar de uniforme ponha também, que assim se atinge a PAZ entre os povos!!!!! 
-
Ferrol, acho que também está a levar muito a mal o comentário do PT. Basicamente o que ele disse foi que a legião tem um modo de marchar estranho (não sei se tem ou não, mas já vi comentários de espanhois que diziam mais ou menos a mesma coisa, que a cadência de marcha da legião lhes dava um ar pouco digno). Talvez a escolha das palavras não tenha sido muito feliz. Quanto a fazer piadas sobre o desempenho militar de franceses e italianos, não é de forma alguma um comportamento exclusivo deste fórum. Veja-se, por exemplo, o texto "Jodía Pavía" de Perez-Reverte.
E se lhe apetecer "mandar umas bocas" aos passos de marcha de unidades portuguesas, esteja à vontade.
-
E se lhe apetecer "mandar umas bocas" aos passos de marcha de unidades portuguesas, esteja à vontade.
Mas afinal quais eram as unidades que marchavam de perna aberta?
:?:
-
Caramba, que já não se pode dizer uma coisita engraçada…
Eu achei, acho, e acharei, a forma de marchar daquela unidade ENGRAÇADA. Acho graça, e quando acho graça, eu rio-me. Quando uma tropa marcha como se fosse um disco de vinil com a rotação errada, é engraçado.
Aliás, se rir do passo da legião espanhola é “desconsiderar”, então metade dos assistentes no “passeo de la castellana ” estavam a desconsiderar a legião, e a outra metade fazia um tremendo esforço para não começar a rir descontroladamente e a rebolar no chão até não poder mais, de tanta vontade de rir.
Depois quanto à marcha da "moirama", é também uma tradição, e marcham com um passo leeento como tudo. Também é um facto. Mas afinal a "moirama" marchou ou não marchou?
Por acaso era mentira?
Até 1974 as forças armadas portuguesas tinham unidades constituídas por negros. Se alguém me disser isso, eu não vou considerar uma desconsideração, muito pelo contrário. Portanto, referir a tropa “Moura” não tem nada de desconsideração.
Todos sabemos que os espanhois (mais os castelhanos) sempre foram muito bons a marchar, e eu não lhes tiro nenhum mérito. Quem duvide desse mérito e qualidade, leia a crónica de Froissart sobre Aljubarrota. E Froissart, era francês, portanto, tem o ponto de vista dos derrotados.
Cumprimentos
PS:
Não vamos agora falar da questão de Olivença em todos os tópicos pois não ?
-
Ver uma João Belo que parece um comboio a vapor e depois ver uma F100.... Enfim...
Uma João Belo, de 1968 e uma F-100 do século XXI não são comparaveis. É a mesma coisa que comparar as nossas Vasco da Gama quando entraram ao serviço com os contratorpedeiros espanhois da classe Churruca, que estavam ao serviço em 1990 e que trinham 45 anos de idade.
Se quisermos fazer comparações negativas será sempre possível faze-las. Principalmente para aqueles que gostam de se auto-flagelar, e dizer que somos uns coitadinhos. Eu não gosto.
Cumprimentos
-
Já que entraram neste assunto, aquele uniforme das forças-armadas gregas é hilário, aqueles "pons-pons" em suas "sapatilhas", aquele jeito de marchar parecendo que tinham a intenção de chutar o companheiro da frente não dava para ignorar! Eu morria de rir!!!
-
Já que entraram neste assunto, aquele uniforme das forças-armadas gregas é hilário, aqueles "pons-pons" em suas "sapatilhas", aquele jeito de marchar parecendo que tinham a intenção de chutar o companheiro da frente não dava para ignorar! Eu morria de rir!!!
:lol: :lol:
-
Depois quanto à marcha da "moirama", é também uma tradição, e marcham com um passo leeento como tudo. Também é um facto. Mas afinal a "moirama" marchou ou não marchou?
Por acaso era mentira?
De facto a generalidade dos militares desfilou a 124 passos por minuto, enquanto que a Legion marcha a 160 passos por minuto. Já os militares regulares de Ceuta e Melilla desfilaram nuns lentos 90 passos por minutos.
-
Boas
Papatango, eu não estou a comparar uma JB com uma F100, digo que me dá pena ver uma JB e depois ver uma F100, e ver que se se tivesse investido nas FA durante os ultimos 30 anos (mesmo com as necessidades primarias do país virada para outros lados era possivel mais do que o que se fez), não estavamos no ponto em que estamos hoje.
Como não gosto de ter pena de nós próprios, disse também que não somos tão pobres como se faz pensar,(nem sequer somos pobres) e que poderiamos ter umas FA mais dignas e não como se custuma dizer, as possiveis.
Não é necessario ser rico para se substituir as G3, é necessário vontade, e andamos lá no século XXI a marchar com G3 com quase 40 anos.
Tenho pena é da classe governante que temos, quando se sabe das negociatas dos carros dos ministérios, quando vemos o rombo que o primeiro deixou na camara de Lisboa e dos vários autarcas corruptos. Que 1º está as regalias deles depois está a necessidade social.
Quando temos tantos arquitectos premiados em Portugal e o primeiro (com letra pequena), vai buscar o americano e paga 1 milhão de contos só pelo projecto do casino de Lisboa. Quando a anterior ministra das Finanças exige sacrificios aos Portugueses que ganham o que ganham e depois ela e os irmão se esquecem de deduzir 3000 cts no irs....Já para náo falar do que não se sabe.
Isto não é ter pena de nós proprios, e ter pena de ver quem gere o dinheiro dos nossos impostos. E depois ir a alcantara e ver uma velha JB (que guarda e defende os nossos interesses) e ver uma nova F100 e sentir que podia não ter igual mas ao menos melhor, porque temos condições para isso, porque descontamos para isso.
-
Papatango, eu não estou a comparar uma JB com uma F100, digo que me dá pena ver uma JB e depois ver uma F100, e ver que se se tivesse investido nas FA durante os ultimos 30 anos (mesmo com as necessidades primarias do país virada para outros lados era possivel mais do que o que se fez), não estavamos no ponto em que estamos hoje.
Caro OPCOM,
O que está em causa não é a idade das João Belo, mas sim o termo de comparação. Não pode pura e simplesmente dar como exemplos o nosso equipamento mais velho e o mais recente dos nossos vizinhos.
Não se esqueça que temos 3 fragatas da classe Vasco da Gama com apenas 13 anos e que, como navios de uso geral, ainda são perfeitamente aceitáveis.
-
Voltando ao tema do desfile, aqui vai está uma galeria de imagens :
http://trubia.net/galeria.htm
Os Leo2A6 parecem mesmo do outro mundo :roll:
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ftrubia.net%2Fgaleria%2FImagen%2520016.jpg&hash=c9e533a649c9119817e9070e70c6b59f)
(mereciam era uma pintura sem ser naquele verda azeitona)
-
:mrgreen:
-
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.revistanaval.com%2Fimaxes%2F2004_12O_02.jpg&hash=772fa0aa166e4763b4c146a64392515d)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ftrubia.net%2Fgaleria%2FImagen%2520010.jpg&hash=7a10aa1dd3c347b1b090e5e9974146ff)
-
Obrigado pelas fotos, charruca... :shock:
-
"Os AAV7 são mesmo uns monstros... "
São sim senhor.
Eram bem melhores para os fuzileiros ,que as VBR que vão adquirir.
-
Para as missões que os VBR vão cumprir os AAV7 seriam completamente desadequados.
São bom para desembarcar na praia, e poucos mais ( os Marines testaram-nos até ao limite quando avançaram até Bagdade). Caros, lentos, grandes, pouco protegidos, e difíceis de manter.
-
Caro Nuno,
Eram bem melhores para os fuzileiros ,que as VBR que vão adquirir.
Se reparar bem, atrás dos AAV7 estão 3 Piranha III da Infanteria de Marina, com torres iguais às do AAV7, pelo que os espanhois não devem partilhar totalmente da sua opinião.
Como bem referiu o Spectral, as VBR são mais adequadas para missões de projecção a partir da praia, embora concorde que para o desembarque inicial e estabelecimento de uma zona de desembarque os AAV7 sejam mais eficazes, pela sua maior mobilidade tanto na água como na areia. No entanto, carecem de poder de fogo para contrariar uma defesa de costa mais consistente.
-
Como sale a relucir, pongo unas fotos del Piranha IIIH
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.xtrememodelling.com%2Fnoticias%2FdiaFAS_2003%2Fimages%2FDSCN1286.jpg&hash=2fcf6844ea8779f8baba9da71ed14c56)
(https://www.forumdefesa.com/forum/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fwww.xtrememodelling.com%2Fnoticias%2FdiaFAS_2003%2Fimages%2FDSCN1353.jpg&hash=e0c2e860cb6146b015c941cccfcec589)
Creo que son del desfile del año pasado. Perdón por desconfigurar el topic...