ForumDefesa.com

Geopolítica-Geoestratégia-Política de Defesa => Mundo => Tópico iniciado por: fgomes em Setembro 17, 2004, 11:19:40 pm

Título: O escândalo do Memogate
Enviado por: fgomes em Setembro 17, 2004, 11:19:40 pm
Tem passado despercebido em Portugal o escândalo sobre os memorandos supostamente escritos pelo comandante de George W. Bush quando este prestou serviço na Guarda Nacional. Tudo isto foi despoletado na C.B.S. pelo jornalista Dan Rather e prometia ser um escândalo capaz de comprometer a reeleição do actual presidente mas, rápidamente se chegou à conclusão que os documentos em causa eram falsificações grosseiras o que também é confirmado por familiares do oficial, morto há 20 anos, e por outros oficiais que serviram nessa época. Seria normal que a C.B.S. e Dan Rather reconhecessem ter errado, mas embora reconhecendo que os documentos foram forjados, insistem na veracidade da história, tentando arranjar testemunhas que depois se verifica serem de credibilidade duvidosa. Resumindo a C.B.S. e o jornalista em causa estão a sofrer uma erosão da sua credibilidade.

De notar também o papel que a Internet, através de foruns e blogues tem desempenhado na desmontagem de toda esta história.

http://ratherbiased.com/index2.htm


Será que os grandes meios de comunicação social estão a perder o seu monopólio ?
Título:
Enviado por: fgomes em Setembro 18, 2004, 12:11:44 am
Não percam os cartoons acerca deste assunto:

http://ratherbiased.com/rather-cartoons.html
Título:
Enviado por: fgomes em Setembro 20, 2004, 05:58:55 pm
A C.B.S. finalmente reconheceu que os documentos que serviram de suporte a esta reportagem eram falsos e pede desculpas.

http://www.cbsnews.com/stories/2004/09/06/politics/main641481.shtml

Como foi possível que uma equipa de jornalistas experientes como os do programa "60 minutos" e Dan Rather, um ícone do jornalismo, tenham cometido tantos erros e persistido neles durante tanto tempo ?