Nova mensagem de Bin Laden

  • 1 Respostas
  • 1813 Visualizações
*

J.Ricardo

  • Perito
  • **
  • 307
  • +0/-0
Nova mensagem de Bin Laden
« em: Outubro 30, 2004, 01:52:19 pm »
Citar
Al Jazira mostra suposto vídeo de Bin Laden ameaçando EUA

da Folha Online

A rede de TV Al Jazira [Qatar] divulgou nesta sexta-feira um vídeo, supostamente atribuído à rede terrorista Al Qaeda, mostrando o seu líder, Osama bin Laden , falando dos ataques de 11 de Setembro e dizendo que haverá novos ataques contra os Estados Unidos.

Segundo a Al Jazira, a fita é endereçada "aos americanos". Bin Laden afirma, dias antes da eleição presidencial nos EUA, que "a segurança [dos americanos] não está nas mãos [do candidato democrata John] Kerry ou [presidente americano] Bush. Está em suas próprias mãos".

Bin Laden, que aparece no vídeo trajando roupas brancas e turbante, disse: "Nós decidimos destruir as torres na América".

No vídeo, o líder terrorista afirma que os ataques aconteceram porque os rebeldes querem "conquistar a liberdade da nação [Afeganistão]".

O líder terrorista também disse que "nunca pensou que um líder supremo [referindo-se a George W. Bush] iria deixar que 50 mil pessoas [nas duas torres que caíram com os ataques] encarar eventos tão terríveis sozinhas, em um momento que elas precisavam dele".

Bin Laden também acusou Bush de "enganar o povo americano" desde 2001, ano em que aconteceram os ataques que atingiram o World Trade Center e o Pentágono.

Funcionários da rede de TV não confirmaram como conseguiram o vídeo, e quais foram os procedimentos para considerar a fita autêntica.

Com agências internacionais
« Última modificação: Outubro 30, 2004, 01:57:06 pm por J.Ricardo »
 

*

J.Ricardo

  • Perito
  • **
  • 307
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #1 em: Outubro 30, 2004, 01:56:31 pm »
Citar
John Kerry promete perseguir e matar Bin Laden

da France Presse, em West Palm Beach (EUA)

O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, John Kerry, prometeu nesta sexta-feira "perseguir e destruir" o terrorista Osama bin Laden se for eleito, em uma declaração realizada logo após o líder da rede Al Qaeda ameaçar a América com novos ataques.

"Em resposta ao vídeo de Osama bin Laden, deixem-me afirmar claramente, muito claramente, que nós, americanos, estamos unidos em nossa decisão de perseguir e destruir Osama bin Laden e os terroristas", declarou Kerry, em conversa com jornalistas no aeroporto de West Palm Beach (Flórida, sudeste).

"Tenho muita confiança em minha capacidade de tornar os Estados Unidos um lugar mais seguro (...) George Bush teve a oportunidade em Tora Bora, mas não utilizou nossas forças para prender e eliminar Osama bin Laden. Ele transferiu este trabalho para os senhores da guerra", no Afeganistão, disse Kerry.

"São bárbaros. Não vou recuar diante de nada para capturar ou matar os terroristas onde quer que estejam, custe o que custar", garantiu Kerry a quatro dias da eleição presidencial nos Estados Unidos.

Em um discurso na cidade de Columbus (Ohio), Bush qualificou de "escandalosas" as declarações de Kerry sobre seu suposto fracasso na missão de capturar e eliminar Bin Laden.

"Lamentavelmente, meu adversário continua dizendo coisas que ele sabe serem falsas, acusando nossos militares de terem perdido a oportunidade de capturar Osama bin Laden em Tora Bora", em 2002.

Bin Laden acusou Bush de negligência no 11 de Setembro por demorar a reagir quando o primeiro avião se chocou contra o World Trade Center, em um vídeo divulgado nesta sexta-feira pela rede de televisão árabe Al Jazira.