U209PN

  • 3312 Respostas
  • 778970 Visualizações
*

Alvalade

  • Especialista
  • ****
  • 1073
  • Recebeu: 271 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +51/-13
Re: U209PN
« Responder #2595 em: Maio 03, 2016, 01:49:23 pm »
O Nuno Rogeiro às vezes parece o Roberto Lopes português.

Com a diferença que o roberto lopes está sempre a deitar abaixo enquanto que com o nuno rogeiro é tudo top badass mothafuckas  :G-bigun: ;D ;D

Deitar abaixo? Segundo os artigos dele por esta altura o Brasil já devia ter uma frota de cruzadores intergalácticos.
 

*

Alvalade

  • Especialista
  • ****
  • 1073
  • Recebeu: 271 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +51/-13
Re: U209PN
« Responder #2596 em: Maio 12, 2016, 10:39:14 am »
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4295
  • Recebeu: 2429 vez(es)
  • Enviou: 1400 vez(es)
  • +7378/-4454
Re: U209PN
« Responder #2597 em: Maio 12, 2016, 12:09:47 pm »
http://www.base.gov.pt/base2/rest/documentos/184218

Por acaso vi a capa do Jornal i com uma notícia logo na capa, a dizer: "Submarinos não param de meter água. Agora são mais 410 mil euros para uma antena."..........

http://ionline.sapo.pt/artigo/510300/defesa-gasta-mais-410-mil-euros-em-antena-para-submarino-de-paulo-portas?seccao=Portugal_i

A imprensa sempre com ideias pré-concebidas e muito negativas, principalmente com os submarinos!!!!!!!
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6488
Re: U209PN
« Responder #2598 em: Maio 12, 2016, 02:20:54 pm »
http://www.base.gov.pt/base2/rest/documentos/184218

Por acaso vi a capa do Jornal i com uma notícia logo na capa, a dizer: "Submarinos não param de meter água. Agora são mais 410 mil euros para uma antena."..........

http://ionline.sapo.pt/artigo/510300/defesa-gasta-mais-410-mil-euros-em-antena-para-submarino-de-paulo-portas?seccao=Portugal_i

A imprensa sempre com ideias pré-concebidas e muito negativas, principalmente com os submarinos!!!!!!!
Pois. Já os supostos 24 milhões para os Tejo que daria 6 milhões a unidade mas que na prática traduz-me em pinturas, arranjos, sensores mínimos e uma "fusca" de 12,7mm manual à proa, passou completamente ao lado. E é mais que os 13 milhões que os submarinos custaram até agora em manutenções...  ::) :P
 


Citar
http://lmcshipsandthesea.blogspot.pt/2012/12/a-bordo-do-nrp-tridente.html

Saudações
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4295
  • Recebeu: 2429 vez(es)
  • Enviou: 1400 vez(es)
  • +7378/-4454
Re: U209PN
« Responder #2599 em: Maio 12, 2016, 03:05:22 pm »
A imprensa apanhou os submarinos pelos piores motivos e agora não param....

O que era interessante e útil, era por exemplo investigarem as obras públicas feitas no país, as aquisições "materialmente relevantes".....

Ou ainda perceber como é que se faz um negócio da "China" em que se "oferece" um banco por 150 milhões de euros e ao mesmo tempo é dado à empresa compradora um benefício fiscal de 289 milhões de euros e os portugueses ficam com os esqueletos (prejuízo para o estado de 2,2 mil milhões de euros pela desvalorização de 66% imposta pelo BCE aos activos do BANIF)!

Como são muitos números, os jornalistas normalmente de letras, não têem "máquinas" para registar tantos dígitos.
 

*

Johnnie

  • Analista
  • ***
  • 721
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +95/-88
Re: U209PN
« Responder #2600 em: Maio 12, 2016, 04:04:51 pm »
A imprensa apanhou os submarinos pelos piores motivos e agora não param....

O que era interessante e útil, era por exemplo investigarem as obras públicas feitas no país, as aquisições "materialmente relevantes".....

Ou ainda perceber como é que se faz um negócio da "China" em que se "oferece" um banco por 150 milhões de euros e ao mesmo tempo é dado à empresa compradora um benefício fiscal de 289 milhões de euros e os portugueses ficam com os esqueletos (prejuízo para o estado de 2,2 mil milhões de euros pela desvalorização de 66% imposta pelo BCE aos activos do BANIF)!

Como são muitos números, os jornalistas normalmente de letras, não têem "máquinas" para registar tantos dígitos.


Agora é politicamente correto escrever bosta acerca das FA, e ainda para mais pessoal que não deve saber distinguir uma G-3 de uma esfregona...enfim...Triste
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

*

Alvalade

  • Especialista
  • ****
  • 1073
  • Recebeu: 271 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +51/-13
Re: U209PN
« Responder #2601 em: Maio 12, 2016, 04:29:12 pm »
Agora? Pós-Ultramar/PREC as forças armadas nunca conseguiram reabilitar totalmente a sua imagem e tornaram-se um alvo fácil.

Não há ninguém que tenha coragem de às defender na praça Pública o que permitiu propagar a ideia as FA só servem para queimar dinheiro.

E a presença deste pensamento na sociedade permite que os governos desprezem o investimento na defesa o que nos leva ao estado a que isto chegou.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mafets

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5385
  • Recebeu: 4029 vez(es)
  • Enviou: 10039 vez(es)
  • +8453/-245
Re: U209PN
« Responder #2602 em: Maio 12, 2016, 05:41:53 pm »
Mas, incrivelmente, o estado a que isto chegou, pelo menos é 'state of the art', como não era nesses tempos. Teríamos que recuar para aí uns 200 para encontrar níveis tecnológicos semelhantes aos actuais. Obviamente, a falta de investimento conduz a uma rápida degradação, mas nunca é demais recordar que só em 1990 os nossos navios de guerra passaram a estar equipados com mísseis e que só em 1994 é que voltamos a ter interceptores modernos na FAP.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mafets

*

Crypter

  • Investigador
  • *****
  • 1207
  • Recebeu: 204 vez(es)
  • Enviou: 233 vez(es)
  • +29/-7
Re: U209PN
« Responder #2603 em: Maio 12, 2016, 08:24:26 pm »
Sabem o que aconteceu ao Arpão para necessitar de levar uma antena nova?
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8684
  • Recebeu: 3263 vez(es)
  • Enviou: 1002 vez(es)
  • +4063/-6488
Re: U209PN
« Responder #2604 em: Maio 13, 2016, 11:20:14 am »
Agora? Pós-Ultramar/PREC as forças armadas nunca conseguiram reabilitar totalmente a sua imagem e tornaram-se um alvo fácil.

Não há ninguém que tenha coragem de às defender na praça Pública o que permitiu propagar a ideia as FA só servem para queimar dinheiro.

E a presença deste pensamento na sociedade permite que os governos desprezem o investimento na defesa o que nos leva ao estado a que isto chegou.
Concordo. E não é a fazerem birra como alguns foristas ou ex foristas militares ou ex militares parecem fazer porque não concordam com o que aqui se diz, ou defende, que alguma coisa vai mudar. Aliás, por aqui tirando raras exepções defendem-se os militares e o investimento nas F.A., mas aparentemente não chega (falta a componente técnica, tática, estrutural xpto, etc, etc), para fazer com que quem é de direito cá venha e dê aos "leigos" o seu ponto de vista. É mais fácil escolher o "boicote de esquadra" a debater defesa. E quem esconde a "cabeça na areia" como a avestruz não se pode queixar... ::)
Mas, incrivelmente, o estado a que isto chegou, pelo menos é 'state of the art', como não era nesses tempos. Teríamos que recuar para aí uns 200 para encontrar níveis tecnológicos semelhantes aos actuais. Obviamente, a falta de investimento conduz a uma rápida degradação, mas nunca é demais recordar que só em 1990 os nossos navios de guerra passaram a estar equipados com mísseis e que só em 1994 é que voltamos a ter interceptores modernos na FAP.
Mais uma vez totalmente de acordo. Ou seja não estamos bem mas não é a desgraça que os "velhos do restelo apregoam". O mais curioso é muita desta "lenga-lenga" começar nas próprias F.A. Ainda lembro-me de uma célebre entrevista do General Alvarenga quando era Chefe do Estado Maior da Força Aérea  ao Take Off a ir pelo mesmo caminho (a minha resposta ao dito General foi semelhante ao que o camarada NVF aqui acabou de escrever)... :o
A imprensa apanhou os submarinos pelos piores motivos e agora não param....

O que era interessante e útil, era por exemplo investigarem as obras públicas feitas no país, as aquisições "materialmente relevantes".....

Ou ainda perceber como é que se faz um negócio da "China" em que se "oferece" um banco por 150 milhões de euros e ao mesmo tempo é dado à empresa compradora um benefício fiscal de 289 milhões de euros e os portugueses ficam com os esqueletos (prejuízo para o estado de 2,2 mil milhões de euros pela desvalorização de 66% imposta pelo BCE aos activos do BANIF)!

Como são muitos números, os jornalistas normalmente de letras, não têem "máquinas" para registar tantos dígitos.
Basta irmos apenas aos negócios de defesa e percebemos que a imprensa é na sua maioria, incompetente, retrogada e politicamente activa. Temos os Nh90, as Pandur, os NPO, os Ec635, o A400, etc. Já algum jornalista fez uma matéria alargada sobre quanto o pais perdeu em termos financeiros? Os poucos que se deram ao trabalho estimam em qualquer coisa como mil milhões (para o que isto dava), fora o que os grandes escritórios de advogados, consórcios e particulares de elite que participaram nos mesmos, nas suspensões de contratos e financiamentos, arrecadando assim milhões. Mas vamos ao que interessa e a algo que poucos escrevem:
Citar
http://www.areamilitar.net/noticias/noticias.aspx?nrnot=806
Consta que até foram duas recusas. O tal 214 e um 206, oferecido anteriormente. Ou seja, numa situação que ao que parece terá acontecido mesmo, foi recusada. A verdade é que completaria o preço pago a mais pelos 2 Type 209Pn. Mais uma recusa por motivos "financeiros e técnicos", como muita coisa é recusada nas F.A Portuguesas. É a vida. Como alguém escreveu:   "não se pode ter tudo" e assim até temos uns milhões a mais para alimentar as polémicas nos jornais. Hoje é antena, amanha será o WC da cabine do comandante (aparentemente só nos submarinos da MP é que as antenas se danificam, partem ou avariam. Um azar.   ;D ).  :'( ::)



Cumprimentos
« Última modificação: Maio 13, 2016, 11:27:31 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: U209PN
« Responder #2605 em: Maio 13, 2016, 06:54:09 pm »
Boas a todos,

Permitam que vos diga, o que eu penso acerca dos jornalistas Lusos; considero que ainda não possuímos no nosso Burgo, jornalistas especializados nas diversas matérias relacionadas com a Defesa Nacional e Equipamentos militares.

O desprezo que a Sociedade civil, pelo menos grande parte de dela, tem pelos Militares, pois os custos associados para manter os meios Militares operacionais, as aquisições de Material de guerra, a instituição Militar per si, são vistos como um sumidouro dos dinheiros Públicos, gastos esses completamente supérfluos.

O reflexo deste desprezo, revela-se numa completa ignorância pois até agora, todos, jornalistas, que procuram escrever algo sobre as matérias que estão ligadas á Defesa Nacional e diversos equipamentos Militares, tem demonstrado nada saber de concreto, sequer sobre a nossa história Militar mais recente.

Em resumo são, na minha opinião uns treinadorzecos de bancada, uns completos ignorantes que nos demonstram nada saber do que escrevem
e a comprovar esta afirmação estão os inúmeros erros que proliferam nos artigos que esses iluminados escrevem, e que nós vamos lendo, é espantoso como alguns artigos são publicados, é de bradar aos Céus tanta ignorância e estupidez associadas. O ùltimo artigo sobre a antena do submarino para mim foi o máximo!!!! Só um ignorante que desconhece que Portugal possui na Classe Tridente só um dos melhores submarinos convencionais de ataque do Mundo poderia ter escrito aquelas bacoradas !!!                                                                                                                                                                                          :amazing: :amazing: :amazing: :amazing: :amazing: :amazing: :G-clever: :G-clever: :G-clever: :conf: :conf: :conf: :conf: !!

Abraços
« Última modificação: Maio 13, 2016, 07:23:35 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Viajante

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4295
  • Recebeu: 2429 vez(es)
  • Enviou: 1400 vez(es)
  • +7378/-4454
Re: U209PN
« Responder #2606 em: Maio 13, 2016, 09:13:01 pm »
Na minha modesta opinião, mas quem tem mais conhecimento da nossa Marinha deveria escrever à Direcção do Jornal só para demonstrar a ignorância e acho também que as FA pecam e muito por aquilo que fazem pelo país. Falta produzirem artigos para a comunicação social, sobre o que é feito no país, nomeadamente em salvamentos (recordo-me do americano que foi evacuado de um iate a cerca de 1000 milhas dos Açores, etc).

Em relação ao Jornal i, basta referir que o dono é a Newshold de capitais luso-angolanos e que também são donos do Sol (ambos na eminência da falência) e têem também uma participação na Cofina que por sua vez detêm o Correio da Manhã, a CMTV....... tudo entidades de "referência"......
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10366
  • Recebeu: 5670 vez(es)
  • Enviou: 4363 vez(es)
  • +8478/-1842
Re: U209PN
« Responder #2607 em: Maio 14, 2016, 09:54:06 am »
Na minha modesta opinião, mas quem tem mais conhecimento da nossa Marinha deveria escrever à Direcção do Jornal só para demonstrar a ignorância e acho também que as FA pecam e muito por aquilo que fazem pelo país. Falta produzirem artigos para a comunicação social, sobre o que é feito no país, nomeadamente em salvamentos (recordo-me do americano que foi evacuado de um iate a cerca de 1000 milhas dos Açores, etc).


Como por exemplo e bem a excepcional operação de salvamento que citaste, e que eu comentei a 08OUT15 :




Marinha no ForumDefesa.com / Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« em: Outubro 08, 2015, 11:01:37 pm »

Citação de: "ICE 1A+"

perguntaram por que motivo os npo's mantem o deck de voo.    Eu respondo: porque os npo's foram equipados para efetuarem manobras de helicopteros diurnas e noturnas. nao tem helicoptero organico nem hangar, mas imaginem: um npo no meio do Atlantico premite duplicar o raio de acao de um EH 101. Se for um EH 101 so pode reabastecer em voo, mas se for um Linx podem parar para uma mija e esticar as pernas!!!

E o que se colocaria no flightdeck ??
Se não possuíssem essa valência era porque não tinham pensado nisso, agora porque tem capacidade de operar com Helis até 6 Tons já se pergunta porque tem o flight deck
No que toca a terem a capacidade de operarem Helis, orgânicos ou não, o que é uma mais valia, foi o que me levou, a 11SET15, neste fórum em LPD - Navio Polivalente Logistico, a escrever o seguinte:

.....Os NPO´s deveriam ser pelo menos seis com capacidade de transportar um heli orgânico, senão leia-se o relato da missão de salvamento, em NOV14, do veleiro a 900 milhas a sul dos Açores as inúmeras horas de navegação da Corveta e o empenhamento de um EH101 e um C130, quando se se tivesse empenhado um NPO, com Heli, mesmo um Lynx, se poderiam ter poupado umas dez horas de navegação e espera do evacuado, só na navegação para a embarcação pois o heli poderia a 150 milhas ( uma hora de voo ) ter sido empenhado, efectuar a evacuação e regressar ao NPO e depois, no regresso, quando o NPO estivesse a cerca de 200 milhas dos Açores poderia ter transportado o evacuado para terra. Horas de navegação poupadas cerca de dezasseis. Horas de espera do evacuado eram limitadas em pelo menos cerca de dezoito a vinte !!!

Helicóptero lynx MK95 / Caracteristicas 

Combustivel

Autonomia
 Tanques Normais - 2h10 min
 Auxiliares - 3h45 min

Dados Técnicos

http://helicopteros.marinha.pt/PT/HelicopteroLynxMK95/Paginas/HelicopteroLynxMK95.aspx


Com este meu comentário não quero de maneira alguma tirar o Mérito á nossa Marinha e á FAP, que efectuaram este espectacular salvamento !!
Quero apenas frizar que se o Meio Naval empenhado possuísse Heli orgânico, a conjugação destes dois meios pouparia algumas horas de navegação e sofrimento ao evacuado



.....Revista da Marinha JUL15 : Missão 933 do NRP Baptista de Andrade

RELATO DO SALVAMENTO
No dia 24 de novembro, pelas 03h30 o meu telefone tocou, fui informado pelo oficial de operações do Comando da Zona Marítima dos Açores que havia um tripulante ferido num iate que se encontrava cerca de 1000 milhas a sul de Ponta Delgada, e que seria necessário empenhar o navio para realizar a evacuação médica do ferido.
No briefing dado pelo MRCC Delgada, recebi a informação de que o ferido era skipper do veleiro Bravura, que tinha caído a bordo e apresentava um ferimento
grave na cabeça e tinha o braço direito partido. O veleiro Bravura navegava de Cabo Verde para as Caraíbas, com mais dois tripulantes a bordo.
A Baptista largou do porto de Ponta Delgada às 05h21, para uma das suas missões mais importantes, salvar uma ida humana, a uma distância de 3.700 m de terra.
de 2000 milhas, o primeiro desafio com que nos deparámos foi planear a gestão das 192 toneladas de combustivel e 80 toneladas de água (o navio tinha o sistema
de produção de água doce inoperacional); assim, arrancámos a uma velocidade de 17 nós e em regime de água fechada, abrindo a água apenas durante três períodos diários de 20 minutos para que a guarnição pudesse fazer a sua higiene pessoal.
A gestão da aguada foi sempre uma preocupação. A partir do dia 25 de novembro, novas medidas foram tomadas, implementando-se um regime de água fechada mais restrito, com a abertura da água em dois periodos de 20 minutos, e as refeições passaram a ser feitas com o mínimo de palamenta possível. Diariamente reuni com o meu engenheiro de máquinas, para controlarmos o consumo de combustível e fazer a gestão dos tanques para que o navio nunca perdesse a sua estabilidade.
Com o decorrer das horas íamos sendo informados pelo MRCC Delgada do agravamento das condições do ferido; aumentámos gradualmente o regime de máquinas
para a velocidade máxima, passando a navegar a 20 nós, tirando partido do mar na popa.
Dia 26 de novembro, por volta das 12h00, estabelecemos comunicações com o iate Bravura, às 13h00 iniciámos a evacuação médica; se durante os dias anteriores
contámos com boas condições meteorológicas, ao chegar ao local deparamo-nos com mares de 4 metros e ventos de 35 nós.
A equipa médica dirigiu-se para bordo do iate Bravura, contando com a preciosa ajuda da equipa de fuzileiros embarcada na Baptista. Às 14h55 tínhamos o ferido a
bordo, deixámos no iate alimentação e gasóleo, bens fundamentais para que o Bravura continuasse viagem até ao seu destino nas Caraíbas.
Este gesto deu um grande ânimo aos dois tripulantes que permaneceram a bordo, que se mostraram muito agradecidos pelo apoio dado pela Marinha Portuguesa.
Estávamos 933 milhas a SW de Ponta Delgada, começámos então uma maratona para levar o nosso paciente até às 350 milhas de Ponta Delgada, local em que seria
extraído de bordo por um EH101 da Força Aérea Portuguesa (FAP).
Durante o trânsito, o nosso amigo Roland foi acompanhado permanentemente quer, pelo médico, quer pela enfermeira do navio. Quando lhe dei as boas vindas a bordo, mostrou-se espantado ao saber que tínhamos vindo de tão longe para o vir buscar, disse-lhe que essa era a nossa missão e que a Marinha Portuguesa tudo faria para salvar a sua vida, daí a dois dias iria estar no Hospital em Ponta Delgada na companhia da sua esposa. Durante a sua estadia a bordo recebeu diariamente várias visitas da guarnição, que o foram sempre animando. Com o agravar das condições meteorológicas, mares de 7 metros e ventos de 45 nós chegámos ao local da extração no dia
28 de novembro às 09h16. O EH101 estava acompanhado por um C130 que tinha vindo do Montijo para direcionar o Merlin para a nossa posição, pois este estava à distância máxima de operação, não havendo margem para erros. Às 10h00, vimos o Roland ser içado pelo helicóptero, com destino a Ponta Delgada, onde chegaria por volta das 13h00. A Baptista pôde então reduzir máquinas, e continuar a enfrentar o mar que estava muito alteroso em direção a Ponta Delgada.
Chegámos no dia 29 de novembro às 17h00, com 60 toneladas de combustível e 40 toneladas de água; nunca o navio tinha estado tão leve… No dia 1 de dezembro fomos visitar o Roland ao Hospital Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada; acompanhado pela sua esposa Lisa, ainda estava incrédulo com o que tinha acontecido…
Depois de uns dias em Ponta Delgada, regressou a casa, na Califórnia, onde vive feliz com a sua familia. Hoje, Roland mantém contacto connosco, pondo-nos sempre a
par dos progressos da sua recuperação.
CONCLUSÃO
Ao efetuar uma evacuação médica tão longe de terra, em condições meteorológicas tão adversas, o navio e a sua guarnição tinham sido levados ao limite, tínhamos
percorrido cerca de 2000 milhas, o equivalente a ir de Lisboa a Paris e voltar. No final, ficámos muito orgulhosos por termos salvo o Roland, e com o sentimento de missão cumprida, algo que guardaremos para sempre nas nossas vidas.

Colaboração do COMANDO DO NRP BAPTISTA DE ANDRADE

Ainda achas que alguém fez estas contas e se importou minimamente com os meus comentários ..............quando se se tivesse empenhado um NPO, com Heli, mesmo um Lynx, se poderiam ter poupado umas dez horas de navegação e espera do evacuado, só na navegação para a embarcação pois o heli poderia a 150 milhas ( uma hora de voo ) ter sido empenhado, efectuar a evacuação e regressar ao NPO e depois, no regresso, quando o NPO estivesse a cerca de 200 milhas dos Açores poderia ter transportado o evacuado para terra. Horas de navegação poupadas cerca de dezasseis. Horas de espera do evacuado eram limitadas em pelo menos cerca de dezoito a vinte !!!


Abraços
ten
« Última modificação: Maio 14, 2016, 10:16:06 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, Cabeça de Martelo

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4295
  • Recebeu: 2429 vez(es)
  • Enviou: 1400 vez(es)
  • +7378/-4454
Re: U209PN
« Responder #2608 em: Maio 14, 2016, 11:19:03 am »
Agora é a vez da pplware.sapo.pt fazer a referência à notícia.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: mafets

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20284
  • Recebeu: 2999 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
Re: U209PN
« Responder #2609 em: Maio 14, 2016, 12:44:44 pm »
Tenente o teu texto está fantástico porque baseia-se em dados factuais e não em fantasias ou pensamento esotéricos.

É inegável que um NPO com um helicóptero a bordo pode fazer mais por menos dinheiro, rentabilizando os poucos meios que temos de uma forma muito significativa. Os helicópteros para os NPO não precisam ser muito avançados, basta terem um Flir e equipamento de resgate (guincho, etc).


7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente