Waffen SS

  • 59 Respostas
  • 22189 Visualizações
*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7282
(sem assunto)
« Responder #30 em: Julho 12, 2008, 10:22:24 pm »
Sem querer defender o diabo, venho mais uma vez tentar atenuar - se é que o termo faz sentido - a perversidade das SS.

Ao tempo havia a distinguir a Waffen SS e as Algemeine SS, sendo estas últimas as que faziam os trabalhos mais sujos e odiosos.
Daquilo que tenho lido, as Waffen SS apróximam-se efectivamente do conceito de tropa de elite ou de choque, recebendo nas suas fileiras voluntários políticamente indiferentes mas que procuravam o estatuto,  benefício e até segurança de pertencer a um corpo de elite e os politicamente convictos. Essas forças chegaram mesmo a desobedecer a Hitler, quando comandadas por chefes corajosos que ousavam enfrentar as más decisões tácticas do tio Adolfo.
No fim, tudo se dissolveu e apenas restaram os políticamente convictos como os SS franceses.
Mais tarde foram para a Legião Estrangeira, Forças Especiais Americanas e África do Sul, onde combateram os comun... comu... comun... esses, ignorando o facto que estava a combater uma ideologia da mesma cepa que lhes deu origem.
O que não deixa de ter alguma graça, se é que é possível a coisa ter piada.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11101
  • Recebeu: 2359 vez(es)
  • Enviou: 3273 vez(es)
  • +741/-1033
(sem assunto)
« Responder #31 em: Julho 12, 2008, 10:41:06 pm »
http://uk.youtube.com/watch?v=0_gF3YmjIWs

Documentário sobre as Waffen SS.
 

*

legionario

  • Investigador
  • *****
  • 1464
  • Recebeu: 321 vez(es)
  • Enviou: 345 vez(es)
  • +233/-4539
(sem assunto)
« Responder #32 em: Julho 13, 2008, 07:48:37 pm »
Podiamos ate quase dizer que as Waffen SS foram o primeiro Eurocorps...

A cruzada contra os bolcheviques mobilizou centenas de milhares de volontarios europeus nas fileiras alemas num unico proposito : destruir o comunismo !

Nao da para rir,  mas a unificaçao da europa tentada varias vezes sem sucesso pela força das armas (pelos Romanos, franceses, alemaes...), acaba por se concretizar duma outra forma . Ao longo dos séculos, "eles" nao desistem ;)
 

*

Torgut

  • 44
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #33 em: Agosto 05, 2008, 01:07:44 am »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Eu cá prefiro a 101st Airborne Division a qualquer altura do dia do que as SS, pelo menos não eram guardas de campos de concentração. Mas isso sou eu.

Bom, poderá ter calhado que alguns deles tenham sido transferidos das unidades responsáveis pela guarda dos infames campos de concentração criados para os cidadãos americanos de ascedência japonesa, nunca se sabe.

Citação de: "papatango"
As SS não eram uma tropa de elite, mas sim a guarda pretoriana dos nazis.

Bem, assim seria na sua génese. Depois, como quase sempre sucede quando algo cresce, os princípios foram sendo abastardados e os Wafen SS acabaram por constituir um ramo paralelo das Forças Armadas, muito à semelhança do que sucede com os Marines americanos, apesar de ao contário destes, e tanto quanto sei, não terem nunca disposto de meios aéreos ou navais.

Em 1944 e 1945, não creio que houvesse uma maioria de nazis entre os homens das Waffen SS de incorporação alemã - já o mesmo não diria para os contingentes de voluntários estrangeiros.


Citação de: "papatango"
Hitler nunca confiou nos generais do exército. Odiava-os porque afinal ele tinha sido um mero cabo. Pela mesma razão, muitos dos oficiais de formação prussiana odiavam Hitler, e achavam indigno estar sob as ordens de um cabo, que ainda por cima nem sequer era alemão.


Depois de ler umas quantas biografias de Hitler e o Mein Kampf, não diria que ele "odiava" os generais da Wehrmacht (bom, não contando com a fase final, quando os parafusos estavam tão soltos que ele odiava quase tudo o que mexesse). Haveria, isso sim, uma incompatibilidade sócio-política entre o corpo de oficiais de carreira pré Nacional-Socialismo e o Partido. É preciso não esquecer que como o nome indica o Nacional-Socialismo tinha uma forte influência de esquerda, e a aristocracia prussiana não seria propriamente compatível com estas ondas.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3000 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
(sem assunto)
« Responder #34 em: Agosto 05, 2008, 12:33:50 pm »
Citação de: "Torgut"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Eu cá prefiro a 101st Airborne Division a qualquer altura do dia do que as SS, pelo menos não eram guardas de campos de concentração. Mas isso sou eu.

Bom, poderá ter calhado que alguns deles tenham sido transferidos das unidades responsáveis pela guarda dos infames campos de concentração criados para os cidadãos americanos de ascedência japonesa, nunca se sabe.


Está a comparar os campos de concentração Nazis com os campo de prisioneiros Norte-Americanos?! :shock:

Conheço perfeitamente a existência desses campos para os Japoneses e acho que foram uma vergonha. Os Brasileiros não fizeram esses campos e não foi por isso que deixaram de entrar na guerra ao lado dos aliados (apesar de ter havido umas quantas sabotagens).
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Torgut

  • 44
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #35 em: Agosto 05, 2008, 03:26:35 pm »
Um campo de concentração é um campo de concentração. Destina-se a concentrar num espaço uma série de indíviduos que o Estado ou as autoridades de facto pretendem manter confinados. E um guarda de um campo de concentração é aquele que o mantém sob vígilia, com a missão subjacente de impedir a fuga dos reclusos. Portanto, postas as coisas de forma simples, como o foram anteriormente, tanto é guarda de campo de concentração o alemão como o americano.
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3000 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
(sem assunto)
« Responder #36 em: Agosto 05, 2008, 03:58:39 pm »
Para mim um campo de concentração vai para além desse sentido, para mim um campo de concentração é sinónimo de campos de morte, como tal isso aplica-se ao caso alemão/russo e não ao norte-americano.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Torgut

  • 44
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #37 em: Agosto 05, 2008, 04:08:19 pm »
Ah bom! Mas nesses casos, prefiro usar um nome mais adequado: Campo de Extermínio. Pronto, a língua portuguesa ainda tem uns pontos fracos de vez em quando, e à falta de uma palavra adequada, uso este termo para ser mais claro. E já agora que penso nisso, na rede de campos nazi havia espaço para campos de concentração e para campos de extermínio. Um exemplo de campo de concentração é o de Theresienstadt, no que hoje é a República Checa, onde ninguém morria excepto por doença, tentativa de fuga ou maus-tratos pontuais. Suponho que estes campos, rigorosamente de concentração, serviriam de plataformas de distribuição, a partir dos quais os detidos eram conduzidos para campos de extermínio. Por outro lado, havia os campos de concentração para prisioneiros de guerra ocidentais, que também não seriam campos de extermínio. Escrevendo um pouco de cor, diria que os campos de concentração para prisioneiros de guerra eslavos se encontrariam num limbo, não sendo de extermínio por não haver intenção de liquidar os prisioneiros, mas, dadas as condições e a dureza em relação aos eslavos, a morte era uma realidade permanente.
 

*

foxtrot

  • 18
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #38 em: Agosto 12, 2008, 01:39:20 pm »
Na minha opinião a Waffen SS é como força militar, uma séria candidata
a melhor força militar da guerra moderna. Não faz sentido comparar as Waffen SS com uma divisão aerotransportada qualquer ou qualquer outra força especial da época (SAS, por exemplo). Basta pensar nos efectivos.
A Waffen SS chegou a constituir 39 divisões, embora o nº máximo de divisões no activo seja inferior. Também não se deve confundir as "verdadeiras" divisões SS com divisões SS auxiliares. Aqui o critério é
essencial/ étnico/racial, mas é da Alemanha Nazi que estamos a falar.
Os feitos miltares destas unidades de elite são real/ impressionantes, e foi
sobretudo a partir de 43 e no Leste que aconteceram os maiores feitos de armas destes homens.
  Alguns exemplos,  Julho/Agosto de 44 com a aniquilação do Grupo de Exércitos do Centro, praticamente um terço da frente alemã desapereceu do mapa e as forças soviéticas passam a ter uma autêntica auto-estrada rumo a Berlim. Só a acção das divisões das SS (sobretudo a Totenkopf e a Wiking) permitiu aos Alemães repor a situação. Praticamente todos os êxitos tácticos da Alemanha em 44-45 tiveram a assinatura das Waffen SS (Operação Market Garden, batalhas de Targul Frumos, Modlin e Debrecen, as últimas 3 na frente leste contra forças muito superiores). A última grande ofensiva alemã na Hungria, em Março de 1945, foi feita essencial/ por divisões SS e apesar da derrota inevitável conseguiu o feito extraordinário de fazer recuar a frente soviética a escassas semanas do fim da guerra.
 É inegável que muitos elementos das SS se transformaram em criminosos de guerra, mas uma coisa é saber a verdade e outra é saber toda a verdade. Em 44/45 a idade média de um soldado das Waffen SS era 18/19 anos e a de um oficial subalterno de 20/21 anos. A esperança de vida na frente para um recém-chegado era de 2 ou 3 meses. Na fase final foram estes jovens, quase miúdos, que lutaram contra o mundo inteiro durante dois anos. Mesmo os infames soldados das unidades Totenkopf (cuja grande parte dos efectivos e substitutos iniciais provinha do corpo de guardas dos campos de concentração) não devem ser vistos como exterminadores implacáveis. A divisão Totenkopf era a que mais
pedidos de saída tinha em toda a Alemanha, e muitos destes elementos eram transferidos para os páraquedistas da Luftwaffe. A lavagem cerebral a que estes homens foram sujeitos deve ter sido visceral, no mínimo.
 Em suma, se é verdade que as Waffen SS cometeram muitos crimes também é verdade que os seus feitos de armas não devem ser branqueados pelos crimes cometidos. Por isso, digo que os verdadeiros soldados (não os criminosos) das Waffen SS merecem o nosso respeito e admiração.
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
(sem assunto)
« Responder #39 em: Agosto 13, 2008, 08:44:53 pm »
O problema é que a maior parte das pessoas confunde SS("Schutzstaffel"/"Esquadrão de Segurança", os responsáveis pelos campos de concentração/extermínio)  com Waffen-SS("Weapon SS" ou seja, o braço armado da Schutzstaffel) ...
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7493
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • +4596/-871
(sem assunto)
« Responder #40 em: Agosto 13, 2008, 10:18:52 pm »
Citação de: "foxtrot"
Só a acção das divisões das SS (sobretudo a Totenkopf e a Wiking) permitiu aos Alemães repor a situação

Por favor elucide-nos sobre as qualidades militares da divisão Totenkopf.

Estou interessadíssimo em conhecer os feitos militares dessa unidade.

Fico no aguardo ...


Citação de: "TOMSK"
O problema é que a maior parte das pessoas confunde SS("Schutzstaffel"/"Esquadrão de Segurança", os responsáveis pelos campos de concentração/extermínio) com Waffen-SS("Weapon SS" ou seja, o braço armado da Schutzstaffel) ...
Interessante.

Quer explicar-nos quais foram as primeiras unidades de tão gloriosa força ?
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Torgut

  • 44
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #41 em: Agosto 14, 2008, 11:47:44 am »
Informação sobre a Totenkopf, formada em 1939, com elementos provenientes das guarnições dos campos de concentração (só boa rapaziada portanto); aliás, esta parece mesmo ter sido a única divisão SS composta por essa malta. Apesar disso, durante o decurso do conflicto apenas uma acusação de crime de guerra, logo em 1940. O 2º Regimento de Infanteria executou 97 militares ingleses da Divisão Norfolk, alegadamente como represália pelo uso de munições ilegais por parte destes.

De resto, em 1942, já poucos dos elementos originais permaneceriam na Divisão. Em 1945 os militares da Totenkopf foram entregues pelos americanos aos russos... Gulag... apenas um punhado sobreviveu. Portanto, poder-se-á dizer que mais do que criminosos de guerra, os elementos desta unidade foram vítimas de crimes de guerra. Tenho dito.

Os feitos militares são algo extensos para sintetizar e traduzir aqui. Participaram na campanha de França, com baixas inusitadamente elevadas (só entre o corpo de oficiais houve 300 mortos); depois de um período de reforço, durante o qual as baixas foram compensadas com a integração de pessoal proveniente da Waffen SS, e participaram na Operação Barbarrosa, na Batalha de Kursk, na Batalha de Mius, na Retirada para o Dniepre, na defesa de Varsóvia e na defesa da Hungria.

http://en.wikipedia.org/wiki/3rd_SS_Division_Totenkopf

Para a História das Waffen SS o website de referência será http://www.waffen-ss.com

As primeiras unidades Waffen SS:

The military branch of the SS at this time was first known as the Bewaffnete SS, and later Waffen-SS. The unit Leibstandarte SS Adolf Hitler became the SS Division of the same name, while the unit Deutschland and Der Führer became the Verfüngungs Division, with the unit Langemarck eventually being added. With this addition, they were renamed the division Das Reich. Units of the Totenkopf were formed into the Totenkopf Division. These were the Waffen-SS's first three divisions, and would play significant roles throughout World War II.
 

*

foxtrot

  • 18
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #42 em: Agosto 17, 2008, 12:23:52 am »
Citação de: "papatango"
Citação de: "foxtrot"
Só a acção das divisões das SS (sobretudo a Totenkopf e a Wiking) permitiu aos Alemães repor a situação

Por favor elucide-nos sobre as qualidades militares da divisão Totenkopf.

Estou interessadíssimo em conhecer os feitos militares dessa unidade.

Fico no aguardo ...


Citação de: "TOMSK"
O problema é que a maior parte das pessoas confunde SS("Schutzstaffel"/"Esquadrão de Segurança", os responsáveis pelos campos de concentração/extermínio) com Waffen-SS("Weapon SS" ou seja, o braço armado da Schutzstaffel) ...
Interessante.

Quer explicar-nos quais foram as primeiras unidades de tão gloriosa força ?


 Não deixe que os preconceitos ideológicos lhe afectem o discernimento.
Não é preciso ser pró ou anti-nazi para reconhecer a qualidade superior
dos miltares alemães no geral e das Waffen SS em particular durante a 2ª Guerra Mundial. As Waffen SS eram uma organização nazi? Sem sombra de dúvida. Muitos dos seus elementos acabaram por se tornar em vulgares assassinos? É verdade que sim. Apesar disso as suas qualidades como combatentes devem ser reconhecidas.
 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #43 em: Agosto 17, 2008, 02:26:01 am »
Citação de: "foxtrot"
Citação de: "papatango"
Citação de: "foxtrot"
Só a acção das divisões das SS (sobretudo a Totenkopf e a Wiking) permitiu aos Alemães repor a situação

Por favor elucide-nos sobre as qualidades militares da divisão Totenkopf.

Estou interessadíssimo em conhecer os feitos militares dessa unidade.

Fico no aguardo ...


Citação de: "TOMSK"
O problema é que a maior parte das pessoas confunde SS("Schutzstaffel"/"Esquadrão de Segurança", os responsáveis pelos campos de concentração/extermínio) com Waffen-SS("Weapon SS" ou seja, o braço armado da Schutzstaffel) ...
Interessante.

Quer explicar-nos quais foram as primeiras unidades de tão gloriosa força ?

Não é preciso ser pró ou anti-nazi para reconhecer a qualidade superior
dos miltares alemães no geral e das Waffen SS em particular durante a 2ª Guerra Mundial. As Waffen SS eram uma organização nazi? Sem sombra de dúvida. Muitos dos seus elementos acabaram por se tornar em vulgares assassinos? É verdade que sim. Apesar disso as suas qualidades como combatentes devem ser reconhecidas.


Concordo com o Foxtrot, os militares alemães tiveram muito bem durante a Segunda Guerra Mundial e para os Aliados Ocidentais foi muito dificil derrotá-los, o que os salvou foi ter um grande poder aéreo. Mas infelizmente (particularmente as Waffen SS) são mais recordados pelos massacres e excessos contra as populações e os prisioneiros do que os seus feitos na guerra ...  :?

 

*

Torgut

  • 44
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #44 em: Agosto 17, 2008, 11:35:56 pm »
Como se viu na sinopse que fiz da Divisão Totenkopf, precisamente a que mais potencial teria para a perpetração de crimes de guerra, a coisa não é bem assim.