ANA: Notícias

  • 18 Respostas
  • 6916 Visualizações
*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
ANA: Notícias
« em: Abril 11, 2006, 04:42:00 pm »
Citar
ANA quer reactivar ligação Lisboa–Macau

A ANA – Aeroportos de Portugal, empresa que detém 49% da concessão do aeroporto internacional da região de administração especial chinesa, está disposta a promover a reintrodução da ligação Macau-Lisboa, revela o Diário Económico esta terça-feira.


Admitindo avançar com o estímulo de taxas aeroportuárias reduzidas para a rota Lisboa-Macau, a empresa gestora de infra-estruturas de navegação aérea crê que a ideia de Macau receber novos voos a partir da capital portuguesa é, também, uma forma de dinamizar a presença portuguesa naquele território.

Guilhermino Rodrigues, presidente da ANA é citado no artigo explicando que vai tentar conversar com «diversas companhias aéreas para tentar que invistam nesta rota», abandonada pela TAP em 1999 por se considerar pouco rentável.

Por outro lado, o jornal assinala que o contrato de concessão do aeroporto de Macau termina em 2009, mas a gestora nacional pretende continuar por mais 15 anos.

O forte crescimento da actividade de jogo em Macau tem permitido a esta infraestrutura potenciar a sua actividade e por isso a empresa portuguesa «quer aproveitar a experiência acumulada nos últimos quase 13 anos», nota o DE.

11-04-2006 9:42:03


de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5 ... news=65760

 c34x
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #1 em: Junho 27, 2006, 02:49:28 pm »
Citar
ANA admite criar terminal de passageiros em Figo Maduro

A ANA – Aeroportos de Portugal admite a possibilidade de solicitar a utilização das instalações do Aeroporto Militar de Figo Maduro para criar um novo terminal de passageiros que permita aumentar a capacidade actual do aeroporto da Portela, segundo o Diário económico.


Esta possibilidade vai ser incluída no plano de desenvolvimento do aeroporto da Portela, a desenvolver entre 2006 e 2010, e que pretende aumentar a capacidade do aeroporto dos actuais dois milhões de passageiros por ano, para 17 a 18 milhões de passageiros anuais, de modo a manter a sua funcionalidade até à desactivação, aquando da transferência para a OTA, prevista para 1017.

A medida tem agora que ser aprovada pelo Ministério da Defesa. Caso isso aconteça, os voos de low cost e os charter poderão ser transferidos para o terminal.

O plano de contingência da Portela para este Verão já prevê a utilização de Figo Maduro para estacionar aviões comerciais.

O presidente da ANA, Guilhermino Rodrigues, mencionou que esta é uma prática comum entre as duas estruturas, «havendo uma boa relação de vizinhança» que permite a utilização do espaço de Figo Maduro.

Desde o início do ano de 2006 o número de passageiros na Portela aumentou 9,4% e o número de movimentos 6,2%. Também os voos low cost verificaram um incremento de 142%.

30-05-2006 8:40:50


de:
http://diariodigital.sapo.pt/dinheiro%5 ... news=67685

Eventualmente um dia se extingirá a base de Figo Maduro...sim...no máximo na altura da eliminação do aeroporto da Portela.
 

*

Marauder

  • Investigador
  • *****
  • 2093
  • +2/-4
(sem assunto)
« Responder #2 em: Junho 27, 2006, 03:08:39 pm »
Citar
Aeroporto de Lisboa sem capacidade para responder a procura de Verão

O aeroporto de Lisboa está sem capacidade de resposta à procura das companhias aéreas, que têm 5.786 pedidos de slots em lista de espera para o Verão, revelam dados divulgados esta quarta-feira pela gestora aeroportuária ANA.



O número de pedidos de slots (direitos de aterragem e descolagem) em lista de espera para o próximo Verão aumentou mais de seis vezes face a igual período do ano anterior.
Os pedidos em lista de espera para o Verão de 2006 são 5.786, contra os 835 para idêntico período do ano anterior, segundo os mesmos dados.

O aeroporto de Lisboa aumentou a capacidade para mais dois movimentos por hora, de 32 para 34, para o Verão de 2006, mas mesmo assim, 63,6% dos pedidos em lista de espera devem-se ao esgotamento da capacidade de pista, refere a ANA.

A limitação da capacidade do aeroporto da Portela em responder às solicitações das companhias aéreas deve-se ainda à falta de capacidade do terminal para o processamento de bagagem e passageiros, que determina a passagem de 13,5% dos pedidos para lista de espera.

Do total de pedidos em lista de espera, mais de metade – 2.135 - são das transportadoras aéreas portuguesas TAP, Portugália, Sata e Air Luxor.

Já em 2005, o aeroporto foi obrigado a recusar cerca de dois mil novos voos, disse segunda-feira o presidente do conselho de administração da ANA, Guilhermino Rodrigues, na cerimónia de apresentação do compromisso de qualidade com operadores do aeroporto.

O aeroporto da Portela vai ser ampliado para permitir responder a parte do acréscimo de procura até que o novo aeroporto da Ota esteja operacional, em 2017.

As obras vão começar em Setembro pelos caminhos de circulação das pistas e pelo alargamento das três plataformas de estacionamento de aviões, outro dos constrangimentos à aceitação de pedidos de slots.

A parte da carga será deslocalizada, libertando espaço junto à aerogare de passageiros, que será também ampliada, explicou, na mesma ocasião, Guilhermino Rodrigues.

Apesar das obras, inicialmente orçadas em 400 milhões de euros, a capacidade do aeroporto da Portela estará completamente esgotada em 2015, ainda antes da entrada em funcionamento do aeroporto da Ota.

Diário Digital / Lusa

15-03-2006 17:04:04

de:
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=219395

 Nada que não se saiba...mas que somente se agrava..
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +59/-44
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #3 em: Setembro 19, 2006, 08:55:14 am »
Citar
Aeroporto do Porto considerado o melhor da Europa

O Aeroporto do Porto anunciou esta segunda-feira ter sido considerado o melhor da Europa pelos passageiros domésticos, e o 4º melhor pelos passageiros internacionais, segundo um estudo divulgado pela Airport Council International (ACI).

Em comunicado, fonte do aeroporto destaca que participaram no estudo “a maioria dos melhores aeroportos do mundo”, designadamente 72 no ‘benchmarking’ (comparação das melhores práticas) internacional e 49 no doméstico.

Baseado na opinião dos passageiros, o estudo foi apresentado pela ACI, organização que representa os interesses dos aeroportos a nível mundial, e foi hoje divulgado aos colaboradores e accionistas do Aeroporto do Porto durante um 'workshop' promovido pela direcção da infra-estrutura.

Fonte
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
(sem assunto)
« Responder #4 em: Março 26, 2007, 08:39:35 pm »
Citar
Aviação: Maior avião de passageiros do mundo faz voo de aproximação à Portela

Lisboa, 26 Mar (Lusa) - Um Airbus A-380, o maior avião de passageiros do Mundo, fez hoje uma aproximação à pista do aeroporto internacional de Lisboa, na Portela, disse à agência Lusa fonte da ANA - Aeroportos de Portugal.

      Um voo de aproximação é uma passagem a baixa altitude pela zona da pista, sem nunca tocar no solo.

      Este modelo de avião tem dois pisos, 24 metros de altura - o que equivale a um prédio de oito andares - e uma envergadura de asa de 80 metros, quase tanto como o comprimento de um campo de futebol.

      O aparelho atinge uma velocidade superior a 1.000 km/hora e em algumas versões poderá transportar até 800 pessoas.

      Desde 19 de Março que o A380 tem vindo a realizar voos de teste um pouco por todo o mundo, que levaram versões deste avião a Nova Iorque, Chicago e Washington, Hong Kong, Frankfurt e Munique.

      Os voos servem para testar as condições de exploração comercial, assim como as manobras de estacionamento, manutenção e reabastecimento.
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #5 em: Setembro 19, 2007, 08:34:23 pm »
ANA abre inquérito ao derrame de combustível

Citar
A empresa que gere o aeroporto de Lisboa (ANA) anunciou hoje a abertura de um inquérito para apurar responsabilidades do derrame acidental de cinco mil litros de combustível que originaram uma mancha de poluição no rio Tejo.
A fuga de combustível de um camião cisterna da Petrogal aconteceu durante a madrugada na rede de estradas interna do aeroporto, tendo o produto derramado atingido a rede de drenagem, apesar de o Serviço de Socorros ter tentado controlar o derrame, adianta a ANA - Aeroportos de Portugal, num comunicado.

A empresa assegurou que estão já a ser tomadas medidas para minimizar os impactos ambientais causados, tendo desencadeado um inquérito interno para apuramento de responsabilidades.

A ANA acrescentou que o local onde se deu o acidente não possui infra-estruturas de recolha e tratamento de hidrocarbonetos (compostos químicos existentes nos óleos e combustíveis).

A mancha de combustível foi detectada por volta das 08:00 no rio Tejo, junto ao Parque das Nações.

Para apurar a origem do derrame, técnicos municipais e bombeiros abriram as tampas de esgoto junto à Gare do Oriente, que fazem a separação entre os fluidos do aeroporto e os domésticos, para avaliar se a matéria poluente (combustíveis) no Tejo provinha do Aeroporto de Lisboa.

De acordo com técnicos no local, o problema aconteceu devido a uma sobrecarga dos fluidos, na rede de esgotos, que galgaram o sistema de separação das águas para tratamento e foram directamente para a conduta das águas pluviais.

Diário Digital / Lusa

 

*

André

  • Investigador
  • *****
  • 3555
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +110/-1
(sem assunto)
« Responder #6 em: Dezembro 06, 2007, 05:31:56 pm »
ANA interessada em gerir aeroportos na China

Citar
A ANA-Aeroportos de Portugal está interessada em gerir aeroportos na China através da participada ADA que gere o aeroporto de Macau, disse hoje António Ferreira de Lemos, administrador da empresa portuguesa.

«A ANA está disponível para continuar em Macau e até alargar o seu âmbito a outros aeroportos da China. Estamos neste momento em negociações com os nossos parceiros da República Popular da China e as coisas estão a correr bem mas não sabemos ainda qual vai ser o resultado definitivo», afirmou a propósito das conversações para a manutenção da empresa portuguesa na gestão do aeroporto de Macau.

A ADA gere o aeroporto de Macau desde a sua inauguração em Dezembro de 1995 e tem como accionistas da ANA-Aeroportos de Portugal e a China National Aviation Corporation (CNAC) que detém 51 por cento do capital da empresa desde a transferência da administração portuguesa de Macau para a China em Dezembro de 1999, altura em que substituiu a ANA como accionista maioritário.

Para António Ferreira de Lemos, que se encontra em Macau a participar na segunda conferência entre aeroportos da China e dos Países de Língua Portuguesa, que hoje teve início e se prolonga até sábado, as negociações com a CNAC acerca do futuro da ADA e da gestão do aeroporto de Macau - cujo contrato com o Governo termina a 11 de Setembro de 2009 - «deverão estar concluídas no curto prazo que neste caso quer dizer dois a quatro meses».

«Tudo irá acontecer naturalmente e com certeza com bons resultados«, salientou Ferreira de Lemos que disse ter boas referências do trabalho da empresa portuguesa e dos responsáveis do aeroporto local.

Já sobre a gestão de aeroportos na China, o mesmo responsável garante não existirem negociações para aeroportos especifícos mas uma manifestação de disponibilidade por parte da ANA.

«Não há negociações em curso para aeroportos específicos, mas há uma manifestação de vontade, de conhecimentos, de know-how e até de excelência na administração e gestão aeroportuária que nos permite confiar que podemos contribuir para o desenvolvimento da gestão de aeroportos na China», disse ao salientar que uma expansão da actividade da ADA para o continente chinês poderia principiar por infra-estruturas próximas de Macau.

O mesmo responsável acrescentou ainda que o aeroporto de Macau «está a atingir níveis elevados» próximos da sua capacidade e que cabe ao gestor da infra-estrutura «propor aos proprietários e em colaboração com as autoridades de Macau soluções adequadas para ultrapassar as insuficiências de capacidade quando elas existerem efectivamente».

Diário Digital / Lusa

 

*

O Portugues

  • 7
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Dezembro 08, 2007, 03:41:53 am »
A ANA-Aeroportos de Portugal mal sabe gerir os seus aeroportos quanto mais os dos outros. Enfim...
No entanto, é de salutar que ainda mantenham a presença em Macau, em vez de venderem ao desbarato as suas participações a Oriente como fizeram outras empresas portugueses em 1999 com medo do novo poder dos mandarins.
Macau - Cidade de Santo Nome de Deus, Não Houve Outra Mais Leal

Macau - a ‘Última Praça Do Império’ !
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 416 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8585
(sem assunto)
« Responder #8 em: Dezembro 11, 2007, 05:45:25 pm »
Crescimento do Aeroporto do Porto supera conjunto de três congéneres espanhóis


O Aeroporto do Porto cresceu este ano, em número de passageiros, mais do que os aeroportos de Vigo, Santiago de Compostela e Corunha em conjunto, informou hoje uma fonte da entidade gestora dos aeroportos portugueses.


Citar
Segundo o responsável de Marketing da ANA no Aeroporto do Porto, Álvaro Oliveira Leite, citado pela agência Lusa, estamos perante uma inversão da tendência dos últimos cinco a seis anos, período esse em que este aeroporto foi perdendo terreno face aos seus congéneres galegos.

Em conferência de imprensa, Álvaro Oliveira Leite adiantou que anualmente viajam através do Aeroporto do Porto cerca de 300 mil galegos, o que representa perto de 10% do total dos passageiros.

A nova rota hoje anunciada pela companhia aérea irlandesa de baixo custo Ryanair de ligação entre o Porto e Bruxelas,  com início em Março de 2008, foi apontada como um exemplo de mais uma vitória sobre os seus concorrentes da Galiza.

"Bruxelas era uma das rotas em que o aeroporto de Vigo tem trabalhado", afirmou o responsável da ANA - Aeroportos de Portugal.

Álvaro Oliveira Leite salientou ainda que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro tem feito "um grande esforço" para melhorar as suas ligações à Europa, tendo feito referência à sua aposta nas ligações a Itália e o início da rota da Ryanair para a Suécia, "o primeiro voo directo entre o Porto e uma cidade nórdica".

Neste sentido, o responsável mostrou-se convicto de que o número de ligações entre o Porto e os países nórdicos irá aumentar nos próximos tempos, dado a significativa procura, sobretudo por parte dos residentes naqueles países.

Actualmente, são já 40 os destinos directos disponíveis a partir do Porto, o que representa o dobro face aos números de 2005.

"O objectivo é ir suprimindo os voos indirectos com mais passageiros", criando ligações directas, concluiu Álvaro Oliveira Leite.
 

*

Viajante

  • Investigador
  • *****
  • 4284
  • Recebeu: 2412 vez(es)
  • Enviou: 1394 vez(es)
  • +7332/-4426
Re: ANA: Notícias
« Responder #9 em: Outubro 17, 2019, 09:35:00 am »
Incidente com avião da TAAG, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, ocorrido dia 12.

« Última modificação: Outubro 17, 2019, 09:35:50 am por Viajante »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: ANA: Notícias
« Responder #10 em: Outubro 17, 2019, 10:03:28 am »
Incidente com avião da TAAG, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, ocorrido dia 12.


Quando fazemos um reboque e imobilizamos uma aeronave que não tem o APU operacional/ligado, nem está calçada, arriscamo-nos a que isto aconteça !!!!

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW, Viajante

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: ANA: Notícias
« Responder #11 em: Julho 16, 2020, 07:01:00 pm »
Impressionante e brilhante conclusão.

Este ano a ANA processará em Lisboa, um máximo de treze milhões de pax, contra os quase 31 milhões em 2019, como é que em 2023 estará a processar os tais 31 milhões ???

Nunca, quando muito por volta de 2025, e não antes, teremos valores idênticos a 2019.

esta situação seria a oportunidade para que se avançasse, com a construção do Novo Aeroporto de Lisboa, e não da construção do Apeadeiro, para que de uma vez por todas o actual Aeroporto de Lisboa saísse da capital, até porque os estudos estão mais que feito e a localização decidida há alguns anos, só que não interessa aos amigos e não é do interesse, dos srs da Vinci, e sabemos bem porquê.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/aviacao/detalhe/ceo-da-ana-nao-podemos-por-aeroporto-do-montijo-em-pausa

Abraços
« Última modificação: Julho 16, 2020, 07:52:24 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: HSMW

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: ANA: Notícias
« Responder #12 em: Julho 19, 2020, 11:41:07 am »
« Última modificação: Julho 19, 2020, 11:55:52 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5658 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: ANA: Notícias
« Responder #14 em: Agosto 16, 2020, 08:11:51 am »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!