Governo Regional dos Açores aprova projecto de terminal

  • 0 Respostas
  • 2199 Visualizações
*

dremanu

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +7/-18
Governo Regional dos Açores aprova projecto de terminal
« em: Julho 07, 2004, 04:05:19 pm »
Empreendimento prevê também construção de parque de exposições
Governo Regional dos Açores aprova projecto de terminal para navios-cruzeiro

http://ultimahora.publico.pt/showne...950&idCanal=562

Lusa

O presidente do Governo Regional dos Açores anunciou a aprovação do projecto para a construção de um terminal destinado à operação de navios-cruzeiro no porto de Ponta Delgada

Carlos César adiantou que o governo regional vai agora negociar o financiamento desse empreendimento, que prevê também a construção de um parque de exposições.

O presidente do governo regional anunciou ainda que as obras de adaptação do Teatro Micaelense, localizado em Ponta Delgada, a centro cultural e de congressos vão começar em Setembro.

Carlos César realçou que "o investimento público e privado que se tem verificado nos últimos anos" nas ilhas evidencia "o crescente dinamismo da actividade económica" dos Açores e "o grau de confiança dos empresários" na economia do arquipélago. "Hoje podemos dizer que a energia empreendedora açoriana, a que assistimos, já é suficiente para que a orientação do investimento público se centre cada vez mais na regulação, na facilitação e no incentivo", sublinhou.

César considera ainda "indiscutível" que "a estratégia de desenvolvimento para a região terá que assentar na promoção das potencialidades das ilhas no exterior, na procura de mercados para o escoamento dos produtos açorianos e de novas fontes de fluxos turísticos, a par da captação de investimento externo".

O presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada anunciou, por seu turno, que aquele organismo vai apresentar "oportunamente" a todos os partidos políticos um documento com "ideias e propostas" do empresariado regional.

"Estamos dispostos e queremos participar com reflexões e propostas para ajudar os partidos políticos a encontrarem as soluções mais adequadas para o futuro do arquipélago, tendo em consideração que as decisões políticas têm impacte na economia e na vida das empresas", sustentou Costa Martins, acrescentando que os arquipélagos que constituem a Macaronésia (Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde) "aparecem como um novo espaço geográfico que importa privilegiar na vertente da cooperação externa".

Costa Martins disse esperar, por isso, que a visita em breve do presidente do Governo Autónomo das Canárias aos Açores constitua "uma oportunidade para se dar o desejado e decidido impulso às relações de cooperação entre as regiões da Macaronésia".
__________________
"Esta é a ditosa pátria minha amada."