Notícias em Geral

  • 1394 Respostas
  • 248894 Visualizações
*

Chicken_Bone

  • 488
  • +0/-0
Re: Notícias em Geral
« Responder #210 em: Novembro 08, 2009, 01:46:31 am »
Citar
Túnel em Andorra mata trabalhadores portugueses
Um desabamento no túnel de Dos Valires, em Andorra, provocou a morte a três operários e fez sete feridos graves. Todos portugueses. As imagens foram cedidas ao JN pela ANA (Agència de Notícies Andorrana)

Ver vídeo http://jn.sapo.pt/multimedia/video.aspx ... id=1413482
"Ask DNA"
 

*

Chicken_Bone

  • 488
  • +0/-0
Re: Notícias em Geral
« Responder #211 em: Novembro 08, 2009, 01:16:34 pm »
Citar
Andorra: As cinco vítimas mortais são portuguesas
11h50m
Helena Teixeira da Silva*

O número de operários mortos nos trabalhos de construção de um túnel em Andorra subiu hoje, domingo, para cinco, todos eles de nacionalidade portuguesa.

A confirmação da nacionalidade das cinco vítimas mortais foi dada hoje, domingo, à Lusa por uma fonte oficial da secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

O governo andorrenho tinha adiantado esta manhã à agência Lusa que o número de operários mortos no acidente de sábado tinha subido para cinco, escusando-se a confirmar a nacionalidade das vítimas.

Horas depois, a secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas confirmou que todas as vítimas mortais são portuguesas e adiantou que os serviços têm estado em contacto com as empresas para as quais trabalhavam, a Ambicepol e a Unifor.

"Temos estado em contacto com as empresas [para as quais trabalhavam os portugueses] e a informação que temos é que está tudo regularizado, sobretudo ao nível dos seguros, que é uma preocupação nossa", disse a fonte da secretaria de Estado das Comunidades.

Sobre os restantes seis feridos, a mesma fonte disse que "estão livres de perigo". Cinco estão hospitalizados em Andorra e o sexto, o mais grave, está em Barcelona. "Vai ser visitado pelo nosso representante do Consulado de Barcelona cerca das 12:00", sublinhou.
 
foto Diana Peréz/Lusa
Andorra: As cinco vítimas mortais são portuguesas
O acidente ocorreu perto do meio-dia (hora local)
 

Um porta-voz do governo de Andorra tinha feito anteriormente um balanço actualizado do acidente.

"O balanço de vítimas mortais subiu para cinco. Uma delas [a quarta vítima mortal] era a pessoa que foi resgatada sábado e levada para o hospital em estado crítico, com politraumatismos e hipotermia", afirmou à Lusa a fonte do governo andorrenho.

"O resgate deste operário [que entretanto morreu] permitiu localizar, já morta, a única pessoa que estava desaparecida até ao momento. Ou seja, neste momento temos quatro mortos soterrados debaixo dos escombros" e um quinto operário que morreu no hospital, acrescentou.

O conselheiro das comunidades portuguesas em Andorra disse esta manhã à Lusa que quatro das vítimas mortais eram operários portugueses.
 
foto Diana Peréz/Lusa
Andorra: As cinco vítimas mortais são portuguesas
Na altura do acidente, encontravam-se no local cerca de 36 trabalhadores
 

Segundo José Manuel Silva, o trabalhador português removido com vida também não resistiu aos ferimentos causados pelo desmoronamento nem à hipotermia associada às 12 horas em que esteve debaixo dos escombros.

"Confirma-se. O senhor que esteve soterrado 12 horas no cimento e nas ferragens saiu com vida e infelizmente morreu hoje de madrugada, às 04:00", disse José Manuel Silva.

O trabalhador português "morreu no hospital, devido à hipotermia", acrescentou a mesma fonte. "Por ter estado 12 horas metido entre os ferros", concluiu.

"Quanto ao ferido grave em Barcelona temos informação que está fora de perigo", disse igualmente.

Três vítimas mortais foram confirmadas pelo Governo de Andorra ao fim do dia de sábado, ainda antes de serem retiradas do local, de difícil acesso para as equipas de salvamento. Já perto da meia noite local, foi resgatado dos escombros o último sobrevivente, que viria a falecer no hospital.

O JN sabe que uma das vítimas é natural do Gerês, no Minho, e a outra é de Valpaços, em Trás-os-Montes. Fonte consular confirmou à Lusa que ambos residiam em Andorra, e trabalhavam para uma empresa com sede na região, a Unifor.

Os sete feridos foram transportados para o Hospital Nuestra Senhora de Meritxell, tendo sido um deles, o mais grave, transferido para o hospital Vall d' Hebron, em Barcelona, onde foi sujeito a uma operação maxilofacial devido aos ferimentos na cabeça. Os seis primeiros resgatados "sofreram traumatismos e queimaduras, por causa do cimento, mas estão livres de perigo", assegurou ao JN o conselheiro para as comunidades, José Manuel Silva. Desconhecia-se o estado do último sobrevivente.

O acidente ocorreu perto do meio-dia (hora local), no eixo que liga a estrada para La Massana, freguesia do noroeste do principado de Andorra, à entrada principal do túnel, que faria a ligação para a freguesia de Encamp. Os trabalhos na obra, que deveria estar concluída no próximo ano, tinham começado às seis da manhã com a injecção de betão. Trabalhavam ali cerca de 60 portugueses contratados por empresas nacionais que, por sua vez, são subcontratadas pela Dragados, uma grande construtora espanhola.

Paulo Pinto, proprietário da Ambicepol - uma das muitas firmas a operar ali -, afirmou ao JN que tinha destacado para a obra 24 funcionários, "12 dos quais estavam em cima do tabuleiro quando ele aluiu, mas conseguiram segurar-se". À noite, ainda a caminho do local do acidente, a informação que o empresário possuía apontava para "um trabalhador desaparecido". A totalidade dos seus operários, recrutados nas zonas de Paredes e Marco de Canaveses, vinham a Portugal apenas uma vez por mês. "Ao terceiro fim de semana".

Na construção daquele túnel trabalham também portugueses que já fizeram de Andorra a sua casa. É o caso de José, que ali vive há 14 anos com a família, e que ontem driblou o azar. "Dez minutos antes do desabamento, tinha estado em cima da ponte a fazer provas de betão", contou ao JN. "Fui um afortunado", disse com a voz embargada. "Tenho lá vários amigos, um deles está soterrado, não sei se vivo ou morto".

Não é a primeira vez que o túnel de Dos Valires vitima portugueses. Em Abril de 2007, um operário de 23 anos caiu de uma altura de 15 metros quando manobrava um camião, vindo a falecer depois devido aos ferimentos. A 30 de Abril deste ano, um barcelense de 25 anos do Grupo PAJ, de Esposende, caiu de 25 metros de altura após o passadiço para onde saltou ter cedido.

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Socieda ... id=1413297
"Ask DNA"
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21066
  • Recebeu: 2515 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Notícias em Geral
« Responder #212 em: Novembro 15, 2009, 10:35:18 pm »
Nau portuguesa com tesouro valioso descoberta no Brasil


Uma equipa de mergulhadores encontrou perto da costa da cidade brasileira de Rio de Janeiro restos de uma nau portuguesa do século XVIII que naufragou com uma carga avaliada em cerca de 670 milhões de euros, informou a imprensa local.

Os pesquisadores encontraram restos de madeiras que podem ter pertencido ao "Rainha dos Anjos", um barco que se afundou a 17 de Julho de 1722 frente à baía da Guanabara, na costa do Rio de Janeiro, escreve o jornal O Globo.

O navio, que viajava da China para Lisboa, tinha feito escala no Rio de Janeiro carregado com 136 preciosas peças de porcelana chinesa da era do imperador Kangxi (1662-1722), terceiro da dinastia Qing, das quais actualmente apenas está conservado um vaso no Museu Imperial da China.

"Os chineses eram conhecidos pelos cuidados com que embalavam a porcelana. É muito provável que encontremos peças inteiras", declarou o autor da descoberta ao jornal.

Muito embora os vestígios estejam pendentes de ser enviados a laboratórios dos Estados Unidos para confirmar a sua origem, o mergulhador José Galindo, autor da descoberta, já conta com várias empresas internacionais interessadas em patrocinar as investigações arqueológicas.

Pelas contas de Galindo, será preciso um investimento de 196 mil euros apenas para desenterrar parte da nau e mais 1.166 milhões de euros para a trazer à superfície.

Uma empresa britânica mostrou interesse em deslocar equipamento para a zona e participar nas investigações, enquanto que uma companhia norueguesa até já visitou o local.

O brasileiro José Galindo relata que fez a descoberta quando procurava uma hélice perdida por um rebocador no ano passado.

in JN
 

*

Cabecinhas

  • Investigador
  • *****
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
Re: Notícias em Geral
« Responder #213 em: Novembro 15, 2009, 11:34:30 pm »
No meio disto tudo onde se encontra o governo português?
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---
 

*

TOMSK

  • Investigador
  • *****
  • 1445
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +1/-0
Re: Notícias em Geral
« Responder #214 em: Novembro 16, 2009, 12:08:22 am »
Ou muito me engano, ou é-lhe indiferente.
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21066
  • Recebeu: 2515 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Notícias em Geral
« Responder #215 em: Novembro 26, 2009, 02:46:57 pm »
Bruxelas adverte para perigo nas luzes de Natal


Trinta por cento das luzes de Natal são perigosas e metade das que apresentam defeitos vêm da China, segundo um estudo hoje divulgado pela Comissão Europeia, que aponta os choques eléctricos como o principal risco.

Segundo o estudo, realizado em cinco estados-membros, 25 por cento das luzes de Natal testadas apresentavam defeitos nos cabos, podendo provocar choques eléctricos.

Por outro lado, 23 por cento tinham filamentos demasiado finos para a corrente eléctrica transportada, o que aumenta o risco de sobreaquecimento e incêndio.

Dezanove por cento chumbaram no teste de protecção contra choques eléctricos por insuficiente isolamento.

Somando as duas causas possíveis para as luzes de Natal causarem choques eléctricos, a percentagem de risco aumenta para 44 por cento.

Cerca de metade dos produtos que falharam nos testes são oriundos da China, revela ainda o estudo.

Com o aproximar da quadra natalícia, Bruxelas recomenda que os consumidores comprem luzes a comerciantes reputados, que assegurem o cumprimento dos padrões de segurança.

A Comissão Europeia alerta ainda que não se deve deixar as iluminações acesas quando se sai de casa ou durante a noite.

O estudo envolveu testes a 169 luzes de Natal, realizados em cinco estados-membros: Alemanha, Eslováquia, Eslovénia, Holanda e Hungria.

in DN
 

*

Chicken_Bone

  • 488
  • +0/-0
Re: Notícias em Geral
« Responder #216 em: Dezembro 07, 2009, 08:28:06 am »
Citar
Recolhem rolhas para ajudar cega
00h40m
NATACHA PALMA

Alunos do sexto ano da Escola António Dias Simões, de Ovar, organizam campanha de angariação de fundos, com recolha de rolhas, para ajudar a pagar tratamentos em Cuba a uma criança cega e com paralisia cerebral.

Imbuídos de um tal espírito cívico que até aos professores está a surpreender, os 26 alunos da turma 6.º D da Escola EB 2,3 António Dias Simões estão fortemente empenhados em tudo fazer para que Bruna Catarina, de quatro anos, possa voltar a Cuba, onde já recebeu tratamentos durante cerca de um mês, em 2008, tendo-se notado grandes progressos, sobretudo a nível físico.

"Ela agora já consegue sentar-se e dar alguns passos acompanhada e até dançar ao colo, o que adora", contou a mãe, Glória Matos, de Avanca. O objectivo dos alunos do 6.º D é, porém, mais ambicioso: fazer com que a Bruna, um dia, possa ver. "Gostava que ela pudesse ver primeiro a mãe, o pai e a família e depois a nós, para saber que nós também a ajudámos", explicou Maria Santos, de 11 anos. "E, mais tarde, que pudesse ler as dedicatórias que lhe escrevemos", acrescentou Ernesto Moreira.

A ajuda dos jovens estudantes traduz-se então numa grande recolha de rolhas de cortiça com vista a serem vendidas a uma empresa da região que as recicla. "Com a ajuda da minha avó já enchi um garrafão de cinco litros, mas vou arranjar mais", prometeu João Tomé Couteiro.

O problema é que, segundo o director da turma, José Manuel Gomes, por cada quilograma de rolhas, o correspondente ao tal garrafão, só são pagos 30 cêntimos. O que significa que, dado serem necessários cerca de 13 mil euros, a tarefa a que as crianças se votaram é absolutamente hercúlea. Ainda assim, não desistem. Armados com pins onde figura a mascote da campanha, o Rolhinhas, e bonés a condizer, a turma percorre as salas de aulas da escola com vista a sensibilizar tudo e todos. E o certo é que, no último mês foram já recolhidos 19 quilogramas de rolhas, o que, apesar de monetariamente não ser muito, implicou já um grande esforço.

E não se ficarão por aqui. É que a campanha está em vigor nas mais de 20 escolas e jardins-de-infância do agrupamento, o que levou já a comunidade a começar a aderir, nomeadamente com donativos em dinheiro. Donativos que, aliás, foram essenciais para a primeira ida a Cuba, nessa altura depois de uma campanha semelhante levada a cabo pelo Colégio de Santa Maria de Lamas.

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/co ... id=1440646
"Ask DNA"
 

*

Cabecinhas

  • Investigador
  • *****
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
Re: Notícias em Geral
« Responder #217 em: Dezembro 07, 2009, 07:26:58 pm »
Citar
Vereador da CM de Odivelas embriagado agrediu GNR

O vereador do PS da Câmara Municipal (CM) de Odivelas, Hugo Martins, foi ontem detido pela GNR, depois de ter sido apanhado a conduzir sob efeito de álcool e de agredir os guardas que acompanharam a ocorrência.

Ao que o PÚBLICO apurou, Hugo Martins foi apanhado com 1,67 gramas de álcool por litro de sangue (o limite legal é 0,50) depois de a sua viatura se ter despistado na A9-CREL, por volta das 5h50 da manhã de ontem. Uma patrulha da unidade de trânsito da GNR compareceu ao local e realizou os testes de alcoolemia ao vereador da CM de Odivelas, que acusou excesso de álcool no sangue.

Hugo Martins proferiu injúrias e agrediu os guardas, deixando um deles com um dente partido. Acabou por ser detido, sendo depois libertado com termo de identidade e residência, segundo instruções do Tribunal Judicial de Loures, que o constituiu como arguido. Hugo Martins assumiu a vereação em Novembro passado, depois das eleições autárquicas, e é responsável pelas Obras Municipais, Transportes e Oficinas e Desporto.

Fonte: http://www.publico.clix.pt
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---
 

*

Daniel

  • Investigador
  • *****
  • 3136
  • Recebeu: 417 vez(es)
  • Enviou: 208 vez(es)
  • +645/-8622
Re: Notícias em Geral
« Responder #218 em: Dezembro 07, 2009, 07:58:56 pm »
Paramenteiro e retábulo do século XVII
Relíquias de Goa vão para os EUA


Citar
Únicas em Portugal e de grande valor para a História da Arte, duas importantes peças indo-portuguesas, datadas do século XVII, estão prestes a ser vendidas para os EUA.


Em questão está um paramenteiro de quatro metros, avaliado em cerca de 270 mil euros, feito pelos carpinteiros reinóis (europeus que levaram a arte sacra cristã para a Índia) Diogo Moniz e Manuel Rodrigues, responsáveis pela marcenaria da Igreja de Nossa Senhora da Graça, no Convento de Santo Agostinho, em Velha Goa.

A outra peça, também em risco de sair do País, é um retábulo que pertenceu a um dos altares colaterais do altar-mor da mesma igreja, no valor de cerca de 77 500 euros. A peça goesa data do tempo de D. Aleixo de Menezes, e foi executada pelo mestre Babuxaia, artista canarim (natural da antiga Índia Portuguesa) muito activo e respeitado na Goa do tempo em questão, e dourada por António Costa.

Contactado pelo CM, Mário Roque, antiquário proprietário das peças, explicou que já fez um pedido de exportação ao Ministério da Cultura das duas peças: " O retábulo está vendido para uma colecção particular americana. Em relação ao paramenteiro, estou em recta final nas negociações com um museu americano."

As negociações foram iniciadas após resposta negativa por parte de uma entidade portuguesa, que o CM apurou ser a Fundação Oriente: "A instituição em questão mandou-me uma carta, penso que em Julho, a dizer que não estava interessada. Quando a directora mudou, voltei a fazer o pedido e estou a aguardar resposta. Ainda não recebi o dinheiro porque tenho esperança de que fique em Portugal. Nem que seja numa colecção privada", disse o antiquário.

Vários professores ligados à História da Arte, nomeadamente Vítor Serrão, expressaram o seu desagrado por considerarem que seria uma enorme perda de património português.

DETALHES

CONVENTO

O Convento de Santo Agostinho, construído em 1602, foi o maior em Velha Goa. Após a expulsão das ordens religiosas de Goa, foi abandonado em 1833, e acabou por ruir.

PARAMENTEIRO

Móvel de sacristia que serve para guardar os objectos litúrgicos usados nas celebrações.

RETÁBULOS

Construção em forma de painel, normalmente decorada com temas da Bíblia ou retratos de santos.


Ao que isto chega. c34x
 

*

typhonman

  • Investigador
  • *****
  • 5146
  • Recebeu: 743 vez(es)
  • Enviou: 1632 vez(es)
  • +8537/-4167
Re: Notícias em Geral
« Responder #219 em: Dezembro 09, 2009, 01:34:47 am »
Procurem sobre o défice da CP, 3000 milhoes de euros.... :G-beer2:

Tou mesmo a perder a esperança, é urgente uma mudança de fundo.
 

*

Ranger Rebelde

  • Perito
  • **
  • 413
  • Recebeu: 2 vez(es)
  • +0/-0
Re: Notícias em Geral
« Responder #220 em: Dezembro 09, 2009, 08:43:40 pm »


Educação

Programa Novas Oportunidades é «trafulhice» e «aldrabice», diz Medina Carreira

09 de Dezembro de 2009 às 06:30

Medina Carreira entende que o Programa Novas Oportunidades é uma «trafulhice» e uma «aldrabice» e que a educação é uma «miséria». Numa tertúlia, o ex-ministro considerou ainda que o Parlamento «vale tanto como a Assembleia Nacional de Salazar».
Medina Carreira considerou, na terça-feira à noite, numa tertúlia no Casino da Figueira da Foz, o Programa Novas Oportunidades como uma «trafulhice» e uma «aldrabice» e a educação em Portugal como uma «miséria».




O antigo ministro das Finanças entende ainda que as escolas produzem «analfabetos» e que os alunos que participam no programa Novas Oportunidades «fazem um papel, entregam ao professor e vão-se embora».

«E ao fim do ano, entregam-lhe um papel a dizer que têm o nono ano. Isto é tudo uma mentira, enquanto formos governados por mentirosos e incompetentes este país não tem solução», acrescentou.

Sobre os alunos, Medina Carreira entende que estes «não sabem coisa nenhuma». «O que é que vai fazer com esta cambada, de 14, 16, 20 anos que anda aí à solta? Nada, nenhum patrão capaz vai querer esta tropa fandanga», sublinhou.

Já no que toca à avaliação dos professores, o ex-ministro considerou-a uma «burrice», pois perguntou «se você não avalia os alunos, como vai avaliar os professores?».

Apesar disto, admitiu que esta avaliação será possível se houver «disciplina nas aulas, o professor tiver autoridade, programas feitos por gente inteligente e manuais capazes».

Nesta tertúlia, Medina Carreira falou ainda sobre o Parlamento para dizer que este «vale tanto como a Assembleia Nacional de Salazar», uma vez que os deputados «não valem nada, não têm voz activa».

«Salazar dizia 'ninguém mia' e ninguém miava. Agora é um fingimento, quem está na Assembleia são tipos escolhidos pelo chefe do partido, se miam não entram na legislatura seguinte e como vivem daquilo têm de não miar», explicou.

Numa Assembleia da República onde a «mistificação» era «igual» ao tempo de Salazar, mas «mais autêntica, segundo Medina Carreira, os actuais deputados são «obedientes» e «escravozitos que andam por ali na mão dos chefes partidários».

«O Alegre falou, correram com ele, ao Manuel Maria Carrilho deram-lhe um lugar bom em Paris, o Cravinho começou a mexer na corrupção deram-lhe um lugar em Londres. E aqueles outros que não podem ir para Londres nem para Paris, calam-se», explicou.

O antigo titular da pasta das Finanças considerou ainda que a Assembleia da República é «um sistema de saco de gatos». «O partido mete lá 20 pândegos. Contaram-se os votos, saem cinco e o senhor foi um dos cinco que saiu», concluiu.

FONTE: TSF ONLINE
 

*

Chicken_Bone

  • 488
  • +0/-0
Re: Notícias em Geral
« Responder #221 em: Dezembro 12, 2009, 02:40:51 pm »
Uma rapariga muito bonita e com personalidade.

Citar
Portuguesa é «Mulher do Ano» nos Emirados Árabes Unidos

Maria da Conceição, 32 anos, assistente de bordo da Emirate Airlines, foi premiada pelo seu projecto de solidariedade social no Bangladesh

Maria da Conceição é uma portuguesa de 32 anos que vive e trabalha há seis anos no Dubai como assistente de bordo da Emirates Airlines.

Na noite passada, esta portuguesa venceu o prémio de «Mulher do Ano» nos Emirados Árabes Unidos.

Maria da Conceição ganhou o prémio «Humanitária do Ano», pela criação em 2005 do Dhaka Project,uma iniciativa que tem como objectivo tirar do ciclo da pobreza centenas de crianças de um subúrbio de Dhaka, a capital do Bangladesh e foi ainda eleita na categoria máxima com a atribuição do prémio «Mulher do Ano».

Veja o vídeo:

A noticia tem fotos e videos.

http://www.lux.iol.pt/nacionais/maria-d ... -4996.html
"Ask DNA"
 

*

Açoriano

  • 720
  • +0/-0
Re: Notícias em Geral
« Responder #222 em: Dezembro 16, 2009, 04:07:12 pm »
Citar
Funcionário devolve 1,56 milhões de euros
O funcionário de um supermercado da Grã-Bretanha recebeu na sua conta 1,4 milhões de libras (aproximadamente 1,56 milhões de euros) como pagamento do seu salário. Quando se apercebeu do engano, Stephen Foster devolveu o dinheiro.
O patrão, agradado com o "comportamento exemplar" do seu empregado, decidiu recompensá-lo com uma grade de cerveja.
http://www.correiodamanha.pt/Noticia.as ... A9C0C2&h=2

Uma grade de cerveja :shock:
Mais valia não ter dado nada :|
 

*

Chicken_Bone

  • 488
  • +0/-0
Re: Notícias em Geral
« Responder #223 em: Dezembro 16, 2009, 10:19:31 pm »
E ESTA, CARAGO?!

Citar
Scientists discover Earth-like, water-rich planet: study

3 hours 22 mins ago
AFP

    *
      Buzz Up!
    * Print Story

Astronomers have discovered a new Earth-like planet that is larger than our own and may be more than half covered with water, according to a study published Wednesday in the science journal Nature. Skip related content
Related photos / videos
View of a star cluster in outer space Enlarge photo

More photos: Space

The so-called "super Earth" is about 42 light years away in another solar system and has a radius nearly 2.7 times larger than that of our planet, according to the study by the Harvard-Smithsonian Centre for Astrophysics.

The discovery of the planet, called GJ 1214b, represents a "major step forward" in the search for worlds similar to the Earth, added the University of California's Geoffrey Marcy in a commentary also in Nature.

The "newfound world" is too hot to sustain life as we know it, said the Harvard-Smithsonian Centre for Astrophysics in a statement.

Its density suggests however it "is composed of about three-fourths water and other ices and one fourth-rock," it said. "There are also tantalising hints that the planet has a gaseous atmosphere."

Its temperature is estimated at between 280 and 120 degrees Celsius (536 and 248 degrees Fahrenheit) with its host star about one-fifth the size of the Sun, according to the scientists.

"Despite its hot temperature, this appears to be a waterworld," says Zachory Berta, a graduate student who first spotted hints of the planet's presence.

"It is much smaller, cooler and more Earthlike than any other known exoplanet," he said in the statement.

An exoplanet is one outside of our solar system.

Berta said some of the water would likely be in crystalline form that exists at pressures greater than 20,000 times Earth's sea-level atmosphere.

Its temperature is much lower than that on the only similar discovery, called CoRoT-7b, which revolves around a star that is much hotter, the scientists say.

The CoRoT-7b has a density close to that of the Earth (5.5 grammes per cubic centimetre) and seems to be rocky, while the new discovery appears to be much less dense (1.9 g/cm3).

"To keep the planet's density that low requires that it contains large amounts of water," said Marcy. "It must contain a huge amount of water, roughly 50 percent by mass."

The "wild card" is the make-up of the gases on the planet, he said.

The planet orbits every 38 hours around a small, faint star that was first spotted by eight ground-based telescopes no larger than those used by amateur astronomers, the Harvard-Smithsonian Centre said.

Its relative closeness makes its possible to study it to determine its atmosphere.

"That will make it the first super Earth with a confirmed atmosphere -- even though that atmosphere probably won't be hospitable to life as we know it," said David Charbonneau who heads the research team.

http://uk.news.yahoo.com/18/20091216/ts ... ff8aa.html
"Ask DNA"
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 21066
  • Recebeu: 2515 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1163/-1487
Re: Notícias em Geral
« Responder #224 em: Dezembro 18, 2009, 02:21:29 pm »
Açores: Descoberta depressão originada por meteorito


Cientistas portugueses descobriram perto dos Açores uma depressão do fundo do Oceano Atlântico que acreditam ter origem no impacto de um meteorito, noticiou hoje a estação britânica BBC News.
A cratera é relativamente circular, com uma cavidade com seis quilómetros de largura e possui uma ampla cúpula central, tendo sido denominada «Ovo Estrelado» devido à sua forma distintiva.

Caso se confirme que a sua origem resulta do impacto de um corpo exterior, estima-se que a colisão tenha provavelmente ocorrido nos últimos 17 milhões de anos, a provável idade máxima do fundo basáltico da rocha submarina onde está a cratera.

«Para ter a certeza, precisamos de retirar amostras e fazer um perfil das camadas sedimentares, para determinar se existe realmente uma elevação central decorrente de um impacto», explicou Frederico Dias, da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental Portuguesa (EMEPC).

«É também necessário analisar os sinais consistentes com um impacto a alta velocidade», pormenorizou, como a acumulação de materiais rochosos e a existência de fragmentos de rocha de forma cónica, que se formam a partir das altas pressões associadas a fenómenos vulcânicos e ao impacto de meteoritos.

O investigador descreveu este provável impacto no encontro de Outono da União Geofísica Norte-americana (AGU), a maior reunião anual de cientistas ligados às ciências da Terra, que termina hoje em São Francisco.

O «Ovo Estrelado» foi inicialmente identificado a partir de informação reunida numa investigação hidrográfica, em 2008. Uma nova acção, que decorreu entre Setembro e Novembro deste ano, confirmou a sua presença.

A depressão está localizada a dois quilómetros de profundidade e a certa de 150 quilómetros do arquipélago dos Açores.

A sua origem vulcânica parece improvável, pois os investigadores não conseguiram descobrir a presença de correntes de lava na estrutura ou nas suas imediações.

Uma terceira expedição à área vai avançar no início de 2010 e retirar amostras do solo oceânico para análise com o auxílio de um veículo operado remotamente.

A EMEPC foi criada em 2005 e é responsável pela realização dos estudos técnicos necessários à apresentação de uma proposta de extensão da plataforma continental de Portugal, para além das 200 milhas náuticas.

Lusa