UH-60A Black Hawk na FAP

  • 58 Respostas
  • 5169 Visualizações
*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8590
  • Recebeu: 3208 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4058/-6459
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #45 em: Fevereiro 20, 2024, 09:39:10 am »
Após o fim do projecto venham os kits de armamento da CFD Internacional e uma pintura decente... :mrgreen:





Saudações  :mrgreen:

P.S. Uns 6 davam jeito, directo ou via Arista.  ;)

https://forcaaerea.com.br/us-army-vai-desativar-quase-160-helicopteros-uh-60a-l-black-hawk/


« Última modificação: Fevereiro 20, 2024, 09:39:58 am por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Pescador

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5353
  • Recebeu: 5257 vez(es)
  • Enviou: 3492 vez(es)
  • +10054/-2640
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #46 em: Fevereiro 20, 2024, 11:11:27 am »
P.S. Uns 6 davam jeito, directo ou via Arista.  ;)

https://forcaaerea.com.br/us-army-vai-desativar-quase-160-helicopteros-uh-60a-l-black-hawk/


Se a verba indicada para este programa dos helis de evacuação se mantiver inalterada, não estou a ver outra forma senão essa ou similar.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Sintra

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #47 em: Março 15, 2024, 09:09:01 am »
Tenho andado a pensar sobre estes novos helicópteros. Inicialmente quando os rumores começaram duvidem que viessemos a concretizar a compra e se viesse a acontecer que seria ainda mais tarde que 2023.

Para minha surpresa conseguimos 2 ainda este ano.E porquê? Porque a FAP vai assumir o combate aos fogos florestais, qual aviação de proteção civil. É quase a mesma história dos KC-390. E a prova é a forma "despida" como estes UH-60 vêm. Quem está mais por dentro do assunto consegue confirmar se estes helis podem sofrer alterações significativas sem um programa de modernização que nas mãos de Portugal não demore anos? Por exemplo será possível adquirir e equipar os bichos com metralhadoras rotativas M134 Minigun?

As Janelas estao la, os pontos de fixação igual, é só comprar as armas e os reparos e liga-las à corrente...
Estes Helis podem levar o que bem a FAP entender, é só alguém dar a ordem.

E devolver o dinheiro ao PRR, uma vez que foram financiados para missões de Proteção Civil
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: ricardonunes, HSMW

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5306
  • Recebeu: 715 vez(es)
  • Enviou: 706 vez(es)
  • +487/-2598
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #48 em: Março 15, 2024, 09:19:08 am »
o PRR termina em 31 de Dezembro de 2025, a partir daí fazes o que quiseres dos equipamentos comprados.

Pelo que sei o PRR não paga a compra de equipamentos, mas sim a sua desvalorização.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 10981
  • Recebeu: 2319 vez(es)
  • Enviou: 3172 vez(es)
  • +717/-1029
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #49 em: Março 15, 2024, 01:16:06 pm »
Pelo que sei o PRR não paga a compra de equipamentos, mas sim a sua desvalorização.

Interessante, o que é que isso significa?
 

*

Lancero

  • Investigador
  • *****
  • 4213
  • Recebeu: 83 vez(es)
  • +74/-3
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #50 em: Março 15, 2024, 04:33:30 pm »
o PRR termina em 31 de Dezembro de 2025, a partir daí fazes o que quiseres dos equipamentos comprados.

Pelo que sei o PRR não paga a compra de equipamentos, mas sim a sua desvalorização.

Por se pensar assim é que estamos sempre a patinar no gelo e nunca saímos do mesmo sítio.
Então, cria-se uma esquadra e compram-se aeronaves para se ter capacidade do Estado no combate a incêndios. Usa-se, e bem, fundos europeus disponíveis (neste caso o PRR, que paga a aquisição). Mas haverá sempre quem ache bem fazer tábua rasa e mudar a missão ainda antes da esquadra ficar operacional (2026).
"Portugal civilizou a Ásia, a África e a América. Falta civilizar a Europa"

Respeito
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5306
  • Recebeu: 715 vez(es)
  • Enviou: 706 vez(es)
  • +487/-2598
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #51 em: Março 15, 2024, 05:42:21 pm »
Pelo que sei o PRR não paga a compra de equipamentos, mas sim a sua desvalorização.

Interessante, o que é que isso significa?

A depreciação ou desvalorização é o custo ou a despesa da obsolescência dos ativos imobilizados, como por exemplo máquinas, veículos, móveis, imóveis ou instalações. Ao longo do tempo, com a obsolescência natural ou desgaste com uso na produção, os ativos vão perdendo valor
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5306
  • Recebeu: 715 vez(es)
  • Enviou: 706 vez(es)
  • +487/-2598
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #52 em: Março 15, 2024, 05:50:19 pm »
o PRR termina em 31 de Dezembro de 2025, a partir daí fazes o que quiseres dos equipamentos comprados.

Pelo que sei o PRR não paga a compra de equipamentos, mas sim a sua desvalorização.

Por se pensar assim é que estamos sempre a patinar no gelo e nunca saímos do mesmo sítio.
Então, cria-se uma esquadra e compram-se aeronaves para se ter capacidade do Estado no combate a incêndios. Usa-se, e bem, fundos europeus disponíveis (neste caso o PRR, que paga a aquisição). Mas haverá sempre quem ache bem fazer tábua rasa e mudar a missão ainda antes da esquadra ficar operacional (2026).

Continuo a dizer, enquanto o projecto dura, tu tens que cumprir o objectivo do projecto.  Depois de ele acabar, fazes o que quiseres do equipamento.

No ano passado comprei um software através de um projeto europeu para simular bird strike, este ano estou a utilizar o mesmo software desenvolver soluções contra hipervelocidade.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4825
  • Recebeu: 403 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +253/-5808
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #53 em: Março 17, 2024, 10:06:34 am »
Tenho andado a pensar sobre estes novos helicópteros. Inicialmente quando os rumores começaram duvidem que viessemos a concretizar a compra e se viesse a acontecer que seria ainda mais tarde que 2023.

Para minha surpresa conseguimos 2 ainda este ano.E porquê? Porque a FAP vai assumir o combate aos fogos florestais, qual aviação de proteção civil. É quase a mesma história dos KC-390. E a prova é a forma "despida" como estes UH-60 vêm. Quem está mais por dentro do assunto consegue confirmar se estes helis podem sofrer alterações significativas sem um programa de modernização que nas mãos de Portugal não demore anos? Por exemplo será possível adquirir e equipar os bichos com metralhadoras rotativas M134 Minigun?

As Janelas estao la, os pontos de fixação igual, é só comprar as armas e os reparos e liga-las à corrente...
Estes Helis podem levar o que bem a FAP entender, é só alguém dar a ordem.

E devolver o dinheiro ao PRR, uma vez que foram financiados para missões de Proteção Civil

Não me admira que exista mais abetardas como a citada a pensarem o mesmo... por ela eles, os existentes, já deviam de ir a caminho de Odessa...

Mas felizmente ainda existe alguém com bom senso neste fórum, foram adquiridos para proteção civil, e esse o seu fim, caso contrario estão a desvirtuar o objetivo do concurso a que se candidataram.

Mais, os aparelhos cumprem as certificações  standard para ser incorporado como equipamento militar?

Um dos requisitos no concurso foi uma certificação NATO XXX, já atras falei nisso, mas faz disso um aparelho militar?
Potius mori quam foedari
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5306
  • Recebeu: 715 vez(es)
  • Enviou: 706 vez(es)
  • +487/-2598
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #54 em: Março 17, 2024, 11:29:22 am »
Transportar tropas, usa-los como ambulâncias, transportar cargas para a frente de batalha, servir como posto de comando, são tarefas que qualquer heli pode fazer, sendo militar ou não.

A meu ver, se a FAP quiser basta instalar o sistema link 16 e o heli  pode começar a fazer estas missões!

Estes helis hoje em dia, vão andar com um balde que leva 500 kg de água, vão transportar bombeiros para a frente fogo, em caso de problema vão transportar bombeiros feridos e ainda deverão fazer parate do sistema de comando e controlo. e se ainda acoplares o canhão do lynx, é mais que suficiente para matar russos. 

Não vejo diferença de tarefas.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4825
  • Recebeu: 403 vez(es)
  • Enviou: 80 vez(es)
  • +253/-5808
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #55 em: Março 17, 2024, 12:34:22 pm »
Transportar tropas, usa-los como ambulâncias, transportar cargas para a frente de batalha, servir como posto de comando, são tarefas que qualquer heli pode fazer, sendo militar ou não.

A meu ver, se a FAP quiser basta instalar o sistema link 16 e o heli  pode começar a fazer estas missões!

Estes helis hoje em dia, vão andar com um balde que leva 500 kg de água, vão transportar bombeiros para a frente fogo, em caso de problema vão transportar bombeiros feridos e ainda deverão fazer parate do sistema de comando e controlo. e se ainda acoplares o canhão do lynx, é mais que suficiente para matar russos. 

Não vejo diferença de tarefas.

Não sei o que é o canhão do  lyinx, mas não tenho duvidas que devias procurar ajuda especializada ....
Se não estou em erro chamam se de psiquiatras .
Potius mori quam foedari
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8590
  • Recebeu: 3208 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4058/-6459
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #56 em: Março 17, 2024, 02:22:11 pm »
O Lynx leva uma calibre .50.



https://passarodeferro-operations.blogspot.com/2014/01/lynx-da-marinha-portuguesa-no-combate.html

Saudações

P.S. O Lynx 3 com canhão ficou se pelo protótipo.

"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5306
  • Recebeu: 715 vez(es)
  • Enviou: 706 vez(es)
  • +487/-2598
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #57 em: Março 17, 2024, 03:11:19 pm »
Transportar tropas, usa-los como ambulâncias, transportar cargas para a frente de batalha, servir como posto de comando, são tarefas que qualquer heli pode fazer, sendo militar ou não.

A meu ver, se a FAP quiser basta instalar o sistema link 16 e o heli  pode começar a fazer estas missões!

Estes helis hoje em dia, vão andar com um balde que leva 500 kg de água, vão transportar bombeiros para a frente fogo, em caso de problema vão transportar bombeiros feridos e ainda deverão fazer parate do sistema de comando e controlo. e se ainda acoplares o canhão do lynx, é mais que suficiente para matar russos. 

Não vejo diferença de tarefas.

Não sei o que é o canhão do  lyinx, mas não tenho duvidas que devias procurar ajuda especializada ....
Se não estou em erro chamam se de psiquiatras .

Eu já ando, a aqui tens a foto, resultante da minha consulta deste mês. A consulta foi cara, mas acho que me aliviou a minha ansiedade.



 
« Última modificação: Março 17, 2024, 03:16:12 pm por nelson38899 »
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8255
  • Recebeu: 3730 vez(es)
  • Enviou: 703 vez(es)
  • +4939/-774
Re: UH-60A Black Hawk na FAP
« Responder #58 em: Março 17, 2024, 11:54:21 pm »
A utilidade militar dos UH-60 adquiridos com o PRR, seria estritamente em funções de retaguarda, nomeadamente logísticas, e apenas numa situação de conflito aberto. Estes helicópteros, além de poucos e "civis", já terão muitas missões a desempenhar em tempo de paz, sejam elas SAR costeiro, combate aos fogos, algum eventual transporte de emergência, etc.

Precisamos sim, é de adquirir outros UH-60 em segunda-mão (era melhor novos, mas não é realista tal acontecer) e totalmente militarizados, que nada têm a ver com o PRR, e cuja rúbrica já aparece na LPM como "helicópteros de evacuação" (a verba devia ser aumentada para permitir um número ligeiramente maior, mas isso são outros 500).