Atritos entre unidades!

  • 17 Respostas
  • 6360 Visualizações
*

Cabecinhas

  • Investigador
  • *****
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
Atritos entre unidades!
« em: Setembro 04, 2007, 12:24:54 pm »
Alguém me pode explicar porque é que existe tanto atrito entre os páras e os comandos? Entre a classe marinha e os fuzileiros? etc etc

Isto é algo que não consigo perceber, não deviam todos ser "amigos" ou pelo menos respeitarem-se uns aos outros? Não serão estas divergências que também dão má fama às Forças Armadas? Ou isto tudo não passa de uma forma de manter o pessoal entretido?  :lol:
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---
 

*

zecouves

  • Perito
  • **
  • 345
  • +0/-0
Re: Atritos entre unidades!
« Responder #1 em: Setembro 04, 2007, 02:19:10 pm »
Citação de: "Cabecinhas"
Alguém me pode explicar porque é que existe tanto atrito entre os páras e os comandos? Entre a classe marinha e os fuzileiros? etc etc

Isto é algo que não consigo perceber, não deviam todos ser "amigos" ou pelo menos respeitarem-se uns aos outros? Não serão estas divergências que também dão má fama às Forças Armadas? Ou isto tudo não passa de uma forma de manter o pessoal entretido?  :?:
 

*

Cabecinhas

  • Investigador
  • *****
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
(sem assunto)
« Responder #2 em: Setembro 04, 2007, 02:22:01 pm »
Pelo menos oiço histórias que não são das mais agradáveis, nomeadamente a falta de respeito que existe de ambas as partes.
Temos o exemplo daquela conhecida dos comandos que quem aparecer com material da PE tem não sei quantos dias de licença.
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---
 

*

nonameboy

  • 205
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Setembro 04, 2007, 03:35:20 pm »
E rangers contra páras... Por acaso ja tinha reparado nisso e inclusivé assisti

*

Cabecinhas

  • Investigador
  • *****
  • 1505
  • Recebeu: 5 vez(es)
  • Enviou: 11 vez(es)
  • +4/-0
(sem assunto)
« Responder #4 em: Setembro 04, 2007, 03:40:08 pm »
A minha pergunta é porque estes atritos ou desavenças como lhe quiserem chamar?
Um galego é um português que se rendeu ou será que um português é um galego que não se rendeu?
---
 

*

zecouves

  • Perito
  • **
  • 345
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Setembro 04, 2007, 04:10:39 pm »
Sempre houve, há e haverá bocas e alguns murros entre a rapaziada jovem com sangue na guelra, acontece .... Isto até nos estranjas existe.

Para além disso a coisa já foi bem pior no passado, especialmente porque alguns oficiais e sargentos estimulavam esse tipo de atitudes. Era/é uma forma (para mim errada) de gerar espirito de corpo, convencendo a rapaziada que eles é que são os maiores e os outros uns tótós.
 

*

Sickness

  • 48
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Setembro 04, 2007, 04:30:22 pm »
E tipo todos lutam para ver quem e a melhor tropa ...

Mas isto de agora não se compara nada aos tempos do ultramar que inclusive houve mortes e podiam ter acontecido desgraças piores ..!

Já ouvir para's a dizer que os comandos eram arrogantes , já ouvi comandos a dizer que os para's tinham inveja deles ...
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #7 em: Setembro 05, 2007, 09:31:38 am »
Este tipo de diferenciação é muito comum no Exército, (no posso falar dos outros ramos porque desconheço a sua realidade, mas deve ser igual). Começa logo na recruta, onde para fomentar espirito de corpo, sacrificio e abnegação, os instrutores relembram sempre aos formandos que o pelotão deles é que é o melhor e os outros são umas "meninas" ou pior ainda.
Depois de pronto e colocado numa companhia, a competição (porque eu chamo-lhe competição) passa ao nível da companhia ( a CAt será sempre melhor do que a CAC etc...), e até chegarmos às armas e serviços em que a Infantaria é a arma mãe.
Concluindo, esta diferenciação deve ser fomentada, para criar uma identidade e uma competição saudável. Como tudo na vida, o exagero é que se torna perigoso.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

markilhas

  • 10
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Setembro 06, 2007, 08:14:34 am »
isso das guerinhas sempre houve e sempre havera, e na minha opiniao, acho que e algo que fazera com que pra ser melhor se apliquem mais...o facto de haver porrada, penso que nao e presiso ser militares para quase mts dias assistirmos a isso...
mas antes era mt mas mt pior, ate cadeiras dos comboios arrancavam..
green barets
 

*

Boina_Verde

  • Membro
  • *
  • 50
  • +3/-0
(sem assunto)
« Responder #9 em: Setembro 10, 2007, 03:03:51 pm »
ponham pelo menos os páras e os comandos em combates no iraque e apartir dai pelo esforço e sacrificio q tinham feito isso passa-lhes
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20285
  • Recebeu: 3001 vez(es)
  • Enviou: 2251 vez(es)
  • +1345/-3467
(sem assunto)
« Responder #10 em: Setembro 10, 2007, 08:33:41 pm »
:?:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7282
(sem assunto)
« Responder #11 em: Setembro 10, 2007, 09:00:12 pm »
Mas os Fuzileiros não são os mais fracotes?
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #12 em: Setembro 10, 2007, 09:47:12 pm »
Os fuzileiros não podem ser considerados mais fracotes, mas talvez por haver algumas praças fuzileiros do quadro, talvez já com uma certa idade, serão mais calmos e ponderados...
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7282
(sem assunto)
« Responder #13 em: Setembro 10, 2007, 09:50:46 pm »
Citação de: "jmg"
Os fuzileiros não podem ser considerados mais fracotes, mas talvez por haver algumas praças fuzileiros do quadro, talvez já com uma certa idade, serão mais calmos e ponderados...


 :wink:
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

jmg

  • Analista
  • ***
  • 640
  • Enviou: 15 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #14 em: Setembro 10, 2007, 10:14:39 pm »
Eu não sou fuzileiro, sou do Exército, não levo a mal mas continuo a achar uma estupidez as avarias dalguns camaradas ao fim de semana.
Para mim só demonstram que não são dignos de usar tal boina, tal insignia ou tal brevet.
Querem ganhar respeito e reconhecimento façam-no com educação, aprumo, orgulho e dignidade. Não ponham os pés em cima dos bancos, não fumem nas carruagens, cedam os seus lugares aos idosos e guardem os piropos para quando estiverem em casa. É essa a imagem que o militar deve transmitir para ser admirado e respeitado e não qualquer arruaceiro fardado, que só se estica quando está em superioridade numérica.
Não te fies de mim, se te faltar valentia.
(Inscrição gravada num antigo punhal.Autor desconhecido)

ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ