Programa de substituição do C-130

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #450 em: Junho 07, 2016, 11:42:46 pm »
Artigo da Defensa.com sobre a modernização dos C-130 (sorry, não consegui copiar texto para aqui)

http://www.defensa.com/frontend/defensa/fuerza-aerea-portugal-modernizara-cinco-c-130h-hercules-vn18837-vst157

 

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Charlie Jaguar

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #451 em: Junho 08, 2016, 12:10:58 pm »
Artigo da Defensa.com sobre a modernização dos C-130 (sorry, não consegui copiar texto para aqui)

http://www.defensa.com/frontend/defensa/fuerza-aerea-portugal-modernizara-cinco-c-130h-hercules-vn18837-vst157

O programa/pacote AMP da Boeing sempre foi o preferido pela FAP, desde 2005/2006. Porém, até como avança este artigo, não sei se o valor alocado à modernização das 5 aeronaves será suficiente. O AMP tem sido uma autêntica novela nos EUA, com custos a subirem e a descerem constantemente, e incerteza entretanto desbloqueada pelo congresso norte-americano dada a necessidade urgente de modernização da frota de C-130H clássicos da USAF/ANG.

http://www.ngaus.org/newsroom/news/race-against-calendar

Além disso o AMP tem duas fases: o AMP 1 (caixas negras, ADSB, novos rádios), e o AMP 2 com a inclusão de novos aviónicos e mostradores digitais (glass cockpit e HUD's para comandante e co-piloto), eliminando por exemplo a necessidade de um navegador no cockpit. A revisão dos motores Allison de modo a poderem utilizar hélices de oito pás ao invés das actuais quatro também está contemplada no programa, e foi algo que a própria Esquadra 501 admitiu em 2007 no livro dedicado aos 30 anos dos Bisontes. Esperemos então por mais dados a este respeito.


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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #452 em: Junho 08, 2016, 11:30:56 pm »
 Existem inúmeras empresas certificadas para fazerem o upgrade ao cockpit do C-130. Não é a só a Boeing com o AMP que foi o 1º a aparecer no mercado e o mais conhecido que está disponível, outras empresas como a Esterline, Rockwell Collins, Arinc, empresas israelitas entre muitas outras também o fazem.
 Isso de dizer que o AMP é o favorito da FAP é mais um palpite do articulista da publicação do que outra coisa qualquer. Porque as ofertas que existem no mercado são muito idênticas entre si porque têm de obedecer a um mesmo padrão.

 Ridículo é o anterior ministro da defesa (um perfeito idiota) mandar abrir um concurso para modernizar 6 aeronaves com uma verba limite que mal dava para fazer uma modernização a 2 aeronaves. Querendo também que a força aérea vendesse os "chaços" dos Puma e com a receita dessa eventual venda fizessem a modernização dos C-130. Como é obvio isso não seguiu para a frente porque ninguém faz milagres e mais uma vez o país fez uma figura triste perante os fornecedores e entidades estrangeiras. Hoje com todas estas peripécias já ninguém nos leva a sério.

 Aqui se pode constatar a inteligência e a racionalidade de quem é responsável e gere também estes processos.
Agora com a vida útil e limite de horas de vôo das células perto do fim é que decidem efectuar a modernização? Em vez de o fazerem há 15 anos atrás? Quando o custo disto era meia dúzia de fontanários inúteis com rotunda ou metade dum pavilhão multi-usos aí duma freguesia qualquer? Mas como estamos em Portugal tem de ser gestão à portuguesa e o que é importante para o país mas que não dá votos, não interessa absolutamente para nada.
« Última modificação: Junho 08, 2016, 11:33:26 pm por Major Alvega »
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #453 em: Junho 20, 2016, 11:20:20 am »
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Estado investe 21 milhões em aviões militares novos
20 DE JUNHO DE 2016
00:44

Manuel Carlos Freire

Participação de Portugal no desenvolvimento e fabrico da aeronave de transporte KC-390 atinge os 59,1 milhões de euros em 2017

Portugal vai investir este ano quase 17 milhões de euros no projeto de desenvolvimento e construção, em Évora, da aeronave militar de transporte KC-390, num total de 20,8 milhões de euros até 2017. Este montante, que visa concluir o envolvimento português no projeto da empresa brasileira Embraer em cuja construção participam vários países (ver infografia), foi agora publicado em Diário da República e eleva o contributo financeiro de Lisboa para 59,1 milhões de euros. Este investimento iniciou-se em 2012 e previa um total de 57 milhões de euros até 2013.

A resolução do Conselho de Ministros coincide com a aprovação do processo de modernização dos Hércules C-130, aeronaves sujeitas há anos a fortes restrições de voo sobre a Europa por falta dos equipamentos exigidos pelas autoridades aeronáuticas. A sua compra esteve dependente da decisão sobre o novo avião de transporte estratégico (que ainda não foi formalizada) e esse investimento tem agora um teto de 29 milhões de euros, a concretizar até 2023. As verbas afetas ao projeto do avião de transporte KC-390 "não constituem auxílios de Estado", disse o Ministério da Economia ao DN, pois é um projeto de investigação e desenvolvimento, não uma injeção de dinheiro numa empresa pública e que viole as regras da concorrência comunitária - como Bruxelas considerou ter havido nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

Parceria industrial

Agora, a exemplo do que ocorreu na década de 2000 com o projeto do avião militar europeu A400M, Portugal decidiu participar desde o início no projeto de construção do KC-390 pelas mais valias que daí decorriam para a economia nacional (investigação, desenvolvimento, novas tecnologias, retorno financeiro com a venda em larga escala dessa aeronave). Lisboa, que desistiu do A400M com o então ministro da Defesa Paulo Portas, apostou depois no KC-390 para substituir os C-130 da Força Aérea. Para isso manifestou interesse em adquirir seis aparelhos - a exemplo da Argentina e do Chile - e apoiou a instalação em Évora de duas fábricas da Embraer (num investimento de 177 milhões de euros inaugurado em 2012).

Com o KC-390 - aparelho preparado para aterrar nos gelos da Antártida - a realizar esta semana testes de voo na base aérea de Campo Grande (Mato Grosso do Sul), o que ocorre pela primeira vez fora das instalações do fabricante em São José dos Campos (São Paulo), a Força Aérea portuguesa tem vindo a acompanhar o evoluir do projeto que se prevê estar certificado pelas autoridades aeronáuticas civis no final de 2016 e, pelas militares, no segundo semestre de 2017.

"Não houve nada excecionalmente complexo", entre os pedidos feitos à Embraer, "que não tivesse sido feito com o avançar do projeto. Os requisitos reais têm vindo a ser testados e comprovados", revelou ao DN uma fonte do ramo, que criou no final de 2014 um grupo de trabalho para definir as exigências operacionais do sucessor do C-130 e acompanhar o desenvolvimento e comportamento do KC-390.

Descolar com um certo peso numa determinada distância com e sem mau tempo, numa pista não alcatroada ou com piso irregular é um dos exemplos de testes pedidos pela Força Aérea - que tem, no aeródromo açoriana de São Jorge, talvez a pista mais complicada para o sucessor do C-130 operar em território nacional (pelo comprimento da pista, iluminação ou condições meteorológicas).

http://www.dn.pt/portugal/interior/estado-investe-21-milhoes-em-avioes-militares-novos-5236983.html
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #454 em: Junho 24, 2016, 03:19:06 pm »

Um novo centro de treino para o C-130. Vai haver algo do género para o KC-390?
« Última modificação: Junho 29, 2016, 04:41:28 pm por HSMW »
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #455 em: Junho 29, 2016, 03:18:59 pm »
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KC-390 confirmed for Farnborough debut
Flightglobal 29 June, 2016
BY: Dominic Perry

Embraer is to give its developmental KC-390 tanker/transport an international debut at the Farnborough air show, ahead of a multi-national promotional tour for the jet-powered type.

One of two flight-test examples will make the journey across the Atlantic, initially arriving on 4 July at the Alverca site of OGMA, the Portuguese aerostructures supplier which is 65% owned by Embraer. The company builds parts, including the main fuselage, for the programme. The aircraft will then transfer to the UK show around two days later, Embraer says. During its stay in Portugal, the International Aero Engines V2500-powered type will be demonstrated to the Portuguese air force, which has signed a letter of intent (LoI) to acquire six examples. These are expected replace its Lockheed Martin C-130Hs, which are due to be retired in around 2018. However, Portugal – which is a strategic partner in the KC-390 programme – has yet to sign a firm contract for the airlifters, and its socialist government has shown little urgency to firm up its tentative commitment.

So far Brazil, with a deal for 28 units, is the only confirmed customer for the KC-390. However, a number of other nations have signed LoIs covering an additional 32 examples. Embraer is confident these will be converted into firm orders, although it offers no timeframe."It would make no sense to give you a forecast, but I can only say to you that we are very positive," said Jackson Schneider, chief executive of Embraer's defence division, at a 28 June pre-Farnborough briefing in Évora, Portugal."I think the presentation at Farnborough will create a new momentum," he adds.

Aside from Portugal, the demonstration tour will take in the Czech Republic, the programme's other European partner, with a LoI for two aircraft. The KC-390 will also visit a number of other prospective customer nations in Europe, Africa and the Middle East, says Schneider. A second prototype joined the programme in May, and so far the two flight-test articles have accumulated around 320h. "We are hitting all the goals that we set out at the beginning of the process," Schneider says.

Recent test points covered have included in-flight opening of the ramp and cargo door, and paratroop and cargo air drop trials. In addition, high- and low-speed extension of the hose and drogue refuelling system has been performed. Refuelling trials are due to take place in the second half of 2016, says Schneider. Other evaluations this year will include crosswind trials to be held in Chile, another tentative customer for the type.

Certification and initial operating capability are scheduled for the second half of 2017, ahead of first delivery to the Brazilian air force in 2018. Embraer is "on target" to meet this revised deadline, he says. Initial components – wing skins and the horizontal and vertical stabilisers – for the first customer aircraft are in production at Embraer's Évora factory, and are due for delivery to the Gaviao Peixoto final assembly line in September or October.

https://www.flightglobal.com/news/articles/kc-390-confirmed-for-farnborough-debut-426808/

Tendo em conta este artigo de hoje no Flightglobal, não faria muito sentido então avançar para a já anunciada modernização dos C-130.  ::)

Cada cabeça,  sua sentença...


Entretanto uma notícia com quase duas semanas e que não apareceu aqui. Em Diário da República é escrito que se espera que a frota C-130H/H-30 esteja em serviço até 2030.

Citar
Força Aérea: 5,5 milhões de euros para modernizar C-130 já este ano
DN - 16 DE JUNHO DE 2016
10:37

Manuel Carlos Freire

Publicado em Diário da República o despacho que autoriza o há muito adiado programa de modernização das aeronaves Hércules C-130

Portugal vai investir já este ano 5,5 milhões de euros na modernização de cinco aeronaves C-130, num total de 29 milhões previstos até 2023. A informação consta do despacho do ministro da Defesa, publicado esta quinta-feira em Diário da República, a autorizar a concretização daquele programa há muito adiado e que tem condicionado o emprego operacional das aeronaves. A modernização dos C-130 "é imprescindível para o cumprimento dos requisitos impostos" para os aparelhos poderem atravessar os céus da Europa sem restrições - como sucede há anos - ao nível dos corredores aéreos, velocidades e altitudes, lê-se no despacho.

A modernização dos C-130 vai ser feita através do programa de vendas militares dos EUA, país de origem dos aparelhos, e as verbas estão inscritas na Lei de Programação Militar (LPM). Os anos de 2018 e 2019 são aqueles em que a fatura será mais elevada, com 6,6 milhões e 6,3 milhões de euros, respetivamente. A Força Aérea já candidatou cerca de metade do custo do programa a financiamentos europeus, apesar de Bruxelas não financiar programas militares, com o argumento de que os equipamentos a adquirir têm natureza civil.

http://www.dn.pt/portugal/interior/forca-aerea-55-milhoes-de-euros-para-modernizar-c-130-ja-este-ano-5231012.html


Defesa Nacional - Gabinete do Ministro
Programa de Modernização do Sistema de Armas C-130H da Força Aérea

https://dre.pt/application/file/74699809


Desculpa lá PM  ;D
« Última modificação: Junho 29, 2016, 03:31:50 pm por Charlie Jaguar »
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #456 em: Junho 29, 2016, 05:39:55 pm »
Caso se concretize a compra do KC, qual a necessidade de ter 2 tipos de aeronaves similares ao mesmo tempo? Mesmo que a entrega dos 6 se prolongue no tempo..

Necessidade e capacidade de manutenção, já agora...
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #457 em: Junho 29, 2016, 06:06:47 pm »
Caso se concretize a compra do KC, qual a necessidade de ter 2 tipos de aeronaves similares ao mesmo tempo? Mesmo que a entrega dos 6 se prolongue no tempo..

Necessidade e capacidade de manutenção, já agora...

Ninguém disse que os aviões vinham já aí. Isto é uma oportunidade que o governo quer aproveitar para aumentar a indústria aeronáutica em Portugal, depois o substituto do C-130 quando se achar necessário compra-se o substituto, eles até podem co-existir um tempo juntos, até existirem aviões suficientes e pessoal treinado para fazer tudo o que o C-130 faz.
« Última modificação: Junho 29, 2016, 06:09:49 pm por Lightning »
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #458 em: Junho 29, 2016, 09:27:17 pm »
E nunca gostei de equipamentos das primeiras séries ou de pré-serie...
São neles que se descobrem os defeitos e erros do projecto.

Que venha o KC-390 mas com calma...
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #459 em: Julho 05, 2016, 03:07:37 pm »
E nunca gostei de equipamentos das primeiras séries ou de pré-serie...
São neles que se descobrem os defeitos e erros do projecto.

Que venha o KC-390 mas com calma...

Não podia estar mais de acordo.  :G-beer2:

Preferia que a FAP adquirisse, por exemplo, o KC-390 na versão C - ou seja, KC-390C se esta nomenclatura um dia se aplicar -, e não a A. E muito menos uma aquisição impulsionada por outros factores que não necessidades operacionais, se bem que a FAP esteja a acompanhar o projecto de perto e a apreciar até agora os resultados obtidos pelos protótipos.

O passo de se avançar para a modernização dos nossos C-130 peca por tardio, e posso mesmo dizer que foi pela dedicação, abnegação e mestria de muitas tripulações de terra e de voo que não aconteceram incidentes de maior relevo até hoje com a frota Hércules da FAP. E se de facto o horizonte temporal da retirada dos aparelhos modernizados for 2030, acho que o Governo fez bem em não se comprometer para já com a aeronave brasileira, apesar da Letter of Intent (LoI).

O KC-390 traria, ou trará, uma nova realidade para a FAP: o reabastecimento aéreo. Das aeronaves hoje ao serviço da Força Aérea, só o C-295M e o EH101 Merlin poderiam eventualmente receber combustível em voo, isto caso se opte pela aquisição das lanças de reabastecimento para ambas as frotas que já possuem provisões para isso. Seria uma excelente adição às capacidades do ramo, quer em situações de combate ou em busca e salvamento.

Quem viver verá.  ;)


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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #460 em: Julho 05, 2016, 07:00:59 pm »
E nunca gostei de equipamentos das primeiras séries ou de pré-serie...
São neles que se descobrem os defeitos e erros do projecto.

Que venha o KC-390 mas com calma...

Não podia estar mais de acordo.  :G-beer2:

Preferia que a FAP adquirisse, por exemplo, o KC-390 na versão C - ou seja, KC-390C se esta nomenclatura um dia se aplicar -, e não a A. E muito menos uma aquisição impulsionada por outros factores que não necessidades operacionais, se bem que a FAP esteja a acompanhar o projecto de perto e a apreciar até agora os resultados obtidos pelos protótipos.

O passo de se avançar para a modernização dos nossos C-130 peca por tardio, e posso mesmo dizer que foi pela dedicação, abnegação e mestria de muitas tripulações de terra e de voo que não aconteceram incidentes de maior relevo até hoje com a frota Hércules da FAP. E se de facto o horizonte temporal da retirada dos aparelhos modernizados for 2030, acho que o Governo fez bem em não se comprometer para já com a aeronave brasileira, apesar da Letter of Intent (LoI).

O KC-390 traria, ou trará, uma nova realidade para a FAP: o reabastecimento aéreo. Das aeronaves hoje ao serviço da Força Aérea, só o C-295M e o EH101 Merlin poderiam eventualmente receber combustível em voo, isto caso se opte pela aquisição das lanças de reabastecimento para ambas as frotas que já possuem provisões para isso. Seria uma excelente adição às capacidades do ramo, quer em situações de combate ou em busca e salvamento.

Quem viver verá.  ;)

Faço minhas as tuas palavras sem tirar nem por espero bem que haja bom senso nas futuras decisões a tomar quanto aos substitutos dos C's e que acima de tudo não se perca mais tempo com os upgrades a efectuar a estas aeronaves, que já pecam por serem muitíssimo tardias, aliás á semelhança do que acontece na generalidade dos nossos equipamentos militares, e, isto quando são efectuadas.

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #461 em: Julho 05, 2016, 10:39:27 pm »
O KC-390 traria, ou trará, uma nova realidade para a FAP: o reabastecimento aéreo. Das aeronaves hoje ao serviço da Força Aérea, só o C-295M e o EH101 Merlin poderiam eventualmente receber combustível em voo, isto caso se opte pela aquisição das lanças de reabastecimento para ambas as frotas que já possuem provisões para isso. Seria uma excelente adição às capacidades do ramo, quer em situações de combate ou em busca e salvamento.
A capacidade de reabastecimento aéreo é padrão como nos A400M? Já à uns tempos atrás tínhamos falado aqui no fórum da capacidade secundária de reabastecimento aéreo de várias aeronaves e que não seria uma prioridade visto que temos dois porta-aviões no meio do oceano Atlântico e os P-3 com o seu alcance. Será que haverá dinheiro no futuro para manter as capacidades de reabastecimento aéreo (equipamentos) e dar horas de voo suficiente para treinar as tripulações? Tenho as minhas dúvidas.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #462 em: Julho 05, 2016, 11:56:29 pm »
O KC-390 traria, ou trará, uma nova realidade para a FAP: o reabastecimento aéreo. Das aeronaves hoje ao serviço da Força Aérea, só o C-295M e o EH101 Merlin poderiam eventualmente receber combustível em voo, isto caso se opte pela aquisição das lanças de reabastecimento para ambas as frotas que já possuem provisões para isso. Seria uma excelente adição às capacidades do ramo, quer em situações de combate ou em busca e salvamento.
A capacidade de reabastecimento aéreo é padrão como nos A400M? Já à uns tempos atrás tínhamos falado aqui no fórum da capacidade secundária de reabastecimento aéreo de várias aeronaves e que não seria uma prioridade visto que temos dois porta-aviões no meio do oceano Atlântico e os P-3 com o seu alcance. Será que haverá dinheiro no futuro para manter as capacidades de reabastecimento aéreo (equipamentos) e dar horas de voo suficiente para treinar as tripulações? Tenho as minhas dúvidas.

Cumprimentos,

O problema é que a única aeronave com capacidade instalada para reabastecimento aéreo é o F-16 e através de Flying boom, o C-390 supostamente vai usar Probe-and-drogue.
 

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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #463 em: Julho 06, 2016, 04:25:33 am »
 Caros amigos não virá nenhum KC-390, em 1º Portugal não tem dinheiro nem para mandar cantar um cego.
Em matéria aquisições militares, vai comprando uma dúzia de HK416 de vez em quando, compra uns navios meio-abandonados que outras marinhas da NATO tenham para lá encostados a um canto. E vai criando alguns processos de intenções como de adquirir uns quantos 4x4 blindados, modernizar as fragatas adquiridas em 2ª mão e os helis etc.

 Nem dinheiro há para fazer um upgrade do cockpit do C-130, nem para formar pilotos e nem para fazer a manutenção ás aeronaves, quanto mais para adquirir uma aeronave nova?!
 E mesmo que houvesse verba para gastar em aviões de transporte novos, não seria o KC-390. Aquilo ontem em Alverca foi só para entreter o pagode e todo aquele "chinfrim" ontem na comunicação social (especialmente no grupo Impresa) foi através de uma agência de comunicação contratada pela Embraer para "encantar" a opinião pública indígena com aquelas aldrabices nas notícias como "O avião Made in Portugal", "O projecto da engenharia portuguesa" entre outras tretas para os incautos dos tugas incharem.

 Portugal teria de "comer" o A400M (seria óptimo!) porque já existem aeronaves que sobram, devido a Espanha e a Alemanha terem reduzido as suas encomendas no qual o break-even-point do projecto é de 187 unidades. E essas tem de ser necessáriamente produzidas e colocadas em qualquer lado. Há poucos meses um responsável da Airbus Military referiu taxativamente que tinha a certeza que Portugal iria escolher o A400M. E que estar na Europa não era só usufruir das vantagens, era também partilhar os projectos europeus.
« Última modificação: Julho 06, 2016, 04:28:55 am por Major Alvega »
 
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Re: Programa de substituição do C-130
« Responder #464 em: Julho 06, 2016, 10:12:25 am »
E também enterrando uns bons milhões de euros em bancos falidos... de vez em quando...  :N-icon-Axe:
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