Curso de paraquedismo para militares

  • 37 Respostas
  • 18114 Visualizações
*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #15 em: Abril 07, 2009, 02:28:58 pm »
Citação de: "Lancero"
Citação de: "Trafaria"
Na PSP - que é força que melhor conheço - para exibir o brevet de pára na farda é necessário pedir autorização superior por escrito e fazer prova documental de que realmente se possui essa habilitação. Depois sai na OS da Direcção Nacional se foi deferido ou indeferido o pedido. Noutras forças creio que nao é bem assim...

Portanto na PSP quem o usa é, ou já foi, mesmo pára.

O sr. Director Nacional assinou a autorização para ele próprio exibir o brevet?
Ele que até era de Cavalaria. ;)

Pois era.
Nao terá assinado essa autorização porque é dos tais que já o usa desde cadete, portanto já o exibia há muitos anos quando entrou na PSP.

Esse para mim é dos poucos que conheço e que o nao tirou esse curso só para exibir o brevet, só por cagança. Gostava daquilo e enquanto o fisico lho permitiu foi dando uns saltos ... foi praticante de pára-quedismo durante muitos anos. E de outros desportos... alguns tb algo radicais, como o motocross (que abandonou há pouco tempo)... e outros menos radicais, como a esgrima e corrida (que ainda pratica).
::..Trafaria..::
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #16 em: Abril 07, 2009, 02:44:42 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Em relação ao GOE, vi um artigo no CM em que realmente aparecia uns quantos a saltarem em Belas (acho que era um Dia da Unidade) mas com calote tipo asa (ou seja, Salto de Abertura Manual). A questão é que eu nunca vi nem um único agente da PSP a tirar o curso de Pára-quedismo em Tancos, por isso provavelmente eles tiram é o curso civil... :shock:
Se isso se confirmar acho no mínimo um desperdicio, já que o dinheiro desembolsado para tirar o curso e para a manutenção do mesmo (se um Skydiver não saltar frequentemente perde rapidamente as suas capacidades).

Em relação aos Cadetes da Academia da Força Aérea, pelo menos no Brasil eles tiram mesmo o curso de Pára-quedismo, por isso já estou como o outro, cada um tem a sua panca e faz as coisas à sua maneira. :lol:


É claro que esses videos confirmam que o GOE tem pessoal especializado nessa valencia. Tem em todas ... outra vertente ainda menos conhecida é a do mergulho.

Já repararam que se, por exemplo, alguém (falamos de terrorismo, razão de existência dessa unidade) imobilizar um avião a meio de uma pista de qualquer das ilhas dos Açores (inutilizando-a) o meio mais rápido de lá colocar o pessoal e respectivo equipamento é o recurso ao pára-quedas?
Na PSP nada é feito ao acaso e especialmente naquela unidade o rigor é levado ao extremo. Os locais mais apropriados para saltarem estão todos estudados e devidamente sinalizados.
::..Trafaria..::
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #17 em: Abril 07, 2009, 02:54:30 pm »
Citar
Em relação ao GOE, vi um artigo no CM em que realmente aparecia uns quantos a saltarem em Belas (acho que era um Dia da Unidade) mas com calote tipo asa (ou seja, Salto de Abertura Manual).


São CQ/Intruder.
::..Trafaria..::
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20215
  • Recebeu: 2982 vez(es)
  • Enviou: 2230 vez(es)
  • +1325/-3460
(sem assunto)
« Responder #18 em: Abril 07, 2009, 03:10:54 pm »
Citação de: "Trafaria"
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Em relação ao GOE, vi um artigo no CM em que realmente aparecia uns quantos a saltarem em Belas (acho que era um Dia da Unidade) mas com calote tipo asa (ou seja, Salto de Abertura Manual). A questão é que eu nunca vi nem um único agente da PSP a tirar o curso de Pára-quedismo em Tancos, por isso provavelmente eles tiram é o curso civil... :shock:
Se isso se confirmar acho no mínimo um desperdicio, já que o dinheiro desembolsado para tirar o curso e para a manutenção do mesmo (se um Skydiver não saltar frequentemente perde rapidamente as suas capacidades).

Em relação aos Cadetes da Academia da Força Aérea, pelo menos no Brasil eles tiram mesmo o curso de Pára-quedismo, por isso já estou como o outro, cada um tem a sua panca e faz as coisas à sua maneira. :lol:

É claro que esses videos confirmam que o GOE tem pessoal especializado nessa valencia. Tem em todas ... outra vertente ainda menos menos conhecida é a do mergulho.

Já repararam que se, por exemplo, alguém (falamos de terrorismo, razão de existência dessa unidade) imobilizar um avião a meio de uma pista de qualquer das ilhas dos Açores (inutilizando-a) o meio mais rápido de lá colocar o pessoal e respectivo equipamento é o recurso ao pára-quedas?
Na PSP nada é feito ao acaso e especialmente naquela unidade o rigor é levado ao extremo. Os locais mais apropriados para saltarem estão todos estudados e devidamente sinalizados.


Mas porque é que não tiram o curso em Tancos? Pessoal e material há lá de certeza absoluta. Tiram cursos civis? Não sei, acho apenas estranho.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20215
  • Recebeu: 2982 vez(es)
  • Enviou: 2230 vez(es)
  • +1325/-3460
(sem assunto)
« Responder #19 em: Abril 07, 2009, 03:11:39 pm »
Citação de: "Trafaria"
Citar
Em relação ao GOE, vi um artigo no CM em que realmente aparecia uns quantos a saltarem em Belas (acho que era um Dia da Unidade) mas com calote tipo asa (ou seja, Salto de Abertura Manual).

São CQ/Intruder.


 :wink:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #20 em: Abril 07, 2009, 05:17:56 pm »
Citar
Mas porque é que não tiram o curso em Tancos? Pessoal e material há lá de certeza absoluta. Tiram cursos civis? Não sei, acho apenas estranho.

Não sei,
Não podemos excluir que pouco do que é militar tem préstimo do ponto de vista policial. Sei que isto custa engolir a alguns mas acreditem que são duas realidades completamente à parte.

O curso básico de pára-quedismo poderia muito bem ser tirado em Tancos, como noutro lado qualquer, não faria diferença. As diferenças fazem-se depois na especialização onde, julgo, os militares pouco ou nada de útil poderiam ajudar ou acrescentar aos instrutores do GOE e das unidades congéneres com as quais possui protocolos de formação e de troca de experiencias.

Penso que a não ida desses polícias à ETP se fica principalmente a dever ao facto de tal não ser preciso, porque entre o pessoal que concorre ao GOE se encontre um bom e suficiente rácio já com curso básico de pára-quedismo (seja civil ou da tropa).
::..Trafaria..::
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20215
  • Recebeu: 2982 vez(es)
  • Enviou: 2230 vez(es)
  • +1325/-3460
(sem assunto)
« Responder #21 em: Abril 07, 2009, 06:05:09 pm »
Trafaria, acho que não é preciso dizer-te que uma coisa é um curso de Pára-quedismo Militar como nós fazemos em Tancos, outra coisa é o Curso SOGA. Se o GOE acha que a solução que encontrou é a melhor (seja ela qual for), então não há problema da minha parte. Agora se é só por causa de uma guerra de quintas...aí está mal. Como não sei, remeto-me ao silêncio.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #22 em: Abril 07, 2009, 06:51:50 pm »
Não é uma questão de quintas, no caso, e mediante a minha apreciação não o é.

Com certeza que em Portugal ninguém melhor que os formadores da ETP poderá dar instrução de Saltos Operacionais a Grande Altitude. Tal como suponho que ninguém melhor que os da EPC formará pessoal em Carros de Combate e afins, ninguém melhor que os da EPA em obuses e similares, e por ai fora…

Mas que interesse e utilidade pratica teria isso para a policia? Essa é que é a questão, e não se esses militares sabem do seu ofício e têm os meios (não tenho duvida de que sabem e que os têm).
::..Trafaria..::
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
(sem assunto)
« Responder #23 em: Abril 07, 2009, 07:19:09 pm »
Citação de: "Trafaria"
Mas que interesse e utilidade pratica teria isso para a policia? Essa é que é a questão, e não se esses militares sabem do seu ofício e têm os meios (não tenho duvida de que sabem e que os têm).


A minha dúvida (e penso que é a mesma do Cabeça de Martelo) é que saltar de pára-quedas, é saltar de pára-quedas e ponto final, não se faz o trabalho de policia ou de soldado no ar mas sim no solo, o pára-quedas é só a maneira de colocar esse operacional (seja ele policia ou soldado) no solo.

E então eu pergunto uma coisa, caso fosse necessário colocar o pessoal do GOE numa qualquer ilha portuguesa quem é que os levaria? É que eu saiba a PSP não possui aviões c34x ), então não teria lógica que o curso de pára-quedismo (automatico ou manual) do GOE fosse o igual ao dos Pára-quedistas em que tem tudo a ver com as aeronaves da Força Aérea?
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #24 em: Abril 07, 2009, 09:28:30 pm »
A PSP quando nao tem aluga, paga. Nao quer isso dizer que tenha que ser obrigatoriamente a Força Aérea a fornecer os meios aereos quando deles precisa e que ainda nao possui. E porque é que teria que ser?

Ultimamente tem recorrido até mais a meios da EMA, Empresa de Meios Aéreos, S. A do que da Força Aérea. Mas tambem recorrem à Protecção Civil e a outras  empresas que os alugam.

Quanto aos pára-quedistas reafirmo o que disse anteriormente: entre os agentes que concorrem ao GOE a percentagem dos que já dispõem dessa formação (básica) chega para as necessidades dessa unidade.
::..Trafaria..::
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +59/-46
    • http://forumdefesa.com
(sem assunto)
« Responder #25 em: Abril 07, 2009, 11:24:11 pm »
Citação de: "Trafaria"
A PSP quando nao tem aluga, paga. Nao quer isso dizer que tenha que ser obrigatoriamente a Força Aérea a fornecer os meios aereos quando deles precisa e que ainda nao possui. E porque é que teria que ser?



Numa situação de crise como a que refere o Lightning não estou a ver o GOE a ser colocado no T.O. a não ser com aviões da FAP.
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
(sem assunto)
« Responder #26 em: Abril 08, 2009, 12:44:29 am »
Citação de: "Trafaria"
A PSP quando nao tem aluga, paga. Nao quer isso dizer que tenha que ser obrigatoriamente a Força Aérea a fornecer os meios aereos quando deles precisa e que ainda nao possui. E porque é que teria que ser?

Ultimamente tem recorrido até mais a meios da EMA, Empresa de Meios Aéreos, S. A do que da Força Aérea. Mas tambem recorrem à Protecção Civil e a outras  empresas que os alugam.


Eu segui o raciocinio da sua mensagem anterior, isto é, o GOE tem curso de pára-quedismo devido à necessidade de colocar agentes nos arquipelagos dos Açores e Madeira caso não haja pistas disponiveis, os Kamov não tem autonomia para lá ir e voltar (nem o EH101 tem), mas é verdade que já vi pessoal da PSP (penso que seja do GOE) a fazer rapel dos Kamov, mas eu estava a referir-me à possibilidade de uso real de saltos de pára-quedas numa operação nas ilhas já que cá não deve ser necessário, podem ser helitransportados como você disse e muito bem, pelos helicopteros da EMA.
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
(sem assunto)
« Responder #27 em: Abril 08, 2009, 01:44:51 am »
Ouço dizer que desde meados dos anos 80 quando todas as ilhas passaram a ter pistas e de qualidade que a questão do pára-quedismo no GOE deixou de ser uma questão critica. POde levar-se o pessoal para uma ilha vizinha e a partir dai usar meios locais (aéreos ou outros) para os transportar para o local da crise.

Pelo sim (e nunca pelo não) mantém-se a valência.
::..Trafaria..::
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11077
  • Recebeu: 2352 vez(es)
  • Enviou: 3260 vez(es)
  • +740/-1032
(sem assunto)
« Responder #28 em: Abril 08, 2009, 05:16:01 pm »
Citação de: "Trafaria"
Ouço dizer que desde meados dos anos 80 quando todas as ilhas passaram a ter pistas e de qualidade que a questão do pára-quedismo no GOE deixou de ser uma questão critica. POde levar-se o pessoal para uma ilha vizinha e a partir dai usar meios locais (aéreos ou outros) para os transportar para o local da crise.

Pelo sim (e nunca pelo não) mantém-se a valência.


Está certo, tem lógica.
 

*

fabio_lopes

  • 204
  • +0/-0
boas
« Responder #29 em: Abril 09, 2009, 08:01:41 pm »
Em relaçao ao brevet hoje vi uma raportagem/entrevista acerca da operaçao da pascoa onde o tenente da gnr do qual nao me recordo do nome tinha o brevet de para-quedista..
cumps
Tudo por aquilo que sonho...

tratem me por tu sff