Modernização dos Puma: fará sentido?

  • 20 Respostas
  • 7888 Visualizações
*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8528
  • Recebeu: 1621 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +938/-7272
Modernização dos Puma: fará sentido?
« em: Fevereiro 11, 2008, 11:13:02 am »
Caros foristas, li recentemente num site que terá ocorrido com bastante sucesso um upgrade feito aos Seaking Commando britânicos que, básicamente, consistiu na instalação de novas pás de rotor, com nova geometria e materiais, tendo conseguido aumentos de desempenho notáveis, para o mesmo motor (ganhos de 80km/h) na velocidade, capacidade de carga e desempenho em altitude e a maiores temperaturas.

Pergunto-vos, portanto, se faria sentido efectuar tal upgrade nos Puma ou se as células estão tão cansadas que tal não se justifica.
Isto no sentido de tentar obter uma capacidade suplementar que seja realista, face ao para mim improvável fornecimento de NH90.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

Get_It

  • Investigador
  • *****
  • 2275
  • Recebeu: 528 vez(es)
  • Enviou: 466 vez(es)
  • +836/-827
Re: Modernização dos Puma: fará sentido?
« Responder #1 em: Fevereiro 11, 2008, 07:01:33 pm »
Eu cá pergunto-vos: precisamos dos PUMA?

Se fosse necessário uma alternativa no caso de surgirem problemas com os EH-101 valeria a pena; agora para outro cenário sem ser este não vejo justificação para reactivar o que resta da frota PUMA.

Começando pelas missões de protecção civil, acho que não faz sentido estar a reactivar os PUMA quando já compramos dois modelos de helicópteros para a EMA. Quanto a substituir o NH-90, ou preencher o espaço até que estes entrem ao serviço, também não acho que valha a pena. Se for pelo facto de precisarmos urgentemente de helicópteros para o pessoal do UALE, então deveríamos era estar a adquirir helicópteros ligeiros o mais depressa possível. Agora, se o motivo for -- como foi mencionado acima -- para suplementar a nossa capacidade de transporte aéreo, não compreendo; pois mesmo para missões no estrangeiro não vejo o governo a enviar helicópteros para o Afeganistão ou para onde quer que seja.

Cumprimentos,
:snip: :snip: :Tanque:
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8528
  • Recebeu: 1621 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +938/-7272
(sem assunto)
« Responder #2 em: Fevereiro 11, 2008, 08:03:56 pm »
Obrigado, Get it! :wink:
Eu procurava enquadrar esses helis no UALE, de facto.
E sabendo que a NATO precisa urgentemente de helicópteros poderia ser uma solução eventualmente eficaz. Mas deixo isso a quem melhor percebe do tema.

Já agora deixo aqui o artigo que mencionei anteriormente:

Saturday, 2 February 2008
The Saturday "toy"

We wrote about them in early December, and here they are in the flesh, the fabled "Carson" blades, attached to real live helicopters.

The picture, courtesy of the MoD, shows two Royal Navy Sea King HC Mk4 support helicopters, currently being deployed on operations in Afghanistan, and the story is that they "are benefiting from greatly improved performance thanks to new composite rotor blades increasing carrying capacity and speed."

This, in fact, is a minor technological miracle, transforming these venerable workhorses into more powerful machines, able to take their place in the front line of Afghanistan, significantly adding to the capabilities there.

The "miracle" is the US-designed Carson composite blades which, together with a new AgustaWestland five-bladed tail rotor, increases hover performance by 2,000lb and forward speed by up to 49 knots, all without increasing engine power.

At a cost of £5.25 million, carried out under the UOR programme, this, says the MoD, allows the Sea King to undertake a wider range of tasks in a demanding operational environment, proving a great asset to UK and other NATO forces conducting operations in Afghanistan.

Needless to say, ignored by the MSM, this is a small but important good news story and one that shows that the news is not always bad.


http://defenceoftherealm.blogspot.com/
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

dragonfly

  • 17
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #3 em: Fevereiro 11, 2008, 10:31:27 pm »
Estimados:


Algumas perguntas desde o Uruguay...


Qual o estado dos PUMAS da FAP? estão no serviço ativo ou ja estão retirados, no deposito?

Acaso pelos anos 90 ja não se efetuou uma reforma nos mesmos, com a mudança de motor e reformas estruturais?

Possuiam somente capacidade SAR ou tinham possibilidades de serem armados?

Saudações!
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5350
  • Recebeu: 728 vez(es)
  • Enviou: 730 vez(es)
  • +509/-2608
(sem assunto)
« Responder #4 em: Fevereiro 11, 2008, 10:39:41 pm »
Portugal desde 2006, pôs em depósito cerca de 10 a 12 helicopteros puma, as principais funções destes helicopteros era o transporte de tropas e SAR, quanto a estar armados, posso estar enganado, mas acho que nem na guerra colonial eles andaram armados.

Cump.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

dragonfly

  • 17
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #5 em: Fevereiro 12, 2008, 05:19:17 pm »
Obrigado pela resposta!
Eles tem o motor dos Super Pumas?



Alias, com certeza  vcs devem estar muito orgulhosos dos seus flamantes EH 101, e com razão!

Que helicoptero fabuloso!

saudações
 

*

lurker

  • Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #6 em: Fevereiro 12, 2008, 08:47:11 pm »
Havia 10 Puma activos. Um foi ou irá para o Museu da FAP, os outro 9 estão em depósito à espera de destino.

Os nossos Puma têm as turbinas Makila 1A1 dos Super Puma, as pás do rotor também são mais modernas e não sei que mais pozinhos levaram.

As células estão em bom estado.
Simplesmente é uma aeronave que, apesar dos excelentes serviços que nos prestou é limitada para as nossas necessidades de SAR e para os padrões modernos de transporte tático.

Também é uma aeronave antiga, com uma manutenção algo cara e com tendência a ficar mais cara à medida que for sendo substituida por outros operadores.

É pena, tendo em conta o bom serviço que nos prestou, mas realmente é uma aeronave cujo tempo nas nossas FA passou.
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4876
  • Recebeu: 411 vez(es)
  • Enviou: 81 vez(es)
  • +266/-5978
(sem assunto)
« Responder #7 em: Fevereiro 12, 2008, 09:12:17 pm »
Este relatório já por ai anda, não sei onde :wink:

Relatório de Avaliação – Pumas

E agora pergunto :arrow:

Quantos milhões já foram deitados ao lixo?
Potius mori quam foedari
 

*

lurker

  • Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #8 em: Fevereiro 12, 2008, 09:32:55 pm »
Em relação a quê?
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4876
  • Recebeu: 411 vez(es)
  • Enviou: 81 vez(es)
  • +266/-5978
(sem assunto)
« Responder #9 em: Fevereiro 12, 2008, 09:46:33 pm »
Citação de: "lurker"
Em relação a quê?


Podiam ter ido para o UALE, podiam ter ido para o MAI, o único senão é que a FAP não tinha capacidade para operar os aparelhos.
Potius mori quam foedari
 

*

lurker

  • Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #10 em: Fevereiro 12, 2008, 10:06:55 pm »
Usar os Puma para o UALE era o mesmo que mandar os Leopard II de volta para Holanda ficar com os M-60...
Ambos são helicópteros, mas como deve imaginar a performance e protecção que o SA-330 Puma oferecem não se comparam às do NH-90.

Quanto ao MAI, era possivel e mais barato no imediato mas acho a médio prazo comprar novos helicópteros foi o melhor investimento.
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4876
  • Recebeu: 411 vez(es)
  • Enviou: 81 vez(es)
  • +266/-5978
(sem assunto)
« Responder #11 em: Fevereiro 12, 2008, 10:18:56 pm »
Citação de: "lurker"
Usar os Puma para o UALE era o mesmo que mandar os Leopard II de volta para Holanda ficar com os M-60...
Ambos são helicópteros, mas como deve imaginar a performance e protecção que o SA-330 Puma oferecem não se comparam às do NH-90.

Quanto ao MAI, era possivel e mais barato no imediato mas acho a médio prazo comprar novos helicópteros foi o melhor investimento.


Pois, mais vale ficar até 2014 à espera dos NH90, em finais de 2000 quando fui para lá os ligeiros já estavam a chegar :roll:  

E quanto á entrega deles ao MAI, apenas li o relatório e as suas conclusões :roll:

E dai eu diga que tanto davam para o MAI como para o UALE.
Potius mori quam foedari
 

*

CyruS

  • 59
  • +0/-0
    • http://www.esas.ws
(sem assunto)
« Responder #12 em: Fevereiro 12, 2008, 10:19:11 pm »
E se o Ministério da Administração Interna usasse os Pumas que estão em depósito para o combate aos fogos florestais, em vez de gastar milhões em aparelhos alugados? Não seria mais rentável?  Não seria uma solução mais protectora do erário público?
São apenas dúvidas que eu, sem perceber um cú do assunto, coloco a quem perceba do caso.
 

*

lurker

  • Perito
  • **
  • 427
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #13 em: Fevereiro 12, 2008, 11:05:33 pm »
Em retro-espectiva, usar os Puma para o UALE não teria sido má ideia.
Mas isto é com o beneficio da retro-espectiva. No momento das decisões, desde que os Puma sairam de serviço da FAP que os NH-90 estão "quase a chegar" e não vale a pena investir nos Puma.
Neste momento, "quase a chegar" é 2012...

Teriam de haver investimentos para o UALE receber os Puma para depois deitar o investimento ao lixo para receber os NH-90.

As próprias aeronaves estão quase a precisar de uma "revisão geral", orçada em 2.5M EUR cada.

Quanto ao relatório, eu concordo consigo e com o relatório que seria possivel e mais barato a curto prazo utilizar os Puma.

Só discordo em que acho a médio prazo seria melhor para o país adquirir helicópteros novos em vez de manter os Puma, que é uma possibilidade que não está prevista no relatório. :)
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4876
  • Recebeu: 411 vez(es)
  • Enviou: 81 vez(es)
  • +266/-5978
(sem assunto)
« Responder #14 em: Fevereiro 12, 2008, 11:15:19 pm »
Citação de: "lurker"
Em retro-espectiva, usar os Puma para o UALE não teria sido má ideia.
Mas isto é com o beneficio da retro-espectiva. No momento das decisões, desde que os Puma sairam de serviço da FAP que os NH-90 estão "quase a chegar" e não vale a pena investir nos Puma.
Neste momento, "quase a chegar" é 2012...

Citação de: "UALE"
Está previsto equipar a UHE/BrigRR com 6 helicópteros ligeiros, até 2012 e 10 helicópteros médios NH-90, até 2014.

Do site do Exército, página do UALE, no historial (o que não deixa de ter a sua piada)

Citação de: "lurker"
Teriam de haver investimentos para o UALE receber os Puma para depois deitar o investimento ao lixo para receber os NH-90.

As próprias aeronaves estão quase a precisar de uma "revisão geral", orçada em 2.5M EUR cada.

Se calhar na altura devida, finais de 2005, ficavam ao serviço por mais 10 anos :)[/quote]

Vamos ver se os Kamov não vão dar barraca c34x
Potius mori quam foedari