Acho que esse avião extra pode ter várias razões, uma é porque o governo quer e pronto .
Mas de um ponto de vista operacional esta esquadra nova pode vir a ter duas novas missões que a 501 não têm, que são o reabastecimento aéreo (onde se pode incluir uma aeronave atribuida à Europa),e pode ser o combate a incêndios com sistema MAFFS (vejo isto apenas no plano publicitário, pois já se falou nas limitações deste sistema, mas por pressão política já não digo nada).
Os MAFFS, dos 390, para os combates aos FF, vão ser á semelhança dos sistemas que compramos para os C's um completo desperdício de dinheiros públicos,
á semelhança da compra dos seis 390, diga-se de passagem.
Desde que esses sistemas, foram comprados para a frota C quantas missões de combate aos FF foram efectuadas pelas ditas aeronaves ??
Que percentagem de agua/retardante foi despejada por estes sistemas, durante uma, duas, dez, vinte, épocas de combate aos FF, comparativamente com as restantes frotas e no total das descargas/quantidades ?
Quantas descargas/quantidades de agua/retardante, foram efectuadas por HV ?
Comparando com os hidroaviões, lig/Médios/pesados e com os Helis lig/médios/pesados foi a frota C, equipada com o MAFFS, mais rápida/rentável nos turnarounds,
o tempo que medeia entre a primeira e segunda/terceira....descarga, para o mesma zona/area/objectivo tendo em conta o total dos Kgs/Tons do liquido descarregado, foi inferior aos tempos das restantes frotas para um mesmo peso e distância? Em termos de autonomia, quantas HV/descargas/peso pode um C ou um 390 efectuar num cenário desses VS os outros tipos de aeronaves até necessitar de ser rebastecido ?
Qual o tempo necessário para reabastecer um C ou um 390 comparativamente com as restantes aeronaves de combate aos FF ?
Quando tivermos um estudo sobre estes e outros pontos, e que as conclusões demonstrem a utilidade/supremacia do MAFFS, então sim podemos optar por esse sistema mas posso adiantar que mesmo a transportar 12/15 tons de liquido/ataque/descarga, num voo de 10 minutos, até um AT, com 20% dessa capacidade
é muito mais útil, rentável, preciso e com um custo de HV muito inferior, tendo em conta a capacidade transportada, que um C ou um 390 com MAFFS.
Para os politicos, que quando compram estas tretas esbanjam o nosso dinheiro, posso dizer-vos que na Aviação está tudo inventado, e, especificamente nos combates aos FF, se Portugal necessita de aeronaves médias/pesadas adequadas a essa missão e até outras, façam uma viagem até ao Canadá e perguntem aos que sabem pois trabalham com elas e aos que as fabricam, quais as mais indicadas que eles ensinam-vos.
Abraços