SAAB JAS 39 Gripen E/F (F-39)

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #75 em: Março 20, 2020, 12:13:26 am »
A SELEX vai passar a biblioteca de IFF para o Brasil?
Já percebi que não.

Desculpem o spam.
 

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Vitor Santos

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #76 em: Março 27, 2020, 02:43:39 am »
Produção do Gripen F em andamento


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A Saab realizou o primeiro corte de metal para a versão do caça de dois lugares (biposto), o Gripen F, estabelecendo um marco importante no Programa

O Gripen F está em desenvolvimento para a Força Aérea Brasileira (FAB) e compartilha do mesmo design e recursos avançados do Gripen E, mas com um assento, displays e controles para um segundo piloto. O Gripen F tem tanto um modo de treinamento para instruções de um único membro e um modo onde os dois membros da equipe dividem o trabalho com duas diferentes configurações do display.

A primeira peça foi fabricada recentemente nas instalações da Saab, em Linköping, Suécia, e será usada na seção de dutos de ar, localizada logo atrás do cockpit da aeronave.

“Esse é um marco importante para o projeto Gripen, pois demonstra que a fase de desenvolvimento está acontecendo adequadamente. Isso sinaliza o início da produção da aeronave de dois lugares, o Gripen F, muito aguardado pela Força Aérea Brasileira”, diz o Coronel Renato Leite, integrante da Força Aérea Brasileira e chefe do Grupo de Acompanhamento e Controle da Saab (GAC-Saab).

O Programa Gripen F acontece em conjunto entre a Saab e as empresas parceiras brasileiras Embraer, AEL Sistemas, Akaer e Atech. Atualmente, cerca de 400 engenheiros estão trabalhando no desenvolvimento do Gripen F, principalmente no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN, do inglês Gripen Design and Development Network), localizado na planta fabril da Embraer em Gavião Peixoto, interior de São Paulo. A fabricação ocorrerá na Suécia e no Brasil.

“Este foi um trabalho de equipe onde tivemos muitas pessoas dedicadas, tanto na Suécia como no Brasil, construindo o caminho para este importante marco da nova versão do Gripen. Estes marcos são momentos especiais devido a sua raridade e faz com que estejamos realizados”, diz Jonas Hjelm, head da Saab Aeronautics.

O Brasil encomendou 28 caças monoposto (um assento) Gripen E, que serão entregues no Brasil a partir de 2021, e 8 caças Gripen F, com entregas acontecendo a partir de 2023.

O Gripen F também está sendo oferecido pela Saab para o governo da Finlândia para o programa de substituição de caças.

 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2020/03/26/producao-do-gripen-f-em-andamento/
 

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Vitor Santos

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #77 em: Março 28, 2020, 04:49:28 pm »
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #78 em: Abril 02, 2020, 06:31:21 pm »
Gripen E: engenheiros brasileiros realizam primeiro ensaio em voo

Engenheiros de teste brasileiros junto ao Gripen E

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Os engenheiros de teste brasileiros estão no meio do programa de transferência de tecnologia no departamento de Ensaios em Voo da Saab Aeronautics, na Suécia. Recentemente eles conduziram o primeiro ensaio em voo no Gripen E, em um voo com quase duas horas de duração

Em outubro de 2019, os engenheiros da Embraer estiveram em Linköping, base do departamento de Ensaios em Voo da Saab Aeronautics, para trabalhar em sistemas táticos do Gripen E. Com os estudos teóricos e com a experiência do treinamento prático, os engenheiros agora já progrediram para o teste prático de voo.

O voo que ocorreu no mês passado, com o primeiro Gripen E Brasileiro (designado 6001 pela Saab), foi o chamado voo de verificação geral (ou shake down, como é conhecido em inglês), destinado a testar o Head Up Display (HUD), o novo altímetro de radar e as funções de edição em todos os níveis.


 
“O time brasileiro deu um grande passo na direção correta desse teste conjunto. Nós testamos muitas funções novas, que beneficiam tanto o programa brasileiro como o sueco, mas o teste mesmo foi liderado pela primeira vez pelos engenheiros de teste brasileiros”, disse Mikael Olsson, Head do departamento de Ensaio em Voo.

“Estamos muito felizes em ter realizado a primeira sessão de voo no Gripen E. Num primeiro momento, foi estressante monitorar todos os dados online do ensaio em voo, pois tem muitas coisas para acompanhar ao mesmo tempo. Mas agora estou aliviado e sentindo muita satisfação, visto que a execução foi como planejamos”, disse Denner Cunha, Engenheiro de ensaios em voo da Embraer, que fez parte do time que conduziu o voo.

Mais ensaios em voo estão à espera dos engenheiros brasileiros, tanto nas aeronaves como em simuladores, buscando tornar esses engenheiros independentes de acordo com os procedimentos da Saab. A partir do meio do ano, o programa de transferência de tecnologia deles será concluído e eles voltarão para o Brasil.

“Nós esperamos que no final deste ano, os engenheiros brasileiros estejam prontos para conduzir os ensaios em voo de sistemas táticos no Centro de Ensaios em Voos do Gripen (GFTC, do inglês Gripen Flight Test Center), no Brasil. Entraremos em uma fase emocionante, então agora devemos estabelecer as bases para permitir que eles construam boas relações e network com a Saab. Estes são fatores essenciais que garantirão o sucesso da continuidade do trabalho conjunto”, sinalizou Anna Arildsson, Gerente de Sistemas Táticos no Departamento de Ensaio de Voo.

“Você não consegue aprender tudo somente lendo manuais e processos – você precisa trabalhar e colocar ‘a mão na massa’ na operação. Isto foi algo que conseguimos realizar durante nosso primeiro ensaio em voo”, acrescentou Denner.


Sobre o Programa

O Programa Gripen Brasileiro inclui um grande e efetivo programa de transferência de tecnologia. Até 2025, mais de 350 engenheiros brasileiros e técnicos de empresas parceiras, vão participar de treinamentos teóricos e práticos na Saab, em Linköping (Suécia). Até agora, cerca de 200 engenheiros já foram treinados na Suécia. Eles já voltaram ao Brasil e a maioria está trabalhando no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN, do inglês Gripen Design and Development Network), localizado na planta da Embraer, em Gavião Peixoto.

FONTE: Saab / https://www.aereo.jor.br/2020/04/02/gripen-e-engenheiros-brasileiros-realizam-primeiro-ensaio-em-voo/
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #79 em: Abril 09, 2020, 03:53:44 pm »
Primeiro voo de teste do Gripen E realizado por engenheiros brasileiros


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Após muitos estudos teóricos e treinamentos práticos, os engenheiros de ensaios em voo da Embraer Defesa e Segurança, que estão participando do Programa de Transferência de Tecnologia, realizaram o primeiro ensaio em voo no Gripen E, na Suécia. Confira mais um marco no Programa Gripen.

O voo que ocorreu no mês passado, com o primeiro Gripen E Brasileiro (designado 6001 pela Saab), foi o chamado voo de verificação geral (ou shake down, como é conhecido em inglês), destinado a testar o Head Up Display (HUD), o novo altímetro de radar e as funções de edição em todos os níveis.

O Programa Gripen Brasileiro inclui um grande e efetivo programa de transferência de tecnologia. Até 2025, mais de 350 engenheiros brasileiros e técnicos de empresas parceiras, vão participar de treinamentos teóricos e práticos na Saab, em Linköping (Suécia).

Até agora, cerca de 200 engenheiros já foram treinados na Suécia. Eles já voltaram ao Brasil e a maioria está trabalhando no Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (GDDN, do inglês Gripen Design and Development Network), localizado na planta da Embraer, em Gavião Peixoto.

 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2020/04/09/video-primeiro-voo-de-teste-do-gripen-e-realizado-por-engenheiros-brasileiros/

 
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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #80 em: Maio 08, 2020, 07:31:22 pm »
VÍDEO: Saab Colaboração Real – 3ª temporada


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A Saab lançou a 3ª temporada da websérie Colaboração Real!

Ao longo dos episódios, serão apresentados detalhes do Gripen Brasileiro e abordar a importância do caça para a Força Aérea Brasileira.

Os temas abordados serão a alta disponibilidade, guerra eletrônica, desempenho, soluções inteligentes de manutenção, transferência de tecnologia, entre outros.

A aquisição dos 36 aviões caças pela Força Aérea Brasileira representa um enorme salto tecnológico para a indústria brasileira, por meio de um extenso programa de transferência de tecnologia, que vai permitir que aviões supersônicos sejam desenvolvidos, produzidos e mantidos também aqui no Brasil.


 :arrow:   https://www.aereo.jor.br/2020/05/08/video-saab-colaboracao-real-3a-temporada/
« Última modificação: Maio 08, 2020, 07:32:33 pm por Vitor Santos »
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #81 em: Maio 21, 2020, 10:21:37 pm »

Colaboração Real 3 - Episódio 1: A importância do Gripen para a Força Aérea Brasileira
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #82 em: Junho 04, 2020, 08:33:29 pm »
Colaboração Real 3 – Episódio 2: A preparação da Ala 2 para a chegada do Gripen


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Estamos todos mobilizados para a chegada do novo Gripen Brasileiro. Pensando em cada detalhe – tanto para recebê-lo como para operar o caça.

Com isso, está ocorrendo uma preparação da infraestrutura em Anápolis até o treinamento dos pilotos do Gripen.

Confira os detalhes desta preparação no segundo episódio da websérie Colaboração Real 3!

 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2020/06/04/colaboracao-real-3-episodio-2-a-preparacao-da-ala-2-para-a-chegada-do-gripen/

 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #83 em: Junho 18, 2020, 09:33:51 pm »
Colaboração Real 3 – Episódio 3: O alto desempenho do Gripen na defesa do Brasil


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São muitos os requisitos que uma aeronave precisa cumprir para garantir a defesa do espaço aéreo.

O Gripen, com seu alto desempenho, não só será capaz de atender todos os requisitos, mas também aumentará a capacidade de alcance da Força Aérea Brasileira.

Conheça mais sobre o novo caça que será responsável pela defesa do território brasileiro.


 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2020/06/18/colaboracao-real-3-episodio-3-o-alto-desempenho-do-gripen-na-defesa-do-brasil/
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #84 em: Junho 30, 2020, 12:32:53 am »
Primeiro Gripen brasileiro virá de navio


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Um navio trará ao Brasil o primeiro caça F-39 Gripen do país, previsto para chegar em outubro. A informação foi confirmada pela Saab em vídeo divulgado hoje, que revela também o primeiro voo do sete protótipo do avião de combate já encomendado pelas forças aéreas da Suécia e do Brasil.

Com sete protótipos, a fase de teste está acelerada. “Estamos em um período de intensa expansão de envelope em paralelo com testes táticos com todos os nossos sistemas em bordo, como radar, IRST e de guerra eletrônica”, conta Mikael Olsson, chefe da equipe de voos de teste da Saab.

O próximo passo é expandir os locais de testes. Além do espaço aéreo próximo à fábrica da Saab, na região central da Suécia, protótipos serão enviados para um outro local do país e para o Brasil, onde ficará baseado nas intalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP).

O planejamento prevê um ano de testes nas mãos de funcionários da Embraer e da Saab antes da primeira entrega para a Força Aérea Brasileira, prevista para ocorrer em 2021.

 :arrow:  https://www.edrotacultural.com.br/primeiro-gripen-brasileiro-vira-pelo-mar/

 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #85 em: Julho 03, 2020, 02:19:49 pm »
Colaboração Real 3 – Episódio 4: O Reabastecimento em Voo


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Com mais de 8 milhões de km² de território nacional, o reabastecimento em voo é obrigatório para um caça brasileiro.

O Gripen, por meio das missões de reabastecimento em voo, terá a capacidade de alcançar qualquer ponto do território, além de cumprir com outros requisitos primordiais.

Confira no vídeo abaixo o 4ª episódio da terceira temporada de Colaboração Real.

 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2020/07/02/colaboracao-real-3-episodio-4-o-reabastecimento-em-voo/

 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #86 em: Julho 07, 2020, 02:24:13 pm »
Saab inicia a produção do Gripen no Brasil


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A Saab Aeronáutica Montagens (SAM), primeira fábrica de aeroestruturas da Saab fora da Suécia para o novo caça Gripen no Brasil, atinge outro marco importante com o início da produção. No local, serão construídas seções do Gripen que serão entregues para a montagem final do caça na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP) e em Linköping, na Suécia.

Em 2014, a Saab assinou um contrato com o governo brasileiro para o desenvolvimento e produção de 36 aeronaves Gripen E/F. Em setembro do ano passado, a primeira aeronave brasileira Gripen E foi entregue para iniciar o programa de ensaios em voo. Agora, outro marco é alcançado quando a produção do Gripen começa na fábrica da SAM, localizada em São Bernardo do Campo (SP).

O cone de cauda e a fuselagem dianteira da versão monoposto (um assento) do caça Gripen são as primeiras aeroestruturas a entrarem em produção na SAM. Posteriormente, os freios aerodinâmicos, a fuselagem traseira, o caixão das asas e a fuselagem dianteira para a versão biposto (dois assentos) serão fabricados na SAM.

"Esse é outro resultado da Transferência de Tecnologia do Programa Gripen. Com base no treinamento prático e teórico de engenheiros e montadores brasileiros na Saab em Linköping, conseguimos estabelecer uma linha de produção altamente qualificada na SAM, seguindo os mesmos padrões que temos em nossa fábrica na Suécia", diz Jonas Hjelm, Head da Área de negócios da Saab Aeronautics.

Atualmente, a SAM conta com mais de 70 funcionários altamente qualificados, sendo que a metade já participou ou está participando do programa de Transferência de Tecnologia, na Suécia. Parte desses funcionários concluiu o treinamento e voltou para iniciar a produção no Brasil.

 :arrow:  https://saab.com/pt/region/brasil/sobre-a-saab-do-brasil/noticias-e-press-releases/feed-de-noticias-filtrada/2020/saab-inicia-a-producao-do-gripen-no-brasil/
 

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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #87 em: Julho 09, 2020, 02:36:35 am »
Sweden’s Saab Launches Gripen Fighter Jet Component Production In Brazil


Brazil is Saab's foreign launch customer for the next generation JAS 39 Gripen fighter and is an integral part of the program overall.

BY JAMIE HUNTERJULY 7, 2020

Swedish aviation firm Saab has started building parts for its new Gripen E fighter jet in South America. Saab Aeronáutica Montagens (SAM), the firm's first aerostructures plant outside of Sweden, has started production of key sections of the new fighter. The news represents a welcome boost for the Brazilian aerospace industry, which is experiencing unprecedented hardship due to the coronavirus pandemic.

Tail units and front fuselages of the single-seat Gripen E are the first components to enter into production at SAM, which is located in São Bernardo do Campo, Brazil. Subsequently, speed brakes as well as wing box and front fuselage sections for the two-seat F model will also be made here. These will then be delivered to the final assembly facilities at the Embraer plant in Gavião Peixoto, São Paulo, Brazil, as well as to, Sweden.

In 2014, Saab signed a contract with Brazil for 36 Gripen E/Fs, which that country has designated as F-39E/Fs with an additional requirement for 72 jets. The Swedish Air Force is also acquiring 60 Gripen Es, which it has designated as JAS-39Es. The first local Brazilian production work comes as Saab continues to make progress with the overall Gripen E/F program. In September 2019, the first Brazilian Gripen E was handed over in Sweden to the customer to begin flight-testing. The prototype two-seat F-model is now getting built in Linköping with Brazilian technicians working alongside Saab employees.

Saab won the Brazilian F-X2 competition in December 2013 and is initially supplying 28 single-seat Gripen Es and eight Gripen F two-seaters under a deal worth $4.8 billion. This includes an impressive transfer of technology that fully includes Brazilian defense companies. The project ultimately aims to generate 14,000 direct and indirect jobs.

Brazilian test engineers and pilots are currently in Linköping working alongside Saab employees ahead of the first aircraft being ferried to Brazil by the end of this year to join the Gripen Design and Development Network (GDDN). The prototype Gripen F will be delivered to Brazil in 2023 and it is designed to be used as a training platform as well as providing the extra capacity of a weapons systems officer (WSO) for complex mission sets, with both cockpits fitted with a new 19x8 inch touch-screen wide-area display (WAD).

Saab is renowned for its technology sharing and strong local industrial participation. Brazilian companies are involved with design and development of hardware and software for the new fighter. As the launch customer for the two-seat Gripen F, Brazil is engaged in a 50-50 split development between Saab in Sweden and the local GDDN.


Seven Gripen E test aircraft are now flying, the latest being serial 39-6004, which first flew in Sweden at the end of June. It follows the two-seat JAS 39D aircraft, serial 39-7, which serves as a technology demonstrator. The Gripen E prototype, serial 39-8, made its maiden flight on June 15, 2017, and then serial 39-9 flew on November 26, 2018, with 39-10 flown for the first time on June 10, 2019.

Saab flew the first Brazilian Gripen E, serial 39-6001/FAB 4100, on August 26, 2019, at Linköping. The first serial production aircraft, serial 39-6002, flew in November 2019, followed by 39-6004. Aircraft 39-6003 has not yet flown and it recently completed ground-based live-fire testing of the internal 27mm Mauser BK27 cannon.

With seven jets now supporting the flight-test program, Mikael Olsson, Saab’s Head of Flight Test and Verification, said the company is engaged in intensive envelope expansion testing in parallel with tactical testing of the Leonardo ES-05 Raven Active Electronically Scanned Array (AESA) radar, the infrared search and track (IRST), and electronic warfare system.

"We are now preparing to expand the Gripen E test program to include two more test sites," Olsson added. These are the new Gripen Flight Test Center in Brazil and a joint test facility with the Swedish Air Force and the FMV procurement agency in Sweden, which is set to commence a domestic customer verification and validation program from next year.

Sweden currently operates three wings of Gripen C/Ds and it plans to accept the first Gripen E in 2023. Existing Gripen C/Ds are likely to be retained in Swedish service until as late as 2040 to streamline the transition to the Gripen E and also to serve as a stepping-stone between basic fast jet training and the Gripen E on the front line. Sweden recently launched a project to replace its aging Saab Sk60 jet trainers, with a variety of options on the table including the Boeing/Saab T-7A Red Hawk and the Swiss Pilatus PC-21.

While the Gripen E has been controversially left out of the competition in Switzerland, and Slovakia has opted for the Lockheed Martin F-16V Viper, Saab is targeting a number of other international customers for export of the new fighter. This includes India, where Gripen E is in competition with a wide array of other fighter jet designs for a huge Indian Air Force contract.


It is also competing against the Boeing F/A-18E/F Super Hornet and Lockheed Martin F-35A in the Canadian Future Fighter Capability Project (FFCP) and it has formed an industrial team that will support its bid for the contract for 88 new fighters to replace its aging CF-18A/B+ Hornets. It includes IMP Aerospace and Defense, CAE, Peraton Canada, and GE Aviation.

Public Works and Procurement Canada will select a winner using a formula that assigns 20% to industrial offsets, 20% to cost, and the remaining 60% to the entry’s overall capability. Saab’s head of Gripen business unit Eddy De la Motte said the company’s bid in Canada is “intended to provide not only with NATO-interoperable aircraft, but also [to provide] long-term high-skilled jobs and a made-in-Canada solution”.

Meanwhile, Finland’s HX competition is another important target for Saab and its Gripen E/F. The Swedish fighter fits nicely into the Finnish Air Force’s concept of operations for missions from austere road bases, with small conscript teams and minimal infrastructure. Saab has also included its GlobalEye Airborne Early Warning and Control (AEW&C) aircraft in the competition that sees it facing opposing bids from the Lockheed Martin F-35, Boeing F/A-18E/F and EA-18G, Dassault Rafale, and Eurofighter Typhoon.

Regardless, Saab has a critical Gripen E/F launch customer and industrial partner with Brazil and there is something to be said that one of the world's most advanced fighters emanates at least partially from South America.

Contact the author: Jamie@thedrive.com

 :arrow:   https://www.thedrive.com/the-war-zone/34646/swedens-saab-launches-gripen-e-smart-fighter-component-production-in-brazil
« Última modificação: Julho 09, 2020, 02:48:33 am por Vitor Santos »
 

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« Responder #88 em: Julho 17, 2020, 01:00:14 am »
Colaboração Real 3 – Episódio 5: A Colaboração Homem-Máquina


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Um dos diferenciais do novo caça brasileiro Gripen está em sua capacidade de trabalhar de forma autônoma, fornecendo sugestões aos pilotos, que variam entre a seleção de armas e manobras complexas em uma situação de combate.

Confira neste 5º episódio como acontece essa colaboração entre caça e piloto.


 :arrow:   https://www.aereo.jor.br/2020/07/16/colaboracao-real-3-episodio-5-a-colaboracao-homem-maquina/
 
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Re: Saab Gripen E/F (F-39)
« Responder #89 em: Agosto 03, 2020, 07:05:22 pm »
Primeiro caça Gripen da FAB vai sobrevoar Brasília no Dia do Aviador


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Segundo informações contidas em uma reprodução de tela que circula nas redes sociais, o primeiro caça Saab F-39 Gripen (número de série 39-6001) da Força Aérea Brasileira deve voar sobre Brasília-DF no dia 23 de Outubro de 2020, Dia do Aviador.

O primeiro caça Gripen brasileiro chegará de navio em setembro no Porto de Navegantes, município brasileiro do estado de Santa Catarina, região sul do país. O município de Navegantes conta com o Aeroporto Internacional Ministro Victor Konder, importante terminal de cargas e passageiros.

De lá, o avião deve seguir em voo para as instalações da Embraer em Gavião Peixoto, interior de São Paulo-SP.

O Gripen E 39-6001 dará continuidade às campanhas de ensaio realizadas na Suécia relativas ao Programa Gripen Brasileiro.

 :arrow:  https://www.aereo.jor.br/2020/08/03/primeiro-caca-gripen-da-fab-vai-sobrevoar-brasilia-no-dia-do-aviador/