Na minha modesta opinião, o melhor heli para substituir o Alouette III de
acordo com as nossas possibilidades financeiras, seria a versão militar deste AW169, o AW169M.
Preço, desempenho, polivalência, última geração, sistema de controlo de vôo com 4 eixos, óptimo para fazer operações SAR costeiras, a cabine acomoda transversalmente até 2 macas com o restante pessoal, 8 lugares verdaeiros com assentos anti-choque etc. Com a grande vantagem de poder fazer treinamento (segundo o fabricante). Fala-se em 7/8 milhões a unidade que não está caro para o que é e pode fazer.
Acho-o muito superior ao H145M.
O seu posicionamento na classe das 4,5ton. situa-se entre o A109LUH (demasiado pequeno) e o AW139M.
Embora obviamente prefira o AW139M que é uma máquina formidável, mas naturalmente mais caro. Embora não esteja vocacionado para efectuar o treinamento dos pilotos.
Também já ouvi falar (vale o que vale) que eles estão a pensar optar pelo H120 ou Ecureuils. São malta para isso.