O ego português

  • 16 Respostas
  • 3880 Visualizações
*

Fábio G.

  • Investigador
  • *****
  • 1393
  • +3/-0
O ego português
« em: Junho 11, 2004, 02:11:35 pm »
TSF

Citar
• EURO 2004
O ego português
Lisboa está engalanada com bandeiras nacionais. Edifícios de residência, empresas, carros e taxis hasteiam a bandeira nacional. O Euro 2004 está a dar um novo ânimo ao ego português.
 
( 11 de Junho 04 )

Em vários locais de Lisboa estão a «florescer» as bandeiras nacionais. O verde e vermelho estão a decorar muitas fachadas e é crescente o número de veículos que também levam ao vento a bandeira nacional.

A pretexto do Euro 2004 o «ego» português está a ter uma dimensão próxima do que se passou quando da Expo 98 em Lisboa.

A adesão dos portugueses ao Euro e o apoio à selecção nacional torna-se evidente. Agora, cabe à organização do Europeu e à selecção nacional dar continuidade a este novo estado de espírito dos portugueses. Luiz Filipe Scolari pediu o apoio à equipa. Os portugueses esperam agora que técnico e jogadores correspondam.

Do ponto de vista do «negócio» esta «maré» de bandeiras está a ter efeitos positivos para os comerciantes.

Segundo uma reportagem da Lusa, a grande maioria das bandeiras que estão a ser vendidas são feitas na China porque as casas de fabrico nacional «não têm capacidade» para responder à procura.

O mesmo vendedor qualificou de «loucura» a corrida às bandeiras nacionais.

O apoio à selecção nacional estende-se a outras localidades do país.

É o caso de S. João da Madeira que ostenta a que pretende ser a maior bandeira de Portugal, com 210 metros quadrados.

A bandeira, com cerca de 17 metros de largura por 12 de
altura, preenche grande parte da fachada do edifício da Câmara Municipal.

 


Espero que este "ego" e esta furia continue a aumentar e ajude a selecção.
 

*

komet

  • Investigador
  • *****
  • 1662
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
(sem assunto)
« Responder #1 em: Junho 11, 2004, 02:16:05 pm »
Espero é que este patriotismo não se fique pelo futebol  :wink:
"History is always written by who wins the war..."
 

*

Rui Elias

  • Investigador
  • *****
  • 1696
  • +2/-2
(sem assunto)
« Responder #2 em: Junho 11, 2004, 02:17:49 pm »
E que sobtretudo se a prestação da Selecção não for tão positiva como todos esperamos, que não se caia na depressão colectiva.

Somos um estado-nação, e tal como outros povos, devemos orgulharmo-nos dos nossos símbolos, sem complexos.

Se os outros povos se orgulham...
 

*

dremanu

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +7/-18
(sem assunto)
« Responder #3 em: Junho 11, 2004, 05:23:13 pm »
VIVA PORTUGAL!!!!!

"Esta é a ditosa pátria minha amada."
 

*

JNSA

  • Analista
  • ***
  • 833
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #4 em: Junho 11, 2004, 05:26:53 pm »
Eu já comprei a minha bandeira... :wink:

E tive o cuidado de garantir que não era uma daquelas com pagodes em vez de castelos... :lol: ), da selecção, do seleccionador, dos árbitros, dos juízes, dos polícias, dos advogados, dos políticos....... :mrgreen:
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #5 em: Junho 11, 2004, 05:28:32 pm »
Citação de: "JNSA"
Eu já comprei a minha bandeira... :wink:

E tive o cuidado de garantir que não era uma daquelas com pagodes em vez de castelos... :lol: ), da selecção, do seleccionador, dos árbitros, dos juízes, dos polícias, dos advogados, dos políticos....... :twisted:  :twisted:
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

JNSA

  • Analista
  • ***
  • 833
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #6 em: Junho 11, 2004, 05:33:24 pm »
Não, não esqueci... :mrgreen:
 

*

dremanu

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +7/-18
(sem assunto)
« Responder #7 em: Junho 11, 2004, 05:36:42 pm »
Citação de: "JNSA"
Eu já comprei a minha bandeira... :wink:

E tive o cuidado de garantir que não era uma daquelas com pagodes em vez de castelos... :lol: ), da selecção, do seleccionador, dos árbitros, dos juízes, dos polícias, dos advogados, dos políticos....... :mrgreen:


Amar o país e a nossa cultura é uma coisa, criticar as personagens públicas é outra. Eu tb falo mal do governo, p'ra mim esses são os únicos que não prestam, visto que eles é que dão o pior exemplo a seguir.
"Esta é a ditosa pátria minha amada."
 

*

Ricardo Nunes

  • Investigador
  • *****
  • 1256
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 5 vez(es)
  • +3/-0
    • http://www.falcoes.net/9gs
(sem assunto)
« Responder #8 em: Junho 11, 2004, 05:40:00 pm »
Citação de: "JNSA"
Não, não esqueci... :cry: ;)=

1 grande abraço!
Ricardo Nunes
www.forum9gs.net
 

*

JNSA

  • Analista
  • ***
  • 833
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #9 em: Junho 11, 2004, 05:41:41 pm »
Citação de: "Ricardo Nunes"
Epah queria ver-te a repetir!!!


Eu sei, mas não me apeteceu fazer-te a vontade... :mrgreen:
 

*

JNSA

  • Analista
  • ***
  • 833
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #10 em: Junho 11, 2004, 05:43:39 pm »
Citação de: "dremanu"
Amar o país e a nossa cultura é uma coisa, criticar as personagens públicas é outra. Eu tb falo mal do governo, p'ra mim esses são os únicos que não prestam, visto que eles é que dão o pior exemplo a seguir.


Concordo, dremanu, mas o que eu queria dizer é que, depois das pessoas criticarem tudo neste país, parece que só sobra mesmo o ideal abstracto da pátria para amar... :wink:
 

*

JNSA

  • Analista
  • ***
  • 833
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #11 em: Junho 11, 2004, 05:44:46 pm »
Citação de: "JNSA"
parece que só sobra mesmo o ideal abstracto da pátria para amar...


Épa, como é que eu fui dizer uma coisa destas... :?   :lol:  :wink:
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7494
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • +4599/-871
(sem assunto)
« Responder #12 em: Junho 11, 2004, 10:43:55 pm »
Claro, que há interpretações para tudo, e também para as bandeiras nas janelas.

Há a interpretação do português que mesmo com deputados ilegitimos, mesmo com juizes desleixados, mesmo com politicos incompetentes, mesmo com a corrupção no futebol, mesmo com serviços caros e de má qualidade, mesmo assim, ainda põe uma bandeira na janela, se calhar porque há alguma coisa que ainda não foi corrompida, vendida ou repartida.

O Futebol é muito importante, mas não há fanáticos do futebol suficientes para espalhar tantas bandeiras pelo país fora.


Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

dremanu

  • Investigador
  • *****
  • 1254
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +7/-18
(sem assunto)
« Responder #13 em: Junho 11, 2004, 11:33:27 pm »
Citação de: "JNSA"
Citação de: "dremanu"
Amar o país e a nossa cultura é uma coisa, criticar as personagens públicas é outra. Eu tb falo mal do governo, p'ra mim esses são os únicos que não prestam, visto que eles é que dão o pior exemplo a seguir.

Concordo, dremanu, mas o que eu queria dizer é que, depois das pessoas criticarem tudo neste país, parece que só sobra mesmo o ideal abstracto da pátria para amar... :wink:


Ideal abstracto JNSA! Eu não acho a pátria um ideal abstracto, acho algo que é concreto e real. A pátria p'ra mim manifesta-se na língua que falo, na comida que como, nas minhas relações familiares, na apreciação estética que tenho por todo o tipo de arte tipica portuguesa, nos valores morais que recebi por parte da minha família, na relação que tenho a terra, etc.

Eu já viajei por muitos países, e quanto mais eu viajo e lido com outras culturas, mais eu gosto de ser Português, e mais eu valorizo o facto de existirem culturas diferentes umas das outras, e de eu fazer parte de uma cultura tão forte como é a nossa.

Em comparação ao que tem de gente por esse mundo fora que vivem numa confusão mental, sem saberem o que são, nem donde vêm, nem no que devem acreditar, ou até como devem viver, é muito bom ser Português, pelo menos temos uma base cultural forte, que em média nos prepara relativamente bem para vivermos no mundo real, e sabermos ter sucesso nas nossas vidas.

De vez em quando, acho que é necessário rever os nossos valores, e remodelar um pouco a nossa cultura para que se adapte aos novos ventos, mas sempre ser cuidado para não perder o que nos tem trazido tantos sucessos ao longo de séculos.
"Esta é a ditosa pátria minha amada."
 

*

JNSA

  • Analista
  • ***
  • 833
  • +1/-2
(sem assunto)
« Responder #14 em: Junho 11, 2004, 11:41:30 pm »
Citação de: "dremanu"
Ideal abstracto JNSA! Eu não acho a pátria um ideal abstracto, acho algo que é concreto e real. A pátria p'ra mim manifesta-se na língua que falo, na comida que como, nas minhas relações familiares, na apreciação estética que tenho por todo o tipo de arte tipica portuguesa, nos valores morais que recebi por parte da minha família, na relação que tenho a terra, etc.

Eu já viajei por muitos países, e quanto mais eu viajo e lido com outras culturas, mais eu gosto de ser Português, e mais eu valorizo o facto de existirem culturas diferentes umas das outras, e de eu fazer parte de uma cultura tão forte como é a nossa.

Em comparação ao que tem de gente por esse mundo fora que vivem numa confusão mental, sem saberem o que são, nem donde vêm, nem no que devem acreditar, ou até como devem viver, é muito bom ser Português, pelo menos temos uma base cultural forte, que em média nos prepara relativamente bem para vivermos no mundo real, e sabermos ter sucesso nas nossas vidas.

De vez em quando, acho que é necessário rever os nossos valores, e remodelar um pouco a nossa cultura para que se adapte aos novos ventos, mas sempre ser cuidado para não perder o que nos tem trazido tantos sucessos ao longo de séculos.


Dremanu, eu estou completamente de acordo consigo  :roll: