OS 180 ANOS DA LEGIÃO ESTRANGEIRA

  • 9 Respostas
  • 6675 Visualizações
*

Miguel Silva Machado

  • Perito
  • **
  • 485
  • +1/-0
    • http://www.operacional.pt/
OS 180 ANOS DA LEGIÃO ESTRANGEIRA
« em: Abril 28, 2011, 10:32:39 pm »
Corpo militar mítico a Legião Estrangeira francesa assinala em 30 de Abril de 2011, 180 anos de existência. Muitos portugueses serviram e servem na Legião e é lembrando-nos desses compatriotas que hoje aqui escrevemos sobre estes militares que se tornaram franceses “pelo sangue vertido” e não por nascimento.

http://www.operacional.pt/os-180-anos-d ... trangeira/

Miguel Silva Machado
http://www.operacional.pt/
 

*

Ranger1972

  • Membro
  • *
  • 124
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: OS 180 ANOS DA LEGIÃO ESTRANGEIRA
« Responder #1 em: Abril 29, 2011, 02:01:29 pm »
.
« Última modificação: Julho 03, 2011, 02:27:57 pm por Ranger1972 »
 

*

PILAO251

  • 184
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
Re: OS 180 ANOS DA LEGIÃO ESTRANGEIRA
« Responder #2 em: Abril 29, 2011, 08:28:31 pm »
Ça va camarade?

Sim li, e é sempre agradavel ver referencias à velha Legião.

P.S. - É, 2 REI-Corte e 1 Rei-Aubagne
 E não vou poder estar em Belem este ano.
 

*

Ranger1972

  • Membro
  • *
  • 124
  • Recebeu: 4 vez(es)
  • Enviou: 1 vez(es)
  • +0/-0
Re: OS 180 ANOS DA LEGIÃO ESTRANGEIRA
« Responder #3 em: Abril 30, 2011, 08:55:04 pm »
.
« Última modificação: Julho 03, 2011, 02:27:30 pm por Ranger1972 »
 

*

Lusitanian

  • Membro
  • *
  • 281
  • +0/-0
Re: OS 180 ANOS DA LEGIÃO ESTRANGEIRA
« Responder #4 em: Junho 15, 2011, 01:16:22 pm »
Não quero de maneira nehuma denegrir estes militares, mas apesar de reconhecer que são competentes e fizeram o que tinham a fazer, entristeçe-me saber que alguns fujiram da Guerra de Ultramar, de defender a patria, para depois emigrarem e ingressar numa instituição militar...para servir outra pátria estrangeira...dá-me impressão que não queriam lutar por Portugal, mas aceitam ser sujeitos a situações de grande risco em serviço de outra nação. É contraditório e incompreesivel para mim. E quando disse "situações de grande risco", queria dizer que estes militares de Legião, estão constantemente em vários cenários de guerra, de variados tipos de clima e terreno.

Outra coisa tambem me entristeçe é ver um militar portugues da Legião reformado, a posar com uma bandeira de outra nação. Ou seja, não quero desrespeitá-los, e nem conheço os motivos de terem querido servir a Legião, mas se são portugueses porque razão hei-de ter orgulho neles, que dão a sua vida por uma nação estrangeira? Sobretudo de uns que quiseram fugir da Guerra de Ultramar?
Mereçem o meu respeito, mas como "compatriotas", não consigo chamá-los de portugueses de coração...
Quiseram ser de outra nacionalidade, e arriscar a vida por um país estrangeiro, é uma escolha deles, mas não posso de maneira nenhuma ter orgulho neles como portugues, sim merecem ser respeitados, e ter orgulho é só no facto de serem portugueses e terem-se destacado na Legião como aptos e capazes, agora por quererem ser franceses e arriscar a vida por outro estrangeiro, para mim não há interesse nenhum em recordá-los. Sei que é cruel dizer isto, mas prefiro dar mais atenção aos militares no Afeganistão, ou nos veteranos de Ultramar, do que nuns que quiseram ir embora e ser-se estrangeiros. Daí perceber muito bem o porquê de, no editurial, dizerem que não era bem visto na sociedade portuguesa, o facto de pertencerem á Legião Estrangeira Francesa. Acho que ainda hoje isso não é bem visto, é aceite, mas não bem visto. E com alguma razão... :|

Porém, merecem admiração por sobreviverem e terem esforçado. Não é fácil entrar na Legião, pelo que sei, e isso é admiravel. São tambem um bom aproveito de conhecimentos militares, para as próximas gerações no Exercito Português. Fiquem bem todos.
Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce.
Por Portugal, e mais nada!
Tudo pela Nação, nada contra a nação!
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1227/-3449
Re: OS 180 ANOS DA LEGIÃO ESTRANGEIRA
« Responder #5 em: Junho 15, 2011, 02:32:55 pm »
A tua capacidade de ler um texto e tirares as devidas ilações não é a melhor. Lê outra vez e com calma.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

PILAO251

  • 184
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-1
Re: OS 180 ANOS DA LEGIÃO ESTRANGEIRA
« Responder #6 em: Junho 16, 2011, 12:07:09 am »
Lusitan...

As coisas não são assim tão lineares, tão simples.
São muito, mas muito mais complexas do que tu possas pensar.
Grande parte do pessoal alistou-se APÓS, ter servido no Ultramar, advinha porque.
 Hoje as razões serão certamente outras.
Serve-se a França, mas não se jura fidelidade a França, mas sim à Legião.
Acredite que não é nada simplório como pretende transmitir, repare que há no fundo 3 tipos de alistados:
Os sobreviventes e desajustados filhos das grandes convulsões, os puramente aventureiros e os engajé-gamelle, isto é, quando a tripa ronca de fome, normalmente limpa-se o cú às convicções e outras patetices melo-gasosas.

Acredite a LEGIÃO É UM  REFÚGIO E UMA OPORTUNIDADE.
 

*

Lusitanian

  • Membro
  • *
  • 281
  • +0/-0
Re: OS 180 ANOS DA LEGIÃO ESTRANGEIRA
« Responder #7 em: Junho 16, 2011, 01:16:25 pm »
Ok acredito que haja coisas mais complexas, e sei muito bem que há, infelizmente, pessoas que estão de costas viradas para com as convicções e patria, e só querem é ser aventureiros, alistar-se na Legião e aventurar-se, mas não deixa de ser algo...estranho, pelo menos para mim, ver um portugues ter essa atitude. Pensava que isso era mais com os americanos e nórdicos.

Citar
quando a tripa ronca de fome, normalmente limpa-se o cú às convicções e outras patetices melo-gasosas.


Acredite a LEGIÃO É UM REFÚGIO E UMA OPORTUNIDADE.
Err...basicamente, quer dizer que alguns simplesmente querem ser mercenários, é isso?
Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce.
Por Portugal, e mais nada!
Tudo pela Nação, nada contra a nação!
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: OS 180 ANOS DA LEGIÃO ESTRANGEIRA
« Responder #8 em: Outubro 04, 2011, 01:52:57 am »
Olhando para isto chego a pensar se não foi uma pena e um desperdício que Salazar tenha politizado e arregimentado para si a nossa Legião Portuguesa. Não fora isso e muito provavelmente hoje teríamos uma legião de que nos orgulharíamos... Mas isto sou eu a divagar.
::..Trafaria..::
 

*

Trafaria

  • Investigador
  • *****
  • 2117
  • Recebeu: 139 vez(es)
  • Enviou: 112 vez(es)
  • +54/-1
Re: OS 180 ANOS DA LEGIÃO ESTRANGEIRA
« Responder #9 em: Outubro 04, 2011, 01:56:18 am »
Citação de: "Lusitanian"
Ok acredito que haja coisas mais complexas, e sei muito bem que há, infelizmente, pessoas que estão de costas viradas para com as convicções e patria, e só querem é ser aventureiros, alistar-se na Legião e aventurar-se, mas não deixa de ser algo...estranho, pelo menos para mim, ver um portugues ter essa atitude. Pensava que isso era mais com os americanos e nórdicos.

Citar
quando a tripa ronca de fome, normalmente limpa-se o cú às convicções e outras patetices melo-gasosas.


Acredite a LEGIÃO É UM REFÚGIO E UMA OPORTUNIDADE.
Err...basicamente, quer dizer que alguns simplesmente querem ser mercenários, é isso?

Não. De certa maneira está a lembra-nos que isso de ser "inútil/lateiro" não é exclusividade portuguesa.
Adoro o termo "engajé-gamelle" ... é lindo, muito bem apanhado.  :lol:
::..Trafaria..::