Classificar armas ligeiras

  • 29 Respostas
  • 9918 Visualizações
*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7494
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • +4598/-871
(sem assunto)
« Responder #15 em: Fevereiro 26, 2007, 10:38:04 pm »
Hmmm...
Não conheço o livro.

Alguém pode dizer se vale a pena ?

= =

Depois de ter passado pelo tal site ru.qualquer coisa, fiquei com os olhos em bico  :jaja2:  :jaja2:
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4878
  • Recebeu: 411 vez(es)
  • Enviou: 81 vez(es)
  • +267/-5991
(sem assunto)
« Responder #16 em: Fevereiro 26, 2007, 11:04:34 pm »
Citação de: "papatango"
Hmmm...
Não conheço o livro.

Alguém pode dizer se vale a pena ?



Pessoalmente, e isto depois de o adquirir, acho que a informação que contem não vale o preço.
Em relação aos erros que contem, o Luso é a pessoa mais indicada para os descrever.
Potius mori quam foedari
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7285
(sem assunto)
« Responder #17 em: Fevereiro 27, 2007, 09:50:55 am »
Uma obra de principiantes que não deve ser lida por principiantes.

http://www.forumdefesa.com/forum/viewto ... c&start=16
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7494
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • +4598/-871
(sem assunto)
« Responder #18 em: Fevereiro 28, 2007, 06:07:15 pm »
Depois de ter dado uma vista de olhos em sites sobre armas ligeiras e de ter ponderado as sugestões, concluí que não poderei utilizar o mesmo sistema para as armas ligeiras.

Assim, decidi separar para um lado as armas ligeiras e para outro as munições.

A questão da medida de potência em joules, passa assim para a munição.
A medida de potência da arma, poderá assim passar a ser medida om uma nota de 1 a 10, pois a potência de facto muda consoante o tipo de munição.

As armas serão agrupadas por:

Revolver
Pistola
Espingarda
Carabina
Metralhadora
Sub metralhadora
Espingarda de assalto
Caçadeira

Gostaria ainda de (se possível) colocar opções para o sistema de funcionamento da culatra.

Quais são os mais comuns ?
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-579
(sem assunto)
« Responder #19 em: Fevereiro 28, 2007, 08:21:08 pm »
Acho que o PT esta a complicar-se a vida, e a dos seus visitantes.

Julgo que seria melhor assim:

Armas de Mao: Revolvers,Pistolas

Armas Individuais: Espingardas de assalto,espingardas, Pistolas automaticas etc...

Armas colectivas: metrelhadoras ligeiras,pesadas

Armas AntiTanques: Law,Carl Gustav, Milan

Morteiros

Artilharia
 

*

Luso

  • Investigador
  • *****
  • 8530
  • Recebeu: 1623 vez(es)
  • Enviou: 684 vez(es)
  • +940/-7285
(sem assunto)
« Responder #20 em: Fevereiro 28, 2007, 08:29:54 pm »
PT, faça as fichas que depois ajudo-o no que precisar.
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7494
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • +4598/-871
(sem assunto)
« Responder #21 em: Fevereiro 28, 2007, 09:47:59 pm »
Miguel ->

Para as armas que não sejam de utilização pessoal, já estão criadas as tabelas, e são todas tratadas como artilharia.
As armas anti-tanque, vão por enquanto para a secção mísseis.

Neste momento, apenas estou a tratar de armas ligeiras.
O facto de ter "revolveres" na lista, quer dizer que posso colocar revolveres no site, mas se não quiser não os coloco.

Eu posso criar a estrutura e colocar apenas quatro ou cinco armas lá, mas para criar a estrutura, tenho que planear tudo antes de fazer (manias :mrgreen: )

= = =

Luso ->

O problema, não são as fichas, mas sim a estrutura das fichas.

Exemplo: As fichas de carros de combate no areamilitar, são várias, mas há apenas uma página para todos.

Neste momento, o meu problema não é criar as fichas, mas sim criar a estrutura, onde vão ser colocados os dados para as fichas.

Isto torna a criação das fichas muito mais facil, e permite posteriormente colocar uma quantidade de informação bastante grande com um esforço minimo.

Para isso tenho que determinar que tipo de informações fazem mais sentido, porque depois de feito aí fica mais complicado fazer alterações mais complexas.

Daí a questão sobre se será viável acrescentar a informação sobre o sistema de funcionamento da culatra, que aparece muitas vezes referido.

Se eu criar uma tabela para sistemas de funcionamento da culatra, sempre que acrescentar uma arma nova, é só indicar um simples numero, que automaticamente a ficha vai aparecer com os dados relativos àquele sistema.

Mas só conheço alguns, e não sei sequer se fará sentido acrescentar este dado.

= = =

Isto tudo tem a ver com o tamanho da base de dados. esta compartimentação da informação, permite uma BD pequena, e com um funcionamento mais rápido.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7494
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • +4598/-871
(sem assunto)
« Responder #22 em: Março 02, 2007, 09:23:39 pm »
caro oultimoespião, esqueci-me de agradecer pelas dicas.

O esqueleto já está feito, e tem o lugar adequado reservado para a colocação dos dados.

Mais tarde coloco aqui o esboço da nova ficha (que é basicamente idêntico, apenas com a adição dos dados relativos às notas para cada arma e à munição)

Cumprimentos
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

ricardonunes

  • Investigador
  • *****
  • 4878
  • Recebeu: 411 vez(es)
  • Enviou: 81 vez(es)
  • +267/-5991
(sem assunto)
« Responder #23 em: Março 03, 2007, 12:36:44 pm »
papatango, vejo que actualizou as fichas das armas no site Área Militar, ficou  :G-Ok:
Só um pequeno reparo, Portugal não utiliza a FAL, utilizou a "título de empréstimo", até ser concedido o "direito" de produção da G3 por parte dos Alemães.


Se estiver enganado, corrijam.
Potius mori quam foedari
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7494
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • +4598/-871
(sem assunto)
« Responder #24 em: Março 03, 2007, 01:15:53 pm »
Bom, de facto não actualizei...
Refiz aquilo, porque ao misturar canhões de 75mm do Panther alemão, com armar ligeiras, as coisas estavam a ficar esquisitas em termos de opções.

= = =

Obrigado pelo aviso.
As fichas são para armamentos do passado, e preciso de colocar qualquer indicação quando se tratar de uma arma que já não está em utilização, como é o caso do FAL, que não é tão aparente.

A ficha da Mauser-vergeiro, também diria "países que utilizam esta arma" :mrgreen: :evil:

Há também a questão da informação sobre o tipo de mecanismo de accionamento, que poderá ser ainda colocada.
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

JoseMFernandes

  • Perito
  • **
  • 394
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #25 em: Março 03, 2007, 02:19:25 pm »
Citação de: "ricardonunes"
Só um pequeno reparo, Portugal não utiliza a FAL, utilizou a "título de empréstimo", até ser concedido o "direito" de produção da G3 por parte dos Alemães.
Se estiver enganado, corrijam.


Não se trata de uma correcção...apenas para referir que a FN FAL foi a arma a mim atribuida durante toda a especialidade (Tavira/1972, vá lá  saber-se porquê :? ).Na verdade só vim a contactar 'efectivamente' com a G-3 na comissão em Angola(72-74), onde então a pude apreciar bem, em situação de combate.
Ficou-me sempre a sensaçao, que a FAL era mais 'user-friendly', sem  negar alguma qualidade na velha G-3.Lembro-me vagamente de, em conversa com alguns elementos 'milicianos' que a conheceram ou usavam (ex-gendarmes katangueses) eles também a valorizarem.
Cumprimentos
 

*

papatango

  • Investigador
  • *****
  • 7494
  • Recebeu: 974 vez(es)
  • +4598/-871
(sem assunto)
« Responder #26 em: Março 03, 2007, 03:08:00 pm »
Informação muito interessante.

Mais interessante porquanto agora há que classificar as armas por quesitos que não são quantificáveis.

Os dados conhecidos por mim apontam para que a FAL, era de construção mais complexa, mais simples de utilizar, mas mais complicada de manter e limpar que a G3

O que acha ?


==
PS:
Outra nota...
A G-3 era mais moderna que a FAL :)
(se não considerarmos a sua origem MP-44)
É muito mais fácil enganar uma pessoa, que explicar-lhe que foi enganada ...
 

*

JoseMFernandes

  • Perito
  • **
  • 394
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +0/-0
(sem assunto)
« Responder #27 em: Março 03, 2007, 04:05:05 pm »
Citação de: "papatango"
Os dados conhecidos por mim apontam para que a FAL, era de construção mais complexa, mais simples de utilizar, mas mais complicada de manter e limpar que a G3
O que acha?


Pessoalmente não notei grandes diferenças na altura, mas reconheço que se tivesse que decidir por uma nesse ponto, seria bem a G-3 a escolhida, até porque convivi excelentemente com ela, durante dois anos.

 
 papatango
"A G-3 era mais moderna que a FAL"

Sim, tem razão !!! ... na verdade esqueci-me de pôr " "  para dar o sentido de 'amiga'  :)
 

*

oultimoespiao

  • Perito
  • **
  • 468
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • +8/-0
(sem assunto)
« Responder #28 em: Março 04, 2007, 06:04:59 am »
Boa noite a todos! A FN e mais moderna do que a G-3, como o papatango sublinhou a g-3 e uma aperfeicoacao da primeira metralhadora de assalto a (maschinenpistole 44). Foi desenvolvida na Mauser werke em obendorf. Tudo o que hesiste hoje continua a ser copias ou imitacoes desta arma, ninguem conseguiu ainda desenvolver um sistema de operacao melhor, o segredo desta arma sao o excelente aco no cano e o angulo das estrias, o sistema de recuperacao de gases que esta por cima do cano, fazendo o coice voltar a tras, em vez de subir,  e de as pecas serem estampadas em vez de torneadas. o que permite uma grande tolerancia tanto em aquecimento como em nao se afectada por sujidade. A FN por ter mais pecas nao quer dizer que seja mais sofisticada e nunca provou ser uma grande arma! Eu tenho 2 e dou 200 tiros seguidos e ela comeca a encravar! dou 500 com a G-3 e mastiga tudo! Espero tenha sido claro
 

*

Miguel

  • Investigador
  • *****
  • 2490
  • Recebeu: 45 vez(es)
  • Enviou: 8 vez(es)
  • +461/-579
(sem assunto)
« Responder #29 em: Março 04, 2007, 10:13:12 am »
Citação de: "oultimoespiao"
Boa noite a todos! A FN e mais moderna do que a G-3, como o papatango sublinhou a g-3 e uma aperfeicoacao da primeira metralhadora de assalto a (maschinenpistole 44). Foi desenvolvida na Mauser werke em obendorf. Tudo o que hesiste hoje continua a ser copias ou imitacoes desta arma, ninguem conseguiu ainda desenvolver um sistema de operacao melhor, o segredo desta arma sao o excelente aco no cano e o angulo das estrias, o sistema de recuperacao de gases que esta por cima do cano, fazendo o coice voltar a tras, em vez de subir,  e de as pecas serem estampadas em vez de torneadas. o que permite uma grande tolerancia tanto em aquecimento como em nao se afectada por sujidade. A FN por ter mais pecas nao quer dizer que seja mais sofisticada e nunca provou ser uma grande arma! Eu tenho 2 e dou 200 tiros seguidos e ela comeca a encravar! dou 500 com a G-3 e mastiga tudo! Espero tenha sido claro


Muito claro, ainda vou acrescentar que os Franceses tiverem sempre muita inveja da G3 durante as manobras com o Exército Alemao c34x