Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10
1
Marinha Portuguesa / Re: A Marinha Portuguesa e o Zero Naval !
« Última mensagem por dc em Hoje às 06:43:57 pm »
A questão não é "se se deve fazer" mas sim "como se deve fazer". Este tipo de cooperação, quando feita com pés e cabeça, tem potencial para beneficiar ambos. Quando Portugal cede material obsoleto, o retorno é zero, servindo apenas para limpar o pouco que podia ser considerado "reserva de guerra". O próprio país que os recebe, acaba por ficar ali com um meio que irá ser usado e abusado até avariar, e repete-se o ciclo, connosco a ter que ceder mais tralha.

O que devia acontecer, é o fornecimento de material novo de fabrico nacional, dentro de vários moldes de pagamento, consoante o meio em questão.
-cedência a custo zero, em que o país receptor paga apenas a manutenção e operação;
-financiamento parcial, tal como aconteceu com as nossas VdG, em que Portugal paga uma percentagem do produto se for fabricado em Portugal;
-vendido a preço inteiro, com um modelo de pagamento condizente.

Excepção a isto seriam casos em que Portugal não dispõe de capacidade de produzir determinado equipamento, mas possui uma empresa capaz de realizar a manutenção, e portanto o mesmo racional aplicava-se.

Em alguns casos, tivéssemos nós uma indústria de Defesa, até seria possível negociar com a UE o pagamento da doação de material para alguns destes países, com o objectivo de receber deles o material soviético que possuem, para ser cedido para a Ucrânia.

Se se tivesse tido vontade de produzir pelo menos as SCAR-L e o calibre 5.56 em Portugal, podia fazer troca pelo armamento e munição soviética. Mesmo sem produzir a SCAR, e produzindo apenas munição, esta ideia continuaria a ser viável.

Se o contrato dos Pandur não tivesse sido denunciado, poderíamos produzir Pandur para vários países, e o mesmo raciocínio aplicava-se, e a UE provavelmente ajudava.

Para meios navais, a maioria daqueles países, com excepção talvez de Angola e Moçambique, não terão grandes capacidades financeiras para os adquirir. No entanto, Portugal produzindo patrulhas costeiros, conseguiria ceder/vender com desconto um par deles a STP, à condição de que a sua manutenção seria feita no AA (e paga) e que eles tratavam de o guarnecer. A formação do pessoal podia ser ministrada pela nossa Marinha.

Também não ficava mal ir lá fazer umas demonstrações com os drones nacionais, como os Ogassa, os AR3 e AR5, etc, que sempre são muito mais baratos que aeronaves tripuladas, para missões de patrulha marítima.

Claro que nada disto contaria para a % do PIB gasto na Defesa.

Isto é um tema que dava perfeitamente para o seu próprio tópico.
2
Portugal / Re: Novo MDN
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Hoje às 06:40:31 pm »
3
Autor não identificado,
Douglas D-558-1 em voo,
E.U.A., 1952


4
Força Aérea Portuguesa / Re: Os 28 F16A/B MLU da FAP
« Última mensagem por Duarte em Hoje às 05:44:19 pm »

E têm!

Temos poucos aparelhos e há 2 Esquadras equipadas com F-16M na mesma base; contam-se pelos dedos de uma mão as aeronaves com pinturas especiais na cauda, vamos lá também a ter um pouco de calma. Aqui não há razão alguma para celeuma. Existem sim 4 aeronaves (em 25) decoradas com pinturas especiais por ocasião de efemérides ou marcos históricos, como acontece um pouco por todo o lado com operadores de F-16 e não só, mas são tão poucas que não é motivo para todo este burburinho. E quanto aos pilotos, é mais uma questão de salutar e sempre amigável picardia inter-Esquadras, do que propriamente algo mais sério ou "comportamento de diva".  ;)

Pensei pelo que se mencionou aqui todas as aeronaves tivessem o emblema da Esquadra e isto fosse o problema... sendo assim, já não tá aqui quem falou.  :G-beer2:
5
Armadas/Sistemas de Armas / Re: Armada Chinesa
« Última mensagem por Lusitano89 em Hoje às 05:40:12 pm »
6
Portugal / Re: Novo MDN
« Última mensagem por CruzSilva em Hoje às 05:21:36 pm »
O Bugalhas disse mesmo essa das quinas?
7
Portugal / Re: Novo MDN
« Última mensagem por Charlie Jaguar em Hoje às 05:13:57 pm »
 :mrgreen:

8
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por tenente em Hoje às 04:57:47 pm »
Vocês dão é muita conversa.

Comigo falava era para as paredes.

Ora bem, já somos dois, é deixá-lo a falar para as ditas.

Abraço

Não vale mesmo a pena. Os meus dois queridos amigos estão cobertos de razão, muito obrigado a ambos. ;)

CG, eu sei que é difícil, mas como em tudo, nas nossas vidas, é uma questão de hábito.
Os cães ladram e a caravana passa, dizia um instrutor durante a minha formação em Lamego.
Não pensem que estou a comparar alguém aos canitos, nada disso, é apenas uma expressão, nada mais que isso.

Desculpem o offtopic !!

Grande abraço
10
Força Aérea Portuguesa / Re: F-35A Lightning II na FAP
« Última mensagem por RABN em Hoje às 04:29:15 pm »
Vocês dão é muita conversa.

Comigo falava era para as paredes.

Ora bem, já somos dois, é deixá-lo a falar para as ditas.

Abraço

Não vale mesmo a pena. Os meus dois queridos amigos estão cobertos de razão, muito obrigado a ambos. ;)

É um salafrário cartilheiro que aqui anda, ainda por cima mal educado. Não lhe demos corda, que fale sozinho para as paredes e saibamos manter as nossas discussões e o debate saudável dentro do fórum. Cumprimentos.
Páginas: [1] 2 3 4 5 6 ... 10