Os 30 F16A/B MLU da FAP

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2340 em: Agosto 23, 2020, 03:48:31 pm »
Eu acho que isso depende da comparação que se faça. Considerável face aos restantes países ex-USSR, mas muito pequena quando comparada com a Rússia. E é por causa da Rússia que precisam do apoio da NATO. Para nós era uma oportunidade de ver o armamento a sério que os Polacos têm para os seus F-16.  ::)

O Assurance Measures é precisamente para a Aliança Atlântica mostrar o músculo à Rússia e assegurar que não há cá brincadeiras para ninguém. A Polónia está ali numa posição ingrata, entalada entre a fortaleza armada que é o enclave de Kaliningrado, a Bielorrússia e a Ucrânia, portanto quase cercada pelos russos. E este programa tal como o BAP e o outro na Roménia ajuda a mostrar a bandeira.

Além disso, a aviação de combate polaca não está a viver dias muito bons com a baixa taxa de prontidão dos F-16C/D (a imprensa local fala em apenas 36% da frota disponível), MiG-29 (22%) e Su-22M4 (18%). O F-35A ainda vai levar uns anos a aparecer, e há mesmo dúvidas se face a tudo isto, em conjunto com os problemas crónicos do Lightning II, a história não será a mesma.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2341 em: Agosto 28, 2020, 02:28:24 pm »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2343 em: Setembro 09, 2020, 11:47:27 am »
E os nossos 4 F-16AM (15106, 15110, 15136 e 15143 + C-130H 16803) já lá andam pela Polónia, e têm tido muito destaque na comunicação social local. Muito orgulho na Força Aérea Portuguesa.

Uma espécie de photo-report:


BA5, madrugada e manhã de 4/09, antes da partida







Chegada a espaço aéreo polaco e à base de Malbork nesse mesmo dia 4























E mais imagens do contingente português à chegada a Malbork ao fim da tarde de dia 4















Lá na Polónia há quem afirme que a FAP opera F-16V, mas não digam nada.  :mrgreen:

https://niezalezna.pl/350487-portugalskie-f-16-na-wschodniej-flance-nato
« Última modificação: Setembro 09, 2020, 11:55:50 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2344 em: Setembro 09, 2020, 12:37:50 pm »
Bem queríamos nós que fossem V.  :mrgreen:

Excelentes fotos!  :G-beer2:
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2345 em: Setembro 09, 2020, 01:09:54 pm »
Honestamente só uma pergunta. SE por ventura aparecesse um SU-27/30 a armar-se em esperto contra um dos nossos F-16.
Quais as hipoteses de o nosso sair a ganhar, realisticamente?
 :(
 

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Luso

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2346 em: Setembro 09, 2020, 01:36:10 pm »
Honestamente só uma pergunta. SE por ventura aparecesse um SU-27/30 a armar-se em esperto contra um dos nossos F-16.
Quais as hipoteses de o nosso sair a ganhar, realisticamente?
 :(

Que pergunta: todas e mais alguma.
Nenhum "Archer "ou "Adder" bate os nossos "Parecer Jurídico".
Ai de ti Lusitânia, que dominarás em todas as nações...
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2347 em: Setembro 09, 2020, 02:48:04 pm »
Como os nossos F-16 parecem andar sempre desarmados, era capaz de ser complicado.
Talent de ne rien faire
 
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mafets

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2348 em: Setembro 09, 2020, 02:56:17 pm »
Honestamente só uma pergunta. SE por ventura aparecesse um SU-27/30 a armar-se em esperto contra um dos nossos F-16.
Quais as hipoteses de o nosso sair a ganhar, realisticamente?
 :(
Depende do armamento, EW, piloto e contexto da intercepção. Se é monitorizado por um AEW, que tipo de sistemas de guerra electrónica leva, armas, mas se estamos a falar de contexto dogfight, sobretudo o piloto já que cabe lhe a este explorar as virtudes do avião e debelar as suas fraquezas (tens o  caso dos F16 turcos X os Mirage 2000 gregos).







Cumprimentos
« Última modificação: Setembro 09, 2020, 02:59:31 pm por mafets »
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2349 em: Setembro 09, 2020, 04:46:09 pm »
Honestamente só uma pergunta. SE por ventura aparecesse um SU-27/30 a armar-se em esperto contra um dos nossos F-16.
Quais as hipoteses de o nosso sair a ganhar, realisticamente?
 :(

Como disse o mafets depende do armamento, do piloto e da versão do Flanker, sem referir a repercussão enorme e resposta que tal acto imediatamente teria por parte das aeronaves da Aliança, começando pelas nossas, pelas polacas, alemãs e norte-americanas. Se fossem Su-27P da Marinha Russa vindos de Kaliningrado só haveria que ter atenção aos R-73 a curto alcance porque os R-27 já não assustam ninguém, e um desses Flanker face ao AIM-120C estava tramado. Contra um Sidewinder Lima ou Mike o R-73 é equivalente, quanto a canhões o Vulcan tem a vantagem de ser Gatling, mas o de 30mm dos Flanker tem maior poder destrutivo.

Se fossem Su-27SM ou Su-30SM o perigo residia no mais moderno e capaz R-77, tido como o equivalente ao AMRAAM, assim como no TVC do Su-30, por isso há-que ter muitas variáveis em jogo para se poder teorizar acerca duma situação dessas, começando na minha opinião pela aptidão e treino do piloto que pode ditar o desfecho mesmo aos comandos de uma aeronave considerada teoricamente inferior. Capacidade ECM/EW seria vital num confronto desses, e convém recordar que de acordo com as regras da NATO um pod ECM é considerado equipamento ofensivo, pelo que durante os BAP, IAP, Assurance Measures, etc, os caças aliados nunca o carregam, e Portugal até foi das primeiras nações a utilizar o pod TGP em destacamentos deste género logo que foi tido como sendo inofensivo. 

As manobras acrobáticas da família Flanker são todas muito bonitas e espectaculares, mas realisticamente poucas hipóteses terão de ser bem sucedidas em combate aéreo a curta distância, em dogfight. Sendo um caça enorme e pesado, o Flanker ao executar uma dessas manobras perde imensa energia, o que o deixa vulnerável a ser atacado de qualquer quadrante sem grandes problemas já que não tem para onde se virar e o piloto não quer entrar em stall. Já sobre o MiG-29, o F-16 não tem muita dificuldade em batê-lo como provam estas imagens de há 5 anos atrás dos nossos MLU durante o BAP 14.

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2350 em: Setembro 09, 2020, 06:36:00 pm »
O mais provável de acontecer será apenas isto:

No entanto está sempre dependente de inúmeras variáveis sendo a experiência do piloto fulcral.
Ou simplesmente depende de quem disparar primeiro.
E neste campo já vimos que os russos gostam de arriscar...

No DCS temos algumas análises a confrontos em pé de igualdade entre F-16 e Su-27.




 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2351 em: Setembro 09, 2020, 07:40:03 pm »
Honestamente só uma pergunta. SE por ventura aparecesse um SU-27/30 a armar-se em esperto contra um dos nossos F-16.
Quais as hipoteses de o nosso sair a ganhar, realisticamente?
 :(

Pelas fotos não estão a voar com configuração de combate. Até o Master Arm deve ir em off.
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2352 em: Setembro 09, 2020, 07:50:48 pm »
O mais provável de acontecer será apenas isto:

No entanto está sempre dependente de inúmeras variáveis sendo a experiência do piloto fulcral.
Ou simplesmente depende de quem disparar primeiro.
E neste campo já vimos que os russos gostam de arriscar...

No DCS temos algumas análises a confrontos em pé de igualdade entre F-16 e Su-27.



Esse chega para lá do Flanker ao F-16AM belga foi muito suave, pior fizeram ao B-52 "NATO 01" que andou pela Europa Central e Mar Negro há pouco tempo. Um erro de cálculo e é um acidente da treta, escusado e sem razão alguma. Em relação a este incidente, lembro-me do piloto belga que está cá destacado na 201 ter-me dito no ano passado que o seu colega actuou de forma muito calma e ponderada, outro que fosse ligava o Master Arm e colocava a cabeça do Sidewinder à procura do Su-27 só para o russo começar a ver os avisos a piscarem e apitarem no cockpit. O pessoal da NATO tem de portar-se de forma profissional e com cabeça fria, o outro lado está sempre na provocação.

No DCS o Flanker está em pé de igualdade com o F-16 em WVR/Dogfight/Fox 2, afinal é um caça tremendo com uma manobrabilidade e potência excepcionais, pena sejam os aviónicos e sensores modestos, e a falta ou melhoramento de um JHMCS. Mesmo o tiro de canhão é impressionante porque são munições de 30mm, só peca pelos mísseis de médio/longo alcance. Eu ando agora com um F-16 nas cores dos Jaguares, e difícil difícil é o Hornet; um Flanker com AIM-9L é luta de igual para igual, com AIM-120C e o novo AIM-9X nem há discussão. Aliás, tal como eu muitos já se começaram a queixar que o Su-27 não está a ser alvo de upgrades decentes, afinal a cópia chinesa J-11B com os PL-12/SD-10 é temível e o Flanker até já chateia abatê-lo em BVR.

Na vida real, vai depender muito do ambiente táctico do confronto, das ROE, da cobertura radar, do armamento disponível e da perícia do piloto. Mesmo os velhinhos Su-27P serão osso duro de roer num confronto WVR, porém Su-27SM3, Su-30SM2 e Su-35S são outra história à parte.

Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

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« Responder #2353 em: Setembro 09, 2020, 08:00:56 pm »
Honestamente só uma pergunta. SE por ventura aparecesse um SU-27/30 a armar-se em esperto contra um dos nossos F-16.
Quais as hipoteses de o nosso sair a ganhar, realisticamente?
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Pelas fotos não estão a voar com configuração de combate. Até o Master Arm deve ir em off.

No Assurance Measures não se voa com armamento real, não é como no BAP. A Polónia é um país soberano, com Forças Armadas e Força Aérea decentes, tem o seu próprio QRA e por isso este destacamento é só para encher fileiras, isto é, aumentar o número de caças disponíveis e mostrar que a Aliança está unida contra qualquer tentativa de intromissão no seu espaço. Aliás, as manobras russas já vão começar do outro lado da fronteira, na Bielorrússia, como de costume.

Tal como no destacamento anterior, os pilotos da FAP irão aproveitar para treinar a interoperabilidade com outros aliados com quem raramente voam, sejam eles da NATO ou não como são os casos de Suécia e Finlândia, e assim reafirmar os laços de apoio em caso de necessidade. Na eventualidade muito remota dos russos vindos de Kaliningrado ou da Rússia quererem brincadeiras, os nossos F-16 seriam dos primeiros a entrar em acção, e o seu armamento muito provavelmente seguiu a bordo do C-130 e ficará guardado (muito embora pudesse ser cedido em caso de emergência pela Polónia), mas como é tudo muito secreto xiuuuuu, eu não disse nada. :mrgreen: ;)
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Red Baron

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #2354 em: Setembro 09, 2020, 09:11:09 pm »
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Quais as hipoteses de o nosso sair a ganhar, realisticamente?
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Pelas fotos não estão a voar com configuração de combate. Até o Master Arm deve ir em off.

No Assurance Measures não se voa com armamento real, não é como no BAP. A Polónia é um país soberano, com Forças Armadas e Força Aérea decentes, tem o seu próprio QRA e por isso este destacamento é só para encher fileiras, isto é, aumentar o número de caças disponíveis e mostrar que a Aliança está unida contra qualquer tentativa de intromissão no seu espaço. Aliás, as manobras russas já vão começar do outro lado da fronteira, na Bielorrússia, como de costume.

Tal como no destacamento anterior, os pilotos da FAP irão aproveitar para treinar a interoperabilidade com outros aliados com quem raramente voam, sejam eles da NATO ou não como são os casos de Suécia e Finlândia, e assim reafirmar os laços de apoio em caso de necessidade. Na eventualidade muito remota dos russos vindos de Kaliningrado ou da Rússia quererem brincadeiras, os nossos F-16 seriam dos primeiros a entrar em acção, e o seu armamento muito provavelmente seguiu a bordo do C-130 e ficará guardado (muito embora pudesse ser cedido em caso de emergência pela Polónia), mas como é tudo muito secreto xiuuuuu, eu não disse nada. :mrgreen: ;)

Não nos vamos esquecer do que aconteceu com os Espanhóis na Estónia.

Mas esta ligação com a Polónia pode ser tão positiva como a da Bélgica para os futuros F-35.