Gripen

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mafets

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Re: JAS-39 Gripen
« Responder #225 em: Junho 08, 2015, 02:54:39 pm »
O Gripen apenas está previsto para entrar na FAB em 2016/17 (leasing da versão c/d) e a partir de 2020/21 na versão NG. Isto se não existirem alterações ao cronograma  para 2018 (já houve com o Pantsir) e relativo ao E para 2021. :wink:


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Re: JAS-39 Gripen
« Responder #226 em: Junho 08, 2015, 08:32:11 pm »
Citação de: "Los Alamos"
Citar
O Gripen apenas está previsto para entrar na FAB em 2016/17 (leasing da versão c/d) e a partir de 2020/21 na versão NG. Isto se não existirem alterações ao cronograma para 2018 (já houve com o Pantsir) e relativo ao E para 2021

O Gripen NG tem previsão para entrar em serviço em 2018 na FAB, ou até antes, segundo o CEO da Saab em entrevista ao jornal Zero Hora.

Outra coisa, o Gripen E é o mesmo NG.

Em suma, totalmente "desinformado".
Lê devagarinho que chegas lá :mrgreen:  
Citar
O Gripen apenas está previsto para entrar na FAB em 2016/17 (leasing da versão c/d) e a partir de 2020/21 na versão NG. Isto se não existirem alterações ao cronograma para 2018 (já houve com o Pantsir) e relativo ao E para 2021   http://www.aereo.jor.br/2015/03/12/gripen-ng-ou-gripen-e-a-escolha-do-nome-e-a-gosto-do-fregues/
Gripen NG antes dos cortes orçamentais no Brasil: http://www.aereo.jor.br/2014/09/17/f-x2-plano-da-saab-pesou-na-vitoria-do-gripen/
Citar
O pacote de transferência de tecnologia proposto pela sueca Saab teve um grande peso na escolha da empresa para o fornecimento dos 36 caças que irão equipar a Força Aérea Brasileira (FAB), a partir de 2018. A aquisição dos caças tem um custo estimado em cerca de US$ 4,5 bilhões. O contrato deve ser assinado no fim deste ano.
Depois dos cortes orçamentais no Brasil (primeira edição), na Re-Colocação do Cronograma na Suécia (falta de dinheiro e saída dos suíços), atrasos no projecto, bem como  relativo ao Leasing dos Gripen C/D para a FAB:http://www.aereo.jor.br/2014/11/22/brasil-espera-uma-proposta-da-suecia-para-emprestimo-de-cacas-gripen-para-uso-da-fab/  
Citar
O general sueco ofereceu empréstimo dessas aeronaves ao Brasil, que deverão chegar no primeiro semestre de 2016. Serão entre 10 a 12 aeronaves para suprir essa demanda de Defesa Aérea do país. É importante lembrar que apesar de os Gripen NG chegarem em 2018, nós só poderemos estruturar um esquadrão a partir de 2019 e 2020. Por isso supriríamos nossa necessidade com essas aeronaves CD”, declarou o comandante durante audiência na comissão de Relações Exteriores do Senado.
Na Suecia, que como é óbvio produzirá e recebera primeiro o Gripen E (Algo que o CEO da SAAB se esqueceu de dizer na entrevista ao Zero Hora, porque quer é vender aviões e que o Brasil contribua financeiramente para o desenvolvimento do novo caça):  http://www.aereo.jor.br/2015/03/12/saab-apresenta-fotos-da-producao-do-gripen-e/
Citar
Durante a apresentação das imagens, não foi dito especificamente quando ocorreu a união das seções deste que é o primeiro protótipo produzido especificamente do Gripen E (denominado 39-8, seguindo-se ao demonstrador que recebeu a denominação 39-7). Na fase de perguntas e respostas do seminário, Ahlqvist informou que o “roll out” do primeiro avião será em 2016 e Ulf Nilsson, chefe da área de negócios aeronáuticos da empresa, complementou dizendo que o cronograma foi adaptado às necessidades da Suécia, que programou receber o primeiro exemplar de produção em 2019. O cronograma de produção também foi adaptado ao de pagamentos programados (vale lembrar que, em cronogramas anteriores, havia sido informado que a apresentação do protótipo seria em 2015).
E o que realmente interessa, ou seja Contrato de Manutenção para a FAB, assinado para vigorar a partir de 2021(depois dos cortes orçamentais definitivos e ainda sem o voo do primeiro protótipo monoplace e tendo em conta que em Março de 2015 o aparelho se encontrava como na foto postada logo abaixo).

http://www.aereo.jor.br/2014/12/19/gripen-ng-fab-assina-contrato-de-manutencao/
Citar
O acordo inclui serviços de manutenção e suporte técnico especializado para as aeronaves, seus componentes internos e equipamentos de manutenção. A Saab deverá prestar os serviços entre 2021 e 2026, com o apoio direto de empresas brasileiras.
Ou seja como dizia o outro:


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Re: JAS-39 Gripen
« Responder #227 em: Junho 09, 2015, 09:40:30 am »
http://www.aereo.jor.br/2015/06/08/brasilia-recebe-exposicao-do-novo-caca-da-fab/
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Moradores e turistas que estiverem em Brasília até o próximo domingo (14/06) terão a oportunidade de ver de perto como será o novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB). Uma maquete em tamanho real do Gripen NG será exposta a partir desta quarta-feira (10/06) na Esplanada dos Ministérios. A exposição, gratuita, ocorrerá das 8h às 18h.

A maquete é feita de fibra de vidro, madeira e metal. O painel pode ser ligado e permite visualizar algumas das futuras funcionalidades da aeronave multitarefa. Também fazem parte do protótipo os armamentos que poderão ser utilizados no Gripen, como o míssil A-Darter. A maquete pertence à empresa Saab, fabricante do Gripen.

A montagem, que leva dois dias, começa hoje (08/06). Dez pessoas, entre militares da FAB e técnicos da empresa, vão participar do trabalho. “É um quebra-cabeças, onde todas as peças têm um lugar bem específico, inclusive dentro do container. Se a sequência não estiver correta, o material não se encaixa”, afirma o mecânico, Suboficial Divaldo Soares. Ao todo, são cerca de 14 toneladas de equipamentos.

Novo Caça

O Brasil assinou, em outubro de 2014, o contrato para a aquisição de 36 caças Gripen NG. Além da compra em si, o projeto envolve a participação de brasileiros no desenvolvimento da aeronave e na construção de unidades, tanto na Suécia quanto no Brasil, com transferência de tecnologia.

Os 36 caças devem ser entregues entre 2019 e 2024. Todos ficarão sediados na Base Aérea de Anápolis, no interior de Goiás, podendo operar a partir de pistas de pouso espalhadas em todo o País.

Será a primeira vez que o Brasil receberá caças supersônicos novos desde a chegada dos F-5 em 1975.
Oportunidade de ver a maquete do futuro caça brasileiro, que será entregue entre 2019 e 2024, mas com contrato de manutenção assinado para entrar em vigor apenas em 2021. É a vida, uns sabem e outros "fazem de conta" :twisted: http://www.aereo.jor.br/2014/12/19/gripen-ng-fab-assina-contrato-de-manutencao/

Citar
Moradores e turistas que estiverem em Brasília até o próximo domingo (14/06) terão a oportunidade de ver de perto como será o novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB). Uma maquete em tamanho real do Gripen NG será exposta a partir desta quarta-feira (10/06) na Esplanada dos Ministérios.

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Re: JAS-39 Gripen
« Responder #228 em: Julho 20, 2015, 02:59:11 pm »
ATRASO NA COMPRA DOS GRIPEN DA FAB AFETA LUCRATIVIDADE DA SAAB

Governo brasileiro ainda não assinou o contrato de financiamento para compra de 36 caças Gripen NG



A companhia sueca de defesa Saab teve queda no lucro líquido no segundo trimestre deste ano, para 167 milhões de coroas, ante 236 milhões de coroas no mesmo período do ano passado. O resultado foi prejudicado pela redução do lucro operacional em consequência do atraso no contrato para vender 36 caças Gripen NG para o Brasil.

Também pesaram sobre o resultado o fraco desempenho da divisão Dynamics e os gastos de desenvolvimento relacionados ao programa T-X, pelo qual a Saab está colaborando com a Boeing para construir uma nova aeronave para a Força Aérea dos Estados Unidos.

 Saab – que fabrica jatos de combate, submarinos, radares e sistemas de mísseis – afirmou que as encomendas recebidas durante o segundo trimestre somaram 14,20 bilhões de coroas, uma elevação de 4,05 bilhões de coroas comparado aos mesmo período em 2014.

As vendas aumentaram para 5,94 bilhões de coroas no segundo trimestre, de 5,69 bilhões de coroas, mas o lucro operacional caiu para 157 milhões de coroas, contra 373 milhões de coroas do resultado anterior.

Fonte: http://airway.uol.com.br/atraso-no-cont ... e-da-saab/
 

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mafets

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Re: JAS-39 Gripen
« Responder #229 em: Julho 28, 2015, 09:38:43 am »
http://www.aereo.jor.br/2015/07/27/segundo-revista-veja-suecos-estao-em-brasilia-para-negociar-contrato-dos-gripen/
Citar
Uma missão sueca desembarcou hoje em Brasília para reuniões no Ministério da Fazenda e no Itamaraty para a última tentativa de fazer o governo brasileiro honrar o que foi acordado sobre as taxas de juros da compra de 36 caças Gripen NG.

Joaquim Levy vem tentando renegociar a compra alegando dificuldades econômicas por parte do governo brasileiro.

Os suecos estão à beira de desistir do negócio de 5,4 bilhões de dólares.

FONTE: Veja, Radar on-line


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Re: JAS-39 Gripen
« Responder #230 em: Julho 28, 2015, 03:35:17 pm »
Citação de: "mafets"
http://www.aereo.jor.br/2015/07/27/segundo-revista-veja-suecos-estao-em-brasilia-para-negociar-contrato-dos-gripen/
Citar
Uma missão sueca desembarcou hoje em Brasília para reuniões no Ministério da Fazenda e no Itamaraty para a última tentativa de fazer o governo brasileiro honrar o que foi acordado sobre as taxas de juros da compra de 36 caças Gripen NG.

Joaquim Levy vem tentando renegociar a compra alegando dificuldades econômicas por parte do governo brasileiro.

Os suecos estão à beira de desistir do negócio de 5,4 bilhões de dólares.

FONTE: Veja, Radar on-line


Cumprimentos

Este colunista da Revista (RE)Veja sempre exagera nos fatos. Até parece que os escandinavos vão desistir de uma bufunfa destas.
 

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Cabeça de Martelo

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Re: JAS-39 Gripen
« Responder #231 em: Julho 28, 2015, 05:48:23 pm »
Não sei não... já vi coisas mais estranhas no Brasil. :shock:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

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Re: JAS-39 Gripen
« Responder #232 em: Julho 28, 2015, 07:02:38 pm »
Citação de: "Cabeça de Martelo"
Não sei não... já vi coisas mais estranhas no Brasil. :shock:

De fato coisas bizarras é o que não faltam nestas terras. Mas cá pra nós, isso é apenas uma questão de acerto. Os suecos não largariam fácil assim o contrato, ainda mais depois da ré na Suíça. Tudo é questão de ajuste e muita coisa está em jogo.
 

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mafets

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Re: JAS-39 Gripen
« Responder #233 em: Julho 29, 2015, 11:07:10 am »
http://www.aereo.jor.br/2015/07/28/divergencia-sobre-taxa-de-juros-ameaca-compra-de-cacas-suecos/
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BRASÍLIA — A compra dos 36 caças suecos modelo Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB), anunciada no final de 2013, está sob ameaça. A pedido do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, a presidente Dilma Rousseff solicitou ao governo da Suécia uma revisão da taxa de juros prevista no contrato. O ajuste fiscal e a redução das taxas de juros vigentes na Europa foram os principais argumentos. A fim de evitar o cancelamento do contrato, caso não haja um acordo entre os países, chegou ao Brasil ontem uma comissão de suecos, com representantes da fabricante Saab.

O grupo se reuniu com o ministro da Defesa, Jaques Wagner, que tenta negociar uma taxa intermediária, segundo a assessoria da pasta. Os juros previstos no contrato são de 2,54% ao ano, e Levy quer reduzir o percentual para 1,54%. Jaques Wagner teria proposto uma taxa de 1,98% ao ano. Quando o governo anunciou que havia escolhido o modelo Gripen NG, a empresa Saab estimou que o contrato de fornecimento dos 36 caças seria no valor de US$ 5,4 bilhões.

MEDO DE NEGOCIAÇÃO VOLTAR À ESTACA ZERO

A assessoria de imprensa da Aeronáutica informou apenas que o assunto está sendo conduzido pela Defesa com a equipe econômica. Nos bastidores, porém, há temor de que haja retrocesso e as negociações voltem à estaca zero.

A FAB esperou por mais de uma década pela definição da compra. A Força Aérea aposentou os caças Mirage, e atualmente dispõe dos caças F-5, que foram revitalizados, mas são aeronaves consideradas obsoletas. A entrega do primeiro Gripen, previsto para substituir o F-5, está programada para 2019 e o último, para 2024.

Ainda de acordo com a assessoria do Ministério da Defesa, a decisão final será da presidente Dilma, que está disposta a manter o contrato. Além da perda do tempo se a compra for revista, a desistência implicaria no pagamento de multas. A Defesa alega que o contrato não está ameaçado, e que o prazo para que os dois países cheguem a um acordo termina apenas em outubro. A reunião de ontem, que entrou pela noite, não chegou a um acordo.

O contrato de aquisição dos caças suecos prevê a transferência de tecnologia para a indústria nacional, além do treinamento de pilotos e mecânicos brasileiros. Essa fase do processo está pendente, aguardando a definição em relação ao contrato de financiamento.

As negociações entre a FAB e a fabricante Saab para a assinatura do contrato começaram após o governo brasileiro optar pela compra dos caças suecos. Além do sueco Saab Gripen NG, participaram do processo de seleção o americano Boeing F-18/F, da Boeing; e o francês Rafale F-3, da Dessault.

Em novembro do ano passado, a FAB informou que dois capitães haviam feito os primeiros testes com os caças suecos. Gustavo de Oliveira Pascotto e Ramon Santos Fórneas voaram por 50 minutos em aviões Gripen D, acompanhados por pilotos da Força Aérea da Suécia. Os Gripens voaram em uma área de instrução sobre a Suécia e o Mar Báltico.

Após a decolagem, os aviões atingiram 10,6 mil de altitude em um minuto e meio, uma taxa de subida de 118 metros por segundo. O pouso ocorreu na base de Satenas, na Suécia.

Antes de escolher o Gripen, o governo brasileiro, ainda na gestão do ex-presidente Lula, havia sinalizado que compraria o francês Rafale. Na comemoração do 7 de Setembro em 2009, Lula aproveitou a presença do presidente da França, Nicolas Sarkozy, em Brasília, para anunciar a disposição do Brasil. Mas o negócio não foi fechado.

FONTE: O Globo
Depois da Veja é o Globo. Por isso sempre digo "ver para crer" e não "embandeirar em arco" antes do contrato fundamental ser assinado (já era dado como certo o Gripen NG a voar "amanha" com as cores da FAB  :twisted: ). Isto e apesar de não acreditar no cancelamento do contrato tanto pelas multas como pelas perdas para os dois países, soluções caso não exista o acordo sobre a redução do valor do juro, podem passar desde o alargamento do prazo de pagamento, à redução do número de caças, passando pela hipótese dos Gripen C/D, fabricados ou adquiridos. Vamos ver... :roll:

Entretanto para a tarde parece já existir "fumo branco".  :wink:
http://www.aereo.jor.br/2015/07/29/governo-da-suecia-aceita-reduzir-a-taxa-de-juros-no-contrato-dos-cacas-gripen-ng-da-fab/
Citar
O governo da Suécia aceita reduzir a taxa de juros no contrato de financiamento para venda de 36 caças para a Força Aérea Brasileira, desde que o Brasil concorde em bancar parte do prejuízo com a troca de taxas.

A negociação pode ser fechada nesta quarta (29), quando deve deixar o Brasil uma delegação da agência de promoção e fomento às exportações do país europeu, a SEK.

Segundo a Folha apurou, o Palácio do Planalto nunca cogitou encerrar o negócio devido à discussão, como temiam executivos da fabricante do caça, a Saab.

O Brasil escolheu o Gripen para reequipar a FAB no fim de 2013 e, em 2014, assinou um contrato –que, à época, ficou em US$ 5,4 bilhões (R$ 18 bi na cotação desta terça). O problema é que o financiamento pela SEK teria de ser fechado e aprovado pelo Senado até o meio do ano.

Foi pedida prorrogação de prazo porque o Brasil desejava reduzir a taxa de juros pactuada, de 2,54% ao ano.

Como essa taxa é flutuante dentro das normas da OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico, órgão internacional que promove o livre comércio), neste mês ela está em 2,19% –chegou a cair para 1,98% em maio.

Os suecos toparam cobrar 2,19%, desde que a diferença para os 2,54% originais seja recomposta, já que seu governo sofreria críticas. Cerca de 60% do PIB local vem de exportações, e a concessão seria vista como senha para que outros clientes buscassem a mesma vantagem.

Do lado brasileiro, contudo, as autoridades consideram que não teriam como explicar que aceitaram uma taxa mais alta neste momento de dificuldades econômicas –ainda seja um pagamento que começa apenas daqui a oito anos e meio.

DIVISÃO DA PERDA

Duas fórmulas de divisão da perda estão em análise. Em uma, o Tesouro brasileiro assumiria metade do custo adicional com a redução da taxa de juros, estimado em US$ 180 milhões, e a Suécia ficaria a outra parcela.

A outra criaria uma taxa de administração de 0,35%, equivalente à diferença das taxas de juros, que começaria a ser paga pelo Brasil a partir do 11º ano do financiamento de 15 anos.

Os primeiros aviões devem chegar em 2019 e a produção será nacionalizada aos poucos, fazendo com que os últimos modelos sejam montados no Brasil, pela Embraer.

A orientação de Dilma Rousseff é forçar a Suécia a ceder nas negociações, mas sem colocar em risco o fechamento do contrato, o que traria péssima repercussão internacional. E interna: a FAB esperou mais de uma década pela escolha e já enviou pilotos para treinamento na Suécia.

FONTE: Folha de São Paulo
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Re: JAS-39 Gripen
« Responder #234 em: Julho 29, 2015, 03:07:18 pm »
Como eu disse era questão de ajustes e acertos.
 

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Menacho

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Re: JAS-39 Gripen
« Responder #235 em: Julho 29, 2015, 03:50:49 pm »
Tensas reuniones entre autoridades de SAAB y el gobierno brasileño por el precio final de los Gripen para la FAB

Citar
(defensa.com) Representantes de Saab y el gobierno sueco están sosteniendo una ronda de agitadas reuniones con autoridades de los Ministerios de Economía y Relaciones Exteriores (probablemente Defensa también forme parte de la agenda) para que sea mantenido el compromiso y el calendario de pagos originalmente pactado por los 36 cazas Gripen NG reservados para la Fuerza Aérea Brasileña.

Aunque el ministro de Defensa, Jaques Wagner, insistió en afirmar que en pocos días se confirmarían los contratos para la FAB, tanto el titular de Finanzas, Joaquim Levy, como fuentes de la cancillería y la misma presidente Dilma Rousseff, han insistido en aspirar a una rebaja en las tasas de interés inicialmente incluídas en las tratativas,ya aprobadas por el Congreso de Suecia,y cuya renegociacion debería, si se acepta, retornar al Parlamento sueco,así como la también acordada transferencia tecnológica hacia Brasil. Autoridades de la FAB brasileñas no dejan  de señalar su gran preocupación ante la presente indefinición. (Javier Bonilla)
 

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Vitor Santos

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Re: JAS-39 Gripen
« Responder #236 em: Julho 29, 2015, 05:58:56 pm »
Brasil fecha acordo financeiro com Suécia para pagamento de 36 caças da Saab




BRASÍLIA (Reuters) – O Ministério da Defesa fechou o acordo financeiro para o pagamento de 36 caças Gripen NG, fabricados pela sueca Saab, que serão adquiridos pelo país para equipar a Força Aérea Brasileira (FAB), disse nesta quarta-feira uma porta-voz do Ministério.

A Saab ganhou no final de 2013 a disputa para fornecer caças para a FAB. A previsão é de que as aeronaves sejam entregues ao país entre 2019 e 2024.

(Reportagem de Anthony Boadle)

FONTE: Reuters
 

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mafets

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Re: JAS-39 Gripen
« Responder #237 em: Outubro 23, 2015, 09:23:53 am »
Ena, tantos Gripen em Portugal... :twisted:

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Chegando em Portugal, na base aérea de Beja. Ombasering com seis Jas 39 Gripen de Luleå já foi planejado. Reabastecimento aéreo de dois era necessário para chegar lá. O vôo levou cerca de seis horas.

https://www.facebook.com/ftjugoett/photos/a.935937019794889.1073741883.178463022208963/935936956461562/?type=3&theater

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luis simoes

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Re: JAS-39 Gripen
« Responder #238 em: Outubro 24, 2015, 05:57:42 pm »
Bem vindos
quem sabe se nao estaremos perante o futuro caça da FAP........?
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

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Vitor Santos

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Re: JAS-39 Gripen
« Responder #239 em: Outubro 24, 2015, 07:33:40 pm »
Citação de: "luis simoes"
Bem vindos
quem sabe se nao estaremos perante o futuro caça da FAP........?

Polêmica a vista.  :mrgreen: