Substituição dos Alpha-jet

  • 1876 Respostas
  • 329949 Visualizações
*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #510 em: Janeiro 02, 2020, 05:35:52 pm »
Bom dia dc, e bom ano. ;)

Que tenha conhecimento não, muito embora o PC-21 seja um amor/desejo antigo da FAP o que na prática poderá não significar nada, como se sabe. Apesar disso as suas características [do Pilatus] são bem conhecidas dentro da Força Aérea (como as do ST). E convém não esquecer que a OGMA ainda continua a fabricar em Alverca o PC-12 desde 1994, portanto a Pilatus não é nenhuma estranha em Portugal.

Boa tarde e bom ano CJ.  ;)

Ora, será que seria possível fabricar partes, ou até a totalidade, do PC-21 pelas OGMA?
E o PC-21 pode receber algum tipo de armamento, seja bombas, rockets, canhões? É que neste momento a capacidade de combate parece-me ser coisa a única a favor do ST, havendo alguma capacidade idêntica para o Pilatus, a escolha tornar-se-ia ainda mais óbvia, caso fosse um dos requisitos exigidos pela FAP.

E pegando no teu post CJ, ia eu falar um pouco sobre a substituição do A-Jet, porque numa amena conversa no aeroporto com um elemento da FAP, meu velho conhecido desde os tempos de escola em Moçambique, o rapaz em questão disse-me que estará para mais breve do que se pensa a substituição dos Alpha, e que muito provavelmente será mesmo o PC21 e não o ST.

Esta do para mais breve do que que se pensa é que me deixa a pensar, pois o que me intriga é a esquadra não ter sido desativada, apesar de não ter aeronaves, será que esta info quanto a brevidade é mesmo fiável ???
Espero bem que sim seria uma excelente aquisição, mais excelente seria se acontecesse este ano !!!   :banana:

Abraços

Isto é que era uma boa notícia para começar bem o ano. Oxalá seja verdade e se concretize o quanto antes.

E agora uma curiosidade, será que na FAP ficariam com um esquema de pintura idêntico ao cinza actual dos Epsilon?


Pode levar até 1150kg em pods de rockets, bombas ou uma pod canhão.
"Hardpoints: Provisions provided for 4× under-wing and 1× centerline external store stations, capable of mounting up to 1,150 kg (2,540 lb) of payload of air-to-ground weapons to operate in the Counter-insurgency role."
 :-P

Comparando com os modelos anteriores :

PC7  Hardpoints: 6 × hardpoints for bombs and rockets with a capacity of 1,040 kg (2,294 lb)
PC9  Hardpoints: 3 X hardpoints under each wing, inner two rated at 250 kg (550 lb), outer rated at 110 kg (240 lb) Total 1,220 Kg

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #511 em: Janeiro 02, 2020, 05:45:38 pm »
Para que armar um avião de treino? Só ia tornar mais caro de operar.

"Fitted for but not with". Os Alpha Jet também podiam ser armados, tanto quando estavam ainda na Esq. 301, como mais tarde na 103, no entanto isto não implica que andassem sempre com os pilons carregados. Não é do género que um PC-21, também andasse 24/7 com armas. Há sim vantagens para treinar CAS em Santa Margarida, especialmente para fazer face à ameaça assimétrica em conjunto com as forças do Exército, visto são consideravelmente mais baratos de operar que os F-16 e possivelmente F-35 no futuro.
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8449/-245
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #512 em: Janeiro 02, 2020, 06:04:53 pm »
Nem armamento suficiente existe para os F-16. Em vez de armar aviões de treino. Preferia que se adquirissem mais munições inteligentes e, especialmente, mísseis AA para os F-16.
Talent de ne rien faire
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Charlie Jaguar, HSMW

*

Red Baron

  • Investigador
  • *****
  • 2862
  • Recebeu: 576 vez(es)
  • Enviou: 353 vez(es)
  • +153/-469
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #513 em: Janeiro 02, 2020, 06:17:02 pm »
Para que armar um avião de treino? Só ia tornar mais caro de operar.

"Fitted for but not with". Os Alpha Jet também podiam ser armados, tanto quando estavam ainda na Esq. 301, como mais tarde na 103, no entanto isto não implica que andassem sempre com os pilons carregados. Não é do género que um PC-21, também andasse 24/7 com armas. Há sim vantagens para treinar CAS em Santa Margarida, especialmente para fazer face à ameaça assimétrica em conjunto com as forças do Exército, visto são consideravelmente mais baratos de operar que os F-16 e possivelmente F-35 no futuro.

Aviões para missões de CAS tem que ter cockpit blindado, o que aumenta em muito o peso do avião. Para alem do mais para missões de CAS vais querer FLIR e eletrotécnica que é cara e que aumenta o peso do avião.
Um A-29 Sierra Nevada totalmente equipado fica mais caro que os F-16MLU que nos vendemos para a Roménia.
Mais vale ficar com o F-16MLU para CAS e comprar um avião de formação que seja barato de operar, porque ao ritmo que os privados estão a vir "roubar" pilotos e sem perspetivas de aumento dos salários, vamos ter que formar muitos pilotos nos próximos anos.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #514 em: Janeiro 02, 2020, 06:49:37 pm »
Nem armamento suficiente existe para os F-16. Em vez de armar aviões de treino. Preferia que se adquirissem mais munições inteligentes e, especialmente, mísseis AA para os F-16.

Os kits de bombas guiadas até são relativamente baratos. Mais caros são os JSOW, JASSM, e claro está os mísseis ar-ar. E isto é algo que fará sempre falta, independentemente de outros programas para a FAP.

Quanto ao PC-21, referia-me a ter capacidade para ter, uma capacidade acrescida caso se torne necessário.

Aviões para missões de CAS tem que ter cockpit blindado, o que aumenta em muito o peso do avião. Para alem do mais para missões de CAS vais querer FLIR e eletrotécnica que é cara e que aumenta o peso do avião.
Um A-29 Sierra Nevada totalmente equipado fica mais caro que os F-16MLU que nos vendemos para a Roménia.
Mais vale ficar com o F-16MLU para CAS e comprar um avião de formação que seja barato de operar, porque ao ritmo que os privados estão a vir "roubar" pilotos e sem perspetivas de aumento dos salários, vamos ter que formar muitos pilotos nos próximos anos.

Quem nos dera a nós podermos ter 2 caças distintos, mantendo os F-16 para CAS em conjunto com F-35 como caça de primeira linha. Ou quanto muito, ter helicópteros de ataque para dar alguma capacidade de apoio aéreo. Mas como a moda tem sido adquirir aeronaves civis...

E já agora, na LPM não se falava também na substituição dos Chipmunk? Que avião o poderia substituir? E passaríamos a operar o TB-30 + PC-21 ou seria adquirida uma maior quantidade de PC-21 para substituir igualmente os TB-30?
 

*

luis simoes

  • Analista
  • ***
  • 818
  • Recebeu: 56 vez(es)
  • Enviou: 87 vez(es)
  • +40/-827
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #515 em: Janeiro 02, 2020, 09:34:09 pm »
Boas forum e bom ano 2020
Bem nao sei onde voces viram que Portugal ia adquirir aeronaves para desempenhar as funcoes dos alpha jets....agradecia onde para que eu possa tambem aqui dar uma opiniao ao que sei fala se de helis de medio porte...o navio Polivalente...um novo navio reabastecedor e a aquisicao de um novo  aviao   de transporte caso KC...de  resto  nada mais sei ou ouvi....mas ja que o tema aqui e a suposta subtituicao do alpha jet ...so vejo assim de repente algo parecido ao que ate aqui tinhamos ...ou seja sera sempre um aviao subsonico...para as missoes de treino avancado... Reconhecimento ---e apoio as forcas em ambiente de guerra no solo e ataque ao solo
M345...da leonardo....poderia ser ....e tambem BAe HAWK  mas como nao sei de nada vou aqui  vendo ... vossas opinioes
abraxos
« Última modificação: Janeiro 02, 2020, 09:43:03 pm por luis simoes »
Abriste os olhos,,,agradece a deus por isso.
 

*

dc

  • Investigador
  • *****
  • 8301
  • Recebeu: 3761 vez(es)
  • Enviou: 705 vez(es)
  • +4964/-780
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #516 em: Janeiro 02, 2020, 10:11:57 pm »
Boas forum e bom ano 2020
Bem nao sei onde voces viram que Portugal ia adquirir aeronaves para desempenhar as funcoes dos alpha jets....agradecia onde para que eu possa tambem aqui dar uma opiniao ao que sei fala se de helis de medio porte...o navio Polivalente...um novo navio reabastecedor e a aquisicao de um novo  aviao   de transporte caso KC...de  resto  nada mais sei ou ouvi....mas ja que o tema aqui e a suposta subtituicao do alpha jet ...so vejo assim de repente algo parecido ao que ate aqui tinhamos ...ou seja sera sempre um aviao subsonico...para as missoes de treino avancado... Reconhecimento ---e apoio as forcas em ambiente de guerra no solo e ataque ao solo
M345...da leonardo....poderia ser ....e tambem BAe HAWK  mas como nao sei de nada vou aqui  vendo ... vossas opinioes
abraxos

Felizmente (ou infelizmente, dependendo da perspectiva) os programas das forças armadas não se limitam ao que você mencionou, porque há muitíssimas lacunas, deficiências e obsolescência nos meios das forças armadas por colmatar, demasiados para enumerar aqui.

A substituição dos Alpha Jet tem de ser feita, até porque já nenhum voa, resta esperar que seja o mais rápido possível, apesar de se falar nisso à quase 10 anos ou mais. Quanto ao tipo de aeronave em questão, o desejável seria uma aeronave a jacto, das quais existem várias opções no mercado (M-345, M-346, Bae Hawk, T-50) ou por uma aeronave turboprop capaz de desempenhar as missões que anteriormente os AJ desempenhavam. A primeira opção seria o ideal, mas não havendo muito dinheiro, o mais certo será optar por um turboprop, que poderia eventualmente substituir também os TB-30, uniformizando-se a frota, reduzindo-se custos, e passando o dinheiro que se poupava para outras vertentes importantes.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: tenente

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #517 em: Janeiro 02, 2020, 10:40:54 pm »


E já agora, na LPM não se falava também na substituição dos Chipmunk? Que avião o poderia substituir? E passaríamos a operar o TB-30 + PC-21 ou seria adquirida uma maior quantidade de PC-21 para substituir igualmente os TB-30?

Citar
Ainda em relação a aeronaves de treinamento, mas básico, o General CEMFA disse que para a substituição dos aviões Chipmunk – frota com 68 anos – estão reservados 2,5 milhões de euros, para aquisição de aeronaves “quase ultra-ligeiras”, mas que permitam pelo menos aos alunos da Academia da Força Aérea voar em aviões com um cockpit moderno.

http://www.passarodeferro.com/2019/01/fap-pondera-m-346-alugados-para-treino.html

Algo tipo um Diamond DA40?
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2329 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #518 em: Janeiro 02, 2020, 11:35:36 pm »
Algo tipo um Diamond DA40?

Da conversa do CEMFA também fiquei com essa ideia, além de voar com cadetes que também possa rebocar os planadores.
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #519 em: Janeiro 03, 2020, 12:32:38 am »
Algo tipo um Diamond DA40?

Da conversa do CEMFA também fiquei com essa ideia, além de voar com cadetes que também possa rebocar os planadores.

São ligeiros, baratos, de facil manutenção. De que é que eles estão a espera!?
 :-P
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5318
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #520 em: Janeiro 03, 2020, 09:23:01 am »
Algo tipo um Diamond DA40?

Da conversa do CEMFA também fiquei com essa ideia, além de voar com cadetes que também possa rebocar os planadores.

São ligeiros, baratos, de facil manutenção. De que é que eles estão a espera!?
 :-P

dos 2.5 milhões que devem ter sido congelados a bem do superavit
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #521 em: Janeiro 03, 2020, 10:28:43 am »
Algo tipo um Diamond DA40?

Da conversa do CEMFA também fiquei com essa ideia, além de voar com cadetes que também possa rebocar os planadores.

São ligeiros, baratos, de facil manutenção. De que é que eles estão a espera!?
 :-P

dos 2.5 milhões que devem ter sido congelados a bem do superavit

Como o foram os 20 milhões do AOR, os 53 milhões dos EvaKuativos, os 32  milhões do SHORAD, os 07 milhões das Marlin, alguns milhões dos Tejo, etc, etc só nestes items estão 112 milhões !
É só cativações para que sejamos bons em matemática, e em jogos de cintura, porque na Economia, somos um desastre de um Povo !

Abraços
« Última modificação: Janeiro 03, 2020, 10:32:23 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5399
  • Recebeu: 5336 vez(es)
  • Enviou: 3517 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #522 em: Janeiro 03, 2020, 11:36:16 am »
Algo tipo um Diamond DA40?

Da conversa do CEMFA também fiquei com essa ideia, além de voar com cadetes que também possa rebocar os planadores.

São ligeiros, baratos, de facil manutenção. De que é que eles estão a espera!?
 :-P

dos 2.5 milhões que devem ter sido congelados a bem do superavit

Como o foram os 20 milhões do AOR, os 53 milhões dos EvaKuativos, os 32  milhões do SHORAD, os 07 milhões das Marlin, alguns milhões dos Tejo, etc, etc só nestes items estão 112 milhões !
É só cativações para que sejamos bons em matemática, e em jogos de cintura, porque na Economia, somos um desastre de um Povo !

Abraços

Não é por ser benfiquista que vou escrever isto (ou pronto, talvez seja), mas num exemplo muito extremo o clube da Luz em 3 contratações recentes gastou algo como 57M€, que são quase 3 vezes a verba atribuída ao substituto do Bérrio! Quer isto dizer que as quantias mencionadas e alocadas são absolutamente ridículas, provocadoras mesmo e claro indício da opinião que os actuais políticos possuem das Forças Armadas. E muito embora historicamente até pareça ser em Governos PS que ultimamente se dão mais investimentos na Defesa, desta vez continuo com a sensação que nem com o discurso de Ano Novo do Papagaio-Mo... perdão, do PR, que a coisa lá vá.

É por essas e por outras que quando falam de Blackhawk, F-35, PC-21, FREMM, LPD, etc, etc, eu continuo de pé atrás. De boas intenções está o inferno cheio, e para tanta coisa que há a substituir entre os meados desta nova década e o princípio da próxima teremos de ter um crescimento económico superior ao da China e sem que hajam mais bancos para resgatar, o que acho difícil.  ::)
« Última modificação: Janeiro 03, 2020, 11:38:14 am por Charlie Jaguar »
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #523 em: Janeiro 03, 2020, 11:49:45 am »
Algo tipo um Diamond DA40?

Da conversa do CEMFA também fiquei com essa ideia, além de voar com cadetes que também possa rebocar os planadores.

São ligeiros, baratos, de facil manutenção. De que é que eles estão a espera!?
 :-P

dos 2.5 milhões que devem ter sido congelados a bem do superavit

Como o foram os 20 milhões do AOR, os 53 milhões dos EvaKuativos, os 32  milhões do SHORAD, os 07 milhões das Marlin, alguns milhões dos Tejo, etc, etc só nestes items estão 112 milhões !
É só cativações para que sejamos bons em matemática, e em jogos de cintura, porque na Economia, somos um desastre de um Povo !

Abraços

Não é por ser benfiquista que vou escrever isto (ou pronto, talvez seja), mas num exemplo muito extremo o clube da Luz em 3 contratações recentes gastou algo como 57M€, que são quase 3 vezes a verba atribuída ao substituto do Bérrio! Quer isto dizer que as quantias mencionadas e alocadas são absolutamente ridículas, provocadoras mesmo e claro indício da opinião que os actuais políticos possuem das Forças Armadas. E muito embora historicamente até pareça ser em Governos PS que ultimamente se dão mais investimentos na Defesa, desta vez continuo com a sensação que nem com o discurso de Ano Novo do Papagaio-Mo... perdão, do PR, que a coisa lá vá.

É por essas e por outras que quando falam de Blackhawk, F-35, PC-21, FREMM, LPD, etc, etc, eu continuo de pé atrás. De boas intenções está o inferno cheio, e para tanta coisa que há a substituir entre os meados desta nova década e o princípio da próxima teremos de ter um crescimento económico superior ao da China e sem que hajam mais bancos para resgatar, o que acho difícil.  ::)

completamente de acordo, sem ser do benfica ou de qq clube !!
Hoje dediquei um tempinho a fazer umas continhas sobre os valores do Orçamento da DN para 2020, reparei que alguém escreveu que se gastava com vencimentos 80% do dito e vai daí coloquei os 80%, que são 1950 milhões e dividi por 25.000 efectivos, são um pouco menos eu sei e dá por cabeça mais de €78.000/ano ou seja o pessoal até ganha muito bem, quer dizer os sargentos e oficiais, porque se os Praças ganham o que ganham e são para aí 50% do total, os restantes 12.500 quadros, só podem estar muito bem pagos !!!


Abraços
« Última modificação: Janeiro 03, 2020, 11:51:51 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

mafets

  • Investigador
  • *****
  • 8608
  • Recebeu: 3219 vez(es)
  • Enviou: 996 vez(es)
  • +4059/-6468
Re: Substituição dos Alpha-jet
« Responder #524 em: Janeiro 03, 2020, 02:17:32 pm »
Para que armar um avião de treino? Só ia tornar mais caro de operar.

"Fitted for but not with". Os Alpha Jet também podiam ser armados, tanto quando estavam ainda na Esq. 301, como mais tarde na 103, no entanto isto não implica que andassem sempre com os pilons carregados. Não é do género que um PC-21, também andasse 24/7 com armas. Há sim vantagens para treinar CAS em Santa Margarida, especialmente para fazer face à ameaça assimétrica em conjunto com as forças do Exército, visto são consideravelmente mais baratos de operar que os F-16 e possivelmente F-35 no futuro.

Aviões para missões de CAS tem que ter cockpit blindado, o que aumenta em muito o peso do avião. Para alem do mais para missões de CAS vais querer FLIR e eletrotécnica que é cara e que aumenta o peso do avião.
Um A-29 Sierra Nevada totalmente equipado fica mais caro que os F-16MLU que nos vendemos para a Roménia.
Mais vale ficar com o F-16MLU para CAS e comprar um avião de formação que seja barato de operar, porque ao ritmo que os privados estão a vir "roubar" pilotos e sem perspetivas de aumento dos salários, vamos ter que formar muitos pilotos nos próximos anos.

Justifica-se para um cenário como a RCA tudo isso? Os MI17 que foram improvisados para apoio de fogo quando havia indisponibilidade dos Mi35,  nem blindagem nem sensores (pelo menos um treinador armado é mais rápido e mais pequeno).

https://www.forumdefesa.com/forum/index.php?action=post;quote=321815;topic=7867.510

Citar
Os três hélis de ataque que apoiavam toda a MINUSCA ficaram inoperacionais num incidente bizarro no aeroporto de Bangui, capital da RCA. Uma manobra fora da norma de um avião a jato russo fez projetar pedras contra os aparelhos MI-35 senegaleses.

Resultado: vidros do cockpit partidos e outros danos, que levaram a que as tropas ficassem sem apoio dos hélis que disparam rockets e têm um canhão de 20 mm.

Os paraquedistas portugueses, apoiados no terreno por dois controladores aéreos avançados da Força Aérea, procuraram contornar a falha adaptando uma metralhadora à porta de um helicóptero de transporte MI-17 paquistanês.

A solução permitiu fazer fogo de supressão, por atiradores especiais, mas no dia 17, numa operação que o CM acompanhou no terreno, em Bambari, esse héli foi atingido por dois disparos.

Por não ser blindado sofreu danos e aterrou de emergência. Ficou inoperacional e quase que obrigou à suspensão do combate em curso para expulsar da cidade os grupos armados.



Cumprimentos
"Nunca, no campo dos conflitos humanos, tantos deveram tanto a tão poucos." W.Churchil

http://mimilitary.blogspot.pt/