Armas a descontinuar

  • 15 Respostas
  • 4700 Visualizações
*

sivispacem

  • Perito
  • **
  • 587
  • Recebeu: 168 vez(es)
  • Enviou: 27 vez(es)
  • +42/-11
Armas a descontinuar
« em: Agosto 04, 2019, 01:46:23 pm »
Com a entrada ao serviço no Exército de toda a gama FN, coisa que só estará em pleno lá para 2021, se calhar, alguém sabe o irá acontecer às actuais armas em serviço, desde a óbvia G3, passando pela Galil, SIG, HK21 e MG3 (penso que na sua grande maioria sejam todas destinadas a serem retiradas do serviço).

E as  HK416 e 417 ao serviço do CIOE (e não só) o que lhes vão fazer? às tantas mais valia considerar-se a mais-valia de as transferir para os Fuzileiros ou para a Força Aérea, não?
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Armas a descontinuar
« Responder #1 em: Agosto 04, 2019, 05:01:27 pm »
Com a entrada ao serviço no Exército de toda a gama FN, coisa que só estará em pleno lá para 2021, se calhar, alguém sabe o irá acontecer às actuais armas em serviço, desde a óbvia G3, passando pela Galil, SIG, HK21 e MG3 (penso que na sua grande maioria sejam todas destinadas a serem retiradas do serviço).

Sim devem ir quase todas para Alcochete, para a UAGME. Algumas podem ficar para os recrutas utilizarem nas primeiras semanas da instrução básica, para não "danificar" desnecessariamente o material novo.

E as  HK416 e 417 ao serviço do CIOE (e não só) o que lhes vão fazer? às tantas mais valia considerar-se a mais-valia de as transferir para os Fuzileiros ou para a Força Aérea, não?

Faz sentido, mas devem ser apenas 30/40 armas... Também não é totalmente inverosímil ficarem meia-duzia no CTOE para pontualmente o pessoal ir treinando com armas "não-regulamentares".
 

*

sivispacem

  • Perito
  • **
  • 587
  • Recebeu: 168 vez(es)
  • Enviou: 27 vez(es)
  • +42/-11
Re: Armas a descontinuar
« Responder #2 em: Agosto 04, 2019, 06:05:22 pm »
Com a entrada ao serviço no Exército de toda a gama FN, coisa que só estará em pleno lá para 2021, se calhar, alguém sabe o irá acontecer às actuais armas em serviço, desde a óbvia G3, passando pela Galil, SIG, HK21 e MG3 (penso que na sua grande maioria sejam todas destinadas a serem retiradas do serviço).

Sim devem ir quase todas para Alcochete, para a UAGME. Algumas podem ficar para os recrutas utilizarem nas primeiras semanas da instrução básica, para não "danificar" desnecessariamente o material novo.

E as  HK416 e 417 ao serviço do CIOE (e não só) o que lhes vão fazer? às tantas mais valia considerar-se a mais-valia de as transferir para os Fuzileiros ou para a Força Aérea, não?

Faz sentido, mas devem ser apenas 30/40 armas... Também não é totalmente inverosímil ficarem meia-duzia no CTOE para pontualmente o pessoal ir treinando com armas "não-regulamentares".

Pensei que fossem mais...

Bom, e deduzo que algumas poucas centenas também sejam oferecidas no âmbito da cooperação militar com alguns PALOP's, se calhar...
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Armas a descontinuar
« Responder #3 em: Agosto 04, 2019, 07:40:27 pm »
No mínimo o CTOE possui 64 HK416 em várias versões.
Não sei quantas HK's é que o GAT tem.

https://www.thefirearmblog.com/blog/2015/12/17/portuguese-army-hk416a5s/

A report by Janes Defense has highlighted the purchase of 24 additional 5.56x45mm HK416A5 rifles and four 7.62x51mm G28 (HK417) rifles by Portugal for their Rapid Reaction Brigade (SOF). This is in addition to 18 rifles in November of 2014, and 22 HK416s in February of this year. This recent purchase brings the total amount of HK416s to 64 that have been reported to the media, or essentially enough for a reinforced platoon. Now, seeing that these purchases are more or less in sets of 20, I’m assuming that each batch is going to a separate and new team of their SOF, with each team retiring the service rifles they had before, at the rate that they are going with now. The rifles come equipped with a number of goodies, to include bipods, PMags, Aimpoints, AN/PEQ 16s, suppressors with Manta M700 shrouds, and the picture appears to have a high power optic with Accuracy International scope caps (not sure if these are made by AI, because I’ve seen Schmitt & Bender scopes with AI adjustment caps). Barrel lengths are ranging from 14.5 inch barrels for some batches and 16.5 for others. It is interesting to see a number of features on their weapon systems that imitate some American tendencies. Such as the PEQ16s, zip tieing their attachments, and their choice in accessories.


Portuguese Army buys additional HK416A5 rifles

http://www.janes.com/article/56620/portuguese-army-buys-additional-hk416a5-rifles

The Portuguese Army's Logistics Command (CmdLog) has ordered a new batch of 5.56x45 mm Heckler & Koch HK416A5 assault rifles for the army's special forces (Força de Operações Especiais - FOE).

A total of 24 rifles were purchased on 3 December from Heckler & Koch's Portuguese trader, Defmat, for EUR114,372 (excluding VAT). The batch comprises 20 with a 14.5-inch barrel length and four with 16.5-inch barrels for snipers, together with a comprehensive number of accessories.

Portugal is looking to receive the weapon as soon as possible, a CmdLog source told IHS Jane's . Four 7.62x51 mm Heckler & Koch G28 precision rifles were purchased under a separate contract, the source added.

Abraços
« Última modificação: Agosto 04, 2019, 07:45:07 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

PereiraMarques

  • Moderador Global
  • *****
  • 7896
  • Recebeu: 1224 vez(es)
  • Enviou: 344 vez(es)
  • +5154/-235
Re: Armas a descontinuar
« Responder #4 em: Agosto 04, 2019, 08:24:57 pm »
Tinha ideia que eram menos... Mas a quantidade continua a ser pífia.
 

*

perdadetempo

  • Analista
  • ***
  • 611
  • Recebeu: 234 vez(es)
  • Enviou: 457 vez(es)
  • +59/-6
Re: Armas a descontinuar
« Responder #5 em: Agosto 05, 2019, 12:41:28 am »
No mínimo o CTOE possui 64 HK416 em várias versões.
Não sei quantas HK's é que o GAT tem.

https://www.thefirearmblog.com/blog/2015/12/17/portuguese-army-hk416a5s/

A report by Janes Defense has highlighted the purchase of 24 additional 5.56x45mm HK416A5 rifles and four 7.62x51mm G28 (HK417) rifles by Portugal for their Rapid Reaction Brigade (SOF). This is in addition to 18 rifles in November of 2014, and 22 HK416s in February of this year. This recent purchase brings the total amount of HK416s to 64 that have been reported to the media, or essentially enough for a reinforced platoon. Now, seeing that these purchases are more or less in sets of 20, I’m assuming that each batch is going to a separate and new team of their SOF, with each team retiring the service rifles they had before, at the rate that they are going with now. The rifles come equipped with a number of goodies, to include bipods, PMags, Aimpoints, AN/PEQ 16s, suppressors with Manta M700 shrouds, and the picture appears to have a high power optic with Accuracy International scope caps (not sure if these are made by AI, because I’ve seen Schmitt & Bender scopes with AI adjustment caps). Barrel lengths are ranging from 14.5 inch barrels for some batches and 16.5 for others. It is interesting to see a number of features on their weapon systems that imitate some American tendencies. Such as the PEQ16s, zip tieing their attachments, and their choice in accessories.


Portuguese Army buys additional HK416A5 rifles

http://www.janes.com/article/56620/portuguese-army-buys-additional-hk416a5-rifles

The Portuguese Army's Logistics Command (CmdLog) has ordered a new batch of 5.56x45 mm Heckler & Koch HK416A5 assault rifles for the army's special forces (Força de Operações Especiais - FOE).

A total of 24 rifles were purchased on 3 December from Heckler & Koch's Portuguese trader, Defmat, for EUR114,372 (excluding VAT). The batch comprises 20 with a 14.5-inch barrel length and four with 16.5-inch barrels for snipers, together with a comprehensive number of accessories.

Portugal is looking to receive the weapon as soon as possible, a CmdLog source told IHS Jane's . Four 7.62x51 mm Heckler & Koch G28 precision rifles were purchased under a separate contract, the source added.

Abraços

Serão um pouco mais pois só naquele contracto para o CTOE de que tanto se falou na altura (publicado a 17-01-2017) foram adquiridas pelo meno 78  HK 416 com cano 14.5 e 4 com cano 16.5, sem contar com as 16 HK 417.

Se formos ver os contractos da DEFMAT http://www.base.gov.pt/Base/pt/ResultadosPesquisa?range=-16-8&type=contratos&query=adjudicatariaid%3D67412&ordering=sort%28-publicationDate%29

É possivel identificar os "18 rifles" que corresponderão ao contrato publicado a 11-11-2014, assim como as 24 espingardas de assalto do link da Jane´s corresponderão ao contrato publicado em 04-12-2015.

Existem mais dois contratos da DEFMAT, um  datado de 30-11-2015 (47.972,00 € para aquisição de espingardas) e o outro de 22-06-2017 (117.065,00 € Aquisição de diverso armamento para o CTOE) mas que não mencionam quantidades ou modelos.

Mesmo só contando com os outros três contratos comprámos pelo menos 124 HK 416 ( 18 C. 11", 98 C. 14.5", 8 C. 16.5") e 4 HK G28.

Suponho que a ideia na altura era de pelo menos deixar o CTOE completamente equipado.

Cumprimentos,
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Re: Armas a descontinuar
« Responder #6 em: Agosto 05, 2019, 08:49:16 am »
Se as HK forem retiradas ao CTOE e colocadas sei lá onde, faz-me lembrar a desactivação dos M60A3TTS a favor de uns poderosos mas míseros 37 CC's.
Somos mesmo uma Nação muito rica !!!

PS : convém é adquirir mais umas centenas de coronhas para as SCAR, para quem se lembra das quedas na Máscara !! :mrgreen:

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Stalker79

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11015
  • Recebeu: 2329 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Armas a descontinuar
« Responder #7 em: Agosto 05, 2019, 09:15:44 am »
Eu acho que as HK416 irão continuar no CTOE, o que também não impede que algumas SCAR lá vão parar para os seus militares conhecerem mais esse tipo de arma.

As G3 estava planeado continuarem nos serviços de apoio, presumo que aproveitem as que estão em melhor estado, as restantes para vender e as que estiverem em mau estado para sucata/derreter.
« Última modificação: Agosto 05, 2019, 09:16:39 am por Lightning »
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, HSMW, jorgeshot1

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Armas a descontinuar
« Responder #8 em: Agosto 05, 2019, 02:34:01 pm »
Se as HK forem retiradas ao CTOE e colocadas sei lá onde, faz-me lembrar a desactivação dos M60A3TTS a favor de uns poderosos mas míseros 37 CC's.
Somos mesmo uma Nação muito rica !!!

PS : convém é adquirir mais umas centenas de coronhas para as SCAR, para quem se lembra das quedas na Máscara !! :mrgreen:

Abraços


Será que ainda fazem as quedas na "tasca", é que não estamos em altura de estragar o material!
E mandem vir uns quantos guarda mãos, porque afinal quem partisse um guarda mãos ia uma semana pra casa!!!
 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Armas a descontinuar
« Responder #9 em: Agosto 07, 2019, 09:38:49 am »

PS : convém é adquirir mais umas centenas de coronhas para as SCAR, para quem se lembra das quedas na Máscara !! :mrgreen:

Abraços

Penso que as quedas na tasca já não são ensinadas da forma como nós foi ensinado. Agora é a "americana", pelo menos foi essa a sensação que fiquei.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Castro Santos

  • Membro
  • *
  • 46
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • +1/-0
Re: Armas a descontinuar
« Responder #10 em: Agosto 10, 2019, 05:24:53 am »
Não vão aproveitar as g3 em  em melhor estado para atirador designado?
Ou aquelas que já estavam a ser utilizadas como DMR?

Não convinha desperdiçar
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Armas a descontinuar
« Responder #11 em: Agosto 10, 2019, 10:44:42 am »
Não vão aproveitar as g3 em  em melhor estado para atirador designado?
Ou aquelas que já estavam a ser utilizadas como DMR?

Não convinha desperdiçar

Para isso é que o Exército adquiriu as SCAR H.

https://images.app.goo.gl/YDWEaLUefXMXovzC7
« Última modificação: Agosto 10, 2019, 11:55:53 am por Cabeça de Martelo »
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Castro Santos

  • Membro
  • *
  • 46
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • +1/-0
Re: Armas a descontinuar
« Responder #12 em: Agosto 10, 2019, 05:13:35 pm »
Citar
Para isso é que o Exército adquiriu as SCAR H
Eu sei disso.

Mas se já temos a g3 com miras telecopicas salvo erro da Leupold, não seria de aproveitar ?
Os canos têm uma vida útil de "x" disparos e ainda por  em armas de precisão têm um número ainda mais reduzido de disparos.
Não seria uma ideia totalmente descabida usar um Atirador designado por pelotão, como se faz em muitos países, e neste caso não sei se as Scar iriam chegar.
Nem que fosse usarem as g3 para treino e formação.

 Em vez de as venderem ao desbarato aproveitavam-se as que temos para ser mais uma opção.
Já vi imagens de militares alemães no Afeganistão a usar a g3 em modo DMR.



 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20066
  • Recebeu: 2928 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Armas a descontinuar
« Responder #13 em: Agosto 10, 2019, 05:46:12 pm »
Citar
Para isso é que o Exército adquiriu as SCAR H
Eu sei disso.

Mas se já temos a g3 com miras telecopicas salvo erro da Leupold, não seria de aproveitar ?

O Exército comprou Leopold no passado, as mesmas podem ser usadas nas SCAR H, mas de qualquer maneira as mesmas já vêm com Trijicon VCOG.

Citar
Os canos têm uma vida útil de "x" disparos e ainda por  em armas de precisão têm um número ainda mais reduzido de disparos.
Não seria uma ideia totalmente descabida usar um Atirador designado por pelotão, como se faz em muitos países, e neste caso não sei se as Scar iriam chegar.
Nem que fosse usarem as g3 para treino e formação.

As G3 não são tão precisas quanto as SCAR H, ainda por cima o Exército Português vai receber as ditas espingardas-automáticas em número suficiente para isso mesmo.

Se o Exército quiser pode fazer o mesmo que se fazia na ETAT (actual RPara) no meu tempo, nas recrutas o pessoal andava de G3, recebia instrução tanto com a G3 como com a Galil e fazia tiro com a última. Ou seja, a G3 era só mesmo peso nas mãos, já que quando íamos para a carreira de tiro era a Galil a escolhida.

Citar
Em vez de as venderem ao desbarato aproveitavam-se as que temos para ser mais uma opção.
Já vi imagens de militares alemães no Afeganistão a usar a g3 em modo DMR.

Eles usavam-nas porque não tinham outra opção. Felizmente hoje em dia já têm e deixaram de usar a G3.
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 

*

Castro Santos

  • Membro
  • *
  • 46
  • Recebeu: 9 vez(es)
  • +1/-0
Re: Armas a descontinuar
« Responder #14 em: Agosto 10, 2019, 08:39:16 pm »
Tudo bem podem ser usadas as miras Leupold nas Scar. A Trijicon VCOG têm uma função  diferente  das Leupold.
A Leupold têm 10x e as Vcog 1x6 variáveis que podem ser usadas mais perto, são mais versatéis, são como as Vortex.

Garanto que a Bundeswehr  ainda usam a g3 em DMR,até podem já não a levar para o Afeganistão, mas não as venderam e continuam a fazer tiro com elas.

Eu não estou a falar da g3 para uso geral, estou a falar de um uso muito especifico e reduzido.

Que não fazia mal deixar umas quantas para tiro com mais precisão, na minha opinião já que as temos, era deixarem algumas.

Se cada pelotão tivesse um atirador designado as Scar chegariam?
Se chegarem melhor ainda.

Para uso normal quanto mais rápido a g3 sair de cena melhor.
Tenho muita  pena de o Corpo de Fuzileiros não vir a receber as Scar, aproveitavam a vantagen do preço do contrato do exercito.
O visionário que aprovou o desperdício o que foi gasto com as g3 devia ser condecorado.

Uma curiosidade o que vai acontecer às mg4 ?

« Última modificação: Agosto 11, 2019, 06:06:14 am por Castro Santos »