Interessantes as elucidações desta “Grande Loja”1. Sempre foi lema da Grande Loja, permitir a todos os seus leitores, participarem so a forma de comentário, e nunca até hoje tive conhecimento que um comentário por muito abusivo que fosse tivesse sido apagado
Só lhes fica bem. A esta e a outras lojas. Mas claro, quem não costuma frequentar a loja, não sabe qual é a política da casa. Há lojas que pensam que são muito conhecidas, e há outras mais modestas. Não sei em que grupo se encontra a loja Limiana.
Ao que o utilizador registado no forum de defesa indica o preço dos canadair novos é de USD 25 Milhões. Pelo vistos , caiu no mesmo erro, já que USD 25 Milhões correspondem a preços de 2002, segundo os seus raciocínios a 17 Milhões de Euros.
Por acaso, se os autores do texto se dessem ao trabalho, chegaríam á conclusão de que para ter neste momento aviões em quantidade, Portugal tería que os ter encomendado anteriormente. Por isso, aos preços da altura (2002) o preço sería realmente USD 25.000.000.
Além do mais, como é evidentemente óbvio, a minha critica vai para a escala de valores, e não para o valor em si. Se o comentário escrito no blog, referisse que cada avião custava 15 milhões, eu diria que estava muito barato, mas a minha crítica não faría sentido. A minha crítica faz sentido porque os valores apresentados subvertem toda uma escala de valores. Quais os objectivos de tamanha distorção?
Eu acho que há uma intenção propositada.
Porquê?
Porque a seguir o autor refere que afinal, os 2.5 a 3 milhões de dolares eram para aviões em segunda-mão - um
detalhe sem a mais pequena importância, porque toda a gente sabe que um veículo USADO que custa 10% - dez por cento – do preço de um novo, faz exactamente a mesma coisa. (
Se Portugal tivesse comprado os aviões usados e se algum deles voasse – o que sería dificil – não faltaríam as críticas Limianas á irresponsabilidade dos governantes que andam a comprar sucata que corre o risco de se despenhar em cima das nossas cabeças).
NÃO HA PACHORRA!!!Se era um erro (como de facto foi) era mais simples reconhecer humildemente o erro e encerrar o assunto. Mas á boa maneira portuguesa, tenta-se tapar o Sol com a peneira e encontrar uma desculpa para o disparatado “deslize”. Nesta terra de Santa Maria, quando há um problema, não se resolve. Encontra-se uma desculpa. Referir os aviões em segunda-mão, é nada mais nada menos que isso, uma desculpa de mau pagador, como argumento de quem sabe que escreveu um disparate, mas não tem a humildade de o reconhecer.
Portanto, também sería interessante saber onde é que o Estado Português vai encontrar essa frota de Canadair em segunda-mão. Porque no lugar onde os autores do blog Limiano foram á procura, se calhar não é muito bom negócio.
Os aviões Canadair comprados na Amazon.com
, se calhar têm um pouquinho de dificuldade em voar. Mas claro, como os conhecimentos técnicos dos autores do blog são enormes, devem ter concluido que se trata de um anfibio. Portanto se é anfibio, para que é que tem que voar?
Apesar de não sabermos pesquisar nos motores de busca como o google, conseguimos descobrir, que a força àerea tem na base do Montijo três kits para equipar aviões convencionais na luta contra os fogos. Sabemos que tal decisão de não avançar ficou-se oficialmente a dever-se a avarias nos kits que se encontram num armazém.
São conhecimentos muito interessantes. Mas mesmo que a força aérea tivesse mil kits anti-fogo, ou o próprio São Pedro em pessoa, secretamente armazenado no Montijo (com as chaves do Céu em riste, pronto a fazer desabar a água em cima dos fogos), o comentário públicado no blog, não tería deixado de estar TOTALMENTE ERRADO, porque se baseou num dado base, que estava errado. Éra mentira! (contra factos não há argumentos)
Além do mais, a existência do que quer que seja na Força Aérea, não torna mais dificil uma pesquisa no Google. Só a não faz quem não sabe, ou então quem, propositadamente NÃO A QUER FAZER PORQUE DÁ TRABALHO E É MAIS FACIL “AMANDAR” AREIA PARA OS OLHOS DO ZÉ, QUE O ZÉ É ESTÚPIDO E FACILMENTE SE ENGANA COM UMA MENTIRITA OU OUTRA. Aqui ESTE Zé, fica irritado quando é enganado, e ainda mais quando percebe que está a ser enganado.
Os kits que existem, além do mais são para aviões C-130 e não têm nada a ver com o Canadair, que, pelas suas características, consegue transportar muito mais agua por hora, para um alvo próximo de um rio ou uma barragem.
Se o papatango fosse tão bom a fazer contas como a acusar, então certamente saberia que os 12 Milhões de euros que no ano passado o Estado pagou no combate aos fogos florestais, dariam para adquirir em sistemas de leasing ou de lease-back aviões canadair, com encargos substancialmente menores do que actuais
E tería chegado, para pagar um ano de Leasing (que por acaso, verificando os meus fracos conhecimentos de gestão, parece que é uma espécie de sistema de aluguer em que é necessário PAGAR TODOS OS ANOS, sendo que no fim, como toda a gente sabe, a compra acaba por ficar mais cara, e o bem só é nosso quando chega ao fim da sua vida útil calculada.
Como um Canadair, devido aos grandes esfoços mecânicos a que é submetido se desgasta rápido, no fim do Leasing, passamos a comprar mais Canadair, porque entretanto os velhos, vendêmo-los via leilão na E-Bay, onde algum incauto limianoide de algum país do terceiro-mundo os vai comprar.
A questão dos kits para o C-130 pode ser discutida se foram apresentadas e discutidas questões técnicas, como a manobrabilidade de um C-130 em vales apertados (comuns em Portugal) e o desgaste provocado a este tipo de avião que já tem quase trinta anos. (esta é outra questão, como é óbvio e não se deve misturar)
Pelos vistos o papatango prefere um sistema, onde uma empresa lucra mais, consoante a àrea ardida em Portugal for maior.
A “desconversa” é o argumento máis válido, quando se nos acabam os argumentos, ou quando nem sequer temos argumentos. Se eu quisesse ser sarcástico, também diría que parece que pelos lados limianos, há interesses das empresas de Leasing á solta. Mas não digo, porque evidentemente também não faría sentido.
Chegou a nossa vez, a hora dos irresponsáveis, perguntar se os mesmos moderadores terão coragem de colocar o direito de resposta no forum de defesa
Naturalmente não posso responder pelo FórumDefesa, onde sou um insignificante participante, um entre muitos, mas onde não deixo de dizer o que penso. Acredito no direito á livre expressão de ideias e gritarei sempre que achar que esse direito fôr posto em causa. Mas isso não quer dizer que me abstenha de gritar com a mesma veemência quando o direito á liberdade de expressão, é utilizado para propagar disparates, e quando se utilizam dados falsos para justificar raciocinios, mesmo quando eu estou de acordo com eles.
Estamos num país onde o boato é fácil de propagar, o insulto não é punido, a mentira, não é desmascarada. O Zé suporta tudo. Suporta politicos imbecís, sem ideias, sem convicções e sem planos, e suporta as oposições, que só criticam porque não estão ao abrigo da teta do poder, calando-se obedientemente quando trocam de posição, perdendo de repente todos os seus principios, e as suas grandes ideias.
A teta do poder é apetecível, e para lá chegar, ou ajudar uma família política a lá chegar, tudo vale. É obrigação dos cidadãos, mesmo os anónimos como eu, levantar a vóz e falar. Vale sempre a pena falar, porque talvêz quando a Grande Loja do Queijo Limiano se debruçar outra vêz sobre estes temas, tenha a sensatez de fazer uma pesquisa no Google, e não produza um comentário baseado em dados falsos.
Vale sempre a pena protestar.
Cumprimentos