Votação

Qual a solução mais sensata?

Sou a favor da construção dos dois.
37 (27.2%)
Sou a favor apenas do TGV.
11 (8.1%)
Sou a favor apenas do aeroporto.
25 (18.4%)
Nenhum, há outras prioridades.
63 (46.3%)

Votos totais: 117

Votação encerrada: Julho 05, 2005, 08:14:28 pm

Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?

  • 604 Respostas
  • 160664 Visualizações
*

GI Jorge

  • 617
  • +0/-0
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #570 em: Janeiro 29, 2011, 12:22:01 pm »
Citação de: "Lusitano89"
TGV custa mais 195 milhões que o previsto


Segundo a resolução do conselho de ministros hoje, sexta-feira, publicada no Diário da República, o preço contratual com a concessionária será de 1.668 milhões de euros. Em Maio era de 1.473 milhões.

No novo contrato de parceria público-privada, aprovado em conselho de ministros na semana passada, e que transfere mais risco para os privados, o Governo anunciou que as alterações visam, entre outros objectivos, "eliminar a garantia pessoal do Estado", no âmbito do empréstimo contraído pela concessionária Elos (co-liderada pela Brisa e pela Soares da Costa) junto do Banco Europeu de Investimento, "a substituir por garantia prestada por um sindicato bancário".

Além disso, o Governo decidiu "uniformizar o regime de modificações unilaterais do concedente" e ainda "eliminar o anexo referente ao acordo relativo aos efeitos da variação do indexante da taxa de juro".

A intenção desta alteração ao contrato tem a ver com as reservas que o Tribunal de Contas manifestou em relação ao visto prévio. Aliás, a Refer e a Rave decidiram, em Outubro, retirar o pedido de visto prévio à concessão que fará a ligação por alta velocidade ferroviária entre Lisboa e Madrid "na sequência de pedidos de esclarecimento formulados oportunamente pelo Tribunal de Contas em relação a aspectos particulares do contrato".

O aumento do preço do contrato, segundo a resolução do conselho de ministros, tem a ver também com a transferência de risco arqueológico do Estado para a concessionária. Ou seja, caso a Elos seja obrigada a mudar o traçado por questões que tenham a ver com a descoberta de qualquer património histórico ou arqueológico, os custos passarão a ser suportados pela concessionária e não pelo Estado, conforme estava no anterior contrato.

Além da Brisa e da Soares da Costa, o consórcio integra também a Iridium Concesiones de Infraestructuras, do grupo espanhol ACS, Lena, Bento Pedroso, Edifer, Zagope, a norte-americana Babcock & Brown Limited, o BCP e a Caixa Geral de Depósitos.

DN

 :roll:
Confunde-se em Portugal tantas vezes a justiça com a violência que é vulgar não haver reacções contra o crime e haver reacções contra a pena.

Oliveira Salazar
 

*

Desertas

  • Perito
  • **
  • 338
  • +0/-0
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #571 em: Janeiro 29, 2011, 05:19:48 pm »
Citação de: "GI Jorge"

 :roll:

E esses já foram entregues a Portugal. Agora até vermos o TGV percorrendo território Português , julgo que vão existir muitas mais derrapagens.

Um Abraço
God and the soldier all men adore
in time of trouble and no more
for when war is over and all things righted
God is neglected and the old soldiers slighted
 

*

latino

  • Membro
  • *
  • 271
  • +0/-0
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #572 em: Fevereiro 01, 2011, 01:16:02 pm »
COMUNICACIONES  Portugal /España

Este foro está muy bien ( planos y videos )   pero  Cuando  “algunos”  habláis parece que todo son batallas, odios,   resentimientos  y desgraciadamente simplemente es  “economía” puesto  que  a nivel de cualquier  “entidad política”  la economía funciona como la economía  individual primero “mi economía”, luego la economía de “mis socios”,  al final la economía de “mi familia” y al resto “que le den”  es duro pero es así ……..“ estas dentro o estas fuera”.

Los españoles “pasan” de Portugal ,” no les hace falta”  y demás problemas tenemos  dentro, en este momento,  como para ocuparnos del vecino (pasa como con la liga de futbol)  a mí lo que me “jode” después de haberos conocido  es que  “el españolito medio”  no ve como “familia” al portugués   pero en cambio si  vemos  como familia a los brasileros ¡con lo lejos que están ¡ (algo habremos hecho mal ambos países ) .

Las únicas  ciudades (CA,s ) que les interesa  económicamente Portugal en España (por orden )   son : Badajoz, Vigo , Madrid  (solamente por Sines)  y Valladolid;  al resto nos caéis  demasiado  lejos  y nuestros intereses económicos  “en infraestructuras”  están  en  los pirineos, mediterráneo y Marruecos según zonas (no nos levantamos pensando en Portugal)

Mas del  80% del presupuesto español se maneja desde las autonomías;  para que lo entandáis si  la economía  tiene mucho que ver con la política cuando las autonomías tienen el dinero y en España pasa eso :

 ¿Porque habría que invertirse  el dinero común español  en comunicaciones con  Portugal? Si no se le ve como familia y el españolito medio solo siente una indiferencia atroz  de muchos años hacia vuestro país y no espera beneficios económicos de allí?  Salvo que una ciudad española lo pida con insistencia porque le interese a ella.

La crisis nos   lleva  a la “fiesta is over”, Por nuestra mala cabeza  tenemos que pagar un montón de deudas, No va a llegar más dinero en ayudas europeas. Es decir  no hay problemas en este momento con las comunicaciones  porque..… ¡NO VA A HABER DINERO PARA HACERLAS¡  y   a partir de este momento  lo que “ no hayamos hecho cuando llovía el dinero  de Europa”  no se podrá hacer en muuuuuucho tiempo salvo que lo haga la iniciativa privada .

En época de crisis y cuando ya no paga Alemania  es cuando se ve  y se pone en valor el concepto de  nación = familia : Cuando hay poco dinero hay que invertirlo bien, eso pasa a nivel de ciudad (Zaragoza) CA (Aragón)  Nación (España) y Continente (UE) Pero la solidaridad bien entendida  empieza por uno mismo;  en épocas de poco dinero, el que  “no pertenece”  al club familiar  se queda fuera de casa  Y “el poco dinero”  se reparte en función de los intereses  familiares en el caso de España son los pirineos , Mediterráneo  y Marruecos si queda algo de dinero y como es familia se puede intentar  hacer  “un dispendio”  aunque no sea rentable para el conjunto familiar por ejemplo:

Uniendo Zamora con Valladolid pero…. la inversión tan grande  como es  unir Zamora  con Coímbra es más rentable  en otra zona  de la familia (España)  y ni siquiera se toma en consideración ¿portugueses? ¿Quiénes son? (A Valladolid le interesa  más Vigo, Santander,  Burgos, pirineos)

No os penséis que eso os pasa ¡solo a vosotros!  Pasa en todos los sitios y al principio piensas que te tienen manía pero  sencillamente es  economía “tanto tienes tanto vales “, las cartas están marcadas geográficamente y solamente luchas por los que consideras tuyos (familia) y nuestros países  llevan  muchos siglos de espaldas y enemistados.

-------------------------------------------------------------------------
Ejemplo  “mi tierra” para que veáis que pasa en todos los sitios.

En mi caso Aragón = Zaragoza,   sus intereses  económicos van en una circunferencia formada  por Madrid, Valencia, Barcelona, Toulouse, Burdeos, Bilbao (de Portugal solo nos interesaría económicamente un vuelo con Lisboa, siempre y cuando lo ponga unas empresa privada sin coste para nosotros para traer y llevar turistas y por Aramon). En estos 30 años de “dinero gratis europeo”  hemos hecho cosas positivas:

Nuestro dinero se maneja desde Zaragoza (más del 80%), las leyes  internas de Aragón se hacen desde Zaragoza, hemos recuperado nuestros símbolos, historia y orgullo; hemos hecho con el dinero de Europa (alemán) cosas realizadas o en camino :

 PLAZA, PLATEA, IBERCAJA,  Feria Zaragoza, Expo 2008, Aeropuerto de Zaragoza (carga y pasajeros) , Ave (4 estaciones), Walqa, Dinopolis, Aramon, Arento,  Denominaciones de origen (agricultura) ,comarcialización  , Motorland…  etc. Y sobre todo “quejarnos menos” del enemigo externo (Madrid y Barcelona)  y empezar a poner “a  trabajar”  a nuestro dinero en casa.
En comunicaciones estamos unidos o “en breve”  lo estaremos a Madrid, Valencia, Barcelona y Bilbao por  autovía, AVE y ferrocarril de carga.

Hemos gastado mal el dinero dilapidándolo  en cosas varias (como buenos latinos)  por ejemplo en el aeropuerto de Huesca,  y  en parte en todas las demás obras  puestas anteriormente;  pero la culpa  del despilfarro es nuestra por no controlar a nuestros políticos que manejan  “nuestro dinero” .

Pero hay cosas que dependen de otras comunidades autónomas (con más votos que nosotros) de  España y  de Francia que no hemos conseguido “todavía”

 ¿Deberíamos pensar que nos tienen  manía  o que no nos quieren?  Pienso que no, simplemente es “economía” y aquí  como en la guerra y en el amor “no hay amigos” sino “intereses”.

Llevamos luchando 40 años contra todo  aquel que llega al gobierno español  y que inmediatamente apoya el trasvase del Ebro y ¡seguiremos! mientras no nos hagan todos nuestros pantanos (todavía sin acabar)   el motivo no es que nos tengan manía simplemente que  el arco mediterráneo  tiene más votos que Aragón y menos agua   y el agua es  el dinero  del siglo XXI.

Comunicaciones con Francia:  Canfranc  Somport y Travesia central de los pirineos (TCP) después de 40 años hemos conseguido poco, Francia no quiere  y España  no los  necesita a corto plazo porque  van en contra de los intereses de vascos y catalanes ,  en ese sentido para España estamos como Zamora, no es que nos tenga manía sino que  “ tiene otras prioridades “ y tenemos pocos votos que ofrecer al político de turno.

Nosotros seguimos intentándolo  e invirtiendo dinero en ello  y esperando una oportunidad histórica, que  los demás cambien de opinión  y estar preparados en ese momento (la oportunidad no pasa dos veces por la misma puerta):

Somport (carretera)  aprovechamos hace tiempo la oportunidad  y con fondos europeos, hicimos las  autovías hasta allí y el túnel de 13 Km;   el resto de la parte francesa  si quieren que lo hagan los de Aquitania cuando quieran o les interese (nosotros ya estamos cansados de insistir y hasta los “guevos” de ellos).

TCP (ferrocarril carga) hemos hecho mil estudios , intentando  unir a  Tanger, Algeciras, Sines, Madrid ,  Valencia ,  Zaragoza,  Toulouse (Pirineos Medios)) Limoges y  Paris  (para compartir gastos /beneficios del túnel que es a 20 años y es lo único que falta).
                         
Hemos convencido de las ventajas ¡ por fin! a un valle francés y a Toulouse  (pirineos medios ) que solamente pensaba en Barcelona y a  Francia   que empieza a verlo , no porque les guste,  sino porque si no se une a la península se queda económicamente pequeña ante “ el  valle del Rin”  y a España  que le interesa  “si o si”.

Canfranc ( ferrocarril) por prepotencia Burdeos (Aquitania ) ha pasado de nosotros durante 40 años  ellos ¡ eran franceses ¡ ( eso es mucho mas despectivo  que nuestra indiferencia hacia vosotros)  ahora se han dado cuenta de que  no  solo necesitan Bilbao  sino que el camino más corto para llegar a  Valencia es por el Canfranc (que está prácticamente hecho,    en nuestro lado todavía  sigue  circulando)  y que sobre todo tienen  la envidia de que  Toulouse se llevará el negocio principal (TCT) por la mala cabeza de Aquitania (Burdeos)  y   ¡de pronto!  Después de 40 años  han vuelto a  “reconstruir” su línea de tren (faltan 59 km)  cuando ya nosotros solamente lo intentábamos por tradición y cabezonería (estamos hasta los “ guevos”   de su desprecio después de 40 años).

Pero seguimos soñando, intentando soportar a nuestros  “maravillosos “vecinos (como los vuestros que somos nosotros)   ya que hay que tener amigos hasta en el infierno ¡por lo que pueda pasar!

Pero seguimos soñando y ….¿si empieza a salir Gran Scala?
 ( a partir del día 10 de este mes  , es una inversión a 10 años) seguro que los franceses y catalanes  serían nuestros mejores amigos si saliese bien  “tanto tienes , tanto vales”.

Esto es para que veáis que en todas partes pasa lo mismo con los vecinos  pero la unión hace la fuerza y más en tiempos de crisis y de globalización   “exactamente como dentro de la familia de cada uno  lo mismo que dentro de Aragón las diferentes ciudades con respecto a Zaragoza”
……………………………………………………………………….

no sois el centro del mundo  ( en esta época en Europa el futuro  no está en el atlántico sino en el Rin) , ni  sois una isla  rodada por “ un vacio”  llamado España que  la  única ilusión/ discusión  de algunos  de vosotros  es evitarla/negarla  cuando “económicamente “ es vuestra  única tabla de salvación ( políticamente no hace falta ya que estamos unidos por la  UE y los primeros que no querríamos seríamos nosotros , no tenemos nada a ganar y demás problemas tenemos dentro).

En mi opinión  lo que habéis hecho mal hasta hoy en comunicaciones  dado que   ya no va a haber  dinero  europeo  en mucho tiempo salvo para pagar  deudas y estos ejes de comunicación   no van a ser hechos por la empresa privada puesto que no son rentables económicamente  sino  “socialmente” es;

 NO HABER HECHO DURANTE 30 AÑOS CON DINERO EUROPEO POR ESTE ORDEN:

1º TGV  Lisboa /Oporto/  Vigo (para empalmar con el AVE) hubiera  vertebrado   Portugal  “a futuro”  a pesar de su excesivo precio por la cantidad  de túneles a realizar, evitando el regionalismo disgregador (un sarampión peligroso  y nefasto económicamente en las regiones a las que llega País vasco y Cataluña; “ la economía real quiere ser libre”)

2º TGV  Sines ,Lisboa,  Madrid  pues la importancia económica  de Lisboa es el puerto  que necesita salida terrestre y Madrid   quiere   y “ ha ayudado “a hacerlo.

3º Aeropuero de Sines ( no de Lisboa) , que será grande  de pasajeros pero al nivel de Málaga o de Barcelona ; no al  nivel de Madrid y que su importancia será como aeropuerto de carga siempre y cuando esté bien comunicado  por carretera y ferrocarril con el puerto .
………………………………………………..

A PARTIR DE AHORA no hay dinero, ni iniciativa privada, solamente deudas. Y que pasará en mi opinión.

1º  Se acabará el TGV Porto /Vigo  (a 100 km por hora) es barato y realmente son una “única ciudad europea”, acercando todavía más Porto “económicamente “  a Galicia y separándola  “económicamente”  mas de Lisboa.

2º se ralentizará  “at infinitum”  la parte portuguesa del TGV  Madrid /Lisboa  porque no es rentable a día de hoy; la que más perderá será   Sines ( Lisboa) y Madrid ya habrá hecho su parte hasta Badajoz con los últimos euros europeos.

La  unión entre Faro y Huelva  es simplemente  por economía turística y suficiente a día de hoy  con lo que hay.

La unión entre Valladolid y Coímbra es caríiiiiiisima a día de hoy por la geografía (túneles)  y no rentable para España.
………………………………..

¿Y en el mañana ? (pagado con los euros únicamente portugueses):

Soñar porque no va a haber dinero en una década, dejar de echar la culpa a los “malditos castellanos” (españoles)  de todo (simplemente tenemos “nuestros intereses”, pero las decisiones son vuestras)
 
Discutir “pero en serio” "entre vosotros", no para entorpecer proyectos   o retrasarlos (porque la oportunidad económica pasa una sola vez por la puerta  y Madrid ya tiene puertos suficientes y esperando Tánger, Algeciras y Valencia entre otros), después   planificar “ priorizadas” las conexiones que os interese a 20 años  “mande  el partido político que mande”.

Empezar a realizarlas (no hacer  rayas en el papel)

Empezar  a comparar  vuestro plan con el nuestro  y nuestras posibilidades  e “intereses” para coordinarnos  si es posible  buscar sinergias.

 Y Suerte porque “los  malditos castellanos”  (españoles) no  “os tenemos  manía” (si tuvierais a los franceses y catalanes  de vecinos como yo, sabríais lo que es  “el desprecio  de la grandeur”, no la  indiferencia hispana)
 

*

Lusitano89

  • Investigador
  • *****
  • 20618
  • Recebeu: 2393 vez(es)
  • Enviou: 257 vez(es)
  • +1118/-1481
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #573 em: Março 07, 2011, 11:00:48 pm »
Bruxelas admite adiamento parcial, diz Diogo Feio


O eurodeputado do CDS-PP Diogo Feio revelou hoje que «a Comissão Europeia admite uma suspensão parcial do TGV tendo em atenção as circunstâncias orçamentais portuguesas» e aconselhou José Sócrates a negociar, sem Portugal perder dinheiro.

Em declarações à Agência Lusa, Diogo Feio afirmou que tem feito «um conjunto de perguntas à Comissão Europeia relativamente aos custos do TGV, ao andamento da obra e à sua necessidade».

«Obtive agora uma resposta muito clara por parte da Comissão Europeia para a qual a mesma admite uma suspensão parcial da obra tendo em atenção as circunstâncias orçamentais portuguesas», anunciou.

Segundo o eurodeputado do CDS-PP, "é claramente um abrir de portas por parte da Comissão à possibilidade do Estado português negociar a suspensão do TGV tendo em atenção precisamente as dificuldades que neste momento" Portugal está a passar.

"De uma vez por todas, o primeiro-ministro José Sócrates tem que compreender que não pode ter um discurso de contenção e de vontade de pôr as contas públicas em ordem, na Europa, e um discurso aberto a toda e a qualquer despesa, em Portugal", criticou.

Diogo Feio considera assim ser altura de dizer ao primeiro-ministro "algo muito simples em relação ao TGV: não há em Portugal dinheiro para isto, aproveite a oportunidade que a Comissão Europeia lhe está a dar, negoceie e suspenda a obra".

"Suspenda-se a obra, veja-se quais são as possibilidades economicamente mais rentáveis para que numa situação em que Portugal esteja bem economicamente ou melhor economicamente as seja possível retomar", aconselhou.

Para o eurodeputado do CDS-PP, "neste preciso momento, continuar com o TGV é pura irresponsabilidade política tendo em atenção a abertura que desde já é dada através desta resposta pela própria comissão europeia".

"A abertura que é dada é que neste preciso momento Portugal pode negociar sem estar a perder dinheiro e por isso mesmo ela deve ser aproveitada tendo em atenção a situação de urgência que o país tem", sublinhou, acrescentando que "não o fazer, não negociar, não conversar, é uma pura irresponsabilidade que este Governo está a cometer".

Lusa
 

*

Vicente de Lisboa

  • Especialista
  • ****
  • 1008
  • Recebeu: 171 vez(es)
  • Enviou: 79 vez(es)
  • +49/-18
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #574 em: Março 10, 2011, 12:49:15 pm »
New model metropolises

Paradises on earth

How cities will evolve

Aerotropolis: The Way We'll Live Next. By Greg Lindsay and John Kasarda. Farrar, Straus & Giroux; 480 pages; $30. Allen Lane; £14.99. Buy from Amazon.com, Amazon.co.uk

Edgelands: Journeys Into England's True Wilderness. By Paul Farley and Michael Symmons Roberts. Jonathan Cape; 272 pages; £12.99. Buy from Amazon.co,uk



WHAT is a city? These two books, though different in style and approach, come to similar conclusions. The city as a metropolitan core containing jobs and shops, surrounded by residential neighbourhoods to which it is connected by roads and rail, the whole eventually giving way neatly to countryside, is no longer an accurate description of how our urban areas work. And cities are likely to diverge even more from this in future.

In “Aerotropolis”, John Kasarda of the University of North Carolina and his co-author, Greg Lindsay, convincingly put the airport at the centre of modern urban life. What may appear to be merely a means of travelling from the inconvenient edge of one city to the edge of another is becoming, whether by design or as a result of millions of personal decisions, the centre of the metropolis.

Denver airport seemed absurdly far from the city when it opened in 1995. But the city has moved towards it. Suburbs such as Green Valley Ranch and Reunion have rapidly grown nearby—or did, before the housing crisis struck. People who use airports a lot want to live close to them. In 2009 airlines carried more than 2 billion passengers. Perhaps 300,000 people have flown a million miles or more in their lifetimes—equivalent to two trips to the moon and back.

Airports are magnets for jobs as well as people. Memphis airport is the home of Federal Express, a company that accounts for a sizeable portion of the local economy. Fairfax County in northern Virginia owes its wealth to Dulles airport, which has lured high-tech businesses. The Netherlands would not be the centre of the global flower trade were it not for Schiphol airport. Frankfurt’s airport allows the city to play a key role in the fish trade, despite being hundreds of miles from the sea.

Airports are also noisy and polluting. In Britain and America expansion plans are often stymied by vocal protesters. Messrs Lindsay and Kasarda defend them on environmental grounds; it may be better to grow flowers in Kenya and fly them to Europe than to grow them locally in a greenhouse heated by fossil fuels. They also suggest that airports can help reverse suburban sprawl.

But “Aerotropolis” tends not to let the messy business of human desires and worries stand in the way of a good plan. The authors seem most excited by the aerotropolises now rising in places like China, where villages are being forcibly relocated to make way for runways and environmental objections are drowned out by the roar of bulldozers. The fact that airports are often built with taxpayers’ money, that people dislike them even as they find them essential, and that air travel is cheap only because carbon and noise are inadequately priced, are not given their due weight in this book. Arguing that airports are bound to become more central to our lives is one thing; arguing that they ought to be is another.

If “Aerotropolis” occasionally overlooks the untidy aspects of modern urban life, “Edgelands” is obsessed with them. This is a book about rubbish tips, self-storage warehouses, out-of-town business parks and, yes, the uninhabitable neighbourhoods under flight paths. Travelling mostly around northern England, Paul Farley and Michael Symmons Roberts, both of them British poets, find unexpected pleasures: a car gradually coming into view beneath the surface of a pond, like a photograph in a developing tray; children’s dens; a herd of water buffalo.

“Edgelands” is sprawling and untidy, like its subject matter. But it reminds the reader of two things about cities. First, people have a habit of thwarting plans; one architect’s urban park is another man’s caravan site, or mattress dump. Second, cities evolve in unexpected ways. Canals were the cargo airports of their day, used to carry the raw materials that powered Britain’s industrial revolution. (A 19th-century urban booster might have called Manchester a “canalotropolis”.) Now canals are places where you go to walk the dog while worrying about muggers.

(gamando do The Economist.
 

*

Luso-Efe

  • 467
  • +0/-0
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #575 em: Abril 12, 2011, 12:59:43 am »
Impressionante a teimosia deste governo que destruiu este pais, em não suspender de vez o TGV, a indeminização a dar ao consórcio, comparada com o custo da obra e com os encargos futuros consequentes é uma insignificancia. :N-icon-Axe:

A fuga do FMI por parte deste governo, e os sucessivos pec's tinham como principal motivo o medo de o FMI decretar o fim destas obras tão importantes para a seita de traidores iberistas que desgovernam Portugal. :snipersmile:

Citar
TGV: CDS-PP insiste que é preciso suspender troço Poceirão-Caia

2011-04-11.

O líder parlamentar do CDS-PP, Pedro Mota Soares, desafiou hoje o Governo a assumir a suspensão da construção do TGV entre Caia e Poceirão, afirmando que a obra não tem sentido perante a situação financeira do país.

“Há três dias que Portugal pediu ajuda externa e até ao momento o Governo ainda não disse porque é que não adia o TGV entre Poceirão e Caia. Numa altura em que Portugal não tem dinheiro (…) ninguém compreende a teimosia do Governo em manter uma obra que vai ter como consequência o aumento exponencial do endividamento em Portugal”, afirmou.

O Diário Económico escreve hoje que o Governo decidiu não avançar com o segundo concurso para a construção do troço do comboio de alta velocidade (TGV) entre Lisboa e o Poceirão.

Para o líder parlamentar do CDS-PP, é indispensável que o Governo suspenda a construção do troço Poceirão-Caia já que se esta obra for em frente “o resto é inev itável”.

“Ninguém irá de camioneta ou de táxi ou a pé entre Lisboa e o Poceirão e por isso mesmo enquanto e Governo não adiar o TGV entre Caia e o Poceirão todo o resto se vai tornar mais tarde ou mais cedo inevitável, quer a ligação entre Lisboa e o Poceirão, quer a terceira travessia quer até eventualmente a ligação ao novo aeroporto e até mesmo o novo aeroporto”, sublinhou.

Reclamando que o CDS “tinha razão” quando há um ano, “ainda antes da assinatura dos contratos”, apresentou um projeto para suspender o troço Caia-Poceirão “não obrigando Portugal a pagar indemnizações”.

“Toda a esquerda se uniu para chumbar essa proposta. Outros partidos calaram-se muito relativamente a esta matéria e o CDS manteve-se sempre coerente. Continuamos a perguntar ao Governo quando é que vai assumir a suspensão da construção do TGV entre Poceirão e Caia”, afirmou.

http://www.correiodominho.com/noticias.php?id=46347
Chamar aos Portugueses ibéricos é 1 insulto enorme, é o mesmo que nos chamar Espanhóis.

A diferença entre as 2 designações, é que a 1ª é a design. Grega, a 2ª é a design. Romana da península.

Mas tanto 1 como outra são sinónimo do domínio da língua, economia e cultura castelhana.

Viva Portugal
 

*

old

  • Especialista
  • ****
  • 911
  • +1/-0
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #576 em: Julho 20, 2011, 09:59:57 am »
Solamente a modo de curiosidad:

España construirá una linea de Alta Velocidad, en Arabia Saudi. Utilizaran los mismos trenes que en España. El primer pais Arabe en disponer de estas tecnologia.

http://www.emirates247.com/business/eco ... 9-1.408627
http://www.bloomberg.com/news/2011-07-2 ... -says.html
http://www.cincodias.com/articulo/empre ... cdiemp_12/
 

*

chaimites

  • 1663
  • Recebeu: 61 vez(es)
  • Enviou: 2 vez(es)
  • +10329/-0
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #577 em: Julho 20, 2011, 11:19:20 am »
Citar

Falta de passageiros
Espanha suprime três ligações de alta velocidade


A rede ferroviária nacional espanhola (Renfe) decidiu suprimir três ligações de alta velocidade que ligavam directamente Toledo, Cuenca e Albacete, por falta de procura.

 
As ligações que desde Dezembro garantiam transporte ferroviário de alta velocidade entre as três cidades da região autónoma de Castilla-La Mancha deixam de operar a partir de sexta-feira, 1 de Julho.

Em seis meses, o serviço transportou apenas 2796 passageiros, quando, por exemplo, na linha Toledo – Madrid (onde se mantêm as ligações de alta velocidade) viajam diariamente, em média, 4100 pessoas. Um “desastre” que o presidente da Renfe, Enrique Urkijo, admitiu


eu só pergunto uma coisa: qual o numero de pessoas que viajariam diariamente entre madrid e lisboa? qual o preço dos bilhetes?

So a titulo de exemplo a ryannair voa entre o Porto e Madrid por 25€
Sera que o TGV ficaria mais economico?

O Tempo de viagem entre Madrid e lisboa de TGV  esta previsto ser 3 horas, A ligaçao de aviao entre o Porto e Madrid   com o tempo do check`in incluido demora  pouco mais de duas horas e so custa 25 euros em média!
Ninguem do Norte de portugal vai descolar-se a Lisboa para depois apanhar o TGV para madrid!


PS: já fui a madrid por 8 euros
Aqui nao precisamos do TGV para nada!
Obrigado
 

*

PCartCast

  • Membro
  • *
  • 226
  • Recebeu: 1 vez(es)
  • Enviou: 3 vez(es)
  • +0/-0
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #578 em: Julho 20, 2011, 03:02:03 pm »
Concordo completamente Chaimites... Ainda por mais quando são eles a dizerem-nos o que querem... O traçado mais económico para o TGV em Portugal ligava Lisboa a Cáceres, mas eles forçaram-nos a escolher um traçado por Évora só porque não lhes convém, ao espanhóis, fazer a ligação Cáceres-Fronteira. Com isto, aquilo que seria uma ligação directa Lisboa-Madrid transforma-se quase num Tour á Península. De Lisboa vai-se para Sul em Direcção a Évora, daí outra vez para norte em direcção a Badajoz, e de Badajoz outra vez para norte em direcção a Madrid.

Em suma, um trajecto que é feito em 3 horas por um preço económico por avião, transforma-se num percurso que pode chegar quase ás 5 horas e cujo o preço poderá rondar os 40€. A única vantagem é que os preços dos bilhetes ferroviários não oscilam tanto como os aéreos.

Acho que é óbvio que não precisamos de TGV para nada, ganháva-mos mais em arranjar as linhas actuais e converte-las em média velocidade. A diferença entre o Alfa-Pendular e o TGV são uns miseros 80 Km/h (220 km/h para o Alfa contra os 300 km/h para o TGV) se considerar-mos o para arranca Lisboa-Évora-Badajoz.... Madrid, os 80Km/h extra do TGV não o compensam.

Por isso, TGV não, e não aos espanhóis.

*

latino

  • Membro
  • *
  • 271
  • +0/-0
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #579 em: Julho 20, 2011, 04:15:05 pm »
- Me parece oportuno  que lo pareis ( el TGV) porque ya nadie tiene un euro  y una cosa es hacer lineas AVE/TGV  con  "euros alemanes" y otra muy distinta hacerlo con "euros nacionales" que no tenemos   y estando   como estamos arruinados (todos)

- Nosotros llegaremos seguro  a Vigo  y puede que a Badajoz  !si nos llega el dinero! (porque  queremos y porque   las decisiones en infraestructuras  se toman en cada pais " por motivos internos"  y sin pensar en los intereses del vecino puesto que cada uno "se paga lo suyo" y  además así se había planeado y decidido, ahora ya  no hay dinero)

- pero volvemos a lo de siempre:
 España "pasa de Portugal" (son 500 años de vivir de espaldas y ningun interes económico en vosotros), le preocupa la conexión con Francia 1º por Barcelona  despues (10 años) por  San Sebastian, despues  en tercer lugar  y a futuro (30 años  y " hecho por la iniciativa privada")   por la TCP.

- Pero lo importante no es el AVE "que lo es bastante", ni el derroche que se ha hecho con tantos trenes inutiles  en España que "ya lo estamos pagando por nuestra mala cabeza"  sino  que lo  mas importante es :

EL "ANCHO DE VIA" QUE "DEJA DE SER IBERICO" PARA SER "EUROPEO"  EN ESPAÑA Y  ESTAR  ASI  COMUNICADA CON EL RESTO DE EUROPA  !SIN INTERCAMBIADORES FERROVIARIOS ! (competitividad)

España a día de hoy  !ya es europea hablando de trenes ! pero .......y ¿Portugal?

y lo peor......  despues de tantas dudas, lineas en el planos y no en el terreno  y gasto de millones en otros sitios ......¿de donde vais a sacar  a partir de ahora los euros para hacer las vias? y no  tener que intercambiar las mercancias en  un intercambiador  de trenes Portuges /español (europeo) unica forma de ser competitivos .

¿Como hareis  que el puerto  os sea rentable y competitivo con el resto de puertos? a los  que seguro llegará la linea ferrea  de ancho europeo ganando competitividad sobre vosotros.

Lo único que le interesaba a MADRID( España )del AVE  a Lisboa era  SINES ,  para equilibrar "sus puertos"    (Valencia, Algeciras, Sines y Vigo )...... a Madrid no le interesa ganar "unos minutos" para llegar a Lisboa (ni los castellanos quieres conquistarla, ya tenemos a Mouriño) ; en  mi opinión a Lisboa si que " le hubiera interesado" pero a día de hoy ya es tarde  "no hay dinero".
 
Pero ya que no habeis querido o podido  hacerlo y ahora es cierto que  es imposible economicamente.

 el que se queda "realmente aislado"  por el ancho europeo es Sines/ Lisboa;  ya que Madrid puede sustituirlo  perfectamente  con los puertos  de Algeciras, Vigo , otros puertos menores españoles e incluso !Tanger!  a los que seguro llega el ancho  de via europeo y estará perfectamente comunicado en ancho de via europeo con el resto de Europa.

!no se puede uno dormir..... porque  se le comen a uno la merienda! .

En este foro portugués lo explican bastante bien  "desde vuestro punto de vista".

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1290829


PD no es que me ria , ni me guste.... ! no me gusta nada que sea negativo para Portugal!   me gustaría ir siempre de la mano con Portugal ; pero como vuenos vecinos hay que respetar las decisiones del otro ; sobre todo "si no te afectan" y  eso si...... aprender de los errores para la próxima vez.
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #580 em: Setembro 04, 2011, 01:23:33 am »
TGV low-cost em estudo

Citar
As pressões intensas do Governo de Espanha para a construção da linha de alta velocidade Lisboa-Madrid levaram o Executivo de Passos Coelho a estudar a hipótese de construir um TGV menos dispendioso do que os 1,7 mil milhões previstos para aquela linha.

Nesse sentido, o secretário de Estado das Obras Públicas, Sérgio Monteiro, já iniciou contactos informais com a empresa Soares da Costa, que lidera o consórcio a quem foi adjudicada a construção da linha, para renegociar o contrato.

O objectivo do Governo passa por retirar parte das obras do contrato adjudicado – documento que, aliás, ainda aguarda o visto prévio do Tribunal de Contas para ser válido.

Eliminar a construção da linha de mercadorias entre Évora e o Caia ou não construir a estação de Évora são alguns dos exemplos de cortes que poderiam ajudar a reduzir significativamente o custo da linha.

Outra questão que está a ser analisada é, ainda, a entrada do TGV em Lisboa ser feita pela ponte de 25 de Abril.

http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Inte ... t_id=27695

É pá... P*** que os p****!!!!!!!!!!!!
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

latino

  • Membro
  • *
  • 271
  • +0/-0
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #581 em: Setembro 04, 2011, 09:44:51 am »
Increible , cuando "se entere Zapatero" lo enmarca (el articulo)  en su futura casa en Leon  (su primer exito y reconocimiento economico  mundial).

As pressões intensas do Governo de Espanha para a construção da linha de alta velocidade Lisboa-Madrid levaram o Executivo de Passos Coelho a estudar a hipótese de construir um TGV menos dispendioso do que os 1,7 mil milhões previstos para aquela linha.

No sabía yo, ni creo que el propio gobierno español (en funciones ) que mandaba "economicamente" en Portugal.

Cuando se entere algún periodico español , y lo copie (en paginas interiores) la gente va a alucinar y se va a enterar del tema del que hablais (que le es indiferente ) .

 creo  que el unico  español al que le interesa el tema es al presidente de Extremadura y en este momento hay dos:

- el saliente , que intenta no aparecer para que nadie le pida cuentas.
- Y el entrante que todavía no ha llegado a la carpeta de comunicaciones y esta intentando cuadrar las cuentas dejadas por el anterior.


Y lo peor es que la gente empezará a resumir así :

Que vamos a pagar
 

*

latino

  • Membro
  • *
  • 271
  • +0/-0
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #582 em: Setembro 04, 2011, 09:59:10 am »
perdón , del ataque de risa que llevaba por la obsesión castellanofoba de algunos  lo corte sin querer , continuo:

Y lo peor es que la gente  lo empezará a resumir así :

Que vamos a pagar a los portugueses ¿ QUE? y un huevo

Y ENTONCES SI QUE OS PODEIS DESPEDIR DE CUALQUIER COOPERACIÓN ESPAÑOLA  DURANTE POR LO MENOS 5OO AÑOS MAS  A LOS QUE YA DURA NUESTRO DIVORCIO.

-------------------------------------------
 para el 90% de los portuguses " cuerdos"  la realidad puede que sea (sin fovias ni filias ):

EL  NUEVO  GOBIERNO PORTUGES AL TOMAR CONTACTO CON LA REALIDAD ECONOMICA Y VER LA NECESIDAD DE UNIR SINES A EUROPA (A TRAVES DE LA PENINSULA) Y DADO QUE NO ESTA EN CAMPAÑA ELECTORAL, ESTA CAMBIANDO SU POSTURA "POCO A POCO"  SIN QUE SE NOTE  MUCHO, DADA LA IMPORTANCIA DE ESA CONEXIÓN PARA LA ECONOMIA PORTUGUESA  Y QUE ESPAÑA YA HIZO LO QUE PACTO  CON PORTUGAL Y LE HA VUELTO A REPETIR QUE NO VA A HACER NADA MAS .
 

*

Jorge Pereira

  • Administrador
  • *****
  • 2235
  • Recebeu: 89 vez(es)
  • Enviou: 122 vez(es)
  • +59/-44
    • http://forumdefesa.com
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #583 em: Setembro 27, 2011, 04:27:53 pm »
Voltou o bom senso e a responsabilidade!

Citar
Governo vai criar duas linhas ferroviárias rápidas entre Portugal e Espanha

O Governo vai criar duas linhas ferroviárias rápidas de Sines a Madrid e de Aveiro a Salamanca. (Veja vídeo no final do texto)

O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, disse no programa Prós e Contras na RTP1, que o Governo vai criar duas linhas ferroviárias rápidas entre Portugal e Espanha.

A estratégia passa por aproveitar os portos marítimos e as ferrovias de bitola europeia, com linhas de passageiros e mercadorias de Sines a Madrid e de Aveiro a Salamanca.

A União Europeia confirmou que os fundos alocados ao comboio de alta velocidade (TGV) poderão ser aplicados às novas linhas ferroviárias, que deverão ligar Portugal à Europa e aumentar a competitividade.

Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/governo-vai-cr ... z1ZAOOPPFQ
Um dos primeiros erros do mundo moderno é presumir, profunda e tacitamente, que as coisas passadas se tornaram impossíveis.

Gilbert Chesterton, in 'O Que Há de Errado com o Mundo'






Cumprimentos
 

*

miguelbud

  • Analista
  • ***
  • 763
  • Recebeu: 38 vez(es)
  • Enviou: 29 vez(es)
  • +13/-1
Re: Aeroporto da Ota e TGV... prioridades?
« Responder #584 em: Setembro 30, 2011, 02:03:10 pm »
Proposta da CIP para ligação Sines-Badajoz avaliada em 400 milhões

A CIP (Confederação Empresarial de Portugal) apresentou uma proposta para a ligação ferroviária entre Sines e Badajoz, orçada em cerca de 400 milhões de euros tendo em conta projectos semelhantes em Espanha.

Segundo António Saraiva e Mira Amaral, presidente e vice-presidente da CIP, a solução deveria ter passado pelo Norte (Leixões e Aveiro), mas é necessário agora aproveitar o projecto que está iniciado.

Para isso, diz Mira Amaral, é fundamental conseguir também a garantia dos espanhóis de que irão levar a cabo a ligação a França em bitola ibérica. O responsável admite mesmo que Espanha possa vir concessionar a ligação para passageiros para Lisboa.


O objectivo da proposta da CIP é a construção de uma linha de bitola europeia de Sines ao Poceirão e ligação ao Barreiro, Autoeuropa e portos de Setúbal e Sines. Além disso, a CIP propõe a ligação de Évora à linha Poceirão Caia, em bitola europeia.

Entre as propostas conta-se a construção de um terminal provisório para a Alta Velocidade em Entrecampos e o atravessamento da ponte 25 de Abril recorrendo a intercambiadores.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=509137