Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo

  • 680 Respostas
  • 158787 Visualizações
*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #195 em: Setembro 29, 2017, 11:17:05 pm »
Só uma curiosidade acerca de este topico. Que tal ampliar a BA-1 e colocar lá parte do componente SAR? Ainda tem bastante espaço a volta, deveria dar para construir uma segunda pista, hangares e afins aparte da academia e ficava na mesma perto de Lisboa. Só uma ideia.
 :Combate:

SAR? Isso é basicamente feito pelos EH-101 e os mesmos vão para a BA1.

A segunda pista em Sintra não a consegues fazer por falta de espaço, é preciso mais que asfalto/betão para se fazer uma pista Stalker !!!

Não sei se será por algum processo legal ou burocratico que impeça, porque terreno á volta da base há suficiente para construir uma pista paralela com 1800m como a que lá está.
Pelo menos no Google maps parece bastante....
 

*

HSMW

  • Moderador Global
  • *****
  • 12750
  • Recebeu: 3088 vez(es)
  • Enviou: 7581 vez(es)
  • +770/-1303
    • http://youtube.com/HSMW
Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #196 em: Setembro 29, 2017, 11:17:38 pm »
As esquadras de transporte essas sim passar para Tancos. Muito provavelmente re-distribuir os esquadrões por essas duas bases fica mais barato que os 400 milhões que a força aerea estava a pedir para sair do Montijo.

Essas contas à político é que me dão cabo da cabeça...  E Tancos porquê? Só porque tem lá pedaço de alcatrão plano?
Uma das missões principais!
  • As esquadras de transporte da FAP transportam o quê?
  • Que está guardado onde?
  • Que é transportado por estrada por quem?
« Última modificação: Setembro 29, 2017, 11:25:07 pm por HSMW »
https://www.youtube.com/user/HSMW/videos

"Tudo pela Nação, nada contra a Nação."
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11013
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #197 em: Setembro 29, 2017, 11:19:35 pm »
e não só aproximação á pista da base feita por instrumentos em voos VFR ????????
Muito bom mesmo !!!!!

Se o piloto tem que olhar para os instrumentos, então é visual. ;) cabecinhas pensadoras estes jornalistas.
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #198 em: Setembro 29, 2017, 11:20:55 pm »

https://www.dn.pt/portugal/interior/reativar-base-de-tancos-como-alternativa-a-saida-do-montijo-5565862.html

Não consigo ver o ILS em qq das pistas para aproximação por instrumentos , alguém me pode dizer onde este está ????
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #199 em: Setembro 29, 2017, 11:23:55 pm »
Só uma curiosidade acerca de este topico. Que tal ampliar a BA-1 e colocar lá parte do componente SAR? Ainda tem bastante espaço a volta, deveria dar para construir uma segunda pista, hangares e afins aparte da academia e ficava na mesma perto de Lisboa. Só uma ideia.
 :Combate:

SAR? Isso é basicamente feito pelos EH-101 e os mesmos vão para a BA1.

A segunda pista em Sintra não a consegues fazer por falta de espaço, é preciso mais que asfalto/betão para se fazer uma pista Stalker !!!

Não sei se será por algum processo legal ou burocratico que impeça, porque terreno á volta da base há suficiente para construir uma pista paralela com 1800m como a que lá está.
Pelo menos no Google maps parece bastante....

nem só de comprimento se faz uma pista Stalker, largura da mesma, taxiways, distâncias mínimas de segurança entre pistas, altitudes minimas de aproximações, obstáculos naturais, glide paths,  etc, etc .

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Stalker79

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #200 em: Setembro 29, 2017, 11:24:54 pm »
e não só aproximação á pista da base feita por instrumentos em voos VFR ????????
Muito bom mesmo !!!!!

Se o piloto tem que olhar para os instrumentos, então é visual. ;) cabecinhas pensadoras estes jornalistas.

Calhaus com olhos é o que são mas botam cá umas faladuras..........
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Lightning

  • Moderador Global
  • *****
  • 11013
  • Recebeu: 2328 vez(es)
  • Enviou: 3206 vez(es)
  • +731/-1031
Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #201 em: Setembro 29, 2017, 11:25:15 pm »
Não sei se será por algum processo legal ou burocratico que impeça, porque terreno á volta da base há suficiente para construir uma pista paralela com 1800m como a que lá está.
Pelo menos no Google maps parece bastante....

Há muitos anos que não meto lá os pés, mas tenho ideia (de leigo) que os terrenos do outro lado da pista da BA1 eram assim para o pantanoso, ou então fui lá sempre depois de grandes chuvadas ;D, ou plantam lá arroz, sei lá eh eh eh.



Mas pessoal perito nessas coisas que fale tecnicamente, acho que a Ota tinha o mesmo problema.
« Última modificação: Setembro 29, 2017, 11:29:34 pm por Lightning »
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #202 em: Setembro 29, 2017, 11:36:11 pm »
Não sei se será por algum processo legal ou burocratico que impeça, porque terreno á volta da base há suficiente para construir uma pista paralela com 1800m como a que lá está.
Pelo menos no Google maps parece bastante....

Há muitos anos que não meto lá os pés, mas tenho ideia (de leigo) que os terrenos do outro lado da pista da BA1 eram assim para o pantanoso, ou então fui lá sempre depois de grandes chuvadas ;D, ou plantam lá arroz, sei lá eh eh eh.



Mas pessoal perito nessas coisas que fale tecnicamente, acho que a Ota tinha o mesmo problema.

Só acrescento mais isto quanto á 2ª Pista :
- distância mínima entre pistas paralelas, é de 1015 m, basta olhar para a foto para ver onde a 2ª pista ia ficar;
-  e a área de servidão e de segurança da pista onde ficava ??????
-  e a zona para efectuar uma papada se for necessário onde fica ????
Se os nossos espertos dos políticos pensarem em que se por algum motivo Sintra tiver de ser utilizadas por trafego civil........... já não tem de gastar dinheiro que não é deles em OBRAS, para reposicionar a 2ª pista, mas isto sou eu a pensar alto !!!!

Já nem falo da consistência do solo, á semelhança da OTA, como referiste, teria de ser estacado para ser possível depois iniciar a construção da 2ª pista em condições do seu PCN comportar aeronaves heavies ou mesmo super heavies.

Abraços
« Última modificação: Setembro 29, 2017, 11:42:16 pm por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

perdadetempo

  • Analista
  • ***
  • 611
  • Recebeu: 234 vez(es)
  • Enviou: 457 vez(es)
  • +59/-6
Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #203 em: Setembro 30, 2017, 02:28:31 am »
Citar
A unidade BA3 nunca foi a casa dos pára-quedistas, a casa destes (que também teve muitos nomes) ficava do outro lado da estrada, eram vizinhos. Sim a esquadra 501 com os C-130 nunca esteve sediada em Tancos, foi criada logo de origem no Montijo, foi em certa medida, também o substituto dos quadrimotores que a FAP teve no tempo do ultramar a operar de Lisboa.

É para provar que nunca se é suficientemente velho para aprender. Durante estes anos todos estava convencido que estavam no mesmo local. Só após ler o post acima é que verifiquei que existe uma estrada a separá-los. Já estou apto a uma carreira no jornalismo. :N-icon-Axe:

Citar
A esquadra 551 era na BA6 - Montijo.

Li com mais atenção o artigo e fiquei com a impressão que no ano a que me refiro (1987) eles estavam em situação de "despejo" ,por causa da criação da esquadra 601 que iria usar Orion P3-P que estavam na altura a ser preparados na OGMA, e esse facto obrigou a consolidação das operações com os  Alouette III na BA3.

Cumprimentos,
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: Lightning

*

night_runner

  • Membro
  • *
  • 169
  • Recebeu: 59 vez(es)
  • Enviou: 119 vez(es)
  • +3/-0
Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #204 em: Setembro 30, 2017, 03:20:34 am »

https://www.dn.pt/portugal/interior/reativar-base-de-tancos-como-alternativa-a-saida-do-montijo-5565862.html
Citar
Há pelo menos quatro condições de partida que justificam a opção de transferir, para Tancos, as esquadras de transporte militar dos C-295 e dos C-130
Tantas condiçoes e ninguém menciona as principais: as pessoas e os euros!
As pessoas porque Tancos está mais perto do Montijo(Lisboa) do que Beja. Para a enorme quantidade de gente que pode ser afectada pela mudança (militares e famila) será o factor mais relevante. Tenho a certeza que a irem para Beja haveria gente a ponderar acabar a carreira militar mais cedo, o que não seria muito bom, numa altura em que até há falta de pessoal...

Os euros... As unicas alternativas ao Montijo sao Tancos e Beja. Beja parte muito à frente. Tancos precisa de muita obra em pouco espaço, já Beja é uma base em funcionamento total com infra-estruturas para absorver pessoas e material em larga escala e tem zonas de treino proprias perto do aerodromo. Isto é o fundamental para operar uma esquadra de voo. O resto é secundário ou ate mesmo conversa para inglês ver (que aqui ate convem tambem à FAP), como as razoes que a fonte do DN aponta para a não-utilização de Beja:
Citar
está longe das unidades de paraquedistas e das áreas de maior incidência dos fogos florestais, além de ter um terminal para a aviação civil
Alguém acredita mesmo que as chefias tenham realmente estes aspectos em consideraçao ao tomarem uma decisao destas?
Nao tenho duvidas que se fosse a FAP a pagar estas mudanças ia tudo para Beja. Tal como ha uns anos uns avioes que fazem SAR e patrulha maritima tambem foram porque era mais barato do que fazer obras no Montijo. Mas como nao será a FAP a pagar... "people matter"!
 

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #205 em: Setembro 30, 2017, 02:44:42 pm »
Tanto pormenorzinho de m***a, já arranjei sitio pra construir uma base nova de raiz. Perto de Lisboa e junto ao mar ainda por cima.
Nos terrenos entre o deposito de munições da marinha e a estação Ibéria da NATO. Tá resolvido!!!!
Já se escusa de andar com esquadras pra trás e pra frente.
 :G-bigun:
 

*

Cabeça de Martelo

  • Investigador
  • *****
  • 20060
  • Recebeu: 2927 vez(es)
  • Enviou: 2200 vez(es)
  • +1226/-3447
Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #206 em: Setembro 30, 2017, 03:07:30 pm »
Citar
A unidade BA3 nunca foi a casa dos pára-quedistas, a casa destes (que também teve muitos nomes) ficava do outro lado da estrada, eram vizinhos. Sim a esquadra 501 com os C-130 nunca esteve sediada em Tancos, foi criada logo de origem no Montijo, foi em certa medida, também o substituto dos quadrimotores que a FAP teve no tempo do ultramar a operar de Lisboa.

É para provar que nunca se é suficientemente velho para aprender. Durante estes anos todos estava convencido que estavam no mesmo local. Só após ler o post acima é que verifiquei que existe uma estrada a separá-los. Já estou apto a uma carreira no jornalismo. :N-icon-Axe:

Se o senhor meu pai tivesse lido isto, já tinha conversa para um mês...como ele gosta de dizer que passou por Tancos e o pessoal rematar logo com "Páras"... ui! :rir:
7. Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros.

 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: perdadetempo

*

Charlie Jaguar

  • Investigador
  • *****
  • 5398
  • Recebeu: 5333 vez(es)
  • Enviou: 3516 vez(es)
  • +10060/-2642
Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #207 em: Setembro 30, 2017, 04:04:59 pm »
É impressionante: para a generalidade das pessoas parece que a Base Aérea nº 6 do Montijo já encerrou e lhe foi feita a missa de 7º dia!

Dá toda a sensação que mesmo que o estudo de impacto ambiental dê um parecer negativo, já nada demove a intenção do aeroporto complementar se situar nos terrenos da BA6. E se Esquadras e meios podem ser relocalizados, o que será feito, por exemplo, do CTSFA? E depois do Montijo o próximo alvo será o CTA, como se sabe, obrigando à procura de uma nova localização para um campo de tiro. E por aí adiante.

O que me escapa - e nisto creio que o CEMFA está a ajudar e muito na vontade política de remover a FAP do Montijo - é que mesmo que relocalizassem os meios mais pesados eventualmente para Tancos (Esquadras 501 e 502), era mesmo necessário "evacuar" também as esquadras de helicópteros? A base ia ser partilhada, ter duplo uso militar e civil, ou não? Era só a pista 01/19 e a parte norte da base para os voos civis ou, afinal, é toda a unidade militar?

Quando o próprio Presidente da República fala em reorganização de meios na FAP creio que está tudo dito e não há volta atrás, nem mesmo se os flamingos e outra fauna ameaçada da reserva natural do estuário do Tejo sejam para continuar a proteger e não para serem sugados para dentro do motor de um qualquer voo charter. E se o nevoeiro cerrado em Lisboa já é tramado, no Montijo é ainda mais.
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: perdadetempo

*

Stalker79

  • Investigador
  • *****
  • 1983
  • Recebeu: 499 vez(es)
  • Enviou: 2478 vez(es)
  • +168/-22
Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #208 em: Setembro 30, 2017, 06:00:15 pm »
Caro Charlie Jaguar vai-me perdoar, mas até parece que isso de estudos ambientais adianta um grosso....
Há muita guita á espera que se possa meter voos comerciais ali, até parece que não conhece o pais onde vive. Não viu a especulação que já começou em tudo o que é terreno perto da base!?
 

*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10356
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4352 vez(es)
  • +8475/-1841
Re: Desactivação da Base aérea nº 6 do Montijo
« Responder #209 em: Setembro 30, 2017, 08:37:24 pm »
É impressionante: para a generalidade das pessoas parece que a Base Aérea nº 6 do Montijo já encerrou e lhe foi feita a missa de 7º dia!

Dá toda a sensação que mesmo que o estudo de impacto ambiental dê um parecer negativo, já nada demove a intenção do aeroporto complementar se situar nos terrenos da BA6. E se Esquadras e meios podem ser relocalizados, o que será feito, por exemplo, do CTSFA? E depois do Montijo o próximo alvo será o CTA, como se sabe, obrigando à procura de uma nova localização para um campo de tiro. E por aí adiante.

O que me escapa - e nisto creio que o CEMFA está a ajudar e muito na vontade política de remover a FAP do Montijo - é que mesmo que relocalizassem os meios mais pesados eventualmente para Tancos (Esquadras 501 e 502), era mesmo necessário "evacuar" também as esquadras de helicópteros? A base ia ser partilhada, ter duplo uso militar e civil, ou não? Era só a pista 01/19 e a parte norte da base para os voos civis ou, afinal, é toda a unidade militar?

Quando o próprio Presidente da República fala em reorganização de meios na FAP creio que está tudo dito e não há volta atrás, nem mesmo se os flamingos e outra fauna ameaçada da reserva natural do estuário do Tejo sejam para continuar a proteger e não para serem sugados para dentro do motor de um qualquer voo charter. E se o nevoeiro cerrado em Lisboa já é tramado, no Montijo é ainda mais.

Eu continuo a afirmar que a coabitação Militar/Civil é bem mais que possível na BA6 !!

Agora também sei que muitos interesses estão em jogo e já há muito tempo em campo, essa é uma grande verdade !!

Há muitos milhares de milhões de interesses em jogo e a FAP neste caso é o elo mais fraco, mas, se as sua chefias quisessem os meios Aéreos da BA6 poderiam ali permanecer e continuar a operar normalmente!

Os movimentos por hora dos voos civis que para ali irão operar, em nada irão afectar as operações das esquadras da FAP e MdG que ali estão sediadas, nem tão pouco estes meios aéreos, terão implicações operacionais, nos horários, do volume de slots aeroportuários das diversas CIAS, para os próximos anos !

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: perdadetempo