Os 30 F16A/B MLU da FAP

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1740 em: Julho 02, 2019, 12:28:39 pm »
Nem tanto ao mar nem tanto à terra  ;D

O F35 é mais que um substituto directo dos F16 com stealth, as capacidades que este trás ao nível de Electronic Intelligence Collection, a um país como o nosso que  o mais perto que tem disto são os P3, é enorme.

O F35 não é o único a fazer isto, o F22, Eurofigher, o F16 block 40 também o fazem, mas o F35 fá-lo num outro patamar, é a última iteração desta tecnologia, e irá faze-lo numa rede de F35 espalhados por aliados em todo o mundo todos ligados entre si (menos Israel  :-P) a despejar dados entre eles (para os americanos 8))

Uma visão de futuro dos nosso governantes, passaria a meu ver, por algo como está a fazer agora Israel, uk e mesmo Itália, o F35 como Intelligence Gatherer, como "apontador avançado", para os caças de gen 4++ , mas para isso era preciso ter visão e actualizar os nossos F16 para V, era necessário manter um número considerável de F16 em operação conjunta com os F35, era novamente necessária uma visão de futuro.

O F35 tem problemas de juventude, mas não tenho qualquer dúvida que em 10 ou 15 anos, irá ser o "faz tudo" da NATO.

2021-2025 devia ser feito o upgrade aos PA1 para V, em 2030 chegavam os 2 primeiros F35 para inicio de IOC, e começar o phase off dos F16 PA2, em 2035 tinha-mos 12 F35 junto com os V.

E pronto regressei à terra  :mrgreen:

É exactamente o que tenho vindo a defender. F-16 (V) PA I, que são 19? + 12 F-35. Acho financeiramente impossível ter 24+ F-35, e o custo de operação é proibitivo para certas missões, missões essas que o F-16 executa na perfeição por uma fracção do custo. Mas se conseguíssemos em 2030 ter uma FAP composta por 18/19 F-16V, 12 F-35A e 8 Predator C Avenger, teríamos uma força de combate muito interessante.
 
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1741 em: Julho 02, 2019, 12:29:00 pm »
Singapura é que faz bem. Só compra quando os problemas estiverem corrigidos.  c56x1 c56x1

https://www.aereo.jor.br/2019/07/01/singapura-vai-esperar-falhas-no-f-35-serem-resolvidas-aquisicao-so-em-2030/?fbclid=IwAR2TvPyUadHzZPCHfekNPPG7Vxs6bR_N8wk2ukueM429bdX-9pRd4Jg9qOY

Citar
Singapura vai esperar falhas no F-35 serem resolvidas; aquisição só em 2030

SINGAPURA – Há “um longo caminho” para que falhas técnicas nos jatos F-35 Joint Strike Fighter sejam resolvidas antes de serem entregues a Singapura por volta de 2030 – supondo que a venda seja aprovada, disse o ministro da Defesa Ng Eng Hen.

“Apenas pelo grande número de pedidos que já foram feitos e … terão que ser entregues, as falhas terão que ser resolvidas e serão resolvidas”, disse Ng a repórteres na última sexta-feira (28) em uma entrevista em Murai Camp para marcas o Dia das Forças Armadas de Singapura, que acontece nessa segunda-feira.

A segurança do jato tem sido o centro das atenções depois de um acidente no início deste ano, e relatos de falhas que poderiam arriscar a segurança do piloto e dificultar o sucesso da missão.

Em abril, uma aeronave japonesa F-35A – uma das três variantes do F-35 – caiu no Oceano Pacífico durante uma missão de treinamento, levando o Japão a estacionar sua frota temporariamente.

Separadamente, falhas no jato supostamente incluem aumentos de pressão no cockpit – o compartimento onde fica o piloto – causando dor no ouvido e na face.

O Ministério da Defesa de Singapura (Mindef) – que planeja comprar quatro aviões F-35, com a opção de outros oito – disse na esteira do acidente do avião que garantiria que o F-35 fosse “seguro para operar” antes de adquiri-lo .

Questionado sobre como a Mindef iria acalmar ainda mais as preocupações do público com a segurança do jato, o Dr. Ng disse na sexta-feira: “Estamos em contato com as agências e autoridades para ter uma boa análise.

“Mas, supondo que tenhamos aprovação para os F-35s, você está falando de uma entrega no período de 2030. Então, isso é tempo suficiente para que falhas técnicas sejam resolvidas”.

FONTE: Today Online



Saudações
Ora aí está gente com cabeça, compras programadas e não sobre pressão como provavelmente vamos ter de fazer se os F16 entrarem na obsolescência.
« Última modificação: Julho 02, 2019, 12:29:56 pm por MATRA »
“Hard times create strong men. Strong men create good times. Good times create weak men. And, weak men create hard times.”
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1742 em: Julho 02, 2019, 12:33:31 pm »
Nem tanto ao mar nem tanto à terra  ;D

O F35 é mais que um substituto directo dos F16 com stealth, as capacidades que este trás ao nível de Electronic Intelligence Collection, a um país como o nosso que  o mais perto que tem disto são os P3, é enorme.

O F35 não é o único a fazer isto, o F22, Eurofigher, o F16 block 40 também o fazem, mas o F35 fá-lo num outro patamar, é a última iteração desta tecnologia, e irá faze-lo numa rede de F35 espalhados por aliados em todo o mundo todos ligados entre si (menos Israel  :-P) a despejar dados entre eles (para os americanos 8))

Uma visão de futuro dos nosso governantes, passaria a meu ver, por algo como está a fazer agora Israel, uk e mesmo Itália, o F35 como Intelligence Gatherer, como "apontador avançado", para os caças de gen 4++ , mas para isso era preciso ter visão e actualizar os nossos F16 para V, era necessário manter um número considerável de F16 em operação conjunta com os F35, era novamente necessária uma visão de futuro.

O F35 tem problemas de juventude, mas não tenho qualquer dúvida que em 10 ou 15 anos, irá ser o "faz tudo" da NATO.

2021-2025 devia ser feito o upgrade aos PA1 para V, em 2030 chegavam os 2 primeiros F35 para inicio de IOC, e começar o phase off dos F16 PA2, em 2035 tinha-mos 12 F35 junto com os V.

E pronto regressei à terra  :mrgreen:

É exactamente o que tenho vindo a defender. F-16 (V) PA I, que são 19? + 12 F-35. Acho financeiramente impossível ter 24+ F-35, e o custo de operação é proibitivo para certas missões, missões essas que o F-16 executa na perfeição por uma fracção do custo. Mas se conseguíssemos em 2030 ter uma FAP composta por 18/19 F-16V, 12 F-35A e 8 Predator C Avenger, teríamos uma força de combate muito interessante.

Em 2030 8 a 12 F35 é sonhar alto, mas os primeiro 2 de uma possível entrega faseada de 12, era bom...
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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1743 em: Julho 02, 2019, 12:41:24 pm »
Sim, queria dizer a partir de 2030, e não "em" 2030. Igualmente importante seria ter os armamentos adequados para os aviões em si.
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1744 em: Julho 02, 2019, 07:26:00 pm »
Sim, têm as suas vantagens do stealth como poder aproximar-se mais dos alvos e poder sair sem ser detectado, mas quanto a ataques a navios, se integrassem o NSM completamente no F-16, já não seria preciso chegar tão perto...
Digo isto porque já foram lançados NSM´s de F-16 para testes de integração no F-35, se funciona nos testes tambem deveria funcionar na "realidade", não?
 ;)

O mesmo se aplicaria ao LRASM, neste caso aplicar-se-ia ainda mais, visto que terá uma versão ER com várias centenas de km de alcance (acho que triplica o alcance do LRASM normal). O problema é que num mundo em que os radares navais têm cada vez mais alcance, torna-se difícil um caça chegar aos 150/200km de distância de um navio com um SPY-1 ou equivalente sem ser detectado. É verdade que estes sistemas estão limitados pela curvatura da terra, havendo assim margem para se aproximarem um pouco mais antes da detecção, mas um F-35 permitiria disparar mais perto, eventualmente podendo disparar um míssil com menor alcance mas com uma ogiva maior.

O F-35 faz tudo o que o F16 faz, mas ainda faz mais(não na versão atual mas no Block 10).
O F-35 é um caça tático, traz muito mais a uma força aérea do que o F-16.

Para quem se foca muito no stealth do F-35 é bom lembrar que este vai substituir o F-16 e o A-10 na missão de CAS.
O F-35 era uma solução para todas as missões menos air superiority(F-22) e heavy strategic bomber(B-2), vamos ver se não vai acabar por ser um falhanço, pelo menos no aspeto económico já o é.

Sim e não, o F-35 custa muito mais para fazer as mesmas missões que um F-16 faz com a mesma eficácia. O F-35 tem menos alcance e menos payload que o F-16. É mais lento. Tem uma agilidade similar. A partir do momento em que o espaço aéreo é dominado, tanto a nível de aeronaves inimigas como de baterias AA, o F-16 passa a ganhar todas as vantagens para uma operação contínua, destruindo veículos, alvos estratégicos, fornecendo apoio aéreo, etc.

Mas lá está, em cada missão haverá uma aeronave com vantagem sobre a outra e vice-versa. Neste caso, no início de um conflito o F-35 terá clara vantagem, na continuação/manutenção do dito conflito, o F-16 passará para a frente, visto que permite mais sorties que o F-35 e com maior payload e por um custo menor.

O F-35 em beast mode, ou seja, sem ser stealth e usando todos os hardpoints tem um payload superior ao F-16.
 

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Charlie Jaguar

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1745 em: Julho 04, 2019, 07:13:04 pm »
Confirmada a venda do segundo lote de F-16 à Roménia. Ficaremos assim com 28 aeronaves, portanto talvez seja melhor alterar o título deste tópico para ficar actualizado. :mrgreen: ::)

http://www.passarodeferro.com/2019/07/romenia-compra-novo-lote-de-f-16.html?fbclid=IwAR2HvjLAHEOKoNTkEr90F-aDwQmg337kZcfQTcrEezEgQSPEPfBXRtw27uw
Saudações Aeronáuticas,
Charlie Jaguar

"(...) Que, havendo por verdade o que dizia,
DE NADA A FORTE GENTE SE TEMIA
"

Luís Vaz de Camões (Os Lusíadas, Canto I - Estrofe 97)
 

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1746 em: Julho 04, 2019, 07:43:10 pm »
E agora a "million dollar question", para onde vai o dinheiro recebido deste negócio?  ::)
Cálculo que não irá para nenhum upgrade para V, nem armamentos para os restantes F-16.  :bang:
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1747 em: Julho 04, 2019, 11:42:22 pm »
Pelo que sei é para que os 28 F-16MLU continuem a voar e a receber upgrades, senão teria de se reduzir ainda mais ao numero de aviões.


 :G-beer2:


Acho que se devia acabar com a FAP e ficarem so helis para SAR.




Cumprimentos,
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1748 em: Julho 04, 2019, 11:46:41 pm »
Pelo que sei é para que os 28 F-16MLU continuem a voar e a receber upgrades, senão teria de se reduzir ainda mais ao numero de aviões.


 :G-beer2:


Acho que se devia acabar com a FAP e ficarem so helis para SAR.




Cumprimentos,




Então quê? Entrega-se o controlo do espaço aereo nacional só porque fica mais barato!?
Mais vale vender esta me**da aos espanhois mesmo!
Vá pró (enorme insulto)!
Honestamente.

 >:(

 

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dc

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1749 em: Julho 04, 2019, 11:48:27 pm »
Faz sentido... ao fim de tantos anos de operação de F-16, nunca foi problema mantê-los e operá-los... até mesmo quando eram mais e estavam no pico dos seus MLUs constantes... mas agora já há dificuldades financeiras para manter uma frota cada vez mais pequena...

E que upgrades faltam aos nossos MLU? Mais concretamente, que tapes? Se fosse para os armar como deve ser (AIM-9X e afins), ou para servir de entrada para um futuro upgrade para V é que ficava impressionado...
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1750 em: Julho 05, 2019, 12:23:31 am »
Pelo que sei é para que os 28 F-16MLU continuem a voar e a receber upgrades, senão teria de se reduzir ainda mais ao numero de aviões.


 :G-beer2:


Acho que se devia acabar com a FAP e ficarem so helis para SAR.




Cumprimentos,




Então quê? Entrega-se o controlo do espaço aereo nacional só porque fica mais barato!?
Mais vale vender esta me**da aos espanhois mesmo!
Vá pró (enorme insulto)!
Honestamente.

 >:(



Eu vou para onde você me mandar, é só dizer !

Agora, que não tenho dúvidas que a nossa defesa está cada vez pior, disso não tenho.

As compras dos materiais "topo de gama" nas ultimas décadas, foram feitas em parte para evitar "vazios estratégicos", no entanto, cada vez menos isso parece ser um problema.

Parece que ninguem quer saber que vamos expandir a nossa ZEE e que teremos das maiores reservas de lítio da europa.

Se fossemos "espertos", investia-mos forte na Marinha e FA, mas já se viu que não.

(é mais importante sair da caserna para  lutar por salários ) !
« Última modificação: Julho 05, 2019, 08:59:48 am por Lightning »
 

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tenente

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1751 em: Julho 05, 2019, 10:54:30 am »
Confirmada a venda do segundo lote de F-16 à Roménia. Ficaremos assim com 28 aeronaves, portanto talvez seja melhor alterar o título deste tópico para ficar actualizado. :mrgreen: ::)

http://www.passarodeferro.com/2019/07/romenia-compra-novo-lote-de-f-16.html?fbclid=IwAR2HvjLAHEOKoNTkEr90F-aDwQmg337kZcfQTcrEezEgQSPEPfBXRtw27uw

CJ se calhar é melhor alterar de 30 para 25 a prever já o próximo decréscimo no numero de aeronaves.  :mrgreen:

Abraços
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

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Red Baron

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1752 em: Julho 05, 2019, 08:38:03 pm »
Faz sentido... ao fim de tantos anos de operação de F-16, nunca foi problema mantê-los e operá-los... até mesmo quando eram mais e estavam no pico dos seus MLUs constantes... mas agora já há dificuldades financeiras para manter uma frota cada vez mais pequena...

E que upgrades faltam aos nossos MLU? Mais concretamente, que tapes? Se fosse para os armar como deve ser (AIM-9X e afins), ou para servir de entrada para um futuro upgrade para V é que ficava impressionado...

Os MLU já não vão levar mais nenhuma Tape. A partir deste ano é sempre a perder capacidades.

Mas já em 2017 dizia o Marcelo sobre os F-16:
“É evidente que não é já, é daqui a alguns anos, vai para além do mandato do Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, mas em matéria de Forças Armadas tem de se planear a médio longo prazo. A concretização, depois, é subsequente, mas é planeamento a médio longo prazo. E esta é uma exigência constante”
 

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Re: Os 30 F16A/B MLU da FAP
« Responder #1753 em: Julho 05, 2019, 10:33:55 pm »
Faz sentido... ao fim de tantos anos de operação de F-16, nunca foi problema mantê-los e operá-los... até mesmo quando eram mais e estavam no pico dos seus MLUs constantes... mas agora já há dificuldades financeiras para manter uma frota cada vez mais pequena...

E que upgrades faltam aos nossos MLU? Mais concretamente, que tapes? Se fosse para os armar como deve ser (AIM-9X e afins), ou para servir de entrada para um futuro upgrade para V é que ficava impressionado...

Os MLU já não vão levar mais nenhuma Tape. A partir deste ano é sempre a perder capacidades.

Mas já em 2017 dizia o Marcelo sobre os F-16:
“É evidente que não é já, é daqui a alguns anos, vai para além do mandato do Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, mas em matéria de Forças Armadas tem de se planear a médio longo prazo. A concretização, depois, é subsequente, mas é planeamento a médio longo prazo. E esta é uma exigência constante”

O nosso Presidente por vezes fala um pouco demais sobre assuntos que não domina, vai pela lógica, como a grande maioria de nós, mas as coisas não correm bem como ele profere e vai daí acontece o que todos nós bem sabemos, em especial nos assuntos relacionados coma Defesa Nacional !!
Planear as Médio longo prazo nas FFAA, em Portugal, só mesmo para rir, vejamos o caso dos F's, num futuro próximo, direi eu nos próximos cinco anos bem podemos esquecer a versão V, e quanto aos F35, a virem só lá para as calendas Romanas, nunca antes dos F's caírem na obsolescência agravada, se for mais cedo é porque alguém nos ofereceu as aeronaves, mendigar como sempre, a sina Lusa, mas cá estaremos para ver !!   

Abraços
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« Responder #1754 em: Julho 05, 2019, 11:33:31 pm »
Os MLU já não vão levar mais nenhuma Tape. A partir deste ano é sempre a perder capacidades.

Mas já em 2017 dizia o Marcelo sobre os F-16:
“É evidente que não é já, é daqui a alguns anos, vai para além do mandato do Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, mas em matéria de Forças Armadas tem de se planear a médio longo prazo. A concretização, depois, é subsequente, mas é planeamento a médio longo prazo. E esta é uma exigência constante”

Perder capacidades?  ???
Quanto muito mantêm-se, mas acabando as tapes, apenas deixam de evoluir.
O próximo passo seria o V para os PA I que ainda têm horas de voo para dar, e os restantes substituídos após 2030 por F-35.