Acho que a diferença entre 2 ou 3 submarinos é maior que a diferença entre 3 ou 5 fragatas. Os submarinos são a nossa verdadeira arma de defesa, as fragatas terão sempre muitas funções, nomeadamente externas, mas em matéria de defesa serão sempre em número insuficiente. Façam o exercício de imaginar que amanhã havia um conflito. Mesmo com as 5 actuais, sem ajuda da NATO, de que nos serve ter 5, ou mais que fossem, com a capacidade actual?
Não é bem assim. Se uma força de 2/3 submarinos modernos, regra geral, ganha em conflito directo a 5 fragatas? Sim. Agora em termos daquilo que "cumprem", não. Neste caso comparar os submarinos topo de gama da MP com as 5 fragatas praticamente obsoletas também da MP, é um pouco "injusto". Ter 3 fragatas modernas ou 5 fragatas modernas, a diferença é abismal, nem que seja pelo facto de que, em média, (com 5) consegues ter operacionais em simultâneo 3 das 5, e se tiveres só 3, vai ser uma sorte conseguires 2 de cada vez.
As que temos actualmente são 5 e pronto e a sua substituição devia ser por outras 5 modernas.
Acho que para 3 fragatas realmente operacionais, são necessários helicópteros asw à medida, que custam tanto como outra fragata.
Nem mesmo o F-22 custa o mesmo que uma fragata moderna. Actualmente, se calhar só mesmo um bombardeiro B-2 custaria mais que uma boa fragata/contratorpedeiro. Helicópteros muito menos. Já agora, o que são helicópteros ASW à medida? Para a função ASW importa mais a capacidade de detecção dos hélis, do que o modelo de helicóptero em si. Havendo depois vantagens e desvantagens entre ter 2 helicópteros pequenos/médios num só navio ou ter 1 helicóptero pesado que por sua vez tem mais longevidade no ar.
Acho a capacidade AA secundária, em relação à existência de um AOR e um LPD. E duvido que algum dos últimos possa cá ser construído, pelo menos mais barato que comprar fora.
As Falklands provam o contrário. A capacidade AA é crucial, tanto como a capacidade ASW, e é a única forma de criar uma "zona de exclusão" do espaço aéreo em torno de uma força naval. E tendo em conta que a ameaça de ataques de saturação com mísseis de vários tipos, alcances e velocidades, é real, é necessário ter navios com capacidade de defesa aérea considerável. Ainda para mais com a vinda de um navio estrategicamente valioso como o LPD ou um LHD.
Acho também, que os NPO não devem ser contabilizados como navios de guerra.
E que é importante e seria economicamente vantajoso avançar com a construção das LFC nos estaleiros de Viana. Comprar um desenho à Damen e construir 10 navios de fiscalização não seria difícil nem muito dispendioso.
Não são navios de guerra, mas em caso de conflito, seriam certamente usados, nem que fosse para apoio a operações anfíbias e como navio logístico. E estando as fragatas e submarinos "focados" no combate, os NPOs (preferencialmente com algum armamento) seriam a última linha de defesa para os 2 arquipélagos e continente.
Com a vinda dos Tejo, dificilmente se construirão as LFC antes de 2030. Assim sendo preferia que se gastasse a verba na construção (nacional) de 2 navios de desembarque que têm dupla função militar e de apoio à população.
Para termos 3 fragatas verdadeiramente capazes daqui a 10 anos, e por capazes refiro me a algo tipo das Arrrowhead 140 várias vezes mencionadas, mesmo que sem capacidade AA, devíamos estar neste momento a negociar essa aquisição.
Como disse acima, 3 fragatas como únicos navios de superfície combatentes, não chega. 4 navios poderosos na pior das hipóteses, fora isso 5 fragatas é o mínimo aceitável. O defendido no tópico está na ordem disto, construir o quanto antes 3 Arrowhead 140 ou algo semelhante na mesma ordem de valores e capacidades (multimissão) para substituir as VdG e substituir as duas BD modernizadas, por duas De Zeven Provincien holandesas que planeiam retirar de serviço pouco antes de 2030 (fragatas AA).
Pode-se até brincar com os números, em vez de 2 DZP ir-se buscar as 4, e depois construir 2 ou 3 AH140 ou até mesmo 3 fragatas leves, subindo o número para 6/7 navios. Mas como são números complicados para o MDN, 3 AH140 e 2 DZP e já ficávamos com uma boa frota de superfície. No mundo ideal ainda íamos buscar um terceiro U-214, mas dificilmente aconteceria.