Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial

  • 1863 Respostas
  • 372618 Visualizações
*

tenente

  • Investigador
  • *****
  • 10358
  • Recebeu: 5657 vez(es)
  • Enviou: 4353 vez(es)
  • +8476/-1841
Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« em: Maio 29, 2015, 10:55:53 am »
Como todos bem sabem foi aprovada a construção de mais duas Unidades da Classe Viana do Castelo, cujo inicio terá lugar em Setembro deste ano, finalizando em 2017 e prevendo-se a entrega dos dois NPO's à Nossa Marinha no inicio de 2018. c34x

Fogo à peça !
« Última modificação: Maio 29, 2015, 11:07:45 am por tenente »
Quando um Povo/Governo não Respeita as Suas FFAA, Não Respeita a Sua História nem se Respeita a Si Próprio  !!
 

*

Johnnie

  • Analista
  • ***
  • 721
  • Recebeu: 90 vez(es)
  • Enviou: 36 vez(es)
  • +95/-88
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #1 em: Maio 29, 2015, 11:05:34 am »
Atento o facto de este par de NPO´s já ter valor orçamentado e este até ser inferior ao primeiro par construído não me parece que vá haver qualquer alteração ao projecto... :roll:
«When everything is coming your way... You are in the wrong lane!!!!"
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5317
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #2 em: Maio 29, 2015, 11:10:15 am »
Pelo que sei, não haverão alterações aos futuros navios, sendo estes dois copia exacta dos anteriores.

Agora que eu gostava de adicionassem um lançador triplo de torpedos, sonar, capacidade anti minas e anti poluição.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8449/-245
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #3 em: Maio 29, 2015, 12:38:45 pm »
Ainda bem que se começa a falar do custo destas novas unidades. Quanto a mim trata-se de pura jogada política para mostrar que a construção dos novos NPO sai mais barata por ser efectuada num estaleiro privatizado, mas isto sou eu a especular. Mas vejamos: nesta nova empreitada não é esperar tantos soluços e experimentalismos pelo que se deve esperar um decréscimo dos custos. Por outro lado, passados mais de 10 anos desde a assinatura do contrato inicial é de esperar que aquela coisa chamada inflação deixe a sua marca.

O camarada Chaimites falava de materiais que estariam armazenados em VdC, suficientes para a construção de mais dois navios; a ser este o caso, novamente seria de esperar um decréscimo dos custos. Por outro lado, o aço é barato e a menos que entre esses materiais se encontrem sistemas de propulsão (vulgo motores), não explica a diferença abissal entre o custo dos dois navios iniciais e destes novos.

O cenário que se me afigura mais provável é que o valor de 77 milhões inclui somente os custos de construção, sendo os custos de aquisição de armamento, sensores, propulsão incluídos em contratos separados. Mas isto sou eu a especular. Talvez algum camarada do Forum mais informado possa acrescentar detalhes adicionais.
Talent de ne rien faire
 

*

Edu

  • Especialista
  • ****
  • 1166
  • Recebeu: 155 vez(es)
  • Enviou: 12 vez(es)
  • +5/-4
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #4 em: Maio 29, 2015, 01:15:59 pm »
Eu acho que se está aqui a esquecer uma coisa muito importante. O preço dos anteriores incluía o custo de desenvolvimento. E o custo de desenvolvimento, caríssimos, incluí muitas horas de trabalho de mão de obra altamente qualificada e por isso cara.

Neste momento, existindo já o projecto estamos a falar apenas de custo de produção. E devo dizer que para custo de produção não acho que seja extremamente barato e isto já contando com motores, radares, armas, etc.
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5317
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #5 em: Maio 29, 2015, 01:20:13 pm »
Mas quem sabe se os custos não foram empulados, para financiar os ENVC?

Em vez de dares um subsidio, aumentas o custo do navio.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

Edu

  • Especialista
  • ****
  • 1166
  • Recebeu: 155 vez(es)
  • Enviou: 12 vez(es)
  • +5/-4
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #6 em: Maio 29, 2015, 01:23:13 pm »
Citação de: "nelson38899"
Mas quem sabe se os custos não foram empulados, para financiar os ENVC?

Em vez de dares um subsidio, aumentas o custo do navio.

E porque não? Todos os países fazem isso. Veja-se os EUA com a Boeing. Custos de projectos militares empolados enormemente para depois financiar a parte civil e competir assim com a Airbus.
A espanha faz o mesmo com a Navantia.

Mas por aí também nunca compreendi porque é que o estado precisava de andar a dar directamente dinheiro aos ENVC, trazendo depois os problemas com Bruxelas, em vez de simplesmente por exemplo contratar mais NPO's a 100 milhões cada um. Metia-se lá o dinheiro na mesma, ficava-mos com navios e Bruxelas já não arranjava problemas.
 

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8449/-245
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #7 em: Maio 29, 2015, 01:29:10 pm »
Citação de: "Edu"
Eu acho que se está aqui a esquecer uma coisa muito importante. O preço dos anteriores incluía o custo de desenvolvimento. E o custo de desenvolvimento, caríssimos, incluí muitas horas de trabalho de mão de obra altamente qualificada e por isso cara.

Neste momento, existindo já o projecto estamos a falar apenas de custo de produção. E devo dizer que para custo de produção não acho que seja extremamente barato e isto já contando com motores, radares, armas, etc.

Penso que o contrato de 120 milhões entre o Estado e o ENVC não incluía custos de desenvolvimento porque o projecto foi desenvolvido integralmente pela Marinha. Obviamente que durante a construção houve 'inputs' dos estaleiros, houve deslizes e alterações mas isso não estava incluído no contrato. A ideia de que o contrato inicial foi inflacionado para subsidiar os estaleiros não deixa, no entanto, de ser apelativa.
Talent de ne rien faire
 

*

Edu

  • Especialista
  • ****
  • 1166
  • Recebeu: 155 vez(es)
  • Enviou: 12 vez(es)
  • +5/-4
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #8 em: Maio 29, 2015, 01:38:15 pm »
Mas então podiam ter inflacionado muito mais. Segundo me lembro o estado deu um subsidio de cerca de 200 milhões aos estaleiros que depois trouxe problemas com Bruxelas. Então porque em vez de dar esse subsidio não tinham posto cada NPO a 100 ou 150 mihões de euros e escusavam os problemas com Bruxelas?

O desenvolvimento inicial foi talvez feito na marinha, mas depois muitas alterações foram feita pelo meio. Essa alterações custaram certamente muito dinheiro. E segundo me lembro também das palavras do nosso saudoso Chaimites muito dinheiro serviu para pagar extensão de garantias de motores e outros equipamentos derivados dos atrasos na entrega dos navios.
 

*

nelson38899

  • Investigador
  • *****
  • 5317
  • Recebeu: 717 vez(es)
  • Enviou: 713 vez(es)
  • +497/-2603
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #9 em: Maio 29, 2015, 02:32:46 pm »
pelo que me lembro em Viana do castelo ainda estão os motores e outro equipamento dos proximos 2 NPO.
"Que todo o mundo seja «Portugal», isto é, que no mundo toda a gente se comporte como têm comportado os portugueses na história"
Agostinho da Silva
 

*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 921
  • Recebeu: 758 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +461/-31
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #10 em: Maio 29, 2015, 03:06:22 pm »
Citação de: "nelson38899"
pelo que me lembro em Viana do castelo ainda estão os motores e outro equipamento dos proximos 2 NPO.


  Pelo que me recordo de ver nos relatórios e contas dos ENVC  o Figueira da Foz custou pouco mais de 40 milhões.
 
  O preço da "novela"   recaiu todo no Viana do Castelo
 

*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 921
  • Recebeu: 758 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +461/-31
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #11 em: Maio 29, 2015, 04:21:43 pm »
No deck do helicoptero deve caber uma peça de artilharia  ou um chaparral!
    :mrgreen:  :mrgreen:  :mrgreen:  :mrgreen:  :mrgreen:

    Foto da marinha Chinesa!
    improvised Gum Ship

   
 

*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 921
  • Recebeu: 758 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +461/-31
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #12 em: Maio 29, 2015, 05:15:10 pm »
Peço  desculpa mas este tópico esta a pedi-las de tão surrealista que é!

  Aqui esta o NPO ´2000 com modulos de missão:
   Em cooperação com o Exercito,  
   modulo de  missão anti-aérea!  chaparral

 

 Basta pinta-lo de verde-vómito, uma lona para o proteger e uma grua para o colocar no navio!


   :mrgreen:  :mrgreen:  :mrgreen:  :mrgreen:  :mrgreen:  :mrgreen:  :mrgreen:
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: P44, tenente

*

NVF

  • Investigador
  • *****
  • 5327
  • Recebeu: 3962 vez(es)
  • Enviou: 9808 vez(es)
  • +8449/-245
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #13 em: Maio 29, 2015, 06:29:08 pm »
Citação de: "Edu"
O desenvolvimento inicial foi talvez feito na marinha, mas depois muitas alterações foram feita pelo meio. Essa alterações custaram certamente muito dinheiro. E segundo me lembro também das palavras do nosso saudoso Chaimites muito dinheiro serviu para pagar extensão de garantias de motores e outros equipamentos derivados dos atrasos na entrega dos navios.

Tudo bem, mas como já tinha dito anteriormente, todas essas alterações se deram depois de iniciada a construção, logo é irrelevante numa análise direta entre os valores assinados em contrato — 120 milhões para contrato dos dois primeiros navios e 77 milhões para o segundo lote. Se estivermos a falar do custo real, com derrapagens incluídas muito bem, mas ainda é cedo para incluir o segundo lote nessa discussão.

Citação de: "nelson38899"
pelo que me lembro em Viana do castelo ainda estão os motores e outro equipamento dos proximos 2 NPO.

Isso já explica a diferença pois os motores são equipamentos caros, mas se bem recordo, o Chaimites tinha dito que alguns dos materiais e/ou equipamentos já estariam fora de prazo. Alguém sabe alguma coisa sobre isso?
Talent de ne rien faire
 

*

ICE 1A+

  • Especialista
  • ****
  • 921
  • Recebeu: 758 vez(es)
  • Enviou: 72 vez(es)
  • +461/-31
Re: Classe Viana do Castelo Melhorias ao Projecto Inicial
« Responder #14 em: Maio 29, 2015, 06:44:05 pm »
Fora de prazo talvez não,  mas com garantias extintas e com modelos descontinuados ou com versões mais modernas talvez.

 Volto a frisar o Figueira da Foz custou pouco mais de 40 milhões.

Quanto aos custo de desenvolvimento....... não tenho presente quanto é que foi gasto aos NPO´s, mas por exemplo nas LFC´s  ja tinham afecto ao custo de cada uma 2 milhões de euros,   quer fizer os ENVC  ja tinha recebido 10 milhões para o desenvolvimento das  LFC´s cujo  projecto ainda estava  em fase de testes. ruídos vibrações navegabilidade, estabilidade etc, etc.    

   Não consigo encontrar, mas ha um relatório e contas dos ENVC, que chegou a ser postado aqui pelo saudoso Chaimites com esses custos todos estipulados.
 
Os seguintes utilizadores agradeceram esta mensagem: NVF, tenente